Seguidores

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Instabilidades no norte do Rio Grande do Sul







 Muito calor e chuvas intensas em grande parte do país.

Nesta quarta-feira (31/10) áreas de instabilidade deverão provocar pancadas de chuva em grande parte do Sul do Brasil, em boa parte de SC e do PR estas chuvas ocorrem a partir da tarde. Em algumas áreas permanece a chance de temporais acompanhados de muitos raios, rajadas de vento e ocasional queda de granizo. Nos Estados do Sudeste e em grande parte do Centro-Oeste também haverá pancada de chuva a partir da tarde devido ao forte calor e a alta umidade do Ar. Também haverá condição para temporais localizados nestas áreas onde se espera muitos raios, rajadas de vento e queda pontual de granizo, principalmente, em áreas de MG, de SP, do RJ (principalmente na Serra e centro-norte), centro-norte de GO e ES. No Norte do Brasil esperam-se chuvas intensas, em forma de pancada, em algumas localidades do AM, RO, oeste, sudoeste e centro-sul do PA, TO e RR. Em grande parte do Nordeste permanece o tempo quente e seco com chance de pancadas isoladas apenas no sul e oeste do Estado da BA. Sol e calor em grande parte do AP e nordeste do PA.

Obs: Texto referente ao dia 31/10/2012-10h03 





Imagens de satelite das 10h do dia 31.10.2012 mostram Instabilidades chegando do norte da Argentina para o norte do Rio Grande do Sul. Apresentam descargas elétricas (raios) e podem causar temporais no norte do RS e em SC.   



http://150.163.133.234/repositorio/goes_rindat/dg_eletrica/dg_eletrica_su_gif/2012/10/S11592211_201210311200.gif


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Instabilidades na Amazônia

Vemos na imagem, grandes áreas de instabilidades sobre a Amazônia agora às 18h do dia 30.10.2012. É comum nessa época do ano a formação nesse horio. Após um dia de intenso calor, a umidade sobe e formam-se nuvens cumulunimbus que vão se aglomerando e fomando as supercélulas com chuvas fortes e trovoadas.

Ciclone Nilam (na Índia)

Cyclone Nilam: South India on High Alert, Twitter Confused

As Cyclone Sandy is wreaking havoc across the eastern coast of USA, MET officials today predicted a cyclone to hit India's southern shores in a day's time.After the warning, South India is on a high alert and strangely Twitter is confused.Cyclone Nilam is expected to affect the southern states of Andhra Pradesh, Tamil Nadu and Puducherry. Ofcourse the topic is of a highly serious nature. But the cyclone's name, not its nature left some twitter users confused and many amused.
Cyclone Nilam: South India on High Alert, Twitter Confused
(Satellite image showing the deep depression over Bay of Bengal)

According to MET officials, a deep depression over Bay of Bengal would intensify further into a cyclonic storm and cross north Tamil Nadu and adjoining south Andhra Pradesh by Tuesday evening.

According to the forecast "heavy to extremely heavy rainfall" upto 25 cm or more besides squally winds reaching upto 45-55 kmph of speed and gusting upto 65 kmph off north Tamil Nadu, Puducherry and adjoining south Andhra Pradesh coasts during next 12 hours".Fishermen along north Tamil Nadu, Puducherry and adjoining south Andhra Pradesh coasts wereadvised not to venture into the sea.




WATCH: Cyclone alert for Tamil Nadu, Andhra Pradesh

Heavy rains have already been reported in many parts of Tamil Nadu prompting the state government to declare a holiday for schools. And in Andhra , the state government has expressed confidence in its preparation to handle the natural calamity. Control rooms have been opened in the coastal districts and fishermen have been informed through campaigns, a district collector said.

But its not these details that have caught the attention of Twitter users. They are fascinated by the name obviously (cue Katrina, Irene etc), its occurrence just after Sandy and ofcourse the fear of the world coming to an end in 2012. God bless their sense of humour.


TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS
Ciclone Nilam: Sul da Índia em alerta máximo, Twitter Confusopor Sonal Bhadoria, Indiatimes - Enviado 7 horas atrás Mais de Índia não wowCompartilhar: twitter facebook google e-mail«Voltar para a Página Inicial
Como Cyclone Sandy está causando estragos em toda a costa leste dos EUA, se reuniu com autoridades previu hoje um ciclone a atingir costa sul da Índia, em um dia de time.After o aviso, sul da Índia está em um estado de alerta e estranhamente Twitter é confused.Cyclone Nilam é esperado a afetar os estados de Andhra Pradesh, Tamil Nadu e Pondicherry. Claro que o tema é de natureza altamente séria. Mas o nome do ciclone, e não a sua natureza deixou alguns usuários do Twitter confusa e muitos divertido.
Ciclone Nilam: Sul da Índia em alerta máximo, Twitter Confuso(Imagem de satélite mostrando a profunda depressão sobre a Baía de Bengala)
De acordo com funcionários do TEM, uma depressão profunda sobre a Baía de Bengala se intensificar ainda mais em uma tempestade ciclônica e norte cruz Tamil Nadu e Andhra Pradesh sul adjacente à noite terça-feira.
De acordo com a previsão de "extremamente pesado para chuvas fortes" upto 25 cm ou mais, além de ventos de até Squally 45-55 milhas por hora de velocidade e rajadas de até 65 quilômetros por hora fora norte Tamil Nadu, ao sul e ao lado Puducherry Andhra Pradesh costas durante as próximas 12 horas ". pescadores ao longo norte Tamil Nadu, ao sul e ao lado Puducherry Andhra Pradesh costas wereadvised não se aventurar no mar.

 
ASSISTA: Ciclone alerta para Tamil Nadu, Andhra Pradesh
As fortes chuvas já foram relatados em muitas partes do Tamil Nadu levando o governo a declarar estado de um feriado para as escolas. E, em Andhra, o governo estadual expressou confiança em sua preparação para lidar com a calamidade natural. Salas de controle foram abertas nos distritos costeiros e os pescadores foram informados através de campanhas, um coletor de distrito disse.
Mas não é esses detalhes que chamaram a atenção dos usuários do Twitter. Eles são fascinados pelo nome, obviamente, (sugestão Katrina, Irene etc), sua ocorrência logo após Sandy e é claro o medo do mundo chegando ao fim em 2012. Deus abençoe o seu sentido de humor.
 



NOVA YORK NO CAOS

Notícias


   IMAGEM DOS EUA EM TEMPO REAL



Virgínia Oriental recebe uma camada de neve decorrente da tempestade Sandy que se aproxima do local. (Foto: Robert Ray/ AP)



 

Sandy provoca alerta de nevasca em Virgínia Ocidental

O alerta decorre da presença de neve e dos vendavais sobre os Montes Apalaches, causada pelo encontro de Sandy com um outro sistema meteorológico sobre o nordeste dos EUA.
Virgínia Ocidental registrou precipitação de pelo menos 30 centímetros de neve nesta terça-feira, mas em alguns pontos, a neve já atingia 60 centímetros.
A tempestade Sandy deixou pelo menos 128.000 imóveis sem luz em Virgínia Ocidental e forçou o fechamento de mais de 70 quilômetros da rodovia interestadual 68, que liga o Estado a Maryland. As informações são da Associated Press.


Sandy 
Passagem de Sandy

Sandy chegou a Atlantic City, com ventos violentos de 130 km/h e deslocando-se a 37 km/h, segundo boletim especial emitido pelo Centro Nacional de Furacões (CNH), mas perdia força nas primeiras horas da manhã desta terça (30) e se deslocava para o sul do estado da Pensilvânia com ventos de 105 km/h.

Em Nova Jersey, as águas romperam um dique e ameaçavam três localidades do condado de Bergen, a poucos quilômetros de Nova York. Também em Nova Jersey, a central nuclear de Oyster Creek, no condado de Ocean, ao norte de Atlantic City, declarou alerta depois que a água superou o nível permitido na passagem da tempestade, mas, segundo as autoridades, não representa perigo

Ao menos 15 pessoas morreram nos Estados Unidos e uma no Canadá. Estas vítimas se somam aos 67 mortos que Sandy deixou em sua passsagem pelo Caribe.

