Seguidores

quarta-feira, 31 de julho de 2013

TEMPESTADES TROPICAIS GIL E JEBI EM TEMPO REAL


 

OCEANO PACÍFICO LESTE

ÁSIA

 PERTO DO VIETNÃ

MUITO CALOR TAMBÉM NA CHINA

31/07/2013 07h02 - Atualizado em 31/07/2013 08h05

Maior onda de calor em 140 anos mata 10 em Xangai

China lançou pela primeira vez alerta nacional de altas temperaturas

 

Boa parte da China sofre com excesso de calor.
Temperaturas podem atingir 41 graus centígrados nesta quarta (31).

Da AFP

Moradores tentam se abrigar do calor em entrada de estação de metrô nesta quarta-feira (31) em Xangai (Foto: Peter Parks/AFP)Moradores tentam se abrigar do calor em entrada de estação de metrô nesta quarta-feira (31) em Xangai (Foto: Peter Parks/AFP)
Pelo menos dez pessoas morreram em Xangai desde sexta-feira pela onda de calor mais intensa dos últimos 140 anos, informou nesta quarta-feira (31) Leng Guangming, porta-voz do centro local de doenças e prevenção da cidade.
Grande parte da China está sofrendo as consequências de uma intensa onda de calor e segundo o serviço meteorológico nacional as temperaturas podem alcançar nesta quarta-feira 41 graus centígrados em várias províncias do leste e do centro do país.
Em Xangai, segundo os serviços meteorológicos, o pico de temperatura foi de 39,8 na tarde desta quarta-feira.
A onda de calor também provocou um grande movimento nas piscinas públicas, ainda mais cheias que de costume.
Mulheres aproveitam ar condicionado de loja de móveis nesta quarta-feira (31) em Xangai (Foto: Peter Parks/AFP)Mulheres aproveitam ar condicionado de loja de móveis nesta quarta-feira (31) em Xangai (Foto: Peter Parks/AFP)


 DA REVISTA VEJA

Ao menos dez pessoas morreram em Xangai, na China, desde sexta-feira pela onda de calor mais intensa dos últimos 140 anos, afirmou nesta quarta-feira Leng Guangming, porta-voz do centro local de doenças e prevenção da cidade.
Leia também: Incêndio em asilo mata 11 idosos na China
Grande parte da China está sofrendo as consequências de uma intensa onda de calor. Segundo o serviço meteorológico nacional, as temperaturas podem alcançar nesta quarta-feira 41 graus centígrados em várias províncias do leste e do centro do país.
As altas temperaturas levaram a Administração Meteorológica da China a lançar um alerta de calor de nível dois pela primeira vez no país inteiro na terça-feira. O alerta cobre nove províncias, incluindo Anhui, Jiangsu, Hunan, Hubei, Xangai e Chongqing.
Jornalistas locais demostraram a sensação térmica fritando carne no asfalto. Em uma reportagem, uma TV de Xangai fritou um pedaço de carne de porco no asfalto em apenas dez minutos. 
(Com agência France-Presse)
 

terça-feira, 30 de julho de 2013

FORTE ONDA DE CALOR NOS ESTADOS UNIDOS

 Imagem de hoje, 30 de julho das 12h.

Forte onda de calor provoca alerta no oeste dos EUA

Por Reuters |

Temperaturas em alta levam autoridades a emitir alertas de saúde em cidades da Califórnia, Nevada, Idaho, Colorado, Texas e Arizona

Reuters
AP
Pessoas se refrescam em uma fonte em frente ao campus da universidade do Arizona, EUA
A previsão do tempo não oferece alívio para o verão escaldante no oeste dos Estados Unidos, num momento em que as temperaturas em alta levam as autoridades a emitir alertas de saúde e dezenas de pessoas vêm sendo atendidas nos hospitais com doenças relacionadas ao calor.
Cidades nos estados da Califórnia, Nevada, Arizona, Idaho, Colorado, Utah e Texas registraram no sábado (29) temperaturas recordes, acima de 38 graus.
Equipes de atendimento emergencial em Las Vegas, onde a temperatura chegou a alcançar 46 graus, encontraram no sábado um homem idoso morto em seu apartamento, que não tinha ar-condicionado.
Dezenas de pessoas foram tratadas por sintomas relacionados ao calor, incluindo um homem que ligou de uma rodovia para dizer que estava passando mal, após horas dirigindo sem ar-condicionado. Ele foi hospitalizado em estado grave, informaram autoridades.
Bombeiros temem que a seca, causa de vários grandes incêndios recentes em toda a região oeste do país, possa produzir novas chamas, já que no feriado de 4 de julho muitas pessoas costumam lançar fogos de artifício para celebrar a independência dos EUA.

iBahia 

Onda de calor: Oeste dos EUA chega aos 54ºC e se aproxima do recorde


A maior temperatura registrada em região conhecida como Death Valley foi de 56,6ºC em julho de 191

Sombras das árvores, parques e óculos de sol são indispensáveis para aqueles que querem fugir do calor nos EUA

Os Estados Unidos está no alto verão e a onda de calor que atinge o oeste é tão intensa que a temperatura está se aproximando do recorde mundial que já dura quase um século. A previsão de tempo para esta segunda-feira (1º) para a região conhecida como Death Valley (Vale da Morte, em inglês), no Estado da Califórnia, é de 130ºF (54,4ºC).

O Death Valley registrou 134ºF (56,6°C), em 10 de julho de 1913, recorde que permanece até hoje. Os termômetros do Parque Nacional de Death Valley já atingiram esta marca no sábado, 29 de junho, mas a temperatura não foi confirmada oficialmente. Por enquanto, segundo as previsões do AccuWeather, não há confirmação de que o recorde histórico será batido.

 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

CALOR E FORTES INSTABILIDADES NA EUROPA

Imagem do dia 27 de junho, mostra fortes instabilidades principalmente na França.

 

 

Calor e também a chuva espalham o caos na Europa Central

28.07.2013 22:09
sicnot

 

O calor e também a chuva estão a espalhar o caos na Europa Central. Os hospitais na Alemanha registaram este fim de semana um aumento no número de doentes por causa das temperaturas elevadas. Em França, mais de 30 pessoas ficaram feridas na queda de uma tenda, por causa da forte tempestade que atinge o país.

 

EURONEWS

Depois de terem atingido Paris e outros quarenta departamentos de França, as fortes tempestades de Verão deslocam-se para Leste.
Quinze regiões administrativas francesas mantêm o alerta contra a intempérie, que fez dois feridos graves e deixou mais de 150 mil casas sem eletricidade.
Na área de Bordeaux, junto à costa atlântica, as tempestades foram acompanhadas de fortes chuvas e inundações repentinas.
Mais a norte, as ligações ferroviárias com a capital sofreram interrupções, devido à queda de árvores sobre as vias, que obrigaram centenas de milhares de veraneantes a longas horas de espera.
Ao mesmo tempo, a Alemanha viu-se confrontada este sábado com uma vaga de calor que resultou em recordes de temperatura de 35 a mais de 40 graus centígrados em várias partes do país.
Para Berlim, são esperados mais de 38 graus este domingo mas, até ao final do dia, as tempestades vindas de França poderão chegar à cidade alemã, fazendo baixar os termómetros.
Residentes e turistas em Roma também enfrentaram as temperaturas elevadas daquele que, segundo os serviços meteorológicos italianos, poderá ser o mais quente fim de semana do Verão.
Os serviços de saúde italianos alertaram para a importância das pessoas se manterem hidratadas, com catorze cidades num nível de alerta “vermelho”.

 

sábado, 27 de julho de 2013

FENÔMENO RARO NO MUNDO

Frio27/07/2013 | 14h50

Neve que caiu no Estado nos últimos dias é resultado de fenômeno raro no mundo

Registrada em apenas 8% das formações, conjunção rara de condições explica o branco que tingiu 107 municípios


Neve que caiu no Estado nos últimos dias é resultado de fenômeno raro no mundo Guto Kuerten/Agencia RBS
Neve como a que caiu em Rancho Queimado teve formação rara Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS
A neve que tingiu Santa Catarina de branco esta semana nunca foi registrada de forma oficial em tantas cidades ao mesmo tempo. Mas é por outro motivo que o fenômeno ficará guardado para sempre na história de Santa Catarina: a forma como os flocos de gelo nasceram na atmosfera, em uma formação considerada rara pela meteorologia _ a friagem.

O mais comum é a neve nascer do encontro de dois ciclones, um no sentido horário _ mais úmido, que vem do oceano Atlântico _ e outro no sentido antihorário _ mais seco e mais frio, que vem de países como Argentina e Uruguai. Mas desta vez, outras situações atmosféricas provocaram o fenômeno.

Tudo começou por causa de uma frente fria estacionada entre a costa de São Paulo e o noroeste do Rio Grande do Sul. A chegada de um ar mais gelado vindo da Argentina instabilizou a atmosfera e formou nuvens de gelo, que deram início ao fenômeno na segunda-feira. Somente 8% das nevadas se formam assim.

Essa formação é o que explica, também, o fato da neve ter caído em menor quantidade, mas espalhada pelo Estado _ 107 municípios registraram o fenômeno, segundo a Epagri/Ciram. Em 2010, quando 23 cidades foram atingidas, a espessura da neve era maior porque a formação ocorreu do método tradicional, do cruzamento de dois ciclones.

Segundo o pesquisador Alexandre Aguiar, sócio-diretor da MetSul Meteorologia, há pelo menos 30 anos não se via um fenômeno assim.

_ Essa semana foi completamente atípica. Foi um aprendizado para qualquer um que trabalha com meteorologia. É o fenômeno mais incrível no Sul do país desde as enchentes de 2008 _ explica.

Doutora em meteorologia, a pesquisadora Márcia Fuentes, explica que o Estado já viu outros dois momentos com formação similar, mas não tão intensa: de 1970 a 1975 e no ano 2000. No primeiro período, nevou cinco vezes em cinco anos. Mas como existiam poucas estações meteorológicas na década de 70, o registro feito pelos órgãos não chegou nem perto do que ocorreu neste ano.

_ Agora, as redes sociais e a fotografia digital têm papel fundamental para a meteorologia. As informações chegam com rapidez e podemos deslocar os observadores para outros lugares. Checar os fenômenos é mais fácil _ diz Márcia, que pesquisa todos os registros de neve na região Sul do Brasil ocorridos desde 1948.

Hoje, a Epagri tem cerca de 200 estações que medem fatores como ventos, temperatura e radiação e pelo menos 15 pontos de observação de fenômenos meteorológicos.

TEMPESTADES TROPICAIS ATUAIS EM TEMPO REAL



 
Tempestade Tropical Flossie
Ventos de 112 km/h e deslocamento no sentido oeste-noroeste a 12 km/h EM DIREÇÃO AO HAWAI.

 

Tempestade Tropical Dorian
Ventos de 64 km/h e deslocamento no sentido oeste a 13 km/h NO CARIBE.







sexta-feira, 26 de julho de 2013

NEVE CONTINUA NO SUL DO CHILE


Punta Arenas, 26 de Julio de 2013, 7:58 pm

Pinguino Multimedia 
26/07/2013 12:06

Chubascos de nieve y bajas temperaturas se mantendrán en la Región de Magallanes


Chubascos de nieve y bajas temperaturas se mantendrán en la Región de Magallanes
Las condiciones observadas en Punta Arenas se mantendrían hoy en toda la región, donde las bajas temperaturas sería la tónica.
De acuerdo con la información proporcionada por el Centro Meteorológico Zonal Austral, Punta Arenas presentó ayer cielo nublado con chubascos de aguanieve, nieve y viento de hasta 78 km/h. La temperatura mínima fue de 0,2 ºC y se registró a las 2.12 horas, mientras que la máxima llegó a los 3,2 ºC a las 13.34 horas.
Las condiciones observadas en Punta Arenas se mantendrían hoy en toda la región, donde las bajas temperaturas sería la tónica.
Para la capital regional se prevé cielo nublado y chubascos de nieve variando a nubosidad parcial y viento oeste/suroeste de hasta 60 km/h. La temperatura mínima llegaría a -2 ºC y la máxima a los 3 ºC.
Para Puerto Natales se espera cielo nublado, chubascos de nieve variando a nubosidad parcial y viento de hsta 70km/h. La temperatura mínima probable sería de -4 ºC y la máxima de 1 ºC.
En Porvenir habrá cielo nublado y chubascos de nieve, variando a nubosidad parcial y viento oeste/suroeste de hasta 50 km/h. La temperatura mínima llegaría -2 ºC y la máxima a 2 ºC.
Finalmente en Puerto Williams habrá chubascos de nieve, variando a nubosidad parcial y viento oeste/noroeste de hasta 60 km/h. La temperatura mínima alcanzaría los -4 ºC y la máxima sería de 1 ºC.
El Centro de Alerta Temprana de la Onemi Magallanes dio a conocer el estado de las rutas, información entregada por los Retenes de Carabineros de Chile.
- Río Seco: ruta húmeda transitable. Agua/nieve y viento moderado.
- Kon Aiken: ruta húmeda. Nubosidad parcial y viento de variada intensidad.
- Villa Tehuelches: ruta con nieve y escarcha por tramos. Cielo nublado, viento débil, personal de Vialidad trabaja en el sector.
- Casas Viejas: ruta con nieve. Transitable con precaución. Calzada resbaladiza. Nevadas, sin viento.
- Dorotea: ruta con nieve y escarcha. Nevadas, viento fuerte.
- Cerro Castillo: ruta húmeda. Nublado y agua nieve, viento moderado.
- Monte Aymond: ruta despejada. Parcial y viento débil.
- Cerro Sombrero: ruta seca. Nubosidad parcial y viento fuerte.
- San Sebastián: ruta despejada, húmeda. Cielo nublado y viento débil.
En caso de tener que desplazarse por estos tramos, se recomienda hacerlo a velocidad moderada, con precaución y estar atentos a las condiciones atmosféricas y de la ruta, utilizar vehículos con tracción 4x4, neumáticos con clavos y/o cadenas donde corresponda.

ASTRONAUTAS FOTOGRAFAM TEMPESTADE

24/07/2013 10h37 - Atualizado em 24/07/2013 14h15

Astronautas fotografam nuvens de tempestade no sul da Califórnia

Imagem foi tirada pela tripulação de Estação Espacial Internacional (ISS).
Fotografia divulgada pela Nasa mostra também luzes de Los Angeles.

Da Associated Press

Imagem tirada por membros da ISS mostra nuvem de tempestade sobre o sul da Califórnia (Foto: AP Photo/Nasa)Mancha amarela no centro são luzes de Los Angeles e San Diego, na Califórnia (Foto: AP Photo/Nasa)
Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) tiraram uma fotografia que mostra a vista noturna de nuvens de tempestade formando-se no sul do estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Os primeiros raios de luz da manhã podem ser vistos como uma mancha branca à direita do centro da imagem. A área amarela, sob as nuvens negras, é formada pelo brilho das luzes das cidades de Los Angeles e San Diego.

MITO SOBRE OS PINGUINS

Pinguins podem morrer de frio?

Saiba se são todos os pinguins que resistem ao frio intenso

Recinto dos pinguins é aquecido em Gramado Foto: GramadoZoo/Halder Ramos / Divulgação
Recinto dos pinguins é aquecido em Gramado
Foto: GramadoZoo/Halder Ramos / Divulgação

Um dos animais mais simbólicos da Antártida, o pinguim é famoso por suportar baixas temperaturas. Por isso, surpreende que dezenas desses animais aparecessem no litoral brasileiro mortos - de frio.

"Das 18 espécies que têm no mundo inteiro, só quatro vivem no 'friozão'. Na verdade, essa visão que a gente tem de que o pinguim é do gelo, é mais os desenhos (animados) que passam para a gente", diz Renan Stadler, veterinário do GramadoZoo, na Serra Gaúcha.

No caso do zoológico de Gramado, o frio fez com que os especialistas tivessem que aquecer o recinto desses animais para mantê-los confortáveis. "Para essa espécie, o pinguim-de-magalhães, a temperatura negativa não é boa. A temperatura ótima para eles vai de 0°C a 28°C. A gente mantêm em torno de 16°C."

Stadler explica que diversas espécies migram para o Brasil no inverno, chegando até a Bahia, para fugir do frio. Contudo, muitas pessoas, ao verem um desses animais na praia, pensam em colocá-lo no gelo e isso pode matar o pinguim, que pode estar cansado e com a imunologia baixa. A atitude correta, afirma o médico veterinário, é procurar um órgão ambiental e não mexer no animal.

Além da visão errada de que o pinguim vive somente no frio extremo, Stadler afirma que a poluição também é um problema. Para isolar termicamente o corpo, o animal precisa que suas penas fiquem em uma posição correta. Contudo, quando eles estão sujos de óleo, não conseguem essa posição, o que pode ocorrer com frequência durante a migração.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

TEMPESTADES TROPICAIS



Tropical Storm Dorian

 Tempestade Tropical Dorian
Ventos de 96 km/h e deslocamento no sentido oeste-noroeste a 10 km/h EM DIREÇÃO AO CARIBE.




Tempestade Tropical Flossie
Ventos de 64 km/h e deslocamento no sentido oeste a 9 km/h NO OCEANO PACÍFICO LESTE.

 

 

 

Tropical Storm Flossie

 

 




http://www.orbit.nesdis.noaa.gov/smcd/opdb/aviation/realtime/PACIR.GIF

quarta-feira, 24 de julho de 2013

VERÃO MUITO QUENTE NO HEMISFÉRIO NORTE

 

France Presse 22/07/2013 19h30 - Atualizado em 22/07/2013 20h34

Onda de calor deixa quatro mortos em Nova York

Sensação térmica na cidade tem sido de pelo menos 43°C.
Mais de 420 'centros refrigerados' foram abertos para receber moradores.

Da France Presse
Quatro idosos morreram de hipertermia pela onda de calor que castigou Nova York nos últimos dias, anunciou nesta segunda-feira (22) a porta-voz do Instituto Médico Legal local.
Duas pessoas faleceram na sexta-feira passada: um homem de 78 anos, no Brooklyn; e uma mulher de 81, em Manhattan - declarou a porta-voz Ellen Borakove, em um e-mail enviado à agência de notícias France Presse.
Outro senhor, de 88 anos, morreu no sábado, em Staten Island, assim como uma quarta pessoa, uma senhora de 83, no Bronx - acrescentou a mesma fonte.
Em todos os casos, a causa oficial do óbito foi hipertermia. Até sábado passado, os nova-iorquinos sofreram uma onda de calor excepcional, com sensação térmica de pelo menos 43°C.
O prefeito Michael Bloomberg intensificou as recomendações para que a população 'use o ar-condicionado, evite a desidratação e se informe sobre a saúde de amigos, ou familiares vulneráveis'.
Mais de 420 'centros refrigerados' foram abertos para receber os moradores.
Nesta segunda, a temperatura se situava em torno dos 27ºC, com chuvas intermitentes.

 

 

Alemão transforma carro em piscina móvel para fugir do calor

Polícia não gostou da invenção e prendeu o motorista, após perseguição e muita água esparramada

23 de julho de 2013 | 14h 22


SÃO PAULO - Um alemão adaptou um BMW conversível para transformá-lo em piscina móvel. Com o calor que assola o Hemisfério Norte, ele saiu pelas ruas da cidade de Eibenstock, na Saxônia, com o carro cheio dágua.
O carro chamava a atenção dos curiosos, enquanto o motorista acompanhado de amigos já fazia as contas de quanto poderia ganhar com a patente da invenção. 



Mas a polícia não gostou da ideia e saiu em perseguição, o que fez a piscina móvel esparramar água a cada curva durante alguns minutos, segundo informou o jornal Corriere Della Sera.

A polícia prendeu o motorista e os três passageiros, que estavam em trajes de banho. A piscina móvel foi apreendida e o inventor foi multado.


BMW transformado em piscina móvel apreendido pela polícia alemã (fotos: Corriere Della Sera)

Cidade siberiana bate recorde histórico de calor

• segunda, 22 de julho de 2013 - 09h41

Norilsk
Moscou - A cidade russa de Norilsk, que fica na região siberiana de Krasnoyarsk, bateu neste fim de semana o recorde histórico de calor ao alcançar 32ºC de temperatura, informou nesta segunda-feira o serviço de imprensa da região.
"No sábado, o termômetro alcançou 32 graus, o máximo em toda a história das observações meteorológicas em Norilsk desde 1972", precisou um comunicado.


Esse registro superou em um décimo o anterior recorde alcançado em julho de 1979, acrescentou o texto.
As temperaturas oscilarão entre os 30 e 32 graus de calor até na próxima sexta-feira, enquanto a temperatura média no verão é de 17,3 graus de calor, segundo a norma climática para esta região ártica.
Norilsk, com temperaturas que no inverno alcançam os 50 graus sob zero e ventos de até 25 metros por segundo, é considerada uma das cidades mais contaminadas no mundo pelas explorações mineiras que existem nessa zona.
Enquanto, a onda de calor que chegou em meados de junho a algumas regiões da zona europeia da Rússia como Lipetsk, Sarátov, Ulianovsk e Voronej cedeu perante um ciclone com chuvas e temperaturas em torno dos 14ºC.

FRIO CHEGA À AMAZÔNIA

DO CLIMATEMPO

Friagem intensa atinge o Norte do Brasil

24 de julho de 2013 às 16:20 por Josélia Pegorim

FRIO ATINGE TODO O CONE SUL



 BR-282 foi fechada entre os kms 60 e 90 (Rancho Queimado a Alfredo Wagner), por volta das 21h30 do dia 22.07.2013


 Na carta sinótica de hoje, vemos que a massa de ar polar tem pressão atmosférica de 1030hPa, portanto bastante forte ainda. Aos poucos a pressão dela diminuirá e a temperatura aumentará e seguirá em direção norte do Brasil.



NO CHILE

¡Congelados! despertaron los habitantes del centro del país

¡Congelados! despertaron los habitantes del centro del país

La presencia de un fuerte flujo de aire polar en superficie provocó bajísimas temperaturas en toda la zona centro del país. Algunos registros de esta mañana fueron los siguientes.
REGIÓN METROPOLITANA
Melipilla: -3.5°C
Talagante: -3.3°C
Buin: -3.4°C
Pirque: -7.3°C
Curacaví: -2.2°C
Colina: -7.2°C
Lampa: -4.8°C
Pudahuel: -3.1°C
Quinta Normal: -3.0°C
REGIÓN DE VALPARAÍSO
Catapilco: -6.3°C
Quillota: -2.5°C
Limache: -3.2°C
Olmué: -2.8°C
Llayllay: -2.9°C
Petorca: -3.6°C
Cabildo: 0.8°C
San Felipe: -5.4°C
Rinconada: -7.1°C
REGIÓN DE COQUIMBO
Vicuña: -0.2°C
Combarbalá: -0.4°C
Paihuano: 1.0°C

RECORDES DE FRIO


atualizado às 09h49

São Paulo tem nesta quarta-feira a madrugada mais fria desde 2000

Pedestre enfrentou forte frio no largo Santa Cecília, em São Paulo, nesta quarta-feira Foto: Nico Nemer / Futura Press
Pedestre enfrentou forte frio no largo Santa Cecília, em São Paulo, nesta quarta-feira
Foto: Nico Nemer / Futura Press


A capital paulista enfrentou a madrugada mais fria do ano nesta quarta-feira. A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 5,2ºC. A cidade não tinha uma temperatura tão baixa desde 18 de julho de 2000, quando a estação no Mirante de Santana marcou 4,1ºC, segundo a Climatempo. 


Na avenida Paulista, os termômetros de rua chegaram a registrar 5ºC e na estação operada pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), 4ºC em Parelheiros, zona sul de São Paulo. Para comparativo, no entanto, a Climatempo usa apenas os dados oficiais de medição do Inmet. 

Nos aeroportos da capital, as mínimas foram 6ºC em Congonhas e 7ºC no Campo de Marte. Ontem, a cidade teve a tarde mais fria desde 2004, segundo o Inmet. A medição da temperatura às 15h foi de 10,6°C no Mirante de Santana.

Inverno evidencia diferenças climáticas pelo País


Terra
 
 
 
 
23/07/2013 18h34 - Atualizado em 23/07/2013 21h25

Onda de frio leva neve a mais de cem cidades do Sul do país

Período frio é o mais prolongado desde julho de 2000, segundo Inmet.
Temperaturas também caíram no Centro-Oeste e em 2 estados do Norte.

Do G1, em São Paulo

Neve no Brasil 23.7 20h45 (Foto: Debora Duffeck/VcnoG1)
A massa de ar polar que passou pela Argentina antes de chegar ao Brasil, no fim de semana passado, fez nevar em mais de cem cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nesta segunda (22) e terça-feira (23). A onda de frio, que atinge Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até dois estados do Norte do país (Acre e Rondônia), é a mais prolongada dos últimos 13 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com a meteorologista Lucia Gularte, do Inmet, só em julho do ano 2000 houve temperaturas tão baixas registradas por tantos dias consecutivos.
"Foram 17 dias ao todo. Agora, já estamos há sete dias com temperaturas abaixo de zero, e certamente isso vai continuar até sexta-feira, o que deve atrapalhar muito a agricultura, principalmente plantações de citrus e alface, além de trazer problemas de saúde", diz.
Entre os locais atingidos pela neve, estão as regiões metropolitanas de duas capitais: Curitiba e Florianópolis. Em Curitiba, o registro de neve feito nesta terça pelo Instituto Meteorológico Simepar é o primeiro desde 1975. Flocos de neve e chuva congelada foram vistos em vários bairros da capital paranaense, além de cidades como Araucária, Campo Largo, Lapa e São José dos Pinhais, incluindo o Aeroporto Internacional Afonso Pena.
Já em Santa Catarina, a Epagri/Ciram registrou neve na região do Morro do Cambirela, em Palhoça, na Grande Florianópolis. É a primeira ocorrência do tipo em 29 anos, vista também em outras cidades da região metropolitana, como Alfredo Wagner, Angelina e Rancho Queimado, e várias partes do estado. Ao todo, pelo menos 88 cidades catarinenses tiveram neve. Até as 6h30 desta terça, a menor temperatura havia sido em Bom Jardim da Serra, na região serrana, com -7° C. Em São Joaquim, na mesma região, fez -4° C, o que deixou árvores congeladas.
Interdição de rodovias e aula cancelada
A neve no Sul do país também chegou a interditar rodovias federais (BR-116, BR-280 e  BR-282) e estaduais (SC-350, SC-390 e SC-280) em Santa Catarina, por causa do acúmulo de gelo na pista. Às 17h desta terça (23), não havia mais nenhum trecho bloqueado devido ao acúmulo de neve. Somente na BR-116 em São Bento do Sul, no Norte do estado, o trânsito estava em meia pista por causa da queda de uma barreira.

Além disso, a neve e o frio extremo provocaram o cancelamento de aulas em São Joaquim. Um morador de rua morreu em Biguaçu, na Grande Florianópolis, em decorrência do frio. E duas cidades do estado – São Joaquim e São José, na Grande Florianópolis – estão em situação de emergência para compra de cobertores e mantimentos às famílias mais pobres.
No Paraná, a pista escorregadia causou nesta segunda um acidente entre um carro e um caminhão na BR-277, deixando duas pessoas mortas e três feridas. A rodovia foi bloqueada por volta da meia-noite, entre os km 302 e 388. Em Guarapuava, os telhados de uma loja e de um ginásio de esportes desmoronaram por causa do peso na neve. Apesar do susto, ninguém se feriu.
No Rio Grande do Sul, até as 12h desta terça, não havia informações sobre incidentes ou bloqueio de rodovias por causa da neve.
Neve no sul do PR é rara
De acordo com o meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet, a neve que atinge Santa Catarina e o Paraná é uma das maiores em décadas. Em algumas cidades, como Curitiba, a última ocorrência havia sido há 38 anos.

"O acúmulo de neve no sul do Paraná também é raro. E o que chama a atenção são a duração dos dias frios, a permanência do ar polar e a neve, e não as temperaturas mínimas absolutas", explica Schneider.
Para o meteorologista Henri Rossi Pinheiro, do Inpe, em 2010 e 2011 houve muito mais neve nas serras gaúcha e catarinense. Por outro lado, desta vez nevou muito em Guarapuava, no Paraná, como não nevava há 50 anos.
Frio no Centro-Oeste e Norte
Segundo Pinheiro, essa foi a onda de frio mais intensa do ano, e não deve ter outra massa assim até dezembro.

"Essa massa provocou 14° C em Rio Branco, no Acre, e chegou até o Espírito Santo. A partir de sexta, o ar frio deve começar a perder intensidade e se deslocar em direção ao oceano. Aí o país deve sofrer um leve aumento nos termômetros", explica o meteorologista.
Schneider, do Inmet, também destaca a situação no Centro-Oeste, onde predomina o clima quente e seco. "Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, registramos 4,6° C, com sensação térmica de 0° C, e Cuiabá chegou a 9° C, com sensação de 4° C, por causa do vento", ressalta.
Em São Paulo, a menor mínima do ano foi registrada pelo Inmet nesta terça, no Mirante de Santana, Zona Norte da capital: 9,2° C. O recorde anterior de 2013 havia sido obtido no dia 9 de maio: 10,2° C. A menor temperatura já registrada na cidade foi em 1955: -2,1° C.
"Em pleno inverno, São Paulo ainda não havia baixado dos 10° C. E, em 70 anos, isso só ocorreu cinco vezes aqui. A sensação térmica chegou a 6° C", diz Schneider. E o que chama a atenção são as temperaturas máximas baixas, em torno de 11° C entre esta terça e quarta.
Nos próximos dias, até sexta (26), ainda pode gear nos três estados do Sul, com previsão de chuvas isoladas. Neve mesmo só deve cair ainda nesta terça – a partir desta quarta (24), fica mais improvável. As temperaturas mínimas para o RS nesta quarta devem girar em torno de -6° C; -7° C em SC; e -5° C no PR. A sensação térmica menor vai depender de outros fatores, como vento e umidade, apontam o Inmet e o Inpe.
Neve no Brasil mapa 23.7 21h25 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Colaboraram G1 PR, G1 SC e G1 RS
 
 
#frioSC23/07/2013 | 17h24Atualizada em 23/07/2013 | 18h07

Neve nunca foi registrada em tantas cidades em Santa Catarina

Flocos brancos surpreenderam catarinenses de pelo menos 85 cidades do Estado



Neve nunca foi registrada em tantas cidades em Santa Catarina Andre G. Martins/Arquivo Pessoal
Vista do Cambirela coberto por neve na visão do Ribeirão da Ilha, na Capital Foto: Andre G. Martins / Arquivo Pessoal
Gabrielle Bittlebrun
Em meio ao verde da Serra do Tabuleiro, um tom incomum: o branco. A neve que caiu na Serra, no Oeste e no Vale do Itajaí, caiu também na Grande Florianópolis. Flocos brancos surpreenderam catarinenses de pelo menos 85 cidades. Não se sabe se em algum outro momento o fenômeno tenha sido encontrado em tanta frequência. Mas meteorologistas atentam para a espacialidade da neve desta vez e para a abundância de registros, em fotos e gravações. O gelo deve permanecer hoje, só que na forma de geada.
Keila Salsi, 31 anos, abriu a janela de casa, em Palhoça, e viu os morros do Tabuleiro cobertos de branco. Conferiu na internet e na rádio que era mesmo neve e foi com o marido, Valdecir, 32, ver a paisagem mais de perto.
— Foi uma surpresa ter esse cartão postal tão perto de casa! — contou a autônoma, em Palhoça.
A situação só foi possível por uma combinação de fatores, nas várias regiões. A nebulosidade causada por sistemas de vento em altas camadas da atmosfera e por áreas de baixa pressão, junto a temperaturas próximas à 0ºC, sob influência de uma onda de ar polar, foram a porta de entrada para a neve em 25% de SC — e no Paraná, Rio Grande do Sul, Chile, Argentina e Uruguai.
Até aqui, a Epagri/Ciram nunca tinha computado neve em tantos locais do Estado. Os últimos anos com mais registros foram em 2010, com o fenômeno em 23 municípios, e 2011, com neve em 16 cidades, números bem inferiores aos de agora. Os episódios desta semana poderão ficar para a história, então, pela amplitude, como explica o meteorologista do órgão Marcelo Martins. Mas não se pode confirmar se o cenário de neve em tantos lugares é inédito, já que o fator tecnológico contribui para os levantamentos.


Foto: Luiza Wiggers / Arquivo pessoal
— Não dá para dizer que não teve tantas cidades do Estado com neve antes. Em anos anteriores, não tinha tanta gente mandando informação por celular, o número de informações e de estações é bem maior — pondera Gilsânia Cruz, também da Epagri.
Mesmo assim, para a tristeza de quem quer ter os flocos ao alcance das mãos, as ocorrências como desta semana deverão demorar a se repetir.
— É um caso excepcional ter neve em tantos lugares, precisa de fatores específicos. Não é o que vai se observar toda hora — relata Gilsânia.
Por enquanto, a Epagri tem cerca de 200 estações que medem fatores como ventos, temperatura e radiação e pelo menos 15 pontos de observação de fenômenos meteorológicos, além de contar com fotos e filmagens do público em geral na coleta dos dados.

Foto: Géssica Silva / Arquivo pessoal


Grande Florianópolis e Vale do Itajaí

Os registros de neve foram renovados em muitos pontos do Estado, como no Vale do Itajaí, em que não se registrava o fenômeno há pelo menos 13 anos. No Morro do Cambirela, na Serra do Tabuleiro, a última neve registrada foi em1984. Mas, para o aposentado Antonio Clementino Vieira, 86, ontem foi mais bonito.
— Desta vez, foi abrindo o sol e a neve foi aparecendo mais. Parece coisa de filme— comenta o aposentado, que acordou às 6h para admirar os morros brancos em frente à própria casa, em Águas Mornas.

Foto: Aline Rachadel / Arquivo pessoal