Seguidores

domingo, 31 de março de 2013

FORTES CHUVAS EM PORTUGAL


 
atualizado às 18h45

Fortes chuvas fecham estradas e provocam inundações em Portugal

No total, de acordo com as autoridades portuguesas, 17 distritos declararam estado de alerta amarelo em função das precipitações


As fortes chuvas deste fim de semana acarretaram no fechamento de dezenas de estradas em Portugal e também provocaram inundações, transbordamento de rios e deslizamentos de terras.

Segundo os serviços de Defesa Civil de Portugal, 40 estradas nacionais foram fechadas ou tiveram sua circulação limitada nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Santarém e Viseu, no centro e norte do país.

No total, de acordo com as autoridades portuguesas, 17 distritos declararam estado de alerta amarelo.

O de Santarém, no centro do país, foi o mais afetado. Por conta de transbordamentos no Rio Tejo, pelo menos 16 estradas foram cortadas neste distrito, que também sofreu com inundações na região agrícola.

O caso mais grave foi registrado na aldeia Reguengo do Alviela, onde os moradores ficaram isolados após os acessos à cidade terem ficado debaixo d'água.

As chuvas deste fim de semana também provocaram o transbordamento do Rio Douro, que, em sua passagem pelo Porto, inundou comércios da região portuária da cidade.

Na região central do país, outros rios também transbordaram, como o Degebe, que corta a cidade alentejana de Évora, e o Sizandro, que também causou perturbações no trânsito em Torres Vedras.

Na cidade de Braga, no norte do país, a chuva provocou o deslizamento de terras e pedras em uma das vias principais de acesso à cidade, que, por sinal, foi fechada ao tráfego de veículos.

Os problemas causados pelas chuvas também provocaram a morte de duas pessoas na última sexta-feira em Arouca, a cerca de 20 quilômetros do Porto, onde um automóvel foi arrastado pela enchente até o Rio Arda.


EFE 
JN    


Chuvas fortes e vento até 90 km/h para este sábado

Publicado em 2013-03-29

Quatro distritos de Portugal continental estão, este sábado, sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido a previsões de chuva forte e persistente, ventos de rajada e agitação marítima, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
foto Henriques da Cunha / Global Imagens
Chuvas fortes e vento até 90 km/h para este sábado
A chuva e os fortes caudais nos rios Tejo e Zêzere provocam inundações na zona ribeirinha da vila de Constância
Os distritos de Vila Real, Viseu, Coimbra e Aveiro são os quatro que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) considera estarem em "situação meteorológica de risco moderado a elevado" até às 9 horas, devido a "períodos de chuva forte e persistente, em especial nas zonas elevadas".
Estas regiões também estão sob aviso amarelo, ou seja, apresentam riscos para determinadas atividades, devido ao vento de rajada e, nas zonas litorais, a ondas de quatro a cinco metros.
Outros 10 distritos - Bragança, Braga, Porto, Viana do castelo, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Lisboa e Setúbal - estão sob aviso amarelo devido a chuva forte a vento de rajada e, nas zonas litorais, a agitação marítima, refere o IPMA.
De acordo com o instituto, a previsão do tempo para este sábado aponta para céu geralmente muito nublado e chuva, por vezes forte nas regiões Norte e Centro, em especial até meio da tarde.
Nestas zonas é também possível ocorrer trovoada e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

 IONLINE

Mau Tempo: cerca de 150 pessoas resgatadas em Campo Maior

Por Agência Lusa, publicado em 31 Mar 2013 - 21:58 | Actualizado há 1 hora 46 minutos
  
  • Chuva
Cerca de 150 pessoas de Campo Maior (Portalegre), que se encontravam acampadas junto ao rio Xévora, estão a ser resgatadas pelas autoridades, após a subida do caudal, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.
“As pessoas, entre as quais crianças, estão isoladas, mas ninguém corre perigo de vida. Muitas destas pessoas perderam tudo no acampamento e por isso estão mais afetadas com o sucedido”, relatou Ricardo Pinheiro.
Anualmente, na época da Páscoa, as populações do concelho de Campo Maior deslocam-se para o campo, para junto da Ermida de Nossa Senhora da Enxara, junto à aldeia de Ouguela, onde realizam vários festejos de caráter religioso, permanecendo naquele lugar durante vários dias.
A subida do nível da água no Rio Xévora, poderá ter sido provocada por descargas na barragem de Abrilongo e devido à chuva forte que está a assolar aquela região alentejana.
Nas últimas horas, o pontão de circulação rodoviária ficou submerso, deixando isoladas cerca de 150 pessoas.
“As pessoas não conseguem chegar à igreja e nós estamos a efetuar o resgate com veículos todo o terreno, a partir do lado de Albuquerque, em Espanha, pois do nosso lado as vias estão intransitáveis”, relatou.
De acordo com o autarca, desde Espanha até aquele local as viaturas têm que percorrer “vários quilómetros, entre ribeiros”.
Ricardo Pinheiro acrescentou ainda que as autoridades não vão proceder ao resgate de todas as pessoas que se encontram no local, uma vez que existem “vários grupos” que querem permanecer naquele lugar e “esperar” que os caudais baixem.
Em declarações à Lusa, Maria Cordeiro, de 70 anos, relatou que costuma frequentar aquela romaria “desde sempre” e que “nunca” tinha assistido a uma situação deste tipo.
“Estou muito nervosa, as barracas estão todas afundadas, não temos nada”, lamentou.
Maria Cordeiro acrescentou ainda que, quando se apercebeu que as águas estavam a subir, refugiou-se num ponto alto para se “salvar”.
Além dos meios do município que estão a efetuar o resgate, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre indicou à Lusa que estão no terreno 23 elementos de cinco corporações de bombeiros (Campo Maior, Alter do Chão, Gavião, Nisa e Sousel), auxiliados por 10 viaturas e um barco.
 

