Seguidores

segunda-feira, 30 de junho de 2014

CENTRO DO CICLONE PASSA SOBRE O RIO GRANDE DO SUL


 Imagem das 08h30min de 30.06.2014 mostra o centro do ciclone extratropical de 1006hPa passando sobre o litoral do Rio Grande do Sul. Abaixo, imagem de ontem às 18h ainda sobre o estado.

 Ventos às 08h30min de 30.06.2014 mostram aqui moderados de 18km/h mas houve rajadas fortes no sul do Rio Grande do Sul e devem aumentar sobre o mar.
 Aqui em amarelo os ventos sobre o litoral do RS às 08h30min de 30.06.2014.
  
Previsão de ondas para os próximos dias:
As ondas hoje às 08h30min:


DO CLIMATEMPO

Ciclone extratropical provoca rajadas de vento no RS

30 de junho de 2014 às 07:55 por Aline Tochio
Um sistema de baixa pressão atmosférica se formou sobre o Paraguai no final da semana passada e avançou pelo Sul do Brasil, até sair pela costa do Rio Grande do Sul, caracterizando um ciclone extratropical. Esse sistema está formando muitas nuvens sobre o Estado gaúcho e sobre o sul de Santa Catarina. Na imagem de satélite abaixo, é possível ver as nuvens do ciclone em tons verde claro.



Por causa desse ciclone extratropical, rajadas de vento estão sendo registradas em várias áreas do centro-leste do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o aeroporto Salgado Filho registrou rajadas de 55 km/h às 07 horas. No momento chovia com moderada intensidade na capital e a temperatura era de 14ºC, mas durante as rajadas de vento, a sensação era de apenas 06ºC.

O aeroporto de Pelotas, no sul gaúcho, também registrou rajadas de 46 km/h às 07 horas desta segunda-feira. Também estava chovendo fraco na cidade, com temperatura de 16ºC e sensação de 09ºC.

De acordo com medições do INMET, às 07 horas as rajadas de vento chegavam a 63 km/h em Canguçu, 59 km/h em Rio Pardo e 55 km/h em Caçapava do Sul. Ao longo do dia esse ciclone extratropical tende a se afastar para o oceano, mas as rajadas de vento ainda vão continuar.

Ventos fortes e frio de inverno voltam a predominar em Santa Catarina

Semana ainda começa com chuva entre a Serra e o Sul do Estado


Ventos fortes e frio de inverno voltam a predominar em Santa Catarina Guto Kuerten/Agência RBS
Sol apareceu no amanhecer da Barra da Lagoa, em Florianópolis, nesta segunda-feira Foto: Guto Kuerten / Agência RBS
A chuva que caiu no Estado até o fim de semana e causou estragos em 39 cidades catarinenses aos poucos se afasta, mas ainda cai entre a Serra e o Sul nesta segunda-feira. Isso porque os ventos de altitude que atuaram por aqui formaram um ciclone extratropical que ainda influencia o tempo em SC, principalmente no Litoral Sul.

::: Para Nasa, chuva em Santa Catarina foi a segunda maior do mundo na semana passada



A segunda-feira começou multicolorida na Barra da Lagoa, em Florianópolis
Foto: Guto Kuerten, Agência RBS
A nebulosidade que ainda é vista na Serra, no Sul e na Grande Florianópolis durante a manhã vai diminuindo conforme o ciclone se afasta para o oceano.

— Este sistema (o ciclone extratropical) deverá trazer vento moderado com rajadas fortes entre Oeste, Serra, Sul e Grande Florianópolis. Ele também traz uma maior presença de nuvens nestas áreas onde o sol aparece em aberturas com destaque para a região da Capital. Entre Serra e Sul poucas áreas poderão ter um chuvisco/chuva leve, mas nada que preocupe — ressalta o meteorologista da RBS Leandro Puchalski.


Capivara aproveita o solzinho da manhã na região do Molhe, em Itajaí
Foto: Rafaela Martins, Agência RBS
A atenção continua nesta segunda para as atividades de navegação, que são completamente desaconselhadas – principalmente na costa próxima do Rio Grande do Sul – pelo meteorologista da RBS e pelos profissionais do Ciram/Epagri.

O mar fica muito agitado e as ondas devem variar entre 1,5 metros e 2,5 metros, com picos de 3 e 4 metros em áreas afastadas da costa. De acordo com informações do Ciram/Epagri, o vento deve sul terá rajadas entre 60km/h e 70km/h, com picos de até 100km/h.


