Seguidores

domingo, 31 de agosto de 2014

FORTE TEMPESTADE SOBRE O RIO GRANDE DO SUL


 Imagem das 23h30min de 30.08.2014 mostram forte instabilidade que causou muita chuva forte, granizo e muitos raios.
Abaixo imagem das descargas elétricas no momento das imagens.



 Aqui imagem das 09h de 31.08.2014 mostra o deslocamento completo da instabilidade sobre a região sul do Brasil onde agora atinge Santa Catarina e Paraná.


Radar Meteorológico de Teixeira Soares/PR mostra a intensidade das chuvas no Paraná e Santa Catarina:


JORNAL ZERO HORA

Chuva de granizo e vento forte deixam estragos na região central do RS

Cerca de 70 casas foram danificadas em São Gabriel, na Fronteira Oeste

31/08/2014 | 09h18
Chuva de granizo e vento forte deixam estragos na região central do RS Gabriel Haesbaert/Especial
Galhos de árvores caíram na BR-392, na entrada de Santa Flora Foto: Gabriel Haesbaert / Especial
 
Os ventos fortes e a chuva de granizo que atingiram o Rio Grande do Sul no fim da noite deste sábado deixaram estragos em municípios na região central e na Fronteira Oeste. Além de árvores e portes de eletricidade caídos, mais de 100 casas foram destelhadas ou danificadas.

Em São Gabriel, na Fronteira Oeste, o Corpo de Bombeiros estima que cerca de 70 casas tenham sido destelhadas com o temporal. Equipes da Defesa Civil passaram a noite distribuindo lonas no interior do município, principalmente no bairro Santa Clara, distante 10 km do centro da cidade.

Em Santa Maria, os distritos de Santa Flora, Pains e Passo do Verde tiveram casas destelhadas e estradas interrompidas pela queda de árvores. De acordo com informações preliminares da Base Aérea, as rajadas mais fortes registradas na cidade chegaram a 60 quilômetros por hora por volta das 21h. O vento também derrubou árvores na BR-392.

A Defesa Civil trabalhou na entrega de lonas para os desabrigados em Santa Maria. O maior estrago, segundo a Defesa Civil, ocorreu em Pains, onde cerca de 20 casas foram destelhadas. Em Santa Flora, além do destelhamento de algumas moradias, placas de trânsito foram danificadas, um silo ficou destruído e árvores caíram.

Outras 40 casas sofreram danos devido ao forte vento em Restinga Seca, no centro do Estado. Conforme os bombeiros, pelo menos quatro casas desabaram. Também houve queda de postes e fiação elétrica na ERS-149 — o trânsito foi bloqueado durante a madrugada, mas já estava liberado nesta manhã.

Conforme a Defesa Civil do Estado, não houve casos de destelhamento ou danos decorrentes do temporal em Porto Alegre. Após a madrugada de chuva constante, no entanto, alguns pontos da Capital amanheceram alagados.


Chuva de granizo deixou estragos na região central do Estado
Foto: Gabriel Haesbaert / Especial

* Zero Hora



 CLIMATEMPO

Chuva forte no Sul do Brasil

31 de agosto de 2014 às 09:35 por Aline Tochio

 

De onde vem o combustível para a instabilidade no Sul?

31 de agosto de 2014 às 06:47 por Paulo Takeshi

Fluxo de ar nos níveis inferiores da atmosfera, trazendo umidade e calor de norte para o sul,  contribui para aumentar a instabilidade quando encontra massa de ar mais frio no Sul. Nuvens carregadas que se organizaram à noite sobre o Paraguai e norte da Argentina  provocaram muita chuva durante a madrugada deste domingo em praticamento todo o estado do Rio Grande do Sul e oeste e sul de Santa Catarina. O sistema deverá avançar pelo estado do Paraná e chegar o sul do estado de São Paulo no final do dia. A umidade vai gradualmente aumentando no centro-sul do país.


sábado, 30 de agosto de 2014

NÃO TEM MAIS AQUECIMENTO GLOBAL?