MUITA NEVE EM MOSCOU AINDA

Neve volta a cair em Moscou


 
31.03.2013, 15:34, hora de Moscou
Moscou, neve, nevasca

RIA Novosti

Segundo transmitem os serviços meteorológicos da capital russa, na noite do sábado para o domingo, em Moscou se registraram novas quedas de neve, o que fez aumentar a sua camada em 5 cm.

Isto significa que os intensos nevoeiros ocorridos em março produziram um estrato de neve igual a 102 cm, o que supera em três vezes a norma de 34 cm.
Ao todo, no período de inverno de 2012-13, as nevadas em Moscou criaram a espessura de 327 cm contra a norma média, avaliada em 152 cm anuais. A altura do manto de neve constitui agora 69 cm.


SECA NO NORDESTE

30/03/2013 16h15 - Atualizado em 30/03/2013 16h47

Chuvas não amenizam seca no sertão e PI tem 186 cidades em emergência

População de 1,2 milhão de pessoas, 37% do total, está sendo afetada.
200 mil pessoas ainda estão sendo abastecidas por meio de carros pipa..

Pedro Santiago Do G1 PI

A quantidade de chuva no Piauí está bem abaixo do esperado e a seca continua castigando boa parte da população piauiense, inclusive em regiões onde não costuma decepcionar. Dados da Defesa Civil mostram que 186 municípios piauienses, dos 224 existentes, decretaram situação de emergência. Uma população de 1,2 milhão de pessoas, ou seja, 37% do total, está sendo afetada. Esse percentual é o maior entre os estados atingidos pela estiagem.
Segundo a secretária de Defesa Civil quase 200 mil pessoas ainda estão sendo abastecidas por meio de carros Pipa.
Um levantamento feito pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) revela que todos os açudes e barragens do Piauí estão bem abaixo da capacidade normal. O acumulo de água nesses locais está com apenas 42% do total. Esses reservatórios que têm capacidade para pouco mais de 1,7 bilhão de metros cúbicos de água estão no momento com menos de 760 milhões.
Há situações bem graves como, por exemplo, a barragem de Ingazeiras, em Paulistana, que está com apenas 20% da capacidade. Essa barragem é responsável por pelo menos 600 projetos de fruticultura irrigada em mais de mil hectares de área plantada. Neste município, a população já enfrenta o racionamento de água.
Outra consequência da escassez de chuva no Estado é a queda na safra de soja na região dos cerrados. De acordo com previsões da Companhia Nacional e Abastecimento (Conab), entre fevereiro e março, a previsão de crescimento da colheita caiu de 29,8% para menos de 2%, reduzindo de 1,6 milhão de toneladas para pouco mais de 1,2 milhão de toneladas de grãos.


Logo Portal O POVO Online 
Funceme 30/03/2013 - 13h42

Chuva continua forte na região do Cariri

Ao todo, a Funceme registrou neste sábado, 30, chuvas em 64 municípios cearenses nas últimas 24 horas
Continua chovendo forte no Cariri. Nas últimas 24 horas, a região teve a maior precipitação de chuva no Ceará, com registro de um alto índice pluviométrico, como já vem ocorrendo desde o dia de São José.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o município do Estado com maior intensidade de chuva foi no Crato, que teve um índice pluviométrico de 130 mm. O município vem seguido de mais duas cidades caririenses: Juazeiro do Norte (100mm) e Lavras da Mangabeira (52,8mm).
Também choveu forte na região Jaguaribana, como em Jaguaretama (50mm) e Morada Nova (33mm). Foram registradas ainda chuvas intensas na região Sertão Central e Inhamuns, como em Araripe (44mm) e Quixeramobim (30mm). Em Fortaleza, choveu apenas 5,2mm.
Ao todo, a Funceme registrou neste sábado, 30, chuvas em 64 municípios do Ceará nas últimas 24 horas. A previsão da Funceme para as próximas 24 horas é de céu parcialmente nublado a claro com chuva em todas as regiões do Estado.
Ainda segundo a Funceme, essas chuvas ocorrem em virtude da proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).
Redação O POVO Online

 R7
30/3/2013 às 00h20 (Atualizado em 30/3/2013 às 10h40)

Chuvas de verão deixam dobro de mortos em SP em 2013

Números de mortos, desabrigados e cidades afetadas subiram mais de 100% 

Fernando Mellis, do R7
Reginaldo Pupo/Estadão Conteúdo Segundo a Defesa Civil, 24% das cidades paulistas foram afetadas pelas chuvas do verão que terminou
No final do verão em São Paulo, os números deixados pelas chuvas, comuns na estação, são assustadores. Os temporais mataram mais do que o dobro de pessoas e a quantidade de desabrigados ou desalojados triplicou em relação ao verão 2011/2012, segundo dados da Coordenação Estadual de Defesa Civil. Cerca de 24% das cidades paulistas registraram estragos nessa época.
No verão 2011/2012, 58 cidades foram afetadas pelas chuvas. Nesse verão foram 153: um aumento de 164%. Mais da metade dos municípios da Grande SP teve transtornos devido aos temporais.
As mortes causadas pela chuva aumentaram em 150%. Metade dos casos aconteceu na Grande São Paulo, na Baixada Santista e no litoral norte. A capital registrou dois óbitos.
A principal causa das mortes são as enchentes (50%), seguida dos raios (23%) e desabamentos (10%). Sete pessoas perderam a vida vítimas de descargas elétricas. No dia 6 de janeiro, um casal morreu atingido por um raio quando andava na areia da praia, em Bertioga.
Dilúvio em São Paulo: águas de fevereiro causam mortes e transtornos no Estado
O último verão também fez com que mais pessoas deixassem as casas no Estado por causa de enchentes ou risco de desmoronamento. Aumentou em 315% número de pessoas desalojadas ou desabrigadas, em relação ao último verão.
Até esta sexta-feira (29), 407 pessoas permaneciam fora de suas casas na região da Baixada Santista. Em todo o Estado, o número chegava a 630.
São Sebastião e Cubatão
As fortes chuvas de fevereiro e março castigaram as cidades de Cubatão e São Sebastião. Nos dois municípios, as chuvas do dia 22 de fevereiro causaram mortes — uma na rodovia dos Imigrantes e outra, de uma menina de 12 anos, em São Sebastião.
Em fevereiro, Cubatão decretou situação de emergência, depois que mais de 300 pessoas ficaram desabrigadas. Um mês depois, foi a vez de São Sebastião, que decretou estado de calamidade pública no dia 17 deste mês. 

