Seguidores

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

NOVO CICLONE EXTRATROPICAL NO SUL DO BRASIL





Dia será chuvoso na maior parte do Sul e Sudeste; há risco de temporais





O dia será chuvoso na maior parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo a Climatempo. Áreas de instabilidade espalham nuvens no Centro-Sul brasileiro, com risco de temporais. No Nordeste, a segunda será de sol forte, calor e tempo seco. No Norte o dia também será quente, com chuva em algumas áres. Confira a previsão por região:





Região Sul
Frente fria avança pela região e o tempo fica chuvoso, com risco de temporais, no norte do PR. Sol, muitas nuvens, sem chuva, no interior do RS. Sol, muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia nas demais áreas da região.


Região Sudeste
Áreas de instabilidade espalham muitas nuvens sobre a região. Apenas no nordeste de MG e norte do ES faz sol e não chove. No centro-oeste de SP e no Triângulo Mineiro, tempo chuvoso. Nas outras áreas, sol e pancadas de chuva principalmente à tarde.


Região Centro-Oeste
Áreas de instabilidade espalham muitas nuvens sobre o Centro-Oeste. Dia chuvoso na maior parte de MS e no sul de GO. No oeste de MS, céu nublado e chuvisco. Nas demais áreas, sol e pancadas de chuva a qualquer hora. Há risco de temporais.


Região Nordeste
Sol forte, calor e tempo seco na maior parte do Nordeste. Apenas na faixa litorânea entre Salvador e Natal e também no norte do Maranhão há possibilidade para algumas pancadas rápidas de chuva.


Região Norte
O sol predomina, faz calor e não chove no TO. No AP e no PA, faz sol, calor e ocorrem pancadas isoladas de chuva à tarde e à noite. Nas demais áreas da Região, o sol aparece entre muitas nuvens e chove várias vezes durante o dia.


 HOJE
Imagem visível das 11h de 30 de setembro mostra uma frente fria com um ciclone extratropical na região sul do Brasil.


No mapa abaixo, vemos ventos fortes na Argentina e em direção ao Brasil causados pelo ciclone extratropical.


Na imagem visível em movimento das 15h de 30 de setembro, vemos com clareza o centro de baixa pressão (ciclone) sobre o Rio da Prata.

¿Y los días primaverales? Podría llover por la tarde en Buenos Aires

30/09/2013 06:00 hs

Según informó el Servicio Meteorológico Nacional, la temperatura mínima estimada en 7 grados y una máxima en 17 grados.

La jornada en la Capital Federal y alrededores se presenta con nubosidad variable, vientos leves a moderados del noroeste y una temperatura mínima estimada en 7 grados y una máxima en 17 grados, informó el Servicio Meteorológico Nacional (SMN).
  
Para mañana se espera nubosidad variable. Vientos moderados del sudoeste y temperaturas que oscilarán entre los 6 y los 16 grados.
  
El miércoles cielo parcial a algo nublado. Vientos leves del oeste, rotando al sudoeste y temperaturas que irán de los 5 a los 19 grados.
  
Para el jueves, en tanto, el SMN anticipa cielo algo a parcialmente nublado. Vientos leves del sur, rotando al sudeste, con una temperatura mínima estimada en 7 grados y una máxima en 20.


DO CLIMATEMPO

Chuva forte no Rio Grande do Sul

30 de setembro de 2013 às 12:01 por Josélia Pegorim
Uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e nuvens carregadas crescem no Estado. Radares meteorológicos detectam chuva forte no oeste do estado.  Há risco de chuva forte na tarde e noite de hoje em outros locais do Estado.




Temporal no oeste de SP

30 de setembro de 2013 às 11:44 por Josélia Pegorim


Áreas de instabilidade se intensificam sobre o São Paulo e provocam chuva forte no oeste do estado. Às 11h15, o radar meteorológico de Presidente Prudente, operado pelo Ipmet-Unesp, detectava sinais de temporal na região de Mirandópolis. A região de Flórida Paulista e Lavínia também estavam com áreas de chuva forte.

No decorrer desta segunda-feira, os temporais com raios, chuva e vento fortes e também granizo poderão ocorrer em vários locais de São Paulo.