Em apenas 15 segundos, este vídeo da NASA mostra o aquecimento da Terra entre 1950 e 2013.

info.abril.com.br
22/08/2014 09h14 - Atualizado em 22/08/2014 09h15

Cientistas afirmam que trégua no aquecimento global é aparente

Reprodução/YouTube/Nasa
Aquecimento Global
A aparente desaceleração do aquecimento na superfície terrestre nos últimos 15 anos pode ser atribuída a um aprisionamento do calor nas profundezas do Oceano Atlântico e dos mares do sul, afirmaram cientistas nesta quinta-feira.
O estudo, publicado na revista Science, sugere que tais ciclos têm ocorrido nos últimos 20 a 35 anos, e que o aquecimento global se intensificará novamente assim que o calor subir para a superfície da água.
"A cada semana há uma nova explicação para estas interrupções", afirmou o coautor da pesquisa, Ka-Kit Tung, professor de matemática aplicada e membro adjunto da faculdade de ciências atmosféricas da Universidade de Washington. "Temos acompanhado as observações no oceano para tentar encontrar a causa subjacente", prosseguiu.
Tung e Xianyao Chen, da Ocean University, da China, estudaram as temperaturas das profundezas a partir de amostras d'água coletadas até 2.000 metros de profundidade. Eles descobriram que, em 1999, a água começou a esquentar mais, bem quando o rápido aquecimento do século XX começou a decair.
Segundo os pesquisadores, o fato de que o calor se desloque para o fundo do mar explica porque a superfície permanece com temperaturas estáveis, da mesma forma que os gases de efeito estufa prendem mais o calor do sol na superfície da Terra.
Eles descobriram ainda que, diferentemente dos estudos anteriores, o calor não ficava preso no oceano Pacífico. "Esta descoberta é uma surpresa", disse Tung. "Mas os dados são bastante convincentes e mostram outra coisa", afirmou.
As mudanças climáticas coincidiram, ainda, com um aumento da salinidade e na densidade da água na superfície do norte do Atlântico, perto da Islândia. Esta dinâmica gera mudanças na velocidade das enormes correntes do Atlântico que circulam quentes através do planeta, acrescentou o estudo.
"Quando a água mais densa fica por cima da mais leve, ela cai muito rápido e sua temperatura aumenta por isso", disse Tung. "Há ciclos recorrentes impulsionados pela salinidade que podem armazenar o calor nas profundezas dos oceanos Atlântico e os mares do sul", acrescentou Tung.
"Depois de 30 anos de aquecimento acelerado na fase quente, agora é o momento da fase fria", prosseguiu.


23/07/2014 09h46 - Atualizado em 23/07/2014 09h47

5 sinais inquietantes de um mundo em aquecimento

Getty Images
MarEm alta: elevação do nível do mar é ameaça direta às populações costeiras em todo o mundo
 Glaciares em declínio, concentração recorde de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, temperaturas extremas, marés ameaçadoras, um tufão furioso chamado Haiyan... Os eventos climáticos de 2013 refletem o que os cientistas, há décadas, têm observado: o nosso planeta está se tornando um lugar mais quente.
É o que mostra o mais novo relatório da Sociedade Meteorológica Americana e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA).