Obama decretou estado de emergência em todo o estado de Nova York, o que permitirá acesso a fundos federais para os afetados, informou a Casa Branca. O estado de catástrofe também foi declarado em Nova Jersey e Long Island.

Segundo estimativas da empresa Eqecat, a tempestade pode afetar 60 milhões de americanos e provocar danos de até 20 bilhões de dólares. Quase 15.000 voos foram canceldos até o momento na região. Sete túneis do metrô ficaram inundados por causa da elevação das águas provocada pelo ciclone. As águas subiram 4,15 metros acima de seu nível habitual, coincidindo com as marés altas da lua cheia.

Nesta última madrugada, um incêndio destruiu 50 casas numa localidade afastada do centro do bairro do Queens, de acordo com o corpo de bombeiros. Até o momento, sete milhões de pessoas estão sem energia elétrica.

Com informações  da AFP

Lua ajuda “Sandy” a submergir Nova Iorque

30/10 11:53 CET




A tempestade “Sandy” mergulhou a cidade de Nova Iorque num verdadeiro caos.
As ruas da baixa de Manhattan estão inundadas e a energia foi cortada.

Ventos fortes, de 150 quilómetros por hora, fustigaram a cidade, provocando a queda de árvores e de um guindaste de arranha-céus de 90 andares.
Com as marés no seu ponto mais elevado, devido ao fenómeno da Lua cheia, a água do mar precipitou-se nas margens dos rios East e Hudson, devido à tempestade “Sandy”. 

As águas arrastaram carros em Brooklyn e inundaram as ruas de Manhattan.
Mais a sul, no Battery Park, a água irrompeu chegando mesmo a ultrapassar os 4 metros e quinze, o nível mais alto registado desde 1960.
Com as águas a tomarem conta das ruas, sete túneis do metro nova-iorquino ficaram inundados, algo que os populares nunca imaginaram.
“Nunca pensei que isto acontecesse em Nova Iorque por isso o melhor é não entrar em pânico. A polícia da cidade está a fazer o que pode. Existem muitos carros patrulha em cada quarteirão. As pessoas têm de manter-se civilizadas,” diz um nova-iorquino.
Devido aos cortes de energia, o Hospital Universitário Tisch de Nova Iorque teve de ser evacuado, sendo necessário transferir, para outros hospitais da cidade, mais de 200 pacientes.

Na sequência da tempestade “Sandy” pelo menos 50 casas, no bairro de Queens, ficaram destruídas, devido a um incêndio.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decretou já o Estado de Emergência para o Estado de Nova Iorque.
Depois da tempestade “Sandy”, Nova Iorque, a cidade que nunca dorme, foi obrigada a desligar as luzes e esperar que com a manhã venha a bonança.

Furacão SANDY e a temperatura do mar

 Imagem do satélite GOES mostra a movimentaçãoo de Sandy nesta sexta-feira (26) (Foto: AP)
 Na imagem acima, vemos, que junto ao Furacão SADY, há ao norte um CICLONE EXTRATROPICAL que estão mais intensos, por causa do aquecimento anormal das águas do Atlântico Norte.
O furacão SANDY, se juntou a uma frente fria que estava sobre os EUA, já causando chuvas e neve.
A principal causa da intensa atividade do Furacão SANDY é a temperatura do oceano Atlântico Norte que se encontra em alta, chegando aos 30°C. A corrente quente marítima do  Golfo, chega até perto de NOVA YORK.
 

Abaixo, vemos anomalias de temperaturas nos oceanos. Na região do Atlãntico Norte, onde atuou o Furacão SANDY, encontra-se COM 4° GRAUS ACIMA DO NORMAL. Vemos ai, que o percurso do Furacão, foi exatamente sobre essa região de águas mais quentes, mantendo a sua intensidade e aumentando onde há a anomalia de 4°C acima da média de temperatura. O Sandy, formou-se na região do Canal do Panamá e tomou rumo norte, SEM IR PARA O GOLFO DO MÉXICO, o que seria o comum.
Vemos ainda, que a maior parte na região do Pólo Norte, está com temperatura  do mar acima do normal, causando o derretimento da calota polar. Ou seja, tudo isso é consequencia do AQUECIMENTO GLOBAL.