 

sexta-feira, 29 de março de 2013

AQUECIMENTO GLOBAL

INFO ABRIL
http://info.abril.com.br

Aquecimento global reserva futuro amargo para chocólatras


• Sexta-feira, 29 de março de 2013 - 13h37

São Paulo – A Páscoa se aproxima e, para muitos chocólatras, esse pode ser um momento mágico para se deliciar com a guloseima sem peso na consciência. É bom aproveitar, enquanto dá. Este doce milenar pode estar em risco com o aquecimento global. Calma, o chocolate não deve sumir da face da Terra, mas poderá sofrer com escassez na produção e alcançar status de artigo de luxo.
Atualmente, dois terços de todo cacau produzido no mundo vem de dois lugares, Gana e Costa do Marfim. O problema é que o cultivo do cacau – como de demais produtos agrícolas – é sensível à variação de temperatura e ao clima. Segundo um estudo do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT, na sigla em espanhol), na Colômbia, a elevação de 2 a 3 graus Celsius na temperatura do planeta - o que segundo os cientistas, deve acontecer dentro de 50 anos, se não forem mitigadas as emissões globais de CO2 – pode causar danos irreversíveis nessas regiões-chave de cultivo da fruta.

O estudo observa que a escassez de cacau pode afetar a demanda levando a um aumento do preço. Para os agricultores da África, onde a produção de cacau emprega mais de 6 milhões de pessoas, a perda de áreas agrícolas representaria sérios problemas econômicos, com impacto para comunidades inteiras constituidas em torno da produção desta fruta desde tempos coloniais.
Chocolate geneticamente modificado? - Em 2010, a gigante Mars lançou um projeto para decodificar a estrutura genética do cacau. A pesquisa, realizada em colaboração com a IBM e o Departamento de Agricultura, visa melhorar a produção desta planta e tornar a indústria de chocolate mais resistente a pragas, doenças e falta de água causada pelo aquecimento global.
Os resultados preliminares foram lançados no site Cacaogenomedb.org, que possui um banco de dados do genoma. Mas como tudo que envolve organismo geneticamente modificados, se os pesquisadores chegarem a uma variedade ultra resistente às ameaças do clima, será preciso ainda muito tempo até aprovação e comercialização mundial do supergrão.

Aquecimento global é causa de invernos mais severos

por Lusa, publicado por Ricardo Simões FerreiraOntem

Cientistas que observam o quarto ano consecutivo em que o clima de fim de inverno em zonas da Europa e dos Estados Unidos é extremamente severo sugeriram hoje que o aquecimento global é a fonte do problema.
"O aquecimento está a causar uma massa de ar polar entre o oceano e a atmosfera que será deslocada para sul", disse à agência de notícias francesa AFP Dim Coumou do Instituto de Potsdam para Pesquisa do Impacto Climático, na Alemanha.
O aumento das temperaturas está a causar o degelo da calota polar do Oceano Ártico, principalmente durante o verão. Em 1979, quando começaram as medições por satélite, o gelo durante o verão cobria cerca de sete milhões de quilómetros quadrados, mas em setembro de 2012 atingiu a sua extensão mais baixa alguma vez registada com apenas 3,4 milhões de quilómetros quadrados.
Sem gelo que reflita a luz, o mar absorve a radiação solar, que por sua vez causa o degelo. O calor adicional, armazenado em uma vasta área de água à superfície, é gradualmente libertado para a atmosfera, aumentando a pressão do ar e da humidade no Ártico e reduzindo a temperatura em latitudes mais baixas.
O vórtice polar, um ciclone persistente em grande escala que varre o ar ártico, começa a enfraquecer e uma massa de ar frio húmido propaga-se para sul, trazendo neve e frio para a Europa e Estados Unidos, mantendo-se nestas zonas devido à corrente de jato, uma corrente de ar veloz que ocorre na alta troposfera.
Em vez de rodear o hemisfério norte de uma forma resistente e previsível, este vento de grande altitude percorre um trajeto na Europa, no Oceano Atlântico e nos Estados Unidos. As zonas mais a sul que fazem parte deste caminho sofrem um clima frio que por lá fica.

CHUVAS NO BRASIL

Chuvas 29/03/2013

Funceme melhora expectativa sobre chuvas

 
Uma revisão na previsão inicial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) torna mais otimista o prognóstico em relação à perspectiva de chuvas durante o feriado da Semana Santa no Ceará. A nova expectativa é de que deva chover em todo o Estado entre os dias 29 a 31 de março. Antes, previa-se chuvas isoladas em algumas regiões da faixa litorânea, serras, região jaguaribana e sul do estado.

Meteorologistas da Funceme dizem que a revisão acontece depois de ter sido detectada a aproximação de um ramo da zona de convergência intertropical, que favorece para que ocorram as precipitações. O novo estudo foi divulgado na manhã de ontem.

A nova previsão indica que o céu no Ceará, durante o período do feriadão, deverá variar entre parcialmente nublado a claro. A meteorologista Cláudia Rickes tem dito que no ano de 2013 deve-se esperar irregularidades das chuvas. “O ideal é haver um acompanhamento diário das previsões. Além da previsão diária no nosso site, os usuários podem ligar para o número 3101-1117 para buscar informações”, informa.

No último dia 22 de fevereiro, a Funceme havia reafirmado seu prognóstico para a estação chuvosa deste ano no Ceará. As condições atmosféricas e oceânicas continuam desfavoráveis às precipitações no estado e persiste uma maior probabilidade de chuvas abaixo da normal até o fim de maio.