Amanhecer desta segunda-feira foi de tons alaranjados em Blumenau
Foto: Gilmar de Souza, Agência RBS
O sol predomina em grande parte do Estado, principalmente no Vale do Itajaí e nos municípios do Norte. Apesar do céu aberto, as temperaturas não vão aumentar muito ao longo do dia. De acordo com Puchalski, as máximas devem ficar na casa entre 13ºC e 15ºC no Meio-Oeste, Oeste e Planalto Norte, e chegam aos 12ºC na Serra. Nas demais regiões, os termômetros ficam entre 20ºC e 23ºC.



Risco de deslizamentos continua

Como o volume de chuva dos últimos dias foi muito grande no Oeste e no Meio-Oeste, a Defesa Civil mantém o alerta para o alto risco de deslizamentos. As cidades que tiveram o maior acumulado entre os dias 23 e 29 de junho foram:

Mondaí: 424 milímetros
Chapecó: 422 mm
Joaçaba: 345 mm
Ouro: 293 mm
Ibiam: 286 mm
São Miguel do Oeste: 285 mm
Água Doce: 275 mm
Est: Inmet/Ciram

sábado, 28 de junho de 2014

FORMAÇÃO DE CICLONE EXTRATROPICAL NO SUL DO BRASIL

Imagem das 20h de 28.06.2014 mostra já a formação do ciclone extratropical que causará ventania no sul do Brasil no domingo.

Aqui imagem em HD das 10h de 29.06.2014 mostra o ciclone extratropical no sul do Brasil e uma depressão tropical com ventos de 46km/h que pode evoluir para tempestade tropical nos próximos dias no Pacífico na costa mexicana.

JORNAL ZERO HORA

Ciclone extratropical pode provocar ventos de até 80km/h em Porto Alegre no domingo

Capital e Litoral Sul devem ser regiões mais afetadas

28/06/2014 | 14h38
Ciclone extratropical pode provocar ventos de até 80km/h em Porto Alegre no domingo Carlos Macedo/Agencia RBS
Chuva deve continuar no domingo na Capital Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
O tempo instável que predomina no Rio Grande do Sul desde o início da semana deve ganhar novos contornos neste domingo. A formação de um ciclone extratropical ainda durante a madrugada pode provocar ventos fortes em Porto Alegre e região litorânea do Rio Grande do Sul ao longo do dia. A previsão é que atinjam entre 60km/h e 80 km/h nesse locais.

Por conta da chuva intensa e da umidade do solo, uma das principais preocupações na Capital é para a queda de árvores.


De acordo com a meteorologista da Somar, Thaize Baroni, o fenômeno ocorre pelo deslocamento para o oceano da área de baixa pressão que está sobre o Estado e tem provocado precipitações intensas. O ciclone deve provocar chuvas mais fortes na faixa leste.

Em Porto Alegre, a previsão é que entre a noite deste sábado e o domingo o volume atinja 30 milímetros. No mês de junho, a média histórica é de aproximadamente 140 milímetros. Para as cidades litorâneas, há alerta para possibilidade de ressaca no mar.

Menos chuva no Norte
Enquanto a área de baixa pressão se desloca para o oceano e aumenta as chuvas no Leste, no Norte, região mais prejudicada pelas precipitações, não há previsão de temporal. A chuva deve dar uma trégua na segunda-feira.

Capa do Portal da Ilha

Ciclone extratropical provocará chuva e vento intensos em parte do Sul do Brasil

Publicado em 27/06/2014 às 23:42:01

Neste sábado (28/06), a chuva forte estará localizada no sul e sudoeste do PR, em SC e em grande parte do RS (inclusive na região da capital Porto Alegre).


Siga o Portal da Ilha no Twitter e acompanhe também no Facebook

Ressalta-se que no RS a chuva será extrema em áreas da serra do sudeste, Laguna dos Patos e no litoral, onde o acumulado poderá ultrapassar a 100 mm. Em SC a chuva extrema estará concentrada entre a serra, planalto sul, sul e litoral sul do Estado, principalmente durante a madrugada.

Nesse dia haverá um ciclone extratropical no RS, que provocará ventos fortes em todo o litoral do RS, principalmente na região de Rio Grande. A intensidade do vento durante o dia variará até 60 km/h e as rajadas poderão chegar a 80-100 km/h. Também no interior do RS os ventos estarão moderados e podendo ter rajadas de 60-80 km/h. Esses ventos também serão fortes no litoral sul de SC.

No domingo (29/06) o RS terá chuva intensa em áreas da campanha, serra do sudeste, Laguna dos Patos, parte da depressão central, sul e no litoral (inclusive na região da capital Porto Alegre). Em algumas áreas da metade sul do RS o acumulado poderá ultrapassar a 100 mm. Essa chuva no RS deverá atuar entre a madrugada e pela manhã, vindo a diminuir de intensidade entre a tarde e a noite.