http://img0.cptec.inpe.br/~rclima/enso/tsm/mensal/tsmmov_grande.gif

Aqui no litoral do Rio Grande do Sul, também há anomalia de temperatura do mar. Inclusive, já causou em 2004 a formação do PRIMEIRO FURACÃO DO ATLÂNTICO SUL: o Catarina. Vemos na imagem abaixo, que aqui a temperatura do mar está até 2°C acima do normal. Se no final do Verão (em Março), atingir 26 ou 27°C, pode ocorrer um NOVO CATARINA. Os recentes ciclones extratropicais estão fortes por causa disso.
Aquele azulzinho(1°C a menos que o normal) alí perto da Região Nordeste do Brasil, é refriamento das águas o que causa menos evaporação, e consequentemente, aumenta A SECA NO NORDESTE DO BRASIL. 

 

Instabilidades e Ciclone extratropical na Região Sul do Brasil

 

Ciclone extratropical deve causar novos temporais no Sul

30 de outubro de 2012 05h00 


Um sistema de baixa pressão se forma entre a Argentina, o sul do Paraguai e o Sul do Brasil e ao longo desta terça-feira forma nuvens bastante carregadas. Há risco de temporais principalmente no oeste da região Sul do país. Massa de ar quente predomina sobre o Sudeste e Centro-Oeste e mantém a temperatura bastante elevada. O tempo segue quente e seco em grande parte do Nordeste. No Norte do país, nuvens tropicais formadas pelo calor provocam pancadas de chuva em grande parte da região. Confira a previsão:
Saiba como se calcula a sensação térmica
Região Sul
Uma frente fria se forma no Sul do Brasil, com um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Há risco temporais. Chove várias vezes longo do dia no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, no oeste e sul do Paraná. As outras áreas paranaenses têm chuva à tarde e à noite.

Região Sudeste
O centro-norte e nordeste de Minas Gerais e Espírito Santo têm outro dia com muito sol, calor e sem chuva. As outras áreas têm um dia quente, com sol e pancadas de chuva à tarde e à noite. Uma frente fria se aproxima de São Paulo e há risco de temporal no Estado.

Região Centro-Oeste
O sol aparece forte e o calor é intenso na região. Ainda não chove em Distrito Federal e no leste de Mato Grosso. Em Goiás, pode chover rápido só no sul do Estado. As outras áreas têm sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Região Nordeste
Dia com muito sol, calor e sem condições para chuva em quase todo o Nordeste. O ar muito seco que predomina sobre a região impede a ocorrência de chuva em quase todas as áreas. Previsão de pancadas de chuva apenas para o Maranhão.

Região Norte
Na terça-feira, quase todo o Norte do país tem um dia com sol forte, aumento de nuvens no decorrer do dia, muito calor e pancadas de chuva à tarde e à noite. No Tocantins só chove no extremo norte do Estado. 


Imagem das 13h do dia 30.10.2012
Mostra raios no noroeste do RS e Oeste de SC e PR..
http://150.163.133.69/repositorio/goes_rindat/dg_eletrica/dg_eletrica_su_gif/2012/10/S11592211_201210301415.gif  



Nove cidades decretam emergência no RS; rajadas de vento superaram os 100 km/h


Temporal causa estragos e deixa 110 mil sem luz no RS

TERRA 30/10/2012 07h45
Um forte temporal atingiu o Rio Grande do Sul no início da noite desta segunda-feira (29) e causou estragos na Serra. Segundo o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul, a maior cidade da região, há registros de casas destelhadas e árvores e postes derrubados pelo vento. Até o momento as autoridades não confirmaram vítimas.

A chuva chegou acompanhada de ventania e granizo em algumas cidades perto das 20h. A Defesa Civil Estadual ainda não tem um balanço, mas a coordenação regional da Serra está avaliando os estragos.
Uma torre de iluminação do estádio Centenário, em Caxias do Sul, caiu com a força do vento e derrubou parte de um muro. De acordo com os bombeiros que atenderam o chamado, algumas pessoas estavam perto na hora da queda, mas todas escaparam ilesas.