Compilado por 425 cientistas de 57 países e divulgado anualmente, o estudo Estado do Clima de 2013 traz informações atualizadas sobre os indicadores globais relacionados às mudanças climáticas.
Conheça a seguir cinco importantes sinais que confirmam a tendência de aquecimento global no longo prazo.
Emissões nas alturas
Os gases de efeito estufa (GEE) continuaram a subir no ano passado. No Observatório Mauna Loa, no Havaí, a concentração diária de CO2, o GEE mais importante, ultrapassou 400 ppm em 9 de maio, pela primeira vez, desde que as medições começaram no local, em 1958.
Em média, a concentração anual de CO2 em 2013 situou-se em 395,3 ppm, um aumento de 27% em relação aos níveis pré-industriais. Os cientistas esperam que a média global anual irá alcançar o limite de 400 ppm dentro de alguns anos.
Por que isso é importante?
A cada ano, as atividades humanas produzem mais CO2 do que os processos naturais podem absorver. Isso significa que o valor líquido de dióxido de carbono atmosférico nunca diminui. Assim, o acúmulo anual do gás segue subindo a medida que população mundial queima mais e mais combustíveis fósseis.
Calor, muito calor
O ano de 2013 ficou entre os dez anos mais quentes desde que os registros modernos começaram, em 1850. A temperatura média da superfície global ficou cerca de 0,50 ° C acima da média de 1961-1990, e 0,03 °C a cima da média registrada entre 2001 e 2010.
Em apenas 15 segundos, este vídeo da NASA mostra o aquecimento da Terra entre 1950 e 2013.


Por que isso importa?
A temperatura da superfície é uma das variáveis de tempo e clima mais familiares e consistentemente medidas pelo cientistas - e tem conexão direta com as mudanças climáticas a longo prazo. Não podemos esquecer que, de todos os planetas, a Terra tem uma temperatura de superfície amigável à vida.
Essa característica resulta do equilíbrio entre a entrada de luz solar e a saída de energia térmica, o calor irradiado de volta para o espaço por todas as partes do ecossistema planetário, dos solos para os oceanos, para nuvens e, especialmente, pelos gases na atmosfera.
A triste constatação: a tendência de aquecimento de longo prazo da Terra mostra que o equilíbrio foi alterado.
A maré continua subindo
O nível médio do mar continuou a subir em 2013, seguindo o ritmo de elevação de 3,2 mm por ano registrado ao longo das últimas duas décadas. Parte do aumento é devido ao derretimento das geleiras e outra parte é devido ao aumento da temperatura da água, que se expande quando fica mais quente.
Além disso, cerca de 15% da tendência de alta do nível do mar ao longo das últimas duas décadas tem sido atribuída à variabilidade natural.
Gráfico mostra tendência de elevação do nível do mar:
Nível do Mar
Por que isso é importante?
A elevação do nível do mar é uma ameaça direta às populações costeiras em todo o mundo e já coloca em xeque a existência de micropaíses, como as Maldivas e Kiribati.
Globalmente, 8 das 10 maiores cidades do mundo também estão perto de uma costa, segundo o Atlas dos Oceanos da ONU.
Em se tratando do mundo natural, o aumento do nível do mar revela-se um elemento “estressor” sobre os ecossistemas costeiros que proporcionam proteção contra tempestades e habitat para peixes e outros animais.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

FURACÃO CRISTOBAL




28.08.2014  Furacão Cristobal
Ventos de 120 km/h e deslocamento no sentido nordeste a 16 km/h pressão atmosférica de 985hPa.






CLIMATEMPO

Furacão Cristobal se afasta dos EUA

27 de agosto de 2014 às 16:56 por César Soares
Após atingir a categoria 1 na escala Saffir-Simpson com rajadas de vento de ate 130 km/h, o furacão Cristobal se afasta da costa dos Estados Unidos.



Não há previsão de que alguma região costeira seja atingida pelo sistema tropical. Segundo os modelos meteorológicos a tendência é de que o centro de baixa pressão atmosférica se mova para nordeste até a dissipação completa.

Com este sistema, apenas 3 furacões foram registrados até momento no Atlântico. O Oceano Pacífico no mesmo período se mostra mais ativo, com 13 furacões na faixa ocidental. Diversos tufões também foram observados e até mesmo super tufões. Houve inclusive o sistema Genevieve que passou pelo Pacífico Ocidental e avançou pelo Oriental deixando de ser furacão e passando a super tufão.