Na próxima terça-feira, dia 2 de abril, a presidente Dilma Rousseff (PT) visita o Ceará e deve anunciar uma série de medidas para combate à seca em todo o Nordeste.



28/03/2013 10h45 - Atualizado em 28/03/2013 17h03

Chuvas desalojam famílias e causam transtorno em Campos, RJ

Cinco famílias serão removidas de perto do Rio Ururaí.
No bairro Estância da Penha várias ruas estão alagadas.

Priscilla Alves Do G1 Norte Fluminense

Rua alagada na Estância da Penha em Campos, RJ (Foto: Priscilla Alves/ G1)Rua alagada na Estância da Penha em Campos, RJ (Foto: Priscilla Alves/ G1)
 Após mais uma noite de chuvas em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a Defesa Civil prepara a remoção de cinco famílias que moram próximo do Rio Ururaí. Outro ponto da cidade que está tendo a intervenção do órgão é o bairro Estância da Penha, que tem muitas ruas alagadas. Na manhã desta quinta-feira (28), bombas estão no local para fazer retirada da água da chuva. No bairro do Fundão a parede de uma casa desabou e a Defesa Civil foi ao local nesta manhã checar a situação.
Rua alagada na Estância da Penha em Campos, RJ 1 (Foto: Priscilla Alves/ G1)Crianças brincam no meio da água da chuva e de
lixo na Estância da Penha (Foto: Priscilla Alves/ G1)
Segundo o site do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), nas últimas 24h choveu 28.4 milímetros em Campos e a previsão para esta quinta-feira (28) é de mais chuva. Segundo o secretário da Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira, o órgão recebeu 12 chamados entre a terça (27) e quarta (28). As famílias que moram às margens do Rio Ururaí foram as primeiras a serem desalojadas.
“O rio subiu de ontem pra hoje e a tendência é que ele continue subindo mais. O que acontece é que a água que atinge o Imbé vai para a Lagoa de Cima, e a da Lagoa de Cima acaba indo para o Rio Ururaí, onde o problema é maior.”, disse  Henrique Oliveira. As famílias serão levadas para uma escola na localidade.
Água invade quintal de casas na Estância da Penha, em Campos (Foto: Priscilla Alves/ G1)Água invade quintal de casas na Estância da Penha,
em Campos (Foto: Priscilla Alves/ G1)
Outro ponto bastante atingido pela chuva é a Estância da Penha. A localidade teve várias ruas inundadas e, em alguns pontos, a água chegou a invadir o quintal das casas.
“Nós aqui da Penha estamos revoltados. Eu tenho um comércio e não tem como ninguém vir comprar nada. Quem vai vir na rua cheia de água? Como a gente fica assim, e as crianças? A Defesa Civil vem sempre e tira a água, mas nós precisamos de uma solução definitiva”, disse a moradora Renata Vieira.
A Defesa Civil de Campos recebe chamados através dos telefones 199 ou (22) 2735-0109.

quarta-feira, 27 de março de 2013

TREMOR DE 2.6 GRAUS ATINGE NORTE DO CEARÁ


 

Tremor de 2,6 graus atinge norte do Ceará

 
O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou dois tremores de terra na região de Sobral, no norte do Ceará, nesta quarta-feira. Segundo os especialistas, o primeiro foi registrado pela manhã, e o segundo, às 12h41 (horário local), sendo este de 2,6 graus de magnitude e sentido com maior intensidade.

O subtenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, informou que casas nas cidades de Alcântaras, Meruoca e Sobral tiveram danos materiais. Segundo ele, ninguém ficou ferido.

Os pesquisadores da UFRN afirmam que a direção do epicentro dos abalos de hoje é a mesma de tremores anteriores, ocorridos nos dias 17 e 24 de março. "A conclusão é que o tremor de hoje ocorreu na parte mais profunda da Falha do Riacho Fundo sendo que os eventos anteriores ocorreram na parte mais rasa", informaram os especialistas. A atividade sísmica na Serra da Meruoca vem sendo monitorada e estudada pela UFRN desde 2008. 

Terra
 
Editoria: Astronomia
Sábado, 23 mar 2013 - 08h41    APOLO 11

Vídeo mostra bola de fogo cruzando estados da costa leste dos EUA

Uma pequena bola de fogo foi registrada na noite de sexta-feira sobre a costa leste dos EUA. O objeto se rompeu na alta atmosfera antes de atingir o solo provocando um clarão que foi registrado por uma câmera de segurança.
Bola de fogo sobre os EUA
Clique para ampliar
Pelo relato de testemunhas, o objeto se partiu em três pedaços e provocou um estampido, mas não há informação de que a passagem em alta velocidade tenha produzido alguma onda de choque. Futuros testemunhos poderão confirmar ou não essa informação.
A queda do meteoro foi registrada por uma câmera de segurança de um estacionamento na cidade de Seaford, no estado do Delaware, mas não mostra qualquer fragmento resultante da ruptura, talvez devido à distância ou baixa resolução da câmera. Informes locais indicam que o meteoro se deslocou no sentido sudeste.
Normalmente, rochas com mais de 30 quilos de massa inicial não se desintegram totalmente na atmosfera e seus fragmentos podem ser encontrados na forma de meteoritos após a atingirem o solo. Pelas imagens mostradas esse meteoroide tinha aproximadamente o tamanho de uma laranja e foi totalmente pulverizado pelo calor do atrito na atmosfera.
Pelas imagens, o brilho aparente do bólido atingiu magnitude negativa de -5, cerca de duas vezes e meia mais brilhante que o planeta Vênus.

Estatísticas
A Terra é constantemente bombardeada por pequenos asteroides e outros detritos espaciais, criando uma espécie de garoa de meteoros, alguns são tão brilhantes que podem ser vistos até mesmo de dia.