O temporal também deixou pelo menos 110 mil pessoas sem energia elétrica em cidades da Serra. Segundo a concessionária RGE, responsável pela região, estão sem luz consumidores dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.
A queda foi causada pelo desligamento da linha de transmissão Farroupilha-Garibaldi, de responsabilidade da Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee). Segundo a RGE, a ocorrência afeta a distribuição de 11 alimentadores desde 20h40 de hoje.
A Ceee informou que uma equipe está trabalhando no local, mas ainda não sabe o ponto exato onde ocorreu o problema. Não há previsão para o retorno da energia elétrica nas regiões atingidas.



 Vemos nas Imagens abaixo, das 08h da manhã do satélite GOES 12, que há instabilidades isoladas na Colômbia e região do Canal do Panamá, causando chuvas e trovoadas. O que é comum, pois é uma região Equatorial.  Estas áreas aumentam durante a tarde no Peru.
No sul do continente, na Argentina e sul do Chile já há atividade de uma frente fria causando chuvas. Instabilidade no norte da Argentina. 
 No  Brasil, choverá em formas de pancadas no oeste do PI, centro-sul do MA, e no RJ, sul do ES e em grande parte do estado de MG. O calor e a alta umidade do ar favorecerão a ocorrência de pancadas de chuva isoladas na Região Norte do Brasil que poderão ser fortes, principalmente, entre o oeste do AM e AC. Na faixa leste e litorânea do nordeste haverá sol e pouca nebulosidade. O dia será com predomínio de sol nas demais áreas do país. Na Região Sul do Brasil, veremos após essa imagem.


  
   
     Ocorrência de chuvas ontem na América do Sul (em mm):



  
Áreas de instabilidade deixarão o dia com pancadas de chuva no norte e oeste do RS, SC, sul do PR e a partir da tarde no centro e leste do PR e de SP. Estas áreas de instabilidades estão dentro de um centro de baixa pressão que poderá transformar-se num Ciclone sobre o Oceano Atlântico Sul.
Imagens abaixo, das 08h da manhã já mostra estas áreas de instalibidade atuando sobre a Região Sul com chuvas e trovoadas.

 

 Imagem realçadas dos topos de nuvens mais altas.




 

 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Notícias sobre o Furacão Sandy em Nova York


 29 de Outubro de 2012
Furacão Sandy: webcams e satélites capturam imagens assustadorasFuracão Sandy se aproxima dos Estados Unidos (Fonte da imagem: NOAA/NASA GOES Project)
Diversas cidades dos Estados Unidos estão em alerta por causa do perigo que se aproxima: o furacão Sandy, que agora é considerado o maior furacão já existente na história do Atlântico. Os ventos estão com velocidade que variam de 51 a 101 km/h e já atingem uma área com diâmetro de 1,5 mil quilômetros.
A imagem que abre esta notícia foi capturada pela NASA e mostra a presença ameaçadora de Sandy próxima aos Estados Unidos. As prateleiras dos mercados de algumas cidades já estão praticamente vazias, pois muitos tentam construir um estoque de mantimentos para enfrentar o desastre que se aproxima.

Google fornece página com informações atualizadas

O furacão Sandy chegou a atrapalhar até mesmo os planos da Google, que precisou cancelar seu evento de outubro sobre o sistema operacional Android devido às circunstâncias alarmantes. Entretanto, a companhia publicou um mapa que ajuda não apenas a manter o registro da tempestade e mostrar a posição atual do furacão, mas também a prever a rota pela qual ele passará.
Furacão Sandy: webcams e satélites capturam imagens assustadorasEm azul, área que será atingida pelo furacão (Fonte da imagem: Reprodução/Google Crisis Map)
Na barra lateral direita da página, também é possível habilitar a visualização de webcams e vídeos do YouTube que demonstram os efeitos de Sandy, além de tomar conhecimento sobre os locais onde estão disponíveis abrigos de segurança. Quem preferir também pode acompanhar o acontecimento por outras câmeras disponíveis na internet, como a do porto de Nova Yorkponte do Brooklin, da Estátua da Liberdade ou da praia de Atlantic City.

