Seguidores

terça-feira, 30 de setembro de 2014

CHUVAS DEIXAM DESABRIGADOS NA FRANÇA

Imagem do dia 30.09.2014 mostram nuvens carregadas no sul da França.


Abaixo, as descargas elétricas no momento das imagens:

No radar vemos a intensidade das chuvas no dia 30.09.2014

 
A causa das fortes chuvas é evidente: as temperaturas do mar Mediterrâneo estão altas na região das ilhas Baleares, chegando a 26°C o que causa muita evaporação que em direção ao ar mais frio do outono na França, formam nuvens carregadas.


CLIMATEMPO

Temporais deixam o sul da França em alerta

29 de setembro de 2014 às 16:37 por César Soares

Fortes áreas de instabilidade se espalharam pela região de Monpellier, sul da França e provocaram fortes temporais. Diversos alagamentos foram registrados pelas agências de notícias internacionais. Na imagem do satélite meteorológico do EUMETSAT as áreas em branco indicam a presença de nuvens carregadas que provocaram chuva.




Segundo informações da Meteo France, os volumes de chuva chegaram aos 200mm acumulados em 24h. Essa condição favorece os alagamentos e extravasamentos de rios.


As regiões de Pyrénées-Orientales et l’Aude e de L’Hérault entraram em estado de alerta. Os municípios de Hérault e de Puechabon registraram taxa de chuva de até 85 mm/h segundo informações do radar meteorológico. Nesta área o acumulado de chuva chegou aos 180mm em menos de 3 horas.




Os ventos úmidos que sopram do mar em direção ao continente ainda favorecem a formação de novas áreas de instabilidade e mantém a condição de chuva sobre o sul da França. A tendência ao longo da semana é de enfraquecimento, uma vez que a temperatura sofre uma queda.


30/09/2014 05h44 - Atualizado em 30/09/2014 05h44

Chuvas levam franceses a teatros, estações e ginásios

Fortes chuvas provocaram inundações em Montpellier.
Segundo autoridades, tempestades afetaram 4 mil moradores.

Do G1, em São Paulo
Chuvas torrenciais provocaram inundações em Montpellier, na França, entre a noite de segunda (29) e madrugada desta terça-feira (30), forçando moradores a procurarem abrigo em locais como estações de trem, ginásios e teatros.  (Foto: Silvano Thomas / AFP Photo)Chuvas torrenciais provocaram inundações em Montpellier, na França, entre a noite de segunda (29) e madrugada desta terça-feira (30), forçando moradores a procurarem abrigo em locais como estações de trem, ginásios e teatros. (Foto: Silvano Thomas / AFP Photo)
  •  
Segundo autoridades, o aguaceiro afetou 4 mil pessoas. (Foto: Silvano Thomas / AFP Photo)Segundo autoridades, o aguaceiro afetou 4 mil pessoas. A maior parte dormiu em abrigos. (Foto: Silvano Thomas / AFP Photo)

VEJA O VÍDEO:
 

AINDA MUITAS INSTABILIDADES NO SUL DO BRASIL


 Imagem acima das 08h de 30.09.2014 mostra forte instabilidade sobre a região noroeste do Rio Grande do Sul onde causa chuvas fortes, trovoadas e queda de granizo. As chuvas permanecem hoje todo o dia sobre o Rio Grande do Sul.
Abaixo, imagem das 23h de 29.09.2014 mostram a formação das instabilidades sobre o sul do Brasil.



ricmais.com.br
Temporais

Chuvas atingem 18 municípios e afetam mais de 1.400 pessoas no Paraná






Foto: Dionísio Cerqueira
No total 153 casas foram danificadas
No total 153 casas foram danificadas
Redação RIC Mais com RICTV Record
As chuvas intensas que caem sobre algumas regiões no interior do Paraná desde o final de semana já afetaram 1.429 pessoas em todo o Estado e atingiram 18 municípios, segundo o último boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (29).
As cidades afetadas são:  Apucarana, Araruna, Bom Sucesso, Cafelândia, Carambeí, Cascavel, Corbélia, Goioerê, Mato Rico, Nova Cantú, Nova Tebas, Peabiru, Pitanga, Querência do Norte, Santo Antônio da Platina, São José das Palmeiras, Toledo, Ubiratã.
Até o momento, 38 pessoas estão desalojadas, sendo 20 em Cascavel, 8 em Nova Tebas, 6 em Peabiru e 4 em Santo Antonio da Platina. No total 153 casas foram danificadas.
Ainda segundo a Defesa Civil a Rodovia PR-650, que estava bloqueada no trecho entre São João do Ivaí e Godoy Moreira já foi liberada. Já a Rodovia PR-492, no trecho entre Paraíso do Norte e Rondon, na ponte sobre o Rio Ivaí, encontra-se interditada em um sentido (Rondon-Paraíso do Norte), com o tráfego seguindo em meia pista, sendo o fluxo de veículos controlado por agentes do DER,  com apoio do BPRV.
De acordo com o  Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), neste início de semana a instabilidade é mais significativa na região sul do Paraná, nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina. A previsão é de bastante chuva, com acumulados significativos. Mais ao norte do Estado, o tempo volta a ficar abafado, com possibilidade de chuvas a partir da tarde. Não se descarta a ocorrência de temporais, mas de forma isolada, em alguns municípios. O tempo instável deve