Nesse dia o ciclone extratropical estará no RS e se deslocará do continente para o oceano, e por isso, os ventos estarão mais fortes em todo o litoral do RS, principalmente na região de Rio Grande. A intensidade do vento durante o dia variará até 60 km/h e as rajadas poderão chegar a 80-120 km/h. Também no interior do RS os ventos estarão moderados e podendo ter rajadas de 60-80 km/h. No litoral sul de SC as condições são para ventos fortes em alguns momentos do dia.

IMPORTANTE:
A chuva intensa deverá persistir em SC pelo menos até o sábado (28/06) e também em áreas do sudoeste do PR. Por isso, não se descarta a ocorrência de impactos significativos à população correspondente às principais áreas vulneráveis desses Estados. Os acumulados de chuva nas últimas 36h ultrapassaram a 100 mm em várias cidades do norte do RS e do centro ao oeste de SC.

FONTE: Cptec/Inpe

ENCHENTES NO SUL DO BRASIL


Imagem das 10h e 30min de 28.06.2014 mostra frente fria formando um ciclone extratropical no nordeste da Argentina que se dirige para o Atlântico e causará ventos de até 100km/h. Abaixo as chuvas ocorridas ontem, mostra em verde a grande quantidade de chuva no sul do Brasil e Paraguai.

Ir para página inicial do MSN
Atualizado: 27/06/2014 20:28 | Por EFE Brasil, EFE Multimedia

Chuvas no sul do Brasil deixam mais de 4.600 desalojadas



São Paulo, 27 jun (EFE).- As fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul, já deixaram 4.600 pessoas desalojadas em 52 municípios.
As precipitações intensas na parte norte e nordeste do país provocaram fechamento de estradas por causa da subida de nível do Rio Uruguai, segundo um balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Os prefeitos de três cidades - Vicente Dutra, Barão do Cotegipe e Erval Grande - decretaram estado de emergência para agilizar a captação de recursos para auxiliar às famílias afetadas pelas chuvas.
Em apenas dois dias, as regiões na fronteira com Argentina e Uruguai, registraram mais precipitações que a prevista para todo o mês de junho, o que provocou a inundação em vários municípios.
A previsão é que as chuvas continuem de maneira intensa durante o fim de semana e a atenção de autoridades e moradores está centrada no rio Uruguai, entre os dois países. EFE

ocorreionews.com.br
Sábado, 28 Junho 2014 11:02

No RS, 52 municípios são afetados pelas chuvas

Escrito por  zero hora

Já são 4.675 pessoas que tiveram que deixar suas casas devidos às chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o inicio da semana. Nas regiões Norte e Noroeste, em apenas dois dias choveu mais do que a média para mês inteiro. A Defesa Civil contabiliza 52 municípios prejudicados. Os números do fim da tarde de sexta-feira se mantiveram no relatório divulgado às 7h deste sábado. Três prefeituras enviaram solicitação de homologação do decreto de situação de emergência: Vicente Dutra, Barão do Cotegipe e Erval Grande.
Por determinação do governador Tarso Genro, o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, e o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Luis Moiano, se reunirão com prefeitos ou representantes das cidades prejudicadas pela chuvarada, para avaliar a necessidade de ajuda do governo estadual. A reunião está marcada para às 11h, na prefeitura de Frederico Westphalen, no norte do Estado.
De acordo com o vice-prefeito de Iraí, Edson Borges, também responsável pela Defesa Civil municipal, há cerca de 460 famílias fora de casa — isso representa de 1,2 mil a 1,5 mil pessoas. O município vai encaminhar decreto estado de calamidade pública nas próximas horas.
Enchente

No RS, 52 municípios são afetados pelas chuvas Ronaldo Bernardi/Agencia RBS

Município de Iraí irá decretar estado de calamidade pública Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Já são 4.675 pessoas que tiveram que deixar suas casas devidos às chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o inicio da semana. Nas regiões Norte e Noroeste, em apenas dois dias choveu mais do que a média para mês inteiro. A Defesa Civil contabiliza 52 municípios prejudicados. Os números do fim da tarde de sexta-feira se mantiveram no relatório divulgado às 7h deste sábado. Três prefeituras enviaram solicitação de homologação do decreto de situação de emergência: Vicente Dutra, Barão do Cotegipe e Erval Grande.

Por determinação do governador Tarso Genro, o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, e o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Luis Moiano, se reunirão com prefeitos ou representantes das cidades prejudicadas pela chuvarada, para avaliar a necessidade de ajuda do governo estadual. A reunião está marcada para às 11h, na prefeitura de Frederico Westphalen, no norte do Estado.
De acordo com o vice-prefeito de Iraí, Edson Borges, também responsável pela Defesa Civil municipal, há cerca de 460 famílias fora de casa — isso representa de 1,2 mil a 1,5 mil pessoas. O município vai encaminhar decreto estado de calamidade pública nas próximas horas.