Fenômenos de anomalia climática sempre estão  ligados com alterações nas estações de furacão. Como as áreas do Niño 3.4 estão mais aquecidas, o número de tufões e furacões no Pacífico tende a ser maior do que no Atlântico Norte.
exame.abril.com.br
27/08/2014 22:00


Cristobal deve se tornar ciclone extratropical na sexta

Furacão está passando atualmente entre Bermudas e Cabo Hatteras, na Carolina do Norte

Vijaykumar Vedala e Koustav Samanta, da
NOAA/Divulgação
Furacão Cristobal se move na costa leste dos Estados Unidos, nesta imagem feita pelo satélite Goes-East, da Administração Nacional Ocêanica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), nesta quarta-feira
Furacão Cristobal se move na costa leste dos Estados Unidos, nesta imagem feita pelo satélite Goes-East
Cristobal, o terceiro furacão da temporada 2014, deverá se tornar um poderoso ciclone extratropical sobre o norte do oceano Atlântico na noite de sexta-feira, afirmou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos em seu alerta nesta quarta-feira.

O furacão, localizado 560 quilômetros oeste-noroeste de Bermudas, com ventos máximos sustentados de 120 quilômetros por hora, está passando atualmente entre Bermudas e Cabo Hatteras, na Carolina do Norte.
"O centro do Cristobal passará bem ao noroeste de Bermudas na quinta-feira", de acordo com o centro nacional.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

FORTE MASSA DE AR FRIO NO SUL DO BRASIL


 Acima vemos em azul escuro, onde chega a estar até 8°C mais frio que a média para essa época do ano, a massa de ar polar sobre Argentina, Uruguai, sul do Brasil e Paraguai onde causa geadas.
Abaixo vemos na imagem em IR animada o afastamento do ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul causando agitação marítima e o avanço da massa de ar polar vinda do Pacífico.



clicrbs.com.br

Frio com geada

27 de agosto de 2014 
A nova massa de ar frio e seco que chegou em Santa Catarina trouxe novamente queda forte de temperaturas em todas as regiões, mas cada região com a sua característica. No post abaixo temos as menores ocorridas no amanhecer dessa terça, observem que tivemos mínimas negativas.
O frio forte já trouxe imagens típicas de inverno. Abaixo a geada que apareceu em São Joaquim hoje cedo:
Geada 3 Geada 1 Geada 2  
CLIMATEMPO

Ar polar provoca geada no Sul

27 de agosto de 2014 às 01:47 por César Soares
Atualizado em 27/08/2014 às 10h15

Após a passagem da frente fria, o ar polar começou a entrar de uma forma mais efetiva sobre a Região Sul. As temperaturas caíram bastante ao longo da madrugada, devido o ar mais frio e o tempo aberto.


A cidade de São Joaquim, na serra catarinense, registrou temperatura mínima de -1,3°C na estação automática do INMET, o que favorece o fenômeno de geada. Algumas áreas de geada foram registradas por Mycchel Legnaghi do São Joaquim Online.


A Climatempo já havia alertado sobre o risco de geada na Região Sul do Brasil durante esta semana. A madrugada de quarta-feira (27) para quinta-feira (28) terá novamente grandes chances para a ocorrência do fenômeno. As temperaturas caem ainda mais e há o risco de geada forte principalmente sobre as serras gaúcha e catarinense, planalto sul de Santa Catarina, Região da Campanha no Rio Grande do Sul.


Previsão de Geada para a quinta-feira (28)

Com o aumento da temperatura durante a sexta-feira (29) e o sábado (30), o risco de geada diminui. No entanto, áreas de instabilidade se organizam e provocam pancadas de chuva a partir do próximo domingo (31).

MUDANÇA CLIMÁTICA E AVELÂS

Logo Portal O POVO Online
 
Turquia 21/08/2014 - 11h55

Mudança climática derruba colheita de avelãs e ameaça produção de Nutella

notícia
 

Cerca de 70% de avelãs do mundo são cultivadas na Turquia, mas a safra deste ano é provável que seja acentuadamente mais baixa depois de tempestades de granizo e geadas, ocorridas no final de março, terem destruido plantações do produto. Com a falta de oferta, os preços subiram 60% e atingiram o maior nível em mais de uma década, segundo informações do jornal britânico The Guardian.