EUA sofrem com satélites defasados

Como se não bastasse toda a preocupação em relação ao furacão Sandy, os Estados Unidos parecem estar passando por uma certa defasagem de satélites dedicados ao monitoramento do clima. Segundo o jornal The New York Times, os satélites atuais já estão velhos demais e o programa de previsão meteorológica do país precisa ser atualizado urgentemente.








BBC 29/10/2012 13h27 - Atualizado em 29/10/2012 13h44

Furacão Sandy transforma Nova York em 'cidade fantasma'

Ruas amanheceram vazias; tempestade poderá afetar 50 milhões no país.

Da BBC
Imagem do satélite GOES mostra a movimentaçãoo de Sandy nesta sexta-feira (26) (Foto: AP)
Nova York amanheceu como uma cidade fantasma nesta segunda-feira (29). Operações de prevenção contra o furacão Sandy, que deverá atingir a Costa Leste do país, causaram diversos transtornos. Assista ao vídeo.
De acordo com meteorologistas, a 'Big Apple' poderá ser uma das áreas mais afetadas pela tempestade que já deixou mais de 66 mortos em sua trajetória por Cuba, Haiti e outras ilhas do Caribe.
O governo americano decretou estado de emergência em oito Estados da Costa Leste (Nova York, Pensilvânia, Nova Jersey, Massachusets, Rhode Island, Connecticut, Delaware e Maryland). Mais de 6.800 voos foram cancelados e o sistema de transportes públicos de Nova York foi completamente interrompido.
Ainda entre as medidas de precaução estão a retirada de 375 mil pessoas das áreas de risco, e sua transferência para 76 abrigos montados em escolas.
Furacão Sandy transforma Nova York em 'cidade fantasma' (Foto: BBC)Furacão Sandy transforma Nova York em 'cidade fantasma' (Foto: BBC)
O governador de Nova Jersey, Chris Christie, foi enfático em sua recomendação: 'Não seja idiota, saia'.
Até mesmo a Bolsa de Valores de Nova York fechou suas portas. Foi a primeira vez que uma tempestade provoca o fechamento da bolsa da cidade em mais de 25 anos.
O pregão, no entanto, será realizado de forma eletrônica.
Muitos moradores estão estocando alimentos e mantimentos como forma de precaução.
Acredita-se que o furacão poderá afetar até 50 milhões de pessoas.
O presidente Barack Obama e seu rival, o republicano Mitt Romney, tiveram de cancelar diversos eventos de suas campanhas para a Presidência dos Estados Unidos.
Votações antecipadas, que estavam previstas para ser realizadas em diferentes partes do país, foram canceladas.

Furacão Sandy em Tempo Real

Furacão  Sandy atinge NY e deve causar muitas enchentes. Devido ao seu grande tamanho, ele se mistura a uma massa de ar polar vinda do Canadá trazendo fortes nevascas. Parece aquele filme "O Dia Depois de Amanhã" (título original: The Day After Tomorrow). Mas dessa vez é REAL. O aquecimento Global tá acabando com os EUA.

http://smn.cna.gob.mx/satelite/goesE/ir4x4/goesEb.jpg

Chuvas esparsas no Rio Grande do Sul

 Ciclone extratropical formando-se na Região de Buenos Aires e Montevideo. Poucas chuvas no centro-norte do Brasil durante a tarde, quando aumenta o aquecimento e formam-se nuvens cumulunimbus.
Há um desvio de nuvens na região do equador para o Furacão Sandy e um ciclone extratropical no oceano Atlântico Norte.
Tá mais fácil chover no Deserto do Saara, do que chover no sertão nordestino. Nuvens se deviam para a Europa e passam sobre o deserto. 

 






http://smn.cna.gob.mx/satelite/goesE/globo/goesEa.jpg

Imagem das 13h, mostra nuvens com condições de chuva fraca a moderada em várias regiões do Rio Grande do Sul. Amanhã um ciclone deverá trazer ventos não muito fortes ao Estado.