— Estamos nos concentrando nas doações, organizando os alimentos e as roupas que chegam. A água está baixando um pouco — afirma.

Na Fronteira Oeste, quatro municípios estão em estado de alerta devido à cheia no Rio Uruguai.

Sete trechos de rodovias seguem interrompidos
Pelo menos sete trechos de rodovias estaduais e federais seguem interditados nesta sexta-feira por causa das chuvas. Depois de 15 horas de bloqueio, o trânsito de veículos na ponte da RSC-480, que liga Nonoai (RS) a Chapecó (SC), foi liberado. A Polícia Rodoviária Estadual monitora o local e não descarta a possibilidade de uma nova interrupção.
— Estamos nos concentrando nas doações, organizando os alimentos e as roupas que chegam. A água está baixando um pouco — afirma.
Na Fronteira Oeste, quatro municípios estão em estado de alerta devido à cheia no Rio Uruguai.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

CHUVAS NO NORDESTE E SUL DO BRASIL

Imagem em infravermelho das 14h de 26.06.2014 mostra movimento das nuvens sobre a América do Sul. Nota-se intensa instabilidade na região sul do Brasil. Ondas de leste ainda atingem o Nordeste do Brasil.
 

Imagem visivel das 14h de 26.06.2014 mostra muitas nuvens sobre o Nordeste do Brasil principalmente no litoral formadas pela ondas de leste.
Ir para página inicial do MSNestadao.com.br (© Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.)

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:
Atualizado: 26/06/2014 12:04 | Por Angela Lacerda, estadao.com.br

Em um dia chove 30% do previsto para o mês na região metropolitana do Recife

Com ruas alagadas, o trânsito na cidade ficou complicado; previsão da meteorologia é de manutenção da ocorrência das chuvas


RECIFE – Em 24 horas – das 11 horas desta quarta (25) até às 11 horas desta quinta-feira (26) – choveu 122 milímetros na região metropolitana do Recife, o equivalente a 30% do total previsto para todo o mês de junho. A informação, do setor de meteorologia da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), é considerada “normal” no período chuvas, quando elas costumam ocorrer, de forma  intensa e em curto espaço de tempo, pelo menos uma vez ao ano.
No balanço da Defesa Civil do Recife, foram 110 milímetros de chuva em seis horas – das 4 às 10 horas desta manhã, ou 28% das chuvas esperadas em todo o mês. Da meia-noite às 10 horas desta quinta (26), foram registradas 70 ocorrências na capital. Entre elas deslizamentos de barreiras e solicitação de vistorias, além de alagamentos em áreas próximas a canais que transbordaram como no bairro da Linha do Tiro, na zona norte. Não houve registro de vítimas.
Muita gente teve suas casas alagadas pela água em bairros como Cordeiro, na zona oeste da cidade. Mas quem mora em prédios também foi afetado. A empresária Elk Barreto Silva foi uma delas. Ela mora no décimo-quarto andar de um edifício no bairro de Boa Viagem, na zona sul. “Além do elevador ter parado porque entrou água no poço, quem ousa sair, tem de andar com água cobrindo as pernas”, disse ela, contrariada pela impossibilidade de participar do último dia do projeto “Brasil Orgânico Sustentável”, que acontece nas cidades-sede dos jogos da primeira fase do Mundial.
Representante da cachaça orgânica Sanhaçu, fabricada no município de Gravatá, no agreste, ela estima ter perdido cerca de R$ 1 mil – a média diária de vendas. A empresa oferecia seus produtos em contêiner instalado no bairro do Recife Antigo, em que dividia o espaço com outros produtores orgânicos de todo o País. “O projeto atraiu muito gente, as vendas vinham sendo muito boas”, disse ela. No Recife, foi realizado entre 20 e 26 deste mês.
 Com ruas alagadas, o trânsito na cidade ficou complicado. A situação não se mostrou ainda pior devido ás férias escolares e à folga do funcionalismo público em dia de jogos na Arena Pernambuco, onde Alemanha e Estados Unidos se enfrentam.
A previsão da meteorologia é de manutenção da ocorrência das chuvas.



Imagem visivel das 14h de 26.06.2014 mostra muitas nuvens sobre a região sul do Brasil onde causa chuvas fortes e trovoadas no oeste de SC e norte do RS.

26/06/2014 07h55 - Atualizado em 26/06/2014 08h20

Chuva atinge RS e cidades registram grande acumulado de água na quinta

Segundo Inmet, nos próximos 15 dias, só quatro vão ter tempo seco.
No Litoral Norte e na Serra deve chover 100 milímetros até domingo.

