Seguidores

sábado, 31 de maio de 2014

FRENTE FRIA NO SUL DO BRASL


 Imagens das 10h30min de 31.05.2014 mostram frente fria sobre a região sul do Brasil onde causa chuvas moderadas.


Imagens em realce e em vapor dágua das 10h30min de 31.05.2014.



Imagem visível da região sul às 10h30min de 31.05.2014 mostra muitas nuvens.

TERRA NOTÍCIAS  31 de maio de 2014 • 04h27

Com frente fria, chove a qualquer hora em áreas do Sul

Uma frente fria começa a se organizar sobre o Sul. Chove a qualquer hora no sul e no oeste do Paraná e em grande parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Confira a previsão do tempo para todo País segundo a Climatempo:

Sul
Uma frente fria começa a se organizar sobre a Região. Chove a qualquer hora no sul e no oeste do PR e em grande parte de SC e do RS. No oeste do RS, chove apenas pela manhã. Pancadas de chuva à tarde no nordeste de SC e no centro-leste do PR.

Sudeste
Sol com muitas nuvens, mas sem chuva no nordeste de MG, na Região dos Lagos e no norte do RJ. O sol predomina nas demais áreas e o tempo fica firme. Risco de névoa ao amanhecer no leste de SP, no RJ e no sul de MG.

Centro-Oeste
Tempo firme e seco, no centro-leste do MT, em GO, no DF e no centro-norte do MS. No sul e oeste do MS, há previsão de pancadas isoladas de chuva a qualquer hora do dia. No oeste do MT, o dia terá sol com pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.

Nordeste
Tempo instável, com chuva a qualquer hora do dia no litoral da BA, em AL e em SE. No litoral do MA, no centro-leste de PE, há previsão de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas da Região, tempo firme e seco.

Norte
Tempo firme e seco, no TO e no sul do PA. No norte do AM, em RR, no AP e no norte do PA, há previsão de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da Região, sol e pancadas de chuva a partir da tarde e início de noite.
 
Terra

sexta-feira, 30 de maio de 2014

CAÇADORES DE TEMPESTADE


Logo_noticias
29/5/2014 às 12h16 (Atualizado em 29/5/2014 às 12h16)

Caçador de tempestade filma o momento em que ele próprio é atingido por raio, nos EUA

O raio destruiu parte do asfalto e ainda desligou o carro dele, que precisou ser rebocado

Do R7
Reprodução/YouTube
EM BAIXO: Caçador de tempestades sobrevive após ser atingido por raio
Caçador de tempestades sobrevive após ser atingido por raio

 
O caçador de tempestade Scott Sheppard registrou o momento em que ele próprio foi acertado por um raio.
O caso aconteceu enquanto ele filmava a formação de uma tempestade em Fairburn, no estado americano de Dakota do Sul.
O raio acertou o braço dele e depois atingiu o asfalto, onde abriu um pequeno buraco.
A descarga ainda desligou o veículo dele e outro carro que passava no momento, e os dois precisaram ser rebocados.
Apesar do susto, Scott se livrou do perigo apenas com um dor no braço.


Americanos escapam de tornado e filmam destruição


21/5/2014 às 00h10

Você nunca viu uma tempestade tão de perto

Caçadores de tempestades fazem imagens incríveis de uma grande chuva em formação

AnteriorPróxima
Existem diferentes tipos de tempestade, mas poucas são tão impressionantes quanto uma supercélula de baixa precipitação. Em um dos dias em que esse tipo de chuva começou a se formar em Wyoming, nos Estados Unidos, um grupo de "caçadores de tempestades" registrou esse fenômeno de perto
Foto: Reprodução/YouTube


quinta-feira, 29 de maio de 2014

SECAS NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS

tribunahoje.com



Os Estados Unidos estão passando por uma das piores secas já registradas nos últimos anos. A falta de água prejudica as plantações e restringe o abastecimento. De acordo com especialistas, a seca em sete Estados do país já dura três anos e os Estados Unidos se preparam para dar alertas de emergência.

Na Califórnia (foto), cerca de 75% de toda a área do Estado sofre, desde a última semana, problemas severos por causa da seca extrema. No início de 2014, o governador do Estado, Jerry Brown, declarou estado de emergência.
Em segundo lugar, o Estado mais atingido pela seca extrema é Nevada. Quase 40% do Estado já declarou seca extrema e de acordo com o Vale do Distrito de Águas de Las Vegas (LVVWD, na sigla em inglês), a principal causa é a diminuição da neve nas montanhas rochosas que ficam no Estado.

O derretimento da neve termina no lago Mead, que abastece boa parte do Estado. Para as autoridades, a seca tem sido tão grave quanto o furacão Katrina ou o Sandy
Com boas expectativas, o Estado do Novo México apresenta melhores situações em relação ao ano de 2013. Mesmo com um terço das cidades tomadas pela seca, as previsões de meteorologistas e autoridades são mais confiantes
O Estado do Kansas também apareceu na lista dos mais afetados, apesar de ter melhorado muito o quadro de secas. Em 2013, 70% do Estado enfrentava um quadro alarmante de seca. Atualmente, 2,8% do Kansas foi considerado seco.