De acordo com cálculos feitos pelo astrônomo Bill Cooke, ligado à Nasa, bolas de fogo tão brilhantes quanto o planeta Vênus, como esse meteoro, ocorrem mais de 100 vezes por dia. 

 

MUITO GELO NO HEMISFÉRIO NORTE


 

atualizado às 09h28

Rússia armazena neve para Jogos de Inverno de 2014

Sochi receberá Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 Foto: Reuters
Sochi receberá Jogos Olímpicos de Inverno de 2014
Foto: Reuters


​Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Inverno da Rússia em 2014 decidiram armazenar neve caso as temperaturas permaneçam amenas em Sochi, sede da competição.

Cerca de 450 mil metros cúbicos de neve serão cobertos com um material térmico especial que evita o derretimento.

"Este foi um inverno muito particular", afirmou Sergei Bachin, diretor da estação de esqui Roza Khutor, que fica nas montanhas de Krasnaya Polyana.

"Nem mesmo os moradores se lembram quando foi a última vez que tiveram um inverno assim tão quente."

"É muito provável que tenhamos o mesmo tipo de clima no próximo ano, mas estamos armazenando uma grande quantidade de neve caso seja necessário", afirmou Bachin.

"Quero garantir a todos os competidores que não vai ocorrer falta de neve no próximo fevereiro, inclusive se tivermos temperaturas mais cálidas no próximo ano", acrescentou.

O complexo Roza Khutor sediará as provas de esqui alpino, snowboard e o estilo livre.

Segundo Bachin, a maioria do total de 76 provas olímpicas programadas para as montanhas de Krasnaya Polyana neste inverno ocorreram sem problemas, apenas algumas tiveram que ser canceladas devido ao clima.

O complexo Sochi, no Mar Negro, foi escolhido para ser a sede dos jogos de inverno vencendo Pyeongchang, na Coreia do Sul. A cerimônia de abertura dos jogos deve ocorrer no dia 7 de fevereiro de 2014.


26/03/2013 11h33 - Atualizado em 26/03/2013 12h24

 G1

Exército vai alimentar animais isolados pela neve no Reino Unido

Inúmeros fazendeiros foram prejudicados pelas fortes nevascas.
Calcula-se que 10 mil reses podem ter ficado sepultados na neve.

Da France Presse

Um helicóptero do exército do ar britânico começar a levar alimentos às milhares de reses isoladas pela neve na Irlanda do Norte devido onda de frio fora de época que atinge o Reino Unido há vários dias.
O ministério da Defesa mobilizou o Chinook da RAF para chegar às fazendas mais remotas da província britânica, onde calcula-se que 10 mil reses, em sua maioria carneiros, pode ter ficado sepultados pela neve, que em algumas regiões do condado de Antrim e Down alcançou os cinco metros.
Inúmeros fazendeiros foram muito prejudicados pelas fortes nevascas dos últimos dias, que mataram um número de animais ainda difícil de avaliar.
As autoridades norte-irlandesas já começaram a distribuir alimentos básicos e medicamentos a pessoas de localidades isoladas.
Junto com a Irlanda do Norte, a outra zona mais afetada por esta inesperado prolongamento do inverno é a Escócia, onde mais de 3 mil lares estão sem eletricidade.
Três pessoas morreram por causa da onda de frio no Reino Unido, que deverá viver o feriado de Páscoa mais frio da história.
Exército está levando comida para alimentar animais isolados por conta da neve na Irlanda do Norte nesta terça-feira (26) (Foto: AFP PHOTO / PEDRO Muhly)Exército está levando comida para alimentar animais isolados por conta da neve na Irlanda do Norte nesta terça-feira (26) (Foto: AFP PHOTO / PEDRO Muhly)




20/03/2013 08h47 - Atualizado em 20/03/2013 08h47

Cidade registra chuva de granizo do tamanho de bola de beisebol nos EUA

Tempestade ocorreu em Clinton, no Mississipi.
Capital do estado, Jackson, também foi atingida.

Do G1, em São Paulo

As autoridades do estado de Mississipi (EUA) registraram na segunda-feira (18) uma tempestade com chuva de granizo do tamanho de uma bola de beisebol na cidade de Clinton. A capital do estado, Jackson, também foi atingida pela tempestade, mas registrou queda de granizo bem menor, segundo a imprensa americana.
Cidade de Clinton registrou chuva de granizo do tamanho de bola de beisebol (Foto: Reprodução)Cidade de Clinton registrou chuva de granizo do tamanho de bola de beisebol (Foto: Reprodução)
A capital do estado, Jackson, também foi atingida pela tempestade (Foto: Rogelio V. Solis/AP)A capital do estado, Jackson, também foi atingida pela tempestade (Foto: Rogelio V. Solis/AP)
 
 

DESMATAMENTO NA AMAZÕNIA AUMENTA EL NIÑO

iBahia

Publicada em 21/03/2013 às 16h00. Atualizada em 21/03/2013 às 16h00

Desmatamento na Amazônia aumenta incidência do El Niño, dizem cientistas


Os primeiros resultados do Modelo Brasileiro de Sistema Terrestre, um novo modelo de simulação do clima, constataram que o desmate da Floresta Amazônica propicia a ocorrência do El Niño - um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico tropical, capaz de afetar o clima regional e global.