Do G1 RS
Porto Alegre amanheceu com chuva nesta quinta-feira (26) (Foto: Reprodução/RBS TV)Porto Alegre amanheceu com chuva nesta quinta-feira (26) (Foto: Reprodução/RBS TV)
A previsão é de chuva para esta quinta-feira (26) e para o fim de semana no Rio Grande do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos próximos 15 dias, a previsão é de tempo seco no estado em apenas quatro dias. Durante a madrugada, choveu 46,2 milímetros em Santo Augusto, na Região Noroeste. A média do mês no local é de 117,7. Já em Ibirubá choveu 22% da média do mês de junho entre a meia-noite e às 7h.
A chuva nesta quinta deve ser forte nas áreas de divisa com Santa Catarina, no Norte do estado, também na Região dos Campos de Cima da Serra, na Região de Erechim, em Soledade, Santa Rosa e Iraí. Só não chove nesta quinta no extremo Oeste, região de Uruguaiana. Na Região Central deve chover 30 milímetros até domingo (29), 50 milímetros na Região Metropolitana e Porto Alegre, e na parte Norte do estado pode chover entre 50 e 70 milímetros. No Litoral Norte e na Serra deve chover 100 milímetros.
A temperatura máxima fica em 16°C em Rio Grande, na Região Sul, e Bagé, na Região da Campanha. Em Porto Alegre o dia amanheceu com 16°C e a máxima é de 23°C. Também na capital há previsão de chuva fraca. Já na sexta-feira (27), as temperaturas variam entre 15°C e 22°C na capital. No sábado (28) a chuva granha força e as temperaturam ficam entre 14°C e 21°C.
Na segunda-feira (30) deve ser de tempo seco no Norte e depois tem previsão de mais chuva durante a semana. As fortes chuvas que atingem o estado são consequência do El Niño que é quando a água do Oceano Pacífico fica mais quente, evapora e acaba trazendo chuva. O Sul do Brasil vai sofrer as consequências desse fenômeno climático. Por isso a previsão é de que julho seja um mês muito chuvoso.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

INVERNO COM INFLUÊNCIA DO EL NIÑO


Imagem das 10h de 25.06.2014 vemos frente fria estacionária sobre o sul do Brasil e recebe umidade do sul do Peru, região do El Niño.

diariodosudoeste.com.br
Pato Braco - PARANÁ
Pato Branco, 25 de Junho de 2014

Publicado em 23 de Junho de 2014, às 14h28min

Inverno de 2014 será marcado pelo retorno do El Niño

Diário do Sudoeste Redação
Há possibilidade da ocorrência de geadas em todo o Estado (Foto: )
Teve início na manhã de sábado (21), o inverno. A estação mais fria do ano vai até o 22 de setembro, porém, em virtude do fenômeno El Niño, os serviços metrológicos apontam que neste ano não teremos temperaturas tão baixas como as registradas em 2013.
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o regime de chuva se apresentará acima da normal climatológico durante o trimestre do inverno, porém durante a primeira metade da estação espera-se que a distribuição da chuva acompanhe a climatologia disponível para o Estado.
Ainda, segundo o Simepar, os períodos seguintes devem ser influenciados pelo fenômeno El Niño, ou deve ter por consequência nos meses de agosto e setembro mais chuvas que um ano típico. Sendo que os primeiros sinais do aumento no volume de chuva devem ser observados no Oeste, Sudoeste e Sul do Estado.
 Em relação às temperaturas para o trimestre (julho/agosto/setembro/2014), o esperado é que as mesmas fiquem acima da média histórica, também em virtude da atuação do El Niño, que deve impedir que as ondas de ar frio pelo Paraná sejam tão frequentes, principalmente a partir do mês de agosto.
Contudo, o Simepar não descarta o registro de dias de muito frio, associados ao deslocamento de massa de ar frio intensa, de origem polar. E, assim, há possibilidade da ocorrência de geadas em todo o Estado, sendo que a previsibilidade para o risco de geada é de até 72 h de antecedência.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

MAIO FOI O MÊS MAIS QUENTE DESDE 1880 NO PLANETA

UltimoInstante : Notícias de Hoje

Publicado em 23/06/2014 às 18:54 na categoria Saneamento e Meio Ambiente por Rosangela Sousa

Maio foi o mês mais quente no planeta desde 1880

Temperatura média do planeta chegou a 15,54 graus centígrados




Temperatura média do planeta chegou a 15,54 graus centígrados
Temperatura média do planeta chegou a 15,54 graus centígrados   
  O mês de maio foi o mais quente no planeta desde que se começaram a registrar temperaturas, em 1880, divulgou hoje (23) a agência norte-americana responsável pelos oceanos e pela atmosfera.