Ainda assim, o governador Sam Brownback, indicou uma série de sugestões sobre como os cidadãos devem usufruir da água da melhor forma
Ao contrário de outros Estados, o Arizona não experimentou seca extrema, porém, na última semana, mais da metade das cidades enfrentou condições graves de seca.

De acordo com especialistas, o calor extremo e a queda no número da neve reduziu a umidade do solo. Autoridades alertam para risco de incêndio.






Oferecimento

Seca prolongada modifica paisagem na região de Sorocaba

Por  | Para: CBN Foz
  Apesar da chuva do último fim de semana, a paisagem da região de Sorocaba (SP) está diferente. A seca prolongada deste ano atinge a vegetação e, principalmente, rios e mananciais. Em Salto (SP), o volume do rio Tietê está menor do que o previsto para o período e em Itu (SP), o problema afeta não só o nível dos rios, mas também o dia a dia da população por causa do abastecimento.
No rio Tietê, pedras que deveriam estar cobertas pela água chamam a atenção na paisagem. O nível que estava baixo na semana passada não subiu. A estiagem que começou bem antes da época ameaça o abastecimento.
A seca também mudou a paisagem de quem segue para o bairro Rancho Grande, em Itu. De cima de uma ponte os moradores acompanham de perto a situação do manancial Terras de São José, um dos seis que abastecem a cidade. A chuva fraca e constante também não fez o nível subir e o problema chama a atenção até mesmo quem caminha apressado pelo local.
A chuva também não ajudou o rio Pirahí, que fica há poucos quilômetros do manancial. Os funcionários de uma fazenda histórica próxima contam que viam da janela as águas chegarem próximo as cercas. No entanto, hoje só mato é visto por lá.
Seca prolongada modifica paisagem na região de Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)Pedras que ficam submersas em condições normais podem ser vistas com a estiagem (Foto: Reprodução/TV TEM)

O QUE CAUSA O CHEIRO DE CHUVA?

exame.abril.com.br
Ciência | 28/05/2014 19:48

O que causa o cheiro de chuva?

Segundo a ciência, três fontes podem fazer você sentir esse aroma

Vanessa Daraya, de
Chuva 

Chuva: ozônio faz pessoas sentirem fragrância de limpeza no ar após tempestade
São Paulo - Sabe aquele cheiro que você sente em dia de chuva? Segundo a ciência, três fontes podem fazer você sentir esse aroma.

O primeiro deles é o ozônio, que faz as pessoas sentirem a fragrância de limpeza no ar após uma tempestade.
Ozônio – A chuva faz com que a partícula de ozônio se forme no ar e seja levada até o solo. O cheiro dessa substância lembra muito o do cloro. Por isso, muitos dizem sentir aquela fragrância de limpeza.
Há quem sinta o aroma do ozônio antes da tempestade chegar. Não é premonição. Isso acontece quando os raios “rasgam” as moléculas de nitrogênio e oxigênio, o que gera o ozônio. Esse feito também pode acontecer por causa da luz ultravioleta da atmosfera.
Apesar do cheiro de limpeza, o ozônio puro é extremamente perigoso em concentrações relativamente altas e pode até destruir as células dos pulmões. Mas, felizmente, a concentração de ozônio antes ou depois de um temporal não causa nenhum dano.
Terra – Aquele cheiro de terra molhada também costuma ser considerado como aroma de chuva. Quanto mais forte for a chuva, mais intensa será essa sensação.
Essa fragrância é resultado de uma bactéria muito comum no solo. Alguns micróbios, em especial os Streptomyces, produzem esporos durante períodos de estiagem.
Mas o aroma não é causado pelos esporos. Pelo contrário, é causado por uma substância química excretada durante a produção dos esporos conhecidos como geosmina.
Óleo de plantas – A terceira causa do cheiro de chuva está nos óleos secretados por várias plantas. Estes óleos acumulam-se no meio ambiente e, quando chove, determinadas substância químicas que compõem os óleos são liberadas na atmosfera (geralmente junto com geosmina).
A liberação desses óleos é que causa um cheiro familiar e acolhedor. Cientistas acreditam que esses óleos são mantidos durante períodos de estiagem para evitar que a planta produza sementes em épocas de seca.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

ANOMALIAS DE TEMPERATURAS


Na maior parte do Planeta, percebe-se hoje que está mais quente que o normal. Nas áreas em azul está mais frio que a temperatura média para esta época do ano. Em azul claro vemos no centro-sul da América do Sul, mais especificamente no sul do Brasil, o frio que faz na região no momento.