A extensão total dos danos ainda não é clara, mas a indústria turca se prepara para uma colheita que pode ser reduzido para 540 mil toneladas, contra as expectativas pré-gelo de até 800 mil toneladas.

Enquanto isso, os preços da amêndoa teve a maior alta em nove anos, por causa da seca na Califórnia, maior produtor do mundo, enquanto um período de seca prolongada no Brasil em janeiro e fevereiro reduziu a colheita de café, elevando os preços.

O aumento no valor de amêndoas, cacau e café afeta empresas do ramo alimentício tais como a Ferrero Rocher, que utiliza as matérias-prima em seus produtos.

A marca, que também produz a Nutella, é a maior compradora mundial de avelãs, usando 25% da oferta no mundo. A Ferrero não ajustou os preços, mas o creme de avelã pode ficar mais caro.
Redação O POVO Online

terça-feira, 26 de agosto de 2014

CICLONE EXTRATROPICAL CAUSOU DANOS







Imagem das 18h de 25.08.2014 mostra o ciclone extratropical sobre Buenos Aires.
Na imagem em HD das 09h de 26.08.2014 vemos o ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul e na costa do México o Furacão Marie.
Vejam na imagem animada de 25 e 26.08.2014 os dois sistemas atuando:
 Imagens visível das 10h30min de 26.08.2014 mostram nuvens baixas sobre o Rio Grande do Sul que formam o ciclone extratropical com rajadas de ventos que são mais fortes no litoral.

 Imagens pela webcam de Porto Alegre acima e abaixo de Farroupilha na serra gaúcha onde vemos nuvens stratocumulus levados pelos ventos fortes do ciclone.

 JORNAL ZERO HORA

Ciclone extratropical causa transtornos no Uruguai

Rajadas de até 120 km/h deixaram 19 mil pessoas sem luz

26/08/2014 | 11h56
Desde segunda-feira a noite, um ciclone extratropical causa transtornos no Uruguai. As rajadas de vento, que chegaram até 120km/h, fizeram com que o porto de Montevidéu fosse fechado e milhares de pessoas ficassem sem luz. Segundo o jornal El País, há 19 mil clientes sem energia elétrica, sendo 13 mil na Capital e em Canelones.

Cidades do sul e do leste do país estão sob alerta laranja – o terceiro nível de alerta em uma escala que vai até quatro – desde as 18h de segunda-feira. Nesta manhã, o Instituto Uruguaio de Meteorologia estendeu o aviso que deve continuar até as 15h desta terça-feira para Montevidéu e Canelones e até as 21h para Maldonado e Rocha.
Segundo o jornal El Observador, os ventos mais fortes foram registrados entre as 22h e as 23h59 de segunda-feira. Apenas na Capital, as rajadas derrubaram 20 árvores de grande porte. Nas primeiras sete horas do ciclone, os bombeiros atenderam 50 ocorrências em função dos ventos fortes.
O ciclone tem reflexo no tempo do Rio Grande do Sul. O Porto de Rio Grande está fechado desde às 20h20min de segunda-feira em função dos ventos fortes e de ondas de 3 a 4,5 metros de altura.





Correio do Povo
26/08/2014 00:15 - Atualizado em 26/08/2014 00:39

Temporal inunda cidades do litoral da Argentina

Em Mar del Plata, dezenas de pessoas foram evacuadas durante todo o dia

Um temporal com intensa precipitação e vendavais inundou bairros das cidades costeiras da Argentina. De acordo com a Defesa Civil, Mar del Plata, Necochea e Bahía Blanca sofreram graves danos, o que obrigou a retirada de moradores e a suspensão das aulas.