A temperatura média do planeta chegou a 15,54 graus centígrados, 0,74 grau acima da média do século 20, de acordo com a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). O recorde anterior tinha sido estabelecido em 2010.

"A maior parte do mundo teve temperaturas mais quentes que a média mensal, com temperaturas altas recorde no leste do Cazaquistão, em partes da Indonésia, e no centro e noroeste da Austrália", comunicou a NOAA.

A temperatura dos meses de maio dos últimos 39 anos tem sido superior à média de todo o século 20. Abril também é um mês historicamente quente por todo o globo, e a temperatura média registrada igualou os valores de 2010, os mais altos desde 1880, divulgou a NOAA.

O aumento da temperatura é consequência do aquecimento global. A última vez que as temperaturas de maio ficaram abaixo da média do século 20 foi em 1976, de acordo com a agência norte-americana.

Agência Brasil

MUITA CHUVA ESSA SEMANA NO RIO GRANDE DO SUL


 Imagem das 09h de 23.06.2014 mostra instabilidade sobre o Rio Grande do Sul onde causa chuvas e trovoadas.

 Na imagem abaixo em vapor dágua das 09h de 23.06.2014, vemos a grande quantidade de umidade que vem do Pacífico formada pela região do El Niño.
 Aqui a umidade relativa do ar no momento das imagens, percebe-se que está em 100%  principalmente no norte da América do Sul, norte da Argentina e no sul do Brasil.

Na previsão pelo INMET para as próximas 72horas, vemos a grande quantidade de chuva no norte gaúcho chegando a 100mm.
Imagem visível 1km das 09h de 23.06.2014 vemos a grande quantidade de nuvens sobre o Rio Grande do Sul.


 JORNAL ZERO HORA

Semana começa com chuva no Rio Grande do Sul

Pancadas devem variar de fracas a moderadas durante esta segunda-feira

23/06/2014 | 06h58
Semana começa com chuva no Rio Grande do Sul Carlos Macedo/Agencia RBS
Em Porto Alegre, chuva começou na segunda-feira, diferente do Interior Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
Após uma semana de frio, os próximos dias no Rio Grande do Sul serão marcados pela chuva, que começou neste domingo. A segunda-feira terá pancadas por todo o Estado por conta da propagação de áreas de instabilidade.
De acordo com a Somar Meteorologia, a tendência é de chuva fraca a moderada na maior parte do território gaúcho. Na fronteira com a Argentina, pode haver trovoadas. Os maiores acumulados desde a noite passada foram registrados em Cruz Alta e Santiago — variaram entre 30 e 35 mm, o que siginifica 20% da média mensal.
— A semana será de muita chuva, inclusive chuva forte. A Metade Norte será a mais castigada — ressalta o meteorologista Celso Oliveira.
Nesta segunda-feira, as máximas no Estado devem variar de 18°C a 22°C.

domingo, 22 de junho de 2014

AUMENTAM TSM NA COSTA DO PERU

 Continuam aumentando as TSM na costa do PERU por influência do fenômeno El Niño e chegam a estar até 3°C acima da média normal. Aqui imagem do dia 20.06.2014.


 Abaixo anomalia de TSM em todo o Planeta até o dia 17.06.2014.



TERRA NOTÍCIAS 21 de junho de 2014 • 13h11 • atualizado às 15h52

Quase mil aves marinhas aparecem mortas no litoral do Peru

Cerca de 800 aves marinhas - pelicanos e atobás - foram encontradas mortas em diversas praias do norte do Peru, possivelmente pelo aquecimento do mar e pela pesca excessiva da anchova, alimento básico destas aves.
Especialistas da universidade Nacional de Trujullo encontraram na sexta-feira em diversas praias da região La Liberdade 700 pelicanos mortos, e na região vizinha de Lambayeque os pesquisadores do Instituto do Mar (Imparpe) encontraram outras 100 aves conhecidas como atobás mortas.
Representantes do Imarpe, governamental, informaram à imprensa que na próxima semana os resultados das investigações serão divulgados, após a análise dos órgãos das aves mortas.
O biólogo Carlos Bocanegra, que participa da investigação, declarou que uma das causas pode ser o aquecimento das águas do mar devido à presença do fenômeno El Niño, assim como a pesca excessiva da anchova, que está deixando as aves marinhas sem seu alimento principal.
Além disso, recomendou que as autoridades realizem campanhas para incinerar as aves, já que elas possuem parasitas que podem infestar a população facilmente, principalmente as crianças.
AFP

sábado, 21 de junho de 2014

TORNADO NO CANADÁ DIA 17.06.2014



18/06/2014 14h31 - Atualizado em 18/06/2014 16h43

Tornado destrói uma centena de casas no Canadá

Seis mil residências permaneciam sem energia nesta manhã.
300 pessoas foram alojadas em um refúgio de emergência.