NOTÍCIAS TERRA 27 de maio de 2014 • 21h44 • atualizado às 01h10

Onda de frio na Bolívia mata 5 pessoas e 600 cabeças de gado

O número de pessoas mortas por conta da onda de frio que castiga a Bolívia desde sexta-feira subiu para cinco, enquanto criadores de gado do nordeste do país reportaram nesta terça-feira a morte de mais de 600 cabeças de gado pelos mesmos motivos.
A polícia achou nas últimas horas os corpos de dois indigentes que morreram por hipotermia em diferentes pontos da cidade de El Alto, vizinha de La Paz, disse os meios o chefe regional da Força Especial de Luta contra o crime, coronel Adolfo Cárdenas.
Estas mortes se somam às três registradas na sexta-feira, duas deles na cidade de Santa Cruz, onde as temperaturas desceram de 23ºC a 8ºC devido à onda de frio que chegou na Bolívia desde Argentina.
A outra vítima é um professor que perdeu a vida por hipotermia na mesma sexta-feira enquanto esperava um ônibus para viajar desde o povo de Colquechaca até a cidade de Potosí (sudoeste).
Enquanto isso, o gerente da Federação de Criadores de gado das regiões nortistas de Beni e Pando, Carmelo Arteaga, assinalou hoje que mais de 600 cabeças de gado morreram por causa do frio e alertou que o número poderia aumentar, segundo a agência estatal ABI.
Esse setor foi afetado fortemente pelas chuvas e inundações de princípios de ano, que deixaram umas 200.000 cabeças de gado mortas em Beni, a principal região produtora de carne do país.
Segundo Arteaga, a situação dos criadores de gado se tornou complicada, por isso que será necessário replanejar as ações estipuladas com o governo após as inundações para atender ao setor pecuário.
O Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia tinha assinalado que o "frente frio", originado no Polo Sul e chamado "surazo" no leste da Bolívia, sairia ontem do território nacional pelo norte, fronteiriço com o Brasil e Peru, por isso que as temperaturas começarão a melhorar paulatinamente no oriente do país.
publicidade
A temperatura mais baixa na sexta-feira foi registrada na região andina de Potosí, perto da fronteira com o Chile, onde chegou aos -16ºC.


 Logo_noticias 
27/5/2014 às 10h54 (Atualizado em 27/5/2014 às 10h56)

SP registra recorde de frio no início da manhã

termômetro do Mirante Santana, na zona norte da capital, registrou 11,5º C entre 6h30 e 7h

Do R7, com Agência Record
Pedestres enfrentam o frio desta manhã de terça-feira (27) na Praça da Sé, no centro de São Paulo Luiz Guarnieri/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo
A cidade de São Paulo registrou a menor temperatura do ano, no início da manhã desta terça-feira (27). De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorlogia), com a diminuição das instabilidades na capital, o frio aumentou e as temperaturas ficaram mais baixas. O termômetro do Mirante Santana, localizado no bairro de Santana, na zona norte de São Paulo, registrou a temperatura de 11,5ºC, entre 6h30 e 7h. O recorde anterior era de 12º C, registrado no dia 30 de abril.  
O dia permanece com sol entre uvens e temperaturas baixas. A máxima pode chegar aos 19º C e a mínima do dia pode atingir 11º C. No decorrer do dia, a sensação de frio aumenta e há previsão de garoa entre o fim da tarde e a noite. 
Por causa das temperaturas baixas, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil colocou a cidade de São Paulo em atenção e as regiões de Capela do Socorro e Parelheiros em alerta. Em Capela do Socorro, o termômetro do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) chegou a marcar 8º C. 

terça-feira, 27 de maio de 2014

VÓRTICE CICLÔNICO NOS ESTADOS UNIDOS

Aqui imagem das 17h30min hora de Brasília do dia 27.05.2014 e vemos um Vórtice Ciclônico nos Estados Unidos.