publicidade
Pesquisadores brasileiros apresentaram mais um bom argumento para que os gestores assegurem a manutenção das árvores amazônicas em pé. Divulgados em fevereiro, os primeiros resultados do Modelo Brasileiro de Sistema Terrestre, um novo programa de simulação do clima, constataram que o desmate da Floresta Amazônica propicia a ocorrência do El Niño - um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico tropical, capaz de afetar o clima regional e global.
Modelos deste tipo são programas que integram informações sobre o fluxo de umidade, calor e gás carbônico na atmosfera, nos oceanos e na superfície terrestre globais, e são usados para facilitar a identificação de problemas como a formação de tempestades, secas ou chuvas intensas.
Além de ser responsável pelas temperaturas surreais que castigam a Austrália, o fenômeno, que ocorre naturalmente com periodicidade de três a sete anos, costuma causar estragos no Brasil. O El Niño agrava a seca, reduz as chuvas na região amazônica e as aumenta no Sul brasileiro. O resultado dessa “bagunça climática”, que dura cerca de um ano e meio, já é uma equação bem conhecida: enchentes e deslizamentos que vitimam milhares de brasileiros.
Modelo
Um dos coordenadores do projeto, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) Paulo Nobre explica que o programa de computação ainda está em uma versão preliminar, mas mesmo assim conseguiu identificar um forte impacto do desmatamento da Amazônia na incidência do El Niño. “Este foi um resultado que o modelo verificou mesmo sendo uma versão preliminar, de baixa resolução”, ressaltou à Agência Fapesp.
O novo modelo apresentou ainda outros resultados como a melhoria da previsão da temperatura da superfície das águas do Atlântico Sul como da América do Sul. O modelo está sendo desenvolvido por pesquisadores de diversas instituições, como a Fapesp, a Rede Brasileira de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Mudanças Climáticas.


 Imagem no momento dos temporais no sul de SC. Chuva forte também em Porto Alegre

26/03/2013 17h31 - Atualizado em 26/03/2013 21h43

Chuva de granizo atinge Sul de SC na tarde desta terça-feira

Temporal ocorreu por volta das 15h, com pedras, vento e raios.
Apesar do mau tempo, Defesa Civil diz que não registrou chamados.

Do G1 SC

Um temporal atingiu cidades do Sul de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (26). De acordo com a Defesa Civil, a chuva de granizo foi acompanhada por vento forte, raios e muita chuva. Em Criciúma, algumas regiões da cidade ficaram alagadas em poucos minutos. O município de Nova Veneza também registrou chuva granizo. 
Conforme a coordenadora da Defesa Civil de Criciúma, Ângela Mello, as pedras foram pequenas e até as 17h nenhum chamado foi registrado pela entidade.  Apesar disso, técnicos fizeram rondas pelos bairros mais atingidos para verificar a situação. Um posto de gasolina do Centro da cidade teve o telhado danificado pelo vento. Diversas ruas ficaram alagadas e as pessoas tiveram dificuldade para circular. Motos e bicicletas que estavam nas ruas foram derrubadas pela água.
Segundo a Defesa Civil, a cidade não estava em estado de alerta para temporais. A previsão da Epagri/Ciram indicava chuva, mas também não havia previsão de granizo ou temporal.



Edição do dia 27/03/2013
27/03/2013 08h28 - Atualizado em 27/03/2013 08h28

Zona de Convergência concenta nuvens entre Sudeste e Centro-Oeste

No Sudeste o céu deve ficar nublado e pode chover a qualquer hora no litoral sul do Rio e nas praias paulistas. Máxima de 24°C em São Paulo.

Na quinta-feira (28) muita gente começa a pegar a estrada para aproveitar o feriadão. Quem está pensando em ir para o litoral vai encontrar dias ensolarados em grande parte do Nordeste.
No Sudeste o céu deve ficar nublado e pode chover a qualquer hora do dia no litoral sul do Rio de Janeiro e nas praias paulistas no feriado de sexta-feira. No sábado, a situação melhora, pelo menos, no Rio.
Quem preferir um friozinho, na Região Sul, a temperatura mínima prevista para São Joaquim, na Serra Catarinense, é de 9°C.
Na terça-feira (26), no meio da tarde, um temporal atingiu a cidade de Criciúma, no sul de Santa Catarina. Em apenas 20 minutos, choveu até granizo e ventou muito. Vários bairros ficaram alagados.
Nesta quarta, os maiores volumes de chuva são esperados no sudeste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. No sul desse estado o tempo vai ficar mais instável ainda no período da manhã.
A primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul desse outono deve se formar e concentrar as nuvens entre o Sudeste e o Centro-Oeste. Por isso, o céu vai ficar nublado e com possibilidade de muita chuva do Rio de Janeiro ao sul de Goiás. O dia vai ser chuvoso também no litoral do Paraná e de São Paulo.
O sol pode aparecer também, mas tem previsão de chuva entre o norte de Mato Grosso do Sul, o Amazonas, o centro do Maranhão e o norte do Espírito Santo. Máxima de 24°C em São Paulo e de 34°C em Salvador.

terça-feira, 26 de março de 2013

CHUVAS NO NORDESTE E SUDESTE

DIÁRIO DO NORDESTE
´Vórtice ciclônico´

Chove em 97 cidades do Ceará, diz Funceme

26.03.2013
Segundo a Funceme, tendência é de que as chuvas continuem até o dia de hoje em virtude do fenômeno atmosférico que está sobre o Estado FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Entre as 7 horas da manhã do último dia 24 até o mesmo horário do dia 25, voltou a chover em 97 Municípios do Ceará, conforme os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As precipitações mais significativas ocorreram na região do Cariri, onde a maior chuva foi registrada na cidade de Barro, sendo 106,2 milímetros.

De acordo com o órgão, um vórtice ciclônico de altos níveis, que está atuando desde a semana passada, no Estado, provocou as chuvas. Esse é um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma em torno de 12 quilômetros de altitude em que sua borda favorece a formação de nebulosidade e consequentemente faz chover.

No momento, os agricultores que replantaram seus cultivos ainda no começo do mês de março estão comemorando a ocorrência das chuvas seguidas. Agora, as plantas estão germinando e em alguns casos isolados existem pessoas que já estão colhendo grãos. Com as chuvas, os homens do campo aproveitam a possibilidade de não ter mais as safras totalmente perdidas.

O vórtice ciclônico está agindo sobre todo o Ceará e a tendência é que ele permaneça provocando chuvas até hoje. Segundo a meteorologista Deysiane Quaresma, as precipitações já estavam sendo esperadas. "Esse é fenômeno de baixa previsibilidade. É necessário que a gente faça um monitoramento, já que o vórtice é muito rápido", afirma.