Da AFP e G1
Equipes vão a local em que casas foram destruidas por tornado em  Angus, no Canadá (Foto: AP Photo/The Canadian Press, Nathan Denette)Equipes vão a local em que casas foram destruidas por tornado em Angus, no Canadá (Foto: AP Photo/The Canadian Press, Nathan Denette)
Um tornado destruiu ou danificou seriamente uma centena de casas na tarde de terça-feira na província canadense de Ontário, informaram as autoridades nesta quarta-feira (18).

"Algumas casas perderam quase totalmente seus telhados, algumas a metade dele e em outras a parte traseira desabou. Foi bastante devastador", declarou a primeira-ministra do governo provincial, Kellie Leitch.
Na localidade de Essa, ao norte de Toronto, foi declarado estado de emergência, depois que a agência Environment Canada informou sobre um tornado de nível "EF-2" na escala ampliada Fujita (0-6).
Seis mil residências permaneciam sem energia elétrica na manhã desta quarta-feira e 300 pessoas foram alojadas em um refúgio de emergência em uma base militar próxima.
Não foi relatada a existência de feridos em estado grave.

DERRETIMENTO PODE LIBERAR MAIS CO2

viajeaqui.abril.com.br
clima 28/11/2012

Derretimento de solo congelado pode liberar 1.700 gigatoneladas de CO2

Essa quantidade do gás duplicaria a concentração de carbono atual

por Débora Spitzcovsky Fonte: Planeta Sustetável
Wikimedia Commons

Permafrost, solo congelado no Hemisfério Norte

O fenômeno, batizado pelos pesquisadores de Permafrost Carbon Feedback, é irreversível – ou seja, uma vez liberado, o CO2 não consegue ser injetado novamente no solo congelado
Não é novidade para ninguém que o solo congelado que cobre quase um quarto do Hemisfério Norte e é conhecido como permafrost está desaparecendo. No entanto, novo relatório divulgado nesta terça-feira (27) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), durante evento paralelo da COP18, apontou que seu derretimento pode aumentar significativamente a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
Isso porque, de acordo com a publicação, o permafrost – que se estende por países como Rússia, Canadá, China e Estados Unidos – contém, na forma de matéria orgânica congelada, 1.700 gigatoneladas de CO2, que, se derreterem, serão liberadas para a atmosfera, praticamente duplicando a quantidade de carbono que nela se concentra atualmente.
E mais: o fenômeno, batizado pelos pesquisadores de Permafrost Carbon Feedback, é irreversível – ou seja, uma vez liberado, o CO2 não consegue ser injetado novamente no solo congelado. Por isso, em sua apresentação na Conferência de Mudanças Climáticas, Kevin Schaefer, que coordenou a pesquisa, pediu maior atenção dos países e pesquisadores para o tema. “Até 2100, 39% das emissões podem vir do derretimento do permafrost. Se não levarem o fenômeno em conta nas projeções climáticas, qualquer meta de redução de emissões assumida agora pode ser muito baixa e, portanto, ineficiente no futuro”, disse.
Jean-Pascal Van Ypersele, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), assistiu à apresentação do estudo e afirmou que a organização contabilizará as emissões provenientes do derretimento do permafrost já em seu próximo relatório, que será divulgado em 2013.
Confira a publicação do Pnuma a respeito dos impactos do derretimento do permafrost na íntegra, em inglês.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

MAIS FRIO AINDA NO SUL DO BRASIL


Imagem visível 1km das 10h de 20.06.2014 mostra os fortes nevoeiros(ou neblina) nos vales dos rios e na região serrana. Nuvens sobre o Atlântico.




20/06/2014 08h22 - Atualizado em 20/06/2014 10h19

Neblina atinge Porto Alegre e causa transtornos em voos de aeroporto

De acordo com a Infraero, Salgado Filho ficou fechado por mais de 1h.
Nas chegadas, 4 voos foram cancelados e dez atrasaram nesta manhã.

Do G1 RS
Aeroporto Salgado Filho fecha por mais de uma hora nesta manhã (Foto: Andre Azeredo/RBS TV)Aeroporto Salgado Filho fecha por mais de uma hora nesta manhã (Foto: Andre Azeredo/RBS TV)
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, fechou para pousos às 7h35 desta sexta-feira (20), segundo a Infraero. Nas chegadas, quatro voos foram cancelados e dez ficaram atrasados. A causa foi a forte neblina que atinge a cidade. Depois de pouco mais de uma hora, às 8h49, as aterrissagens foram retomadas. Nas partidas, foram seis cancelamentos e dois atrasos.
Apesar de já ter adquirido um novo sistema de pouso por instrumentos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda não liberou o equipamento. Na segunda-feira (16), o mau tempo também restringiu as operações no aeroporto. Quatro voos foram cancelados durante a manhã e 28, entre chegadas e partidas, atrasaram, deixando turistas à espera no terminal.
Instalado desde fevereiro, o ILS 2 de categoria 2 (Instrument Landing System, na sigla em inglês), passou por uma simulação na sexta-feira (13). Para agilizar a liberação, a Anac autorizou a isenção temporária de alguns requisitos de segurança do sistema.
Um relatório com os resultados dos testes começou a ser elaborado após a simulação. Segundo a Anac, no entanto, a Infraero ainda está cumprindo requisitos da decisão de isenção concedida pela diretoria da Anac.
O sistema de pouso por instrumentos, que teve custo de R$ 46, 5 milhões, amplia as condições de pousos e decolagens em condições de baixa visibilidade, minimizando em até 30% o impacto causado pela neblina no Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Atualmente, o Salgado Filho opera com o ILS 1, que não permite pousos com teto (distância entre a camada de nuvens e o solo) inferior a 60,9 metros e visibilidade horizontal de 800 metros. O ILS 2 reduziria esses números pela metade: 30,4 e 400 metros, respectivamente. Ainda assim, o problema causado pela neblina não seria completamente sanado.
 

 JORNAL ZERO HORA

Oito cidades tiveram recorde de frio no Rio Grande do Sul

Dois municípios ainda registraram temperaturas abaixo de zero: Quaraí e São José dos Ausentes

20/06/2014 | 07h36
Oito cidades tiveram recorde de frio no Rio Grande do Sul Carlos Macedo/Agencia RBS
Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
O Rio Grande do Sul amanheceu gelado nesta sexta-feira. O frio, que chegou com uma massa da ar polar vinda da Argentina, segue jogando o mercúrio dos termômetros para baixo. A previsão indica um dia com tempo seco, ensolarado e sem previsão de chuva.


Quaraí, na Fronteira, e São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, registraram temperaturas abaixo de zero, com -0,7°C e -0,2°C, respectivamente. Oito cidades no Estado marcaram o recorde negativo de temperatura no ano: Porto Alegre, São Borja, Tramandaí, São Gabriel, Santiago, Santa Maria, Rio Grande e Alegrete. A Capital gaúcha registrou 4,8°C durante a madrugada. A máxima não deve passar de 16°C.

ANOMALIAS CLIMÁTICAS


 As temperaturas estão bem acima do normal na Sibéria como vemos nas imagens, passam dos 30°C. Abaixo vemos que está 20°C acima do normal na Sibéria.




diariovasco.com

Moscú, 11 jun (EFE).- La superficie afectada por los incendios forestales en Siberia creció en casi un 50 por ciento en las últimas 24 horas y alcanzó hoy las 1.813 hectáreas, con 19 focos de fuego, informó el Departamento de Medio Ambiente de esa vasta región rusa.
La mayoría de los nuevos registros de incendio se han constatado en las regiones de Irkutsk y Biriatua, en Siberia Oriental, "donde la estimación de ayer resultó incorrecta por el humo que dificulta las labores de vigilancia aérea", según las autoridades.
Aunque las altas temperaturas, la falta de lluvia y los vientos favorecen la propagación de los incendios, la mayoría de éstos se debe a los descuidos de la población local y a la quema de rastrojos.
Con la llegada del calor a Siberia han comenzado los incendios forestales, que todos los años arrasan cientos de miles de hectáreas de bosques.


istoedinheiro.com.br

Neve em junho surpreende a Estônia

17/06/2014


Acostumados a viver em temperaturas baixas em vários meses do ano, os estonianos são bem familiarizados com a neve, mas os moradores do país báltico foram surpreendidos nesta terça-feira, quando nevou em junho, em pleno verão no hemisfério norte, pela primeira vez em mais de trinta anos.
"Registramos neve pela última vez em junho 32 anos atrás e foi na mesma data, 17 de junho de 1982", declarou à AFP a meteorologista estoniana Helve Meitern.
"Esta noite, podemos ver as temperaturas cair abaixo de zero grau", disse.
O clima de inverno se segue a uma onda de calor, no mês passado, em que foram registradas temperaturas de 30 graus Celsius, consideradas escaldantes, em todo o país europeu com 3 milhões de habitantes, com temperaturas médias durante o dia em junho entre 18 e 20 graus Celsius.
As temperaturas chegaram a 35,6 graus Celsius em agosto de 1992, o dia mais quente já registrado na Estônia.