Na cidade balneária de Mar del Plata, 400 quilômetros ao sul da capital, dezenas de pessoas tiveram de ser evacuadas, com temperaturas perto de zero durante todo o dia. Em Necochea, 500 quilômetros ao sul, colégios ficaram fechados, enquanto o estratégico porto de Bahía Blanca, 600 quilômetros ao sul, teve de suspender algumas operações, devido às fortes rajadas de vento na costa atlântica.

Nesta terça-feira o dia será ventoso em várias regiões do Rio Grande do Sul, em função do do ciclone extratropical vindo da Argentina. As rajadas podem atingir entre 90 e 105 km/h em pontos do Litoral Sul e vão ser fortes também na área de Porto Alegre.


25/08/2014 21:04

Registraron vientos de 109 km/h, el puerto de Montevideo cerrado

El puerto capitalino está cerrado para todo tipo de navegación. El de Colonia está abierto pero un Buquebus debió volver a Buenos Aires. Pronóstico de Vázquez Melo.

Según datos del Instituto Uruguayo de Meteorología (Inumet) las rachas de viento más intenso, en la tarde noche de este lunes 25 de agosto, se registraron en Colonia, con 109 km/h.
El puerto de Colonia está abierto (hasta nuevo aviso) pero un barco de Buquebus no pudo atracar, por el viento, y su capitán resolvió volver a Buenos Aires. Prefectura de Colonia evalúa la situación para resolver si es necesario cerrar o no el puerto.
La presión atmosférica bajó durante todo el día en gran parte del país, sobre todo en los departamentos del sur y las zonas costeras, donde rige desde la hora 18 una advertencia naranja por vientos muy fuertes. Este sistema de baja presión es el que provoca el temporal o ciclón extratropical en la región, especialmente sobre el océano Atlántico, donde está lo peor de la situación meteorológica adversa.
Aún así, y por los fuertes vientos en la costa, el puerto de Montevideo fue cerrado para toda navegación. Esto ocurrió alrededor de las 19:30, luego de registrar las rachas más fuertes de viento.
La advertencia naranja continúa hasta este martes inclusive. A continuación el pronóstico del meteorólogo de Subrayado, Diego Vázquez Melo.
MARTES 26 DE AGOSTO: “Jornada invernal y muy ventosa; con chaparrones costeros, mejorando”. Norte del Río Negro: muy frío a fresco, moderadamente húmedo, con nubosidad en disminución y libre de precipitaciones.
Sur del Río Negro: muy frío a frío, húmedo, nuboso y con chaparrones de lluvia costeros, escasos y aislados, mejorando.
Los vientos predominarán del Suroeste, fuertes y muy fuertes, con rachas de temporal, amainando durante la noche. Artigas: mínima 6°C, máxima 15°C, Montevideo: mínima 8°C, máxima 13ºC.


Galería de imágenes; haga click aquí
Fuertes vientos y algunas complicaciones Esta tarde alcanzaron una velocidad de hasta 83 Km/h en la Ciudad. Violentas ráfagas provocaron la caída de un árbol en diagonal 79 y 5, y el desplome de una estructura de contención de obra en la esquina de diagonal 74 y 46. No se registraron heridos. Sigue el alerta meteorológico

Leer más en http://www.eldia.com.ar/edis/20140825/Fuertes-vientos-algunas-complicaciones-20140825175429.htm



segunda-feira, 25 de agosto de 2014

FORTE CICLONE EXTRATROPICAL NA COSTA ARGENTINA

 Imagens das 09h de 25.08.2014 mostram a formação de uma frente fria no sul do Brasil, onde causa chuvas e trovoadas, com um ciclone extratropical ao sul do Uruguai causando ventos fortes.
 Na carta sinótica abaixo, vemos que o ciclone extratropical tem pressão atmosférica de 992hPa e está associado à frente fria.

Aqui em amarelo vemos os ventos fortes causados pelo ciclone extratropical na Argentina e Uruguai.
 PREVISÃO DE ONDAS


Imagem visível das 10h de 25.08.2014 mostram as nuvens sobre a região sul do Brasil e parte do Uruguai.


O OLHO DO CICLONE
IMAGEN SATELITAL | Ciclogénesis: Lluvias dispersas y vientos intensos
El aviso meteorológico por vientos en la región Pampeana, norte patagónico y Uruguay estará vigente hasta la madrugada del Martes 26/08.
La profundización de un sistema de baja presión ocasiona sobre gran parte del centro del país y Uruguay, muy fuertes vientos del sector oeste/sudoeste acompañado por chaparrones y lluvias dispersas.
Sobre el sur/sudeste de la provincia de Buenos Aires por lo menos hasta la medianoche puede haber muy fuertes vientos, entre 50 y 90 km/h con ráfagas que ampliamente pueden superar los 100 o 110 km/h.. de hecho ya hubo destrozos en localidades de la Costa Atlántica.. tras esto, en la zona hay anegamientos por las intensas lluvias de los últimos días, los suelos en zonas rurales tienen saturación por los acumulados del fin de semana.. (lo del fin de semana no está asociado a esta baja, sino a la vaguada que ocasionó las tormentas severas también al norte de la Región Pampeana en la madrugada y mañana del Domingo).
Mientras tanto, en Córdoba, La Pampa, el centro/norte de Bs As, sur del Litoral y Uruguay también presenta fuertes vientos, que dominarán la región hasta la madrugada...luego la baja irá corriéndose hacia el Atlántico.. especial con elementos que se puedan volar.Las condiciones irán mejorando en el transcurso de la madrugada o mañana del Martes 26 de Agosto con la disminución de la nubosidad y de los vientos.. restará una semana mucho más fresca que la anterior, sin eventos significativos en puertas... en tanto, quedan un par de horas más de mal tiempo.
Curtir





elpais.com.uy

Advierten por ciclón extratropical y vientos de 110 km/h

Mientras el Inumet tiene vigente una advertencia amarilla por vientos fuertes, los meteorólogos privados anuncian que podrían llegar a los 90 km/h en Montevideo y 110 km/h en Maldonado. 
Foto: Archivo El País. 
lun ago 25 2014 09:07
El meteorólogo Guillermo Ramis dijo a radio Sarandí que para esta tarde y para el martes se esperan vientos de 90 kilómetros por hora en Montevideo y hasta 110 en Maldonado lo que implicará la formación de ciclones extratropicales “peligrosos”.
Afirmó que es recomendable proteger vehículos de árboles debido a que las lluvias han anegado el suelo y podrían caer. También alertó sobre el impacto que podría tener el oleaje en las embarcaciones del puerto de Punta del Este.
Asimismo, la empresa Hardsun, del meteorólogo Diego Vázquez Melo, emitió un pronóstico en el que asegura que desde la tarde del lunes hasta la tarde del martes habrá vientos del suroeste al oeste, muy fuertes y con características de temporal, acompañados de muy bajas, persistentes y peligrosas sensaciones térmicas.
Las principales zonas afectadas será el sur del Río Negro, con énfasis en áreas costeras.
Se advierte que podrán registrarse daños en estructuras civiles (arbolado, redes de telefonía y eléctricas, techos livianos, etc.) y se recomienda interrumpir la navegación de embarcaciones menores en el Río de la Plata y Litoral Atlántico Uruguayo, debido a vientos y oleaje peligrosos.
Metsul, empresa de meteorología privada de Brasil, coincide en que hoy y mañana serán días muy ventosos en Uruguay, pronostica rachas de 80 a 100 km/h en Colonia, Canelones, San José, Montevideo, Maldonado y Rocha, pero en algunos puntos el viento puede superar los 100 km/h.
Está vigente una advertencia amarilla del Instituto Uruguayo de Meterología por rachas de viento fuerte para Colonia, San José, Montevideo, Canelones, Florida, Maldonado, Lavalleja y Rocha.

Meteorología anuncia que entre las 6:00 horas de hoy hasta las 21 horas de mañana habrá rachas de viento fuerte (60 – 75 km/h), ocasionalmente superiores (hasta 80 km/h).

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

FURACÃO MARIE



 FURACÃO MARIE CATEGORIA 4 EM 24.08.2014 







25.08.2014  Furacão Marie
Ventos de 232 km/h e deslocamento no sentido oeste-noroeste a 7 km/h.


24.08.2014  Furacão Marie
Ventos de 240 km/h e deslocamento no sentido oeste-noroeste a 9 km/h.

 
24.08.2014  Furacão Marie
Ventos de 216 km/h e deslocamento no sentido oeste-noroeste a 9 km/h.
 


23.08.2014  Furacão Marie
Ventos de 120 km/h e deslocamento no sentido oeste-noroeste a 8 km/h.






Abaixo imagem em HD das 09h de 25.08.2014 mostra o tamanho do Furacão Marie com a grande concentração de nuvens causada pelo fenômeno El Niño.



dn.pt 

México em alerta face à aproximação do furacão "Marie"

por Agência Lusa, publicado por Susana Salvador  24.08.2014

México em alerta face à aproximação do furacão "Marie"

Seis estados mexicanos estão em alerta máximo depois de o furacão "Marie" ter ganhado força, advertindo a população para os riscos de chuvas torrenciais provocarem deslizamentos de terras e a subida dos rios.

"Marie", o oitavo furacão da temporada no leste do Pacífico, é acompanhado de ventos máximos de 215 quilómetros por hora, passando para a categoria 4 na escala de 5 pontos Saffir-Simpson, de acordo com o mais recente relatório do Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami, nos Estados Unidos.
O centro indicou que a tempestade continuava a ganhar força, alertando para a possibilidade de se transformar num potente furacão na segunda-feira.
"Marie" estava ainda longe de terra a cerca das 10:00 (hora em Lisboa) e não tinham sido emitidos, até essa hora, alertas de tempestade ou avisos para a costa.
Contudo, o centro informou que partes do sudoeste da costa mexicana registavam já forte ondulação como consequência da aproximação do "Marie", esperando-se um aumento dos seus efeitos à medida que ganha força e se movimenta para noroeste.
As previsões meteorológicas apontam para fortes chuvas em Michoacan, Colima, Guerrero, Oaxaca, Jalisco e Nayarit, tendo as autoridades apelado aos milhões de pessoas que vivem nesses estados para que se mantenham cautelosos e estejam atentos às informações que vão sendo divulgadas.





22/08/2014 13h21 - Atualizado em 22/08/2014 13h21

Tempestade tropical Marie se forma no Pacífico e ameaça o México

Fenômeno deve se tornar um furacão neste sábado (23).
Até agora, não há ameaça de vento ou chuva para as áreas costeiras.

Da France Presse e G1
Imagem da Nasa mostra a tempestade tropical Marie ao sul da costa do México no Pacífico nesta sexta-feira (22) (Foto: AFP PHOTO HANDOUT-NASA/GOES Project)Imagem da Nasa mostra a tempestade tropical Marie ao sul da costa do México no Pacífico nesta sexta-feira (22) (Foto: AFP PHOTO HANDOUT-NASA/GOES Project)
A tempestade tropical Marie se formou nesta sexta-feira (22) no Oceano Pacífico, com a possibilidade de se tornar um furacão no sábado e atingir a costa do México, alertaram os meteorologistas americanos.
Marie estava às 15h GMT (12hde Brasília) 520 km ao sul de Zihuatanejo, no México, com ventos de 85 km por hora, mas "ganha força incessantemente", de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, por sua sigla em inglês).
"Marie provavelmente vai se tornar um furacão no início de sábado", declarou o NHC em seu boletim, advertindo que o ciclone provocará fortes e perigosas ondas contra a costa do México nas próximas horas.
Até agora, não há ameaça de vento ou chuva para as áreas costeiras.
Enquanto isso, Lowell, que na quinta-feira tornou-se o sétimo furacão da temporada do Pacífico, perdeu força e foi rebaixado para uma tempestade tropical.