Mesma projeção

No último dia 22 de março, a Funceme atualizou o prognostico climático para os meses de abril, maio e junho. A expectativa é que, durante o período, as chuvas fiquem abaixo do normal. Em anos de quadra chuvosa satisfatória, os registros ideais são de 376,8 milímetros em todo o Estado. A partir da próxima quarta-feira, o centro do vórtice ciclônico deverá permanecer sobre o Ceará, o que poderá inibir a formação de nuvens.

A expectativa para os agricultores e pecuaristas é que nos próximos dias haja chuvas que possibilitem o acúmulo de água. Com isso, eles pretendem amenizar os efeitos da estiagem que está provocou prejuízos em altos níveis, como a perda das lavouras de milho, feijão e sorgo plantadas ainda em fevereiro.

Eles consideram que, neste ano, a colheita não será satisfatória. "A gente já sabe que mesmo com essas chuvas não vamos ter uma boa colheita. Mas, mesmo assim, a gente aposta nas plantações. É nossa única saída", disse o agricultor Ireudo Felix. A ocorrência das chuvas causou estragos para moradores de um bairro periférico de Barbalha.

Prejuízos

No Parque Bulandeira, a água chegou a invadir algumas residências e as famílias precisaram suspender móveis e eletrodomésticos para não perder todos os bens. Mesmo assim, para outros, os danos foram inevitáveis. Entretanto, a inundação não causou desabamento nem morte de pessoas, mas, as famílias estão desalojadas. Agora, para resolver o problema, a população espera providências da municipalidade, já que no local, esse tipo de acontecimento é frequente em períodos chuvosos.

Morte

No Crato, a situação foi diferente. No Bairro das Guaribas, uma estudante de biologia morreu após um acidente de trânsito provocado pelo deslizamento de terras na estrada Santa Fé, que ainda não foi asfaltada e já se tornou palco de diversos desastres desta ordem.

Maria Clara Bezerra, que vinha sozinha no veículo e não usava sinto de segurança havia estacionado o carro quando uma barreira de terra cedeu. Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Município, recentemente foram feitos os serviços de terraplanagem da área.

Mais informações:

Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Endereço:Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota




Chuva deixa 3 mil ilhados em Angra

25.03.2013
Equipes de vistoria da Defesa Civil percorreram a cidade ontem atendendo aos chamados da população
Rio A forte chuva que atingiu Angra dos Reis, no Sul Fluminense, na madrugada de domingo, deixou pelo menos três mil pessoas de um bairro ilhadas. A ponte da Banqueta, que já estava restrita à passagem de pedestres, desabou completamente.

Morador de Angra dos Reis desolado após ter a casa alagada na madrugada de domingo. As chuvas causaram pelo menos três deslizamentos FOTO: AGÊNCIA ESTADO


De acordo com a prefeitura, equipes foram ao local montando uma operação de emergência, pois além da ponte, todas as outras vias de acesso ao local foram cobertas por barreiras.

O temporal também causou estragos em alguns prédios do serviço público de saúde. Pelo menos duas unidades foram atingidas e uma teve de ser transferida por causa da falta de acesso. Segundo a Defesa Civil, no Serviço de Pronto Atendimento (SPA), no Centro, o sistema de drenagem do telhado transbordou por causa do grande volume de água.

Pedaços do teto de gesso no segundo pavimento caíram e uma pequena parte do Centro Odontológico teve infiltração no forro. Segundo a prefeitura, a Defesa Civil esteve no prédio e garantiu que o problema não inviabiliza o funcionamento do serviço. No SPA do Abraão, na Ilha Grande houve inundação. Alguns equipamentos, em especial no consultório de odontologia, chegaram a ser atingidos.

Na manhã de ontem, equipes de vistoria da Defesa Civil de Angra dos Reis percorreram a cidade atendendo chamados da população. Segundo a prefeitura, o abrigo que havia sido montado na escola do Bracuhy já foi fechado e as 37 pessoas que ficaram desalojadas já retornaram às suas casas.

Rio-Santos
A Rodovia Rio-Santos, na altura de Santa Rita do Bracuhy, pista sentido São Paulo, chegou a ficar totalmente interditada, mas já foi liberada. De acordo com a prefeitura, choveu cerca de 100 mm durante a madrugada de domingo, e os bairros mais atingidos foram Centro, Frade e Parque Mambucaba.

Nos últimos dias de 2009, o deslizamento de uma encosta atingiu uma pousada e sete casas na Ilha Grande, na baía de Angra dos Reis, matando 19 pessoas. Outras 11 pessoas morreram em outro desmoronamento no Morro da Carioca.

Petrópolis
A presidente Dilma Rousseff vai hoje a Petrópolis, na Região Serrana do Rio, participar de missa na catedral de São Pedro de Alcântara, em memória das vítimas das chuvas que atingiram o município há uma semana e deixaram 33 mortos. Antes da celebração religiosa, a presidente e o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), sobrevoarão de helicóptero as áreas mais atingidas pelos temporais.

No fim da noite, Dilma embarca para Durban, na África do Sul, para participar da reunião dos Brics - bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, as maiores economias emergentes do mundo.



25/03/2013 06h19 - Atualizado em 25/03/2013 08h20

Inmet aponta que chuvas ficarão abaixo da média no Sertão alagoano

Especialistas estimam que seca vai se prolongar por mais alguns meses.
Governo diz que vai manter estratégia para garantir água para os sertanejos.

Waldson Costa Do G1 AL
Animais morrem por falta de água no sertão. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Meteorologistas estimam que seca que castiga o
Sertão alagoano matando animais vai se prolongar.
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)
As previsões meteorológicas não são nada positivas para as regiões do Agreste e Sertão alagoano. Segundo o prognóstico dos especialistas do Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mesmo com a mudança de estação, as chuvas ficarão abaixo da média entre o período de abril a junho deste ano.