MUDANÇA CLIMÁTICA DIFICULTA ACESSO À ÁGUA

 NOTÍCIAS TERRA

14 de maio de 2014 • 14h44

Mudanças climáticas dificultarão acesso à água de grande parte do planeta




Menos água nas regiões secas, ainda mais inundações, fluxos de rios modificados, contaminação... O aquecimento global transformará radicalmente o mapa do acesso à água e acirrará as tensões em torno desse recurso vital.
O aquecimento previsto ao longo do século XXI e a pressão demográfica reduzirão a quantidade de água disponível tanto na superfície como nas camadas inferiores do solo na bacia do Mediterrâneo, na Península Arábica, na Ásia central e na Califórnia (EUA), ressaltam os especialistas do IPCC (Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre as Mudanças Climáticas) em seu relatório de março.
No norte de Europa, por outro lado, teme-se que haja maiores inundações em consequência de chuvas ainda mais intensas.
Seja por escassez ou por excesso de água, antecipar-se a estas mudanças é necessário, em um mundo com 800 milhões de pessoas sem acesso a fontes seguras de água potável.
Não se trata apenas de uma questão de quantidade. A variedade e a qualidade deste recurso também mudaria em um planeta mais quente, explicou à AFP Blanca Jiménez Cisneros, diretora da divisão de Ciências da Água da Unesco.
O derretimento acelerado das geleiras, por exemplo, pode provocar um aumento do volume dos rios, trazendo benefícios que durariam pouco tempo, na medida em que o manancial logo ficaria menos volumoso do que era antes do processo.
Um aumento da temperatura afetaria também a qualidade da água, pois favoreceria a multiplicação de plantas aquáticas, produtoras de toxinas difíceis de eliminar com tratamentos convencionais. E onde as chuvas se intensificarem, os centros de tratamento de água deverão eliminar uma quantidade maior de materiais contaminantes.
Outro efeito menos conhecido do aquecimento sobre a água: a salinização de áreas de água doce nos litorais e nas ilhas em razão do aumento do nível do mar. Em algumas regiões isso provocará a necessidade de uma dessalinização particularmente custosa.
Além das consequências apontadas pelos especialistas, a demanda por água potável pode crescer cerca de 55% até meados do século em virtude do crescimento demográfico e da atividade industrial, indicou um informe da ONU em março.
Em 2050, o planeta pode contar com 9,6 bilhões de habitantes, em comparação com os 7,2 bilhões atualmente.
O aquecimento será um fator de estímulo para a demanda. Uma central elétrica precisará de mais água para esfriar suas instalações e a população beberá mais e passará mais tempo no banho devido ao aumento da temperatura ambiente, explica Jiménez Cisneros.
Essas perspectivas colocam em primeiro plano a necessidade de adaptação.
Isso significa, antes de tudo, questionarmos nosso uso da água, promovendo tecnologias mais econômicas para os banheiros ou para lavar roupas, e pensando formas de reciclagem para determinados usos, como a irrigação, observam os especialistas.
Também será necessário em alguns casos construir diques e adaptar os códigos de construção.
"A noção de risco não deve ser menosprezada", adverte o climatologista Hervé Le Treut.
"Quando os sismólogos dizem que há risco de tremores de terra, as pessoas geralmente aceitam e não constroem casas (no lugar); mas quando são mencionados riscos de seca ou inundações, há uma tendência de levá-los menos a sério, porque a meteorologia e a climatologia costumam estar mais associadas à ideia de previsão do que à ideia de risco", acrescenta.
No entanto, o IPCC adverte em seu relatório que o tema da água é muito sensível e que algumas regiões correm risco de registrar uma "disputa" exacerbada entre usuários: agricultores, indústrias, setores energéticos, simples consumidores.
A competição pode provocar também tensões entre países, como já ocorre por exemplo entre Egito e Etiópia pelas águas do rio Nilo.
Falar de futuras "guerras pela água" seria exagerado, considera Richard Connor, especialista em água da Unisfera, um escritório de assessoria a governos e ONGs. Mas em alguns casos, reconhece, pode haver conflitos "em que a água seria a primeira causa, ainda que a princípio oculta".
AFP

segunda-feira, 26 de maio de 2014

VÓRTICE CICLÔNICO NO SUL DO BRASIL


Imagens das 09h30min de 26.05.2014 mostram a passagem de Vórtice Ciclônico sobre o Rio Grande do Sul onde causa chuvas fracas e moderadas sem descargas elétricas e nem vento.






26/05/2014 às 07h40min - Atualizada em 26/05/2014 às 07h40min

Assessoria de Comunicação - Assessora de Comunicação Social e Imprensa
RS terá dia frio e com muitas nuvens nesta segunda-feira
Semana começa com instabilidade, mas sol aparece ao longo do dia em várias regiões

A segunda-feira começa com muitas nuvens no Rio Grande do Sul, resultado de vórtice ciclônico em médios e altos níveis da atmosfera que atua no Sul do Brasil. Pode chover principalmente na Metade Norte gaúcha. A nebulosidade, contudo, diminui no Oeste, onde o sol aparece, e a melhoria do tempo alcança mais regiões gaúchas durante o dia. 
O Norte e o Nordeste do Estado, porém, terão muitas nuvens durante quase todo o dia. Segue frio, com as menores mínimas no Sul e fronteira com o Uruguai, onde o tempo está mais aberto. Na Metade Norte, é prevista mais uma tarde fria. 
As mínimas rondam 2°C em Santana do Livramento e 4°C em Bagé. As máximas, por sua vez, podem alcançar 17°C em Pelotas, assim como no Litoral Norte. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 11°C e 16°C.
O Rio Grande do Sul teve neste domingo o terceiro dia do ano com marcas negativas. A mínima de -0,8ºC em Livramento foi a primeira a ser registrada fora da Serra em 2014. Porto Alegre teve 6ºC ao amanhecer. Houve formação de geada em várias regiões. 
No Uruguai, a temperatura caiu a 1ºC negativo na cidade de Melo. No sábado, o Rio Grande do Sul teve marcas negativas em Bom Jesus (-1,0ºC) e São José dos Ausentes. 
 

clicrbs.com.br

Nuvens e chuva

26 de maio de 2014 0
A segunda-feira amanheceu com nuvens e chuva que foi tomando conta de SC durante a última noite devido a nuvens carregadas que se formaram pelo Paraguai avançando a partir do Oeste. Este aumento de nuvens e até a chuva ajudou a dificultar a maior queda de temperatura que tivemos no fim de semana. No geral, as temperaturas ao amanhecer ficaram entre 9 e 11ºC na Serra, Oeste e Planalto Norte e entre 13 e 16ºC nas outras áreas.
A chuva foi forte em parte do Estado com destaque para:
Porto União: 42 mm
Canoinhas: 41 mm
São Miguel do Oeste e Mondaí: 39 mm
Três Barras: 37 mm
Chapecó: 29 mm
Blumenau: 30 mm                                               O normal de maio nestas cidades é algo entre 100 e 160 mm
A imagem da manhã já mostra que boa parte das nuvens de chuva da noite já estão sobre o oceano:
S11235231_201405101230
Desta forma a segunda segue com muitas nuvens e chuva, mas no geral fraca em boa parte das cidades sendo que só isoladamente poderá ser forte com temporais. Ao longo do dia ocorrem aberturas de sol, mais no norte. Na Serra pelo frio em altitude não se descarta chuva congelada que são as gotas d’água super-resfriadas que chegam até o solo como pequenas bolas de gelo, não confundir com granizo.
Durante à tarde o frio segue mais na faixa do Oeste até o Planalto Norte e Serra onde a temperatura não passa dos 13 a 15ºC ficando as demais regiões com 18 a 20ºC.
MUDANÇAS NA TERÇA-FEIRA
Amanhã as nuvens ainda predominam sobre o Estado, mas já teremos aberturas de sol e até tempo seco boa parte das regiões. No Litoral e áreas próximas, o sol também aparece entre variação de nuvens, mas ainda sem descartar uma chuva fraca em poucas cidades. O frio vai seguir ao amanhecer quando deveremos ter algo entre 8 e 11ºC boa parte das cidades, 13 a 15ºC no Litoral e áreas próximas e 2 a 4ºC na Serra. Durante à tarde, já começa a ficar mais agradável com frio mais na Serra e Planalto Norte.
TENDÊNCIA DA SEMANA
Ao longo dos dias teremos o frio concentrado entre noite e amanhecer já que as tardes ficam mais agradáveis. O sol deverá aparecer entre nuvens na quarta e na quinta com maior variação de nuvens no Norte e Vale do Itajaí.

domingo, 25 de maio de 2014

FURACÃO AMANDA CHEGA A CATEGORIA 4



 Imagem visível do dia 25.05.2014, vemos o "olho" do furacão Amanda.
Com ventos de 224km/h segue rumo norte no Pacífico.
Abaixo as ondas causadas pelo Furacão Amanda.


25/05/2014 15h05 - Atualizado em 25/05/2014 15h05

Furacão Amanda alcança recorde de força para tempestades de maio

A tempestade deve ficar mais fraca na noite deste domingo (25).
Furacão tem ventos de 250 km/h, segundo órgão americano.

Da Reuters e G1



O Furacão Amanda ganhou mais força neste domingo (25), chegando a um recorde para tempestades de maio, enquanto se distanciava da costa do Pacífico do México.
Amanda, a primeira tempestade nomeada no Pacífico formada no sábado, rapidamente chegou à categoria quatro de força durante a noite e estava próxima da categoria cinco na manhã deste domingo.
Ela está localizada a cerca de 1.240 quilômetros ao sul da parte sulista da península Baja, no México, com ventos de 250 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
O centro sediado em Miami disse que Amanda foi o furacão mais forte de maio registrado por satélites ao leste do Pacífico. A tempestade deve ficar mais fraca na noite de domingo, quando se dirige ao norte e mais para dentro do mar.
Não há patrulhas costeiras a serviço e o México não tem instalações de petróleo significativas na costa do Pacífico.


couriermail.com.au

Hurricane Amanda May's most potent

HURRICANE Amanda is rapidly gaining force far off of Mexico's Pacific coast, growing into the strongest May hurricane on modern record for the Eastern Pacific, with sustained winds of up to 250 km/h.
The US National Hurricane Center in Miami said on Sunday the main body of the category-4 hurricane poses little threat to land, however.
It was centred about 1240 kilometres south of the southern tip of Baja California and forecasters said it was likely to start weakening while staying well out to sea, at least through to Friday.
Even so, Mexico's National Meteorological Service said rains associated with Amanda were likely to drench much of western and central Mexico.
The previous May record for the region was held by Hurricane Adolph in 2001, which had sustained winds of up to 230 km/h. Earlier storms may have been stronger but reliable records became possible with the start of the use of satellites in the mid-1960s.
The Eastern Pacific hurricane season officially starts on May 15. The Atlantic season starts on June 1.



Amanda becomes a major hurricane in the Pacific

...
MIAMI: Storm Amanda has gained strength and is now a Category Three hurricane, the Miami-based National Hurricane Center reported Saturday.

At 0300 GMT, the eye of Amanda was far from land, some 1,070 kilometers (665 miles) southwest of Manzanillo, Mexico and heading further out to sea in a west-northwest direction, the NHC said.

Amanda was packing sustained winds of 185 kilometers (115 miles) per hour, making it a Category Three storm on the five level Saffir-Simpson scale.

"Some additional strengthening is expected during the next day or so, with gradual weakening forecast to begin on Monday," the NHC said.

The storm is moving at near five kilometers (seven miles) an hour and is forecast to turn towards the north-northwest on Sunday.

According to the NHC, hurricane force winds extend up to 55 kilometers (35 miles) from the center of the storm.


Read more at: http://english.astroawani.com/news/show/amanda-becomes-a-major-hurricane-in-the-pacific-36517?cp

sábado, 24 de maio de 2014

PRIMEIRO FURACÃO DE 2014

23/05/2014 13h52 - Atualizado em 23/05/2014 13h52

Amanda é a primeira tempestade tropical da temporada no Pacífico

Segundo agência, não há risco de que a tempestade possa tocar a terra.
A temporada de furacões do ano passado atingiu duramente o México.

Da France Presse  e G1
 
Amanda se tornou nesta sexta-feira (23) a primeira tempestade tropical da temporada de furacões a ser batizada, sem que até o momento haja alguma ameaça a zonas habitadas, informou a Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA).
A tempestade tropical, com ventos de até 65 km/h, está cerca de 1.000 km a sudoeste da cidade de Manzanillo, no México, e se desloca para o noroeste a 7 km/h, de acordo com o boletim emitido durante a manhã desta sexta pela NOAA.
A agência indicou que não foram emitidos alertas para as áreas costeiras, nem há risco de que possa tocar a terra.
A temporada de furacões do ano passado atingiu duramente o México. O país foi sacudido por cinco tempestades tropicais e três furacões, que deixaram mais de 150 mortos e 1,7 milhão de pessoas afetadas.
Já os Estados Unidos tiveram uma temporada de furacões tranquila em 2013, e as previsões para 2014 indicam uma atividade 'próxima ou abaixo da média', segundo a NOAA.

Aqui imagem já em fase de Furacão em 25.05.2014 com ventos de 224km/h.
 
24/05/2014 02h49 - Atualizado em 24/05/2014 02h49

Tempestade 'Amanda' ameaça se transformar em furacão no Pacífico

Tormenta deverá chuva forte a Jalisco, Colima e Michocán, no México.
Temporada de furacões na região começou em 15 de maio.

Da EFE e G1
 
A tempestade tropical "Amanda", localizada no Oceano Pacífico e próxima do litoral mexicano, pode se transformar em furacão de categoria 1 na tarde deste sábado (24) e chegar à categoria 2 no domingo (25), informou nesta sexta-feira (23) a Comissão Nacional das Águas (Conagua) do México.
O órgão afirmou que Amanda estava, às 22h locais (0h de Brasília), a 1.010 km ao sul-sudoeste de Manzanillo, no estado de Colima (oeste), com ventos máximos sustentados de 95 km/h e rajadas de até 110 km/h.
A instituição, operada pelo Sistema Meteorológico Nacional (SMN), informou que a tempestade se movimenta rumo ao oeste-noroeste a uma velocidade de 7 km/h.
"Inclusive poderia diminuir sua velocidade de deslocamento, por isso, a partir da tarde de sábado, poderia se transformar em furacão de categoria 1, e no domingo chegar à categoria 2", informou a Conagua em uma série de mensagens através do Twitter.
Em um boletim anterior, o órgão previu que Amanda favorecerá nas próximas horas a entrada de umidade para o sul e o oeste do país, com chuvas fortes (entre 25 e 50 milímetros) nos estados de Jalisco, Colima e Michoacán.
Além disso, recomendou precaução à população geral e à navegação marítima nas imediações da tempestade e que atendam às instruções das autoridades de Defesa Civil.
Amanda, que nesta sexta-feira se formou a partir da depressão tropical 1-E, é a primeira tempestade tropical na Bacia do Pacífico de uma temporada de furacões que começou no dia 15 de maio.
No Atlântico, a temporada de furacões começará no próximo dia 1º.
O México registrou no ano passado 32 ciclones tropicais, dos quais 10 foram furacões.
O furacão de maior intensidade foi "Raymond", mas "Ingrid" e "Manuel" foram os que causaram mais estragos no país.
A confluência de Ingrid, no Atlântico, e Manuel, no Pacífico, deixou pelo menos 157 mortos em meados de setembro, dezenas de desaparecidos e 1,7 milhão de atingidos no país.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

FURACÃO AMANDA



Imagem do dia 25.05.2014
Começou a temporada dos furacões no Pacífico Leste e este é o primeiro furacão de 2014  e podem ser intensificadas pelo fenômeno El Niño.

 

PACIFICOATLÁNTICO
"TORMENTA TROPICAL AMANDA"




 28.05.2014 Tempestade Tropical Amanda, com ventos de 112 km/h e deslocamento no sentido nordeste a 1 km/h pressão atmosférica de 992hPa.

27.05.2014 Furacão Amanda, com ventos de 192 km/h e deslocamento no sentido a 3 km/h e pressão atmosférica de 957hPa categoria 3.

25.05.2014 Furacão Amanda, com ventos de 224 km/h e deslocamento no sentido oeste-noroeste a 3 km/h categoria 4 e pressão atmosférica 946 hPa.

24.05.2014 Furacão Amanda, com ventos de 120 km/h e deslocamento no sentido oeste-noroeste a 3 km/h NO PACÍFICO LESTE com pressão atmosférica de 989hPa.

 23.05.2014 Tempestade Tropical Amanda, com ventos de 64 km/h e deslocamento no sentido oeste-noroeste a 3 km/h NO PACÍFICO LESTE.








PRIMEIRA FORTE ONDA DE FRIO


Imagem das 11h de 23.05.2014 mostra frente fria puxando muito umidade da Amazônia.
Abaixo mostra mapa com chuvas ocorridas ontem e vemos a forte chuva que caiu em Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. 

 Aqui vemos em azul a massa de ar frio sobre o sul do Brasil, Argentina e Uruguai, chegando ao Paraguai e vai subir até Rondônia.

clicrbs.com.br/
Geral  | 22/05/2014 18h43min

Massa de ar frio derruba as temperaturas em Santa Catarina a partir de sexta-feira

Fim de semana tem chance de geada no Planalto Oeste e Serra

Uma intensa massa de ar seco e frio chega em Santa Catarina nesta sexta-feira. As temperaturas devem cair já pela manhã. Na Serra, o amanhecer deve registrar entre 3°C e 5°C. Mesmo durante a tarde, o frio permanece em todas as regiões. A máxima é de 20°C no Litoral.

A chuva que passou pelo Estado nesta quinta-feira ainda deixa o tempo instável na madrugada de amanhã — mais concentrada no Norte de SC. Entre o fim da tarde e noite, o tempo melhora a partir do Oeste e Sul do Estado, com o avanço da massa de ar seco e frio pela Argentina e RS.

Fim de semanaSábado será de tempo seco e frio com sol entre algumas nuvens em SC. As temperaturas ficam entre 0ºC e 6ºC nas áreas altas do Estado, com condições de geada especialmente no Planalto Sul e Meio Oeste.

No domingo, o dia começa com presença de sol e temperaturas baixas. Há também chance de geada especialmente nas áreas altas do Meio Oeste e Planalto Sul. Segundo informações da Epagri/Ciram, a partir da tarde, um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera intensifica áreas de instabilidade no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, provocando temporais isolados com trovoadas e possibilidade de granizo. A chuva atinge as demais regiões no decorrer da noite.

NavegaçãoUm ciclone extratropical deve atingir o Sul do Brasil na sexta-feira. O resultado será ventos fortes e mar agitado, inclusive no fim de semana.


Mar ficará mais agitado a partir de sexta-feira em Florianópolis.
Foto: Charles Guerra/ Agência RBS


A orientação é para tomar cuidados com a navegação. Mesmo o ciclone atuando afastado da costa, na altura do Uruguai, vai trazer forte ondulação Sul para o Litoral de Santa Catarina, explica Puchalski.

São esperadas ondas de 1,5  a 2,5 metros na costa e de 3 a 4 metros mais afastado na sexta-feira. Já no fim de semana há leve melhora, com 1 a 2 metros na costa e 3 a 4 metros mais afastado.

 
21/05/2014 23h14 - Atualizado em 21/05/2014 23h48

Volume de chuva ultrapassa a média do mês no Noroeste do RS

Estado tem avanço de frio e chance de granizo nesta quinta-feira.
Declínio das temperaturas será ainda maior a partir de sexta-feira.

Cristiane Silva Da RBS TV
 
O tempo segue chuvoso em parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (21). O volume de chuva no Noroeste gaúcho ultrapassou a marca de 100 milímetros, o que representa o volume de todo o mês de maio. Com isso, já há risco de alagamentos e cheia em rios. A previsão aponta que há risco de granizo entre nesta quinta-feira (22) entre a Serra e Litoral Norte.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul monitora Ibirubá, Cruz Alta e Santa Rosa, cidades onde há risco de alagamento. Até pouco antes da 0h, não havia informações de transtornos.
A instabilidade se deve a uma área de baixa pressão, que dá origem a um ciclone extratropical na costa do estado e a uma frente fria sobre toda a Região Sul do país. Para esta quinta (22), o cenário deve se repetir no Norte, Noroeste e na Serra. A chuva, porém, deverá ser mais forte durante a manhã desta quinta nos Vales do Taquari e Jacuí, Serra, Litoral Norte e Alto Uruguai.
Já no Oeste e Sul do estado, o tempo deve permanecer seco, mas nublado. O ciclone ainda irá provocar ventos com rajadas entre 60km/h e 90km/h em todo o litoral e em parte do sul, da Campanha e da Fronteira Oeste.
De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quinta poderá começar com sensação térmica agradável em alguns municípios, mas terminará com temperaturas extremamente baixas, por conta dos ventos fortes.
Em Porto Alegre, a previsão é de chuva pela manhã e sol entre nuvens à tarde. Ao longo da tarde, a projeção é de aumento da sensação de frio devido ao vento. A mínima deverá ser de 15°C à noite e a máxima deve alcançar a marca de 22°C.
Na sexta-feira (23), o frio aumenta consideravelmente com mínimas em torno dos 5°C na Campanha e entre 5°C e 10°C no Norte gaúcho. A temperatura máxima também ficará baixa. A tarde poderá ser a mais fria do ano em alguns municípios. Em algumas cidades, a máxima não deve chegar aos 15°C.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

10 BELEZAS NATURAIS QUE SERÃO EXTINTAS

Logo_noticias
19/5/2014 às 00h09 (Atualizado em 20/5/2014 às 17h41)

Aquecimento global: saiba quais são as 10 belezas naturais que seus filhos podem não conhecer

Antes que a próxima geração se torne adulta, ilhas e animais desaparecerão

O Weather Channel, preocupado com o futuro do mundo e dos animais, divulgou em sua página uma série de dez belezas naturais, entre ilhas e animais, que provavelmente nossos filhos não conhecerão.

De acordo com o canal, muitos animais e ecossistemas que nós conhecemos durante toda nossa vida podem desaparecer antes que a próxima geração se torne adulta.

O primeiro animal que aparece na lista é o Tubarão-baleia.  O maior peixe do mar é responsável por manter o ambiente marinho saudável, através da sua alimentação. Porém, está na lista vermelha dos mais vulneráveis. São caçados e vendidos como comida
Foto: AP 
LEIA MAIS:

quarta-feira, 21 de maio de 2014

CICLOGÊNESE NO SUL DO BRASIL

 Imagem das 12h de 21.05.2014  mostra a formação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul causando chuva intensa com trovoadas.




 Aqui as descargas elétricas no momento da imagem:

Aqui a previsão de ondas com altura e direção mostra a forte agitação no mar causada pelo ciclone nos próximos dias no Atlântico  Sul.


Ciclogênese

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A onda frontal inicial (ou área de baixa pressão) forma-se na localização do ponto vermelho na imagem. Normalmente é perpendicular à formação de nuvens em sistemas semelhantes à camadas. (camada baroclínica) visto em imagens de satélite durante o estágio inicial do ciclogênese. A localização do eixo do jet stream de altos níveis está em azul-claro
Ciclogênese (PT-BR) ou ciclogénese (PT-PT) é o desenvolvimento ou fortalecimento de uma circulação ciclônica na atmosfera (uma área de baixa pressão).1 Ciclogênese é um termo geral para vários processos diferentes, todos dos quais resultam no desenvolvimento de alguns tipos de ciclone. Pode ocorrer em várias escalas, desde a microescala até a escala sinótica. Ciclones extratropicais formam-se como ondas ao longo de frentes meteorológicas antes de se ocludir mais tarde durante a sua existência ciclônica como ciclones de núcleo frio. Ciclones tropicais formam-se devido ao calor latente conduzido por significativas atividades tempestuosas, e são de núcleo quente. Mesociclones forma-se como ciclones de núcleo quante sobre terra e podem levar a geração de tornados. Trombas de água pode também se formar de mesociclones, mas desenvolvem-se mais freqüentemente em ambientes de alta instabilidade e baixos ventos de cisalhamento verticais. Ciclogênese é o oposto de ciclólise e tem um equivalente anticiclônico (sistemas de alta pressão) que contribuem para a formação de anticiclones - anticiclogênese.2

ricmais.com.br

Meteorologia reforça alerta de chuva forte e granizo em Santa Catarina

Há riscos de alagamentos em pontos isolados devido a problemas de drenagem urbana
Alexandro Albornoz/Arquivo/ND
Alexandro Albornoz/Arquivo/ND
Áreas de baixa pressão e a chegada de uma nova frente fria provocam chuva com trovoadas em Santa Catarina nesta quarta e quinta-feira. A previsão da Epagri/Ciram, alerta que a chuva deve iniciar pelo Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, chegando às demais regiões entre o fim da tarde e a noite de quarta. Há ainda risco de temporais com descarga elétrica, rajadas de vento forte e queda de granizo.
O acumulado de chuva previsto para o período entre quarta e a madrugada de sexta-feira (23) devem variar de 30 a 40 milímetros, podendo ocorrer pontuais de 60 e 100 milímetros, com risco de alagamentos em pontos isolados devido a problemas de drenagem urbana.
A chuva pode vir acompanhada com temporal, granizo isolado e ventos fortes, com rajadas de 60 a 90 km/h, principalmente no Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.
Na sexta-feira, o tempo começa a apresentar melhoras com avanço de uma massa de ar polar pelo Sul do Brasil, que declina a temperatura. No fim de semana há previsão de temperatura mínima entre 0ºC e 5ºC nas áreas altas do Estado, com formação de geada, especialmente no Planalto Sul.