 ONTEM
Imagem das 11h de 29 de setembro, mostra o ciclone extratropical sobre a Grande Buenos Aires.



No mapa vemos os ventos fortes que ocorreram naquele momento na Argentina.
Muita chuva ontem na região de Baia Blanca na Argentina em verde no mapa:





Lluvia y lluvia: alerta meteorológica por precipitaciones persistentes

Abarca al centro y sur de la provincia de Buenos Aires, sudeste de la Pampa y este de Río Negro.

El Servicio Meteorológico Nacional emitió una alerta meteorológica por precipitaciones persistentes.
La zona de cobertura de la misma abarca al centro y sur de la provincia de Buenos Aires, sudeste de la Pampa y este de Río Negro.
Según el informe de la central, "la profundización de un centro de baja presión sobre el sur de la provincia de buenos aires provoca precipitaciones en forma de lluvias y chaparrones las cuales pueden extenderse hasta la mañana de martes 1 de octubre".
"El total de agua caída durante este periodo alcanzaría valores entre los 40 y 70 mm. Mientras que en el sudeste de Buenos Aires podrían superar los 80 mm. La zona costera de la provincia de Buenos Aires se vería afectada por vientos del sector este con velocidades entre los 40 y 60 km/h, con ráfagas superiores", detalló.

domingo, 29 de setembro de 2013

OS OCEANOS E O AQUECIMENTO GLOBAL

  exame.abril.com.br
Clima | 27/09/2013 12:25

Oceanos são heróis e vítimas do aquecimento global

Eles são os principais sumidouros de CO2 do planeta, mas já sofrem consequências que podem comprometer a própria vida marinha e seus ecossistemas

Getty Images
Tartaruga na Grande Barreira de Corais Australiana
Sumidouros: desde o início da era industrial, acidez das águas do planeta aumentou 30%
São Paulo – Como a água, que ajuda a regular a temperatura do corpo humano, os oceanos são os maiores aliados da Terra para manutenção do seu equilíbrio climático. Eles absorvem grande parte da radiação solar que atinge o Planeta e também funcionam como sumidouros de dióxido de carbono (CO2). Mas esses heróis do clima já se revelam vítimas do aquecimento global.
Segundo o novo relatório do IPCC, painel de experts em clima da ONU, desde a era pré-industrial, a temperatura média da terra e dos oceanos aumentou 0,85 graus Celsius. O aquecimento dos oceanos domina o aumento da energia armazenada no sistema climático, representando mais de 90% da energia acumulada entre 1971 e 2010. O saldo da conta é simples: os oceanos abosorvem calor e desaceleram o aquecimento, segundo o Painel.
Veja também: A "febre" da Terra em grandes números, pelo IPCC
Mas este comportamento “heroico” pode desencadear uma verdadeira catástrofe nos oceanos a medida que estes se tornam mais ácidos, alertam os cientistas. A mudança no PH da água acontece à medida que o CO2 emitido pela atividade humana - originada fundamentalmente pela queima de combustíveis fósseis - é absorvido pelos oceanos.
Desde o início da era industrial, a acidez das águas do planeta aumentou 30% alcançando um nível sem igual nos últimos 55 milhões de anos. Várias formas de vida marinhas podem ser prejudicadas. Inúmeros estudos mostram que a acidificação interfere principalmente no desenvolvimento das espécies com carapaça ou esqueleto de carbonato cálcico, como corais e moluscos.
Os cientistas alertam que, embora as emissões de dióxido de carbono contribuam para um aumento sem precedentes da acidificação dos oceanos, elas reservam consequências imprevisíveis no longo prazo para a vida marinha.
Estudo feito pelo Australian Institute of Marine Science sugere que "no cenário mais otimista, com redução global de emissões de CO² e ação local pela conservação dos recifes, até o fim do século, os corais podem sofrer redução de pelo menos 50% em todo o planeta". No cenário pessimista, 95% dos corais correm o risco de desaparecer.

sábado, 28 de setembro de 2013

ENORME CICLONE EXTRATROPICAL NA AUSTRÁLIA


 Nas três imagens das 19h de 28 de setembro, mostra um enorme ciclone extratropical ao sul da Austrália no Oceano Índico, que chega a ser quase do tamanho da Austrália.




SEXTA-FEIRA AINDA FOI DE MAR AGITADO NO SUL

DIÁRIO CATARISENSE

Condições épicas 27/09/2013 | 12h47

Com influência de ciclone extratropical, Praia da Joaquina registra ondas grandes e atrai surfistas para Tow In

Ondulação alcançou os quatro metros nas séries na manhã desta sexta-feira em Florianópolis


Com influência de ciclone extratropical, Praia da Joaquina registra ondas grandes e atrai surfistas para Tow In Guto Kuerten/Agencia RBS 


Cristiano Rigo Dalcin
As previsões se confirmaram e a Praia da Joaquina, em Florianópolis, registrou ondas de até quatro metros nas séries nesta sexta-feira. Pela manhã a praia ficou repleta com atletas preparando os equipamentos. O dia propício atraiu principalmente os praticantes de “Tow In”, que é o surfe rebocado. Apesar de muitos terem optado pela ajuda das motos aquáticas, houve quem preferiu enfrentar o mar gigante na base da remada.

No mapa a altura das ondas hoje:


MAIS FOTOS:






O TEMPO NO BRASIL




Imagem das 10h de 28 de setembro mostra muita instabilidade no sul do Brasil.


Áreas de instabilidade deixam o sábado chuvoso no Sul

Áreas de instabilidade avançam para o Sul. Segundo a Climatempo, o sábado dia será chuvoso no sudoeste do Paraná e no oeste de Santa Catarina e em áreas do Rio Grande do Sul. Confira a previsão do tempo para todas as regiões do Brasil:



Sul
Áreas de instabilidade avançam para o Sul. O dia será chuvoso no sudoeste do PR e no oeste de SC. Na fronteira do RS com o Uruguai, chove de manhã. Nas demais áreas da Região o sol aparece, mas ocorrem pancadas de chuva no decorrer do dia.

Sudeste
A maior parte da Região tem um dia de sol, com elevação de temperatura e sem chuva. Apenas na divisa de MG com GO é que ocorrem várias pancadas de chuva. Chuva isolada a partir da tarde no sul e no oeste de SP e no Triângulo Mineiro.

Centro-Oeste
A umidade aumenta no Centro-Oeste. No DF, no centro-norte de GO e de MT e no sul de MS, ocorrem apenas aberturas de sol e são previstas muitas pancadas de chuva no decorrer do dia. As demais áreas da Região têm sol e chuva a partir da tarde.

Nordeste
O sol predomina no Nordeste. A maior parte da Região tem um dia quente e sem previsão de chuva. Chove de forma passageira no litoral de SE e do RN, no MA e na região de Teresina. Aberturas de sol e chuva a qualquer hora no litoral da BA.

Norte
Dia muito abafado no Norte do país. Em RR, no PA e no sul e oeste do TO, ocorrem períodos de sol que intercalam com pancadas de chuva. Nas demais áreas da Região, são esperadas pancadas isoladas de chuva, principalmente à tarde.
 

28/09/2013 08h59 - Atualizado em 28/09/2013 08h59

Rio Grande do Sul volta a registrar chuva neste sábado

Temperaturas são amenas pela manhã, e máximas podem chegar aos 26°C.
No domingo (29) o tempo deve voltar a ficar seco na maior parte do estado.

Do G1 RS

O Rio Grande do Sul amanheceu com tempo instável neste sábado (28). Desde o começo do dia pancadas de chuva atingem algumas regiões, e a previsão é de que as pancadas persistam ao longo do dia. As temperaturas ficam amenas pela manhã, um pouco mais baixas na Serra, mas nas demais áreas acima de 10°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Porto Alegre registrava 14°C por volta das 8h.
À tarde a chuva pode dar uma trégua em algumas regiões, e até domingo (29) o tempo pode voltar a ficar seco na maior parte do estado. Ainda neste sábado, as máximas poderão alcançar até 26°C. Para a capital a previsão é de que os termômetros cheguem aos 22°C.
No domingo o dia pode começar com chuva em áreas isoladas do Norte e do Leste do estado. Nas demais regiões o céu ficará parcialmente nublado. As máximas poderão chegar aos 24°C, após um amanhecer com mínimas em torno de 8°C. Já na segunda-feira (30) pode voltar a chover no Norte, Nordeste, centro e Leste. As temperaturas seguirão agradáveis, oscilando entre 7°C e 23°C.

FOTOS DA RESSACA NA QUINTA-FEIRA  EM FLORIANÓPOLIS   SC
 
 
 
 

 


27/09/2013 09h31 - Atualizado em 27/09/2013 10h24

Seca ainda afeta regiões rurais do Sertão pernambucano

Não chove desde abril em certas regiões e a água só chega por caminhões.
Campanha no Recife continua arrecadando donativos para as famílias.

Do G1 PE

Agricultores de Aruás, Zona Rural de Petrolina, no Sertão pernambucano, calculam o prejuízo que tem sofrido com a seca nos últimos meses. Oitenta cabeças de gado já morreram de fome e sede no local. Os filhotes que nascem mal conseguem ficar em pé de tão famintos. Para eles, a esperança vem pelos caminhões-pipa que abastecem a cidade. A alegria, no entanto, é passageira - a água dura menos de um mês. O drama foi mostrado em reportagem do Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (27).
A Operação Pipa leva 67 caminhões para a cidade. De acordo com o gerente regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Paulo Nogueira, cada veículo carrega 7 mil litros de água para cisternas. "O cálculo é baseado em 80 litros de água por pessoa, por dia. Estamos vendo até mais carros, porque estamos vendo que a demanda está aumentando", afirmou. A cisterna, no entanto, logo fica vazia. A água trazida é usada para consumo dentro das casas, incluindo cozinha, lavagem de roupas, criação de plantas e consumo próprio.
A situação é muito difícil na região para todos os criadores de gado. O agricultor Valmir Edeltrudes lembra que a última chuva foi no mês de abril. "De lá para cá, o alimento que nós tínhamos para dar aos bichos se acabou. O capim morreu, a palma já morreu", explicou. Adelino da Silva, também agricultor, costumava plantar feijão, milho e mandioca na fazenda. "Eu já estou acostumado a ver seca, tenho 64 anos. Já passei por muita seca", relembra.
Sertão Solidário
Quem vive na Região Metropolitana pode ajudar as famílias que sofrem com a seca. A campanha Sertão Solidário continua. É só levar alimentos não-perecíveis ou ração para animais até a Igrejinha do Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife. A arrecadação acontece neste sábado (28), das 8h às 17h. As doações serão entregues para os moradores das localidades que mais sofrem com a estiagem, como Aruás.

CHUVAS DO OUTONO EM PORTUGUAL

sapo.pt
Primeiras chuvas contaminam águas

28 de Setembro, 2013por Sónia Balasteiro
É uma das consequências mais imediatas dos incêndios deste Verão: com as primeiras chuvas, aumenta o risco de erosão, com o arrastar de cinzas e de terra para as linhas de água, provocando a degradação da qualidade das águas nas áreas afectadas pelos grandes fogos florestais.O alerta parte da Quercus, que avisa que este arrastamento de cinzas e de terra para as águas provoca o "aumento de nutrientes como azoto, fósforo, e potássio, entre outros metais pesados e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, compostos que são tóxicos, pelo que deve ser efectuada uma monitorização adequada" das águas.
Segundo a associação de defesa do ambiente, aliás, os efeitos das primeiras chuvas já são já visíveis, por exemplo, na Serra do Caramulo, uma das maiores vítimas dos últimos incêndios. "Dada a vasta área ardida e os declives acentuados sobre os rios Agadão e Águeda, onde já foram detectados problemas com as primeiras chuvas, as autoridades deverão estar de alerta para as consequências do arrastamento das terras e cinzas, monitorizando a alteração da qualidade da água junto às captações de abastecimento público. Após as primeiras chuvas, o rio Agadão ficou com coloração negra", alerta a Quercus.
Outro dos lugares que maior preocupação suscita é Picões, em Alfândega da Fé, onde cerca de 15 mil hectares do vale do rio Sabor, sítio de Importância Comunitária dos Rios Sabor e Maçãs, ficaram reduzidos a cinzas, destruindo habitats protegidos, e o arrastar das cinzas e a erosão dos solos pode reflectir-se reflecte numa pior qualidade da água e no assoreamento dos rios.
"A erosão dos solos após jum incêndio pode atingir as 45 a 56 toneladas por hectare, de acordo os estudos científicos. Num caso de uma área de eucaliptal que ardeu na bacia do rio Águeda, foram detectados 45 toneladas por hectare de solo arrastado em menos de um ano, o que é revelador da outra vertente dos impactes ambientais dos incêndios, quando se escolhem espécies de crescimento rápido pouco adequadas ao território", avisam ainda os ambientalistas.
sonia.balasteiro@sol.pt

Proteção Civil respondeu a situações pontuais devido à chuva forte

A Proteção Civil teve que dar resposta hoje de manhã a situações pontuais, provocadas por problemas de escoamento, devido à chuva forte que caiu um pouco por todo o país.

De acordo com fonte do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), hoje de manhã registraram-se "situações pontuais", mas "nada que pusesse em causa a resposta do dispositivo de socorro".
Estas situações pontuais, após "a chuvada grande que foi concentrada no tempo", deveram-se principalmente a "problemas de escoamento".
Em Lisboa, por exemplo, o Regimento de Sapadores Bombeiros teve que cortar algumas árvores que ameaçavam cair. Além disso, disse à Lusa fonte da corporação, foi preciso também garantir que a estrutura metálica de uma varanda se mantinha segura.
A ANPC emitiu um alerta amarelo para hoje, devido à precipitação de vento forte e agitação marítima, para alguns distritos do centro e sul.
De acordo com informação disponibilizada na página da internet da ANPC, o alerta, válido entre as 00:01 e as 20:00 de hoje, foi emitido para os distritos de Beja, Faro, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal.
A situação meteorológica prevista para hoje, refere a ANPC, pode provocar a "formação de lençóis de água, cheias rápidas, danos de estruturas e queda de árvores".
Com o alerta amarelo, o terceiro numa escala de cinco, "as pessoas devem manter-se informadas acerca das situações previstas, adotando as medidas de prevenção e adequação das suas atividades e comportamentos de modo a não correr perigos desnecessários".
Devido à previsão para hoje de chuva e vento fortes, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, todos os distritos de Portugal continental, com exceção de Bragança e Guarda.
Os distritos de Guarda e de Bragança estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave, também devido à previsão de chuva.
Todo o continente, exceto Évora, Santarém e Portalegre, está sob aviso amarelo devido ao vento, que, nas terras altas, pode registrar rajadas de 100 km/h.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

TUFÃO WUTIP EM TEMPO REAL

 

  HOJE 29 DE SETEMBRO Tufão Wutip
Ventos de 136 km/h e deslocamento no sentido oeste a 4 km/h EM DIREÇÃO AO VIETNAN.

 

 28 DE SETEMBRO

Tufão Wutip, com ventos de 104 km/h e deslocamento no sentido oeste-noroeste a 1 km/h, EM DIREÇÃO AO VIETNAN.


AQUECIMENTO GLOBAL É ANTROPOGÊNICO

Reuters Brasil

Cientistas da ONU culpam mais claramente o homem por aquecimento global

sexta-feira, 27 de setembro de 2013 09:50 BRT
 
[-] Texto [+]









Por Alister Doyle e Simon Johnson


ESTOCOLMO, 27 Set (Reuters) - Importantes cientistas do clima disseram nesta sexta-feira que há mais certeza do que nunca, que a atividade humana é a principal responsável pelo aquecimento global, e alertaram que o impacto das emissões de gases do efeito estufa pode durar séculos.
O relatório do Painel Integovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) minimiza a desaceleração do aquecimento nos últimos 15 anos, argumentando que há variações naturais que mascaram a tendência de aquecimento no longo prazo.
O texto diz que a Terra deve esquentar ainda mais e enfrentar mais ondas de calor, inundações, secas e elevação do nível dos mares à medida que os gases do efeito estufa se acumulam na atmosfera. Os oceanos se tornariam mais ácidos, numa ameaça à vida marinha.
"É extremamente provável que a influência humana seja a causa dominante para o aquecimento observado desde meados do século 20", disse o sumário divulgado após uma semana de discussões em Estocolmo. O texto deve servir para amparar decisões de gestores públicos na migração dos combustíveis fósseis para as energias mais limpas.
"Extremamente provável" significa uma probabilidade de pelo menos 95 por cento. No relatório anterior, de 2007, essa probabilidade era calculada em 90 por cento, e em 2001 era de 66 por cento.
O relatório, compilado a partir do trabalho de centenas de cientistas, enfrentará escrutínio extra neste ano, já que o relatório de 2007 incluiu um erro que exagerava o ritmo de degelo dos glaciares do Himalaia. Uma revisão externa posterior concluiu que o erro não afetava as conclusões principais.
Céticos que questionam as provas da ação humana no aquecimento e a necessidade de ações urgentes ficaram animados com o fato de as temperaturas terem subido mais lentamente nos últimos anos, apesar do aumento nas emissões de gases do efeito estufa.
O IPCC reiterou em relação a 2007 que o aquecimento é uma tendência "inequívoca", e disse que alguns efeitos durarão por muitas gerações.   Continuação...

AS FRENTES FRIAS NO OUTONO DA EUROPA

 


Primeiras chuvas trazem alerta amarelo. 

Protecção Civil deixa conselhos

  • Áudio Conselhos da Protecção Civil para o mau tempo
Em Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro prevê-se que possam ocorrer cheias rápidas em meio urbano, o transbordo de algumas linhas de água e até a queda de estruturas e árvores.
 
26-09-2013 18:05 por Celso Paiva Sol
 



Na perspectiva de que a próxima madrugada e manhã de sexta-feira vão ser de chuva e vento muito fortes, a Protecção Civil prepara-se para colocar seis distritos em alerta amarelo. A partir da meia-noite, o nível será aumentado nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro.

O adjunto do comando nacional de operações, Miguel Cruz, aponta algumas consequências previsíveis dessa instabilidade. “Pelo facto de serem as primeiras chuvas após o Verão, há a possibilidade de se virem a verificar cheias rápidas em meio urbano, a possibilidade de algumas inundações em zonas historicamente mais vulneráveis, e vamos estar sob efeito da forte intensidade do vento, com a possibilidade de queda de estruturas montadas ou ramos de árvores”, explica.

No sentido de minimizar os efeitos desta frente fria que está a chegar a Portugal, a Protecção Civil deixa alguns conselhos à população. Por um lado, “garantir a desobstrução de todos os sistemas de escoamento e a retirada de objectos, que possam criar obstáculos ao escoamento das águas.”
“Pela manhã, os condutores devem adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias”, diz Miguel Cruz, aconselhando "uma adequada fixação de estruturas soltas, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.”
E ainda ter “especial cuidado na circulação junto a áreas arborizadas, com atenção à queda de ramos em virtude do vento mais forte, e também junto à orla costeira e as zonas ribeirinhas”.
Culpa é de uma frente friaNa base desta decisão, está a previsão da passagem de uma frente fria pelo Continente, que vai começar a sentir-se de madrugada na faixa litoral e estender-se ao longo da manhã para o interior. “Para a tarde, vamos passar para uma situação de aguaceiros que podem ser fortes, em especial nas regiões Norte e Centro, acompanhados de trovoada. Não quer dizer que na região sul não haja aguaceiros fortes, mas serão em especial nas regiões Norte e Centro”, prevê o meteorologista Ricardo Tavares.
De acordo com as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera, o dia de amanhã será o mais instável, mas ao longo de todo o fim-de-semana e durante toda a próxima semana, o céu vai estar encoberto e os aguaceiros serão uma constante.

CICLONE CAUSA ONDAS GIGANTES NO SUL

Imagem visível das 09h de 27 de setembro, mostra o ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul onde ainda causa muita agitação no mar.

DIÁRIO CATARINENSE
Ressaca 26/09/2013 | 18h55

Ciclone provoca ondas de até 3 metros nas praias de Florianópolis

Centro de baixa pressão foi formado próximo à costa de Santa Catarina


Ciclone provoca ondas de até 3 metros nas praias de Florianópolis Guto Kuerten/Agencia RBS
Homem tenta surfar com ajuda de jet ski em Florianópolis Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS
Um centro de baixa pressão — mais conhecido como ciclone — é o responsável pela ressaca que atinge a costa de Santa Catarina desde esta terça-feira. Na manhã desta quinta-feira, as ondas nas praias de Florianópolis chegavam aos 3 metros de altura.

O ciclone foi formado entre os litorais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

— Tais fenômenos são frequentes em alto mar, mas seus efeitos só são percebidos nas praias quando ocorrem próximos ao litoral. Como foi o caso deste — disse o meterorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski.

O oceanólogo da Epagri / Ciram, Argeu Vanz, explica que apesar de as ondas serem grandes, não são boas para a prática do surfe. Isso porque na tarde desta quarta-feira o ciclone ainda estava muito perto da costa — o que torna a ondulação desordenada. As condições devem melhorar a partir de amanhã.


Veja mais fotos do efeito do ciclone em Florianópolis:






quinta-feira, 26 de setembro de 2013

REUNIÃO DA IPCC EM ESTOCOLMO







PUBLICADO EM 23/09/13 - 19h44

 

otempo.com.br

REUNIÃO INTERNACIONAL

Levantamento da IPCC mostra gravidade e as causas das mudanças climáticas

Autoridades de 195 países se reúnem em Estocolmo para a aprovação do texto final do primeiro volume do Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas



Representantes de cerca de 195 países se reuniram em Estocolmo nesta segunda-feira (23) para aprovação do texto final do primeiro volume do quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O encontro será realizado até o dia 27 deste mês.



Para a líder da Iniciativa Global de Clima e Energia da rede WWF, Samantha Smith, o relatório traz clareza ainda maior sobre a gravidade e urgência do problema e a certeza inquestionável sobre suas causas. "Mais de 800 cientistas do mundo todo contribuíram para escrever um relato científico convincente da situação do planeta. O relatório irá nos trazer uma realidade aterradora - a Terra está se aquecendo a um ritmo alarmante e estas mudanças de temperatura já trazem consequências graves às pessoas e para o mundo", afirma Samantha. "Nosso planeta envia um sinal de socorro muito claro, mas estamos ignorando por conta próprio o risco iminente. No entanto, se os governos agirem agora, de forma abrangente e imediata, poderão fazer algo para mudar a trajetória perigosa em que nos encontramos," acrescenta
"O setor de energia é o principal culpado pela mudança climática descontrolada. Mas também contém a solução para este desafio. Espera-se que este relatório confirme novamente que a queima de combustíveis fósseis está impulsionando estas perigosas mudanças no clima. A extração de combustíveis fósseis também é cada vez mais o vetor para a perda direta de biodiversidade. Mas, por outro lado, a energia renovável, produzida em bases sustentáveis, pode ser uma solução direta e cada vez mais acessível e segura, com muito menos impactos sociais e ambientais diretos", conclui Samantha.
Para o WWF-Brasil, o lançamento deste relatório ocorre em momento crítico paras as negociações internacionais de clima. "Em menos de dois meses, entraremos na 19ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP19/UNFCCC), em Varsóvia, Polônia. "É fundamental que os negociadores ouçam o chamado da ciência à ação - o problema é gravíssimo, urgente e requer decisões e ações proporcionais, muito mais objetivas e enfáticas do que o ocorreu até o momento nas negociações de clima", afirma Carlos Rittl, coordenador do Programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil. "Os governos de todos os países, incluindo o Brasil, precisam enviar diplomatas com instruções claras para chegar a acordos ambiciosos, e não para criar obstáculos ou prevenir decisões duras", acrescenta.
Além de esperar um impulso às negociações de clima, Rittl considera que o relatório do IPCC também reforça a mensagem do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, que, nas últimas semanas, lançou o primeiro volume de seu Primeiro Relatório de Avaliação Nacional, demonstrando o alto risco que o Brasil corre frente às alterações climáticas provocadas por ações humanas, e chamando nossos políticos à ação. "Continuamos em um arcabouço de políticas de clima fragmentado, pouco coordenado e cujos potenciais impactos positivos para o clima do planeta sequer são sistematicamente monitorados.
Enquanto isso, investimos trilhões de reais, sem nenhum ou com poucos critérios de sustentabilidade ou de baixas emissões de carbono, em grandes projetos de infraestrutura, em planos para a expansão de energia baseada em fontes fósseis e na expansão do agronegócio", destaca Rittl. "O recado da ciência está diante de nós. Nossos governantes têm, portanto, que sair da zona de conforto, e passar a encarar as mudanças climáticas como um imenso desafio ao desenvolvimento do país", conclui Rittl.

Com Agência Estado

RESULTADOS DO CICLONE EXTRATROPICAL NO BRASIL

 Imagem das 23h de 25 de setembro, mostra o ciclone extratropical mais afastado da costa brasileira, mas ainda causa agitação no oceano.
 
 
 A Tribuna
Quarta-feira, 25 de Setembro de 2013 - 18h42
Mar agitado

Ciclone chega ao Litoral e cidades da Baixada Santista têm ressaca

De A Tribuna On-line
Um  ciclone extratropical se aproximou do Litoral de São Paulo nesta quarta-feira e provocou ressaca nas cidades da Baixada Santista.
O mar agitado na Ponta da Praia fez com que as ondas invadissem a calçada
O mar agitado na Ponta da Praia fez com que as ondas invadissem a calçada na tarde desta quarta-feira
Segundo o Instituto Meteorológico Climatempo, até o domingo, o mar deve continuar agitado, em função dos ventos fortes na região. Ainda de acordo com a previsão, até quinta-feira chove nas cidades da Baixada Santista.
Na sexta-feira e no sábado não há previsão de chuva para Santos e a temperatura deve subir, com máxima que chega aos 30ºC e mínima que não passa dos 15ºC.


Ciclone extratropical bagunça o tempo no Sul do Brasil
Neve na Serra catarinense, mar agitado no Litoral, vento constante e chuva inconstante marcam a semana
Texto: A- | A+
25 de Setembro de 2013 10h02
Douglas Saviato - douglas.saviato@engeplus.com.br

Neve na Serra catarinense, mar agitado no Litoral, vento constante e chuva inconstante. O ciclone extratropical que está em alto mar bagunça o tempo no Sul do Brasil nesta semana. Nessa terça-feira, em plena Primavera, foram registrados na Serra catarinense flocos de neve. Já nesta quarta-feira o mar amanheceu agitado no Litoral catarinense. Já o vento, conforme o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, chegou a 98 quilômetros por hora no Farol de Santa Marta, em Laguna, nessa terça-feira. Em Criciúma, o vento WSW (Oeste/Sudoeste) alcançou os 64 quilômetros por hora por volta das 18 horas.
A distância do ciclone extratropical do Farol de Santa Marta ao mar, segundo o climatologista, é de 900 quilômetros. Amanhã, neste mesmo horário, o fenômeno estará a dois mil quilômetros de distância, porém, o mar vai continuar agitado no Litoral até o próximo sábado. Os pescadores devem ficar atentos com as condições do mar.

“O tempo ainda continua nublado nesta quarta-feira. Quinta-feira e sexta-feira, o tempo será com sol, mas no fim de semana o tempo instável volta à região. No sábado há registro de chuva”, adianta. Sônego antecipa que no início da próxima semana os dias serão frios, com vento e com chuva fina. "Essa condição vai ocorrer de segunda-feira a quarta-feira", pontua.

O climatologista acrescenta que o mês de setembro é um dos meses do ano em que o sol menos aparece. “Essa característica se estabelece neste ano. O mês se apresenta com bastante nebulosidade”, destaca Sônego. Já em relação a neve, é pouco provável que o fenômeno volte acontecer no Estado. 

Jogo do Tigre – Durante o jogo do Criciúma contra o Atlético Mineiro, às 19h30min, no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, o tempo estará agradável e os termômetros marcando 12°C.