Segundo o levantamento, a variação de chuvas ficará entre normal e abaixo da média histórica no setor do Leste do Nordeste, o que compreende o perímetro do litoral de Alagoas, e abaixo da média nas demais áreas, perímetro do Agreste e Sertão. Com as chuvas escassas, a estimativa é que a seca se prolongue por mais tempo na região, já que não haverá água suficiente para abastecer os barreiros e nem para garantir produção na agricultura.

Diante do cenário, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semah) de Alagoas, Luís Napoleão Casado, disse que devido o deficit hídrico acumulado no Sertão alagoano o governo deverá manter as políticas para assegurar água para o consumo humano e animal.

“Com esta previsão, a preocupação é que não há como fazer agricultura com segurança no Sertão. Mas, posso garantir que o governo terá como assegurar a distribuição de água para o consumo humano e animal. Para isso, a política dos carros-pipa será mantida, inclusive, com água oriunda do canal do Sertão. Quanto ao alimento para os animais, há um planejamento para reforçar o celeiro de ração que é distribuído entre os produtores de animais”, expôs o secretário.

Outra avaliação das condições climáticas para os próximos meses será feita no dia 15 de abril, período que a mudança de estação se concretiza. No entanto, a previsão que aponta escassez de chuva no Sertão e Agreste alagoano vem sendo exposta desde os estudos feitos em dezembro do ano passado.

NÃO HAVERÁ EL NIÑO ESTE ANO

A tendência é de continuar a neutralidade das temperaturas no Pacífico a uma fraca La Niña o que causará um inverno bem frio no Sul.

 Comparando os mapas de temperaturas da superfície do mar do dia 09 de março com o do dia 25 de março, vemos que diminuiu na costa do Chile e do Peru, indcando que a corrente fria está mais forte e empurrou as mais quentes para o Equador. Significa que as Frentes Frias terão menos umidade e choverá no máximo, dentro da média no Sul.
 No Nordeste permanece as águas mais quentes, mas já se dirigem para o Caribe, o que é comum no verão do hemisfério norte. São essas águas que causam os Furacões naquela região.


segunda-feira, 25 de março de 2013

MUITA NEVE NA PRIMAVERA DO HEMISFÉRIO NORTE





  G1  BOM DIA BRASIL
Edição do dia 25/03/2013
25/03/2013 09h38 - Atualizado em 25/03/2013 09h38

Tempestade de neve atinge o meio-oeste dos Estados Unidos

Uma nevasca cobriu ruas, estradas, e provocou graves acidentes e o cancelamento de mais de cem voos nos aeroportos.

No meio-oeste dos Estados Unidos nem parece que a primavera chegou. Uma nevasca cobriu ruas, estradas, e provocou o cancelamento de mais de cem vôos.
Pistas escorregadias e uma paisagem branca que não combina com a nova estação. O frio ignorou solenemente a chegada da primavera nos Estados Unidos, para infelicidade de quem já andava cansado do inverno. “É terrível”, diz uma mulher.
Pior para os motoristas que se aventuraram pelas estradas do Colorado no fim de semana. Acidentes interromperam a viagem e muitas pessoas foram parar no hospital. As imagens de um engavetamento são impressionantes. Um caminhão pegou fogo com a batida, que envolveu mais de 30 veículos.
Nos aeroportos, montanhas de neve. As companhias aéreas até jogaram um fluido para descongelar os aviões, mas centenas de voos foram cancelados.
Sair de casa virou um desafio, e ter uma pá por perto é indispensável. Se o meio-oeste sofre com a neve, o sul é castigado pela chuva. Em Orlando, o vento no aeroporto chegou a 140 quilômetros por hora, e várias ruas ficaram alagadas.
A tempestade se desloca do meio-oeste para o leste, e os meteorologistas esperam que ela fique mais fraca. A camada de neve, que passou de 30 centímetros no Colorado, não deve chegar a 7 centímetros em Nova York. Se a previsão se confirmar, vai ser o suficiente para divertir as crianças e piorar o humor do nova-iorquino na segunda-feira.





25 de março - Homem tenta abrir caminho na neve para o seu carro em Kiev, na Ucrânia 



atualizado às 12h40

EUA: neve atrapalha transporte e suspende voos na costa leste

Estudantes brincam com a neve nos arredores do Capitólio, em Washington Foto: Reuters
Estudantes brincam com a neve nos arredores do Capitólio, em Washington
Foto: Reuters
A primeira segunda-feira de primavera trouxe neve em vez de sol ao longo da Costa Leste dos EUA, irritando os usuários do transporte público pela manhã no região densamente povoada entre Washington e Nova York.


A tempestade que fez cair uma significativa quantidade de neve em todo o Centro-Oeste no final de semana passou por Ohio, Pensilvânia, Virgínia e Nova Jersey, produzindo uma mistura lamacenta de neve e chuva que provocou o fechamento de escolas e que contribuiu para os acidentes de trânsito na região.


O Serviço Nacional de Meteorologia tinha alertas de tempestade de inverno em vigor desde Massachusetts até a Carolina do Sul, com registros de até 25 centímetros de neve em partes montanhosas do oeste de Virgínia e até 30 centímetros de neve estavam sendo previstos para Pittsburgh.


"Neste momento, os subúrbios do leste de (Washington) DC ainda terão neve moderada e está se estendendo por Baltimore, até o nordeste de Maryland", disse a meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional Heather Sheffield, em Sterling, Virgínia. Segundo ela, a tempestade está se movendo para o norte e esperava-se mais nevascas ao longo do dia.


Cerca de 448 voos nos Estados Unidos foram cancelados, a maioria na cidade de Nova York, de acordo com FlightAware.com.


O inverno persistente, cinco dias após o início oficial da primavera, começou a ter impactos em algumas partes do país. Na semana passada, um promotor de Ohio disse que gostaria de acusar por fraude a marmota que faz prognósticos sobre o clima, Punxsutawney Phil, que em fevereiro apontou para uma primavera antecipada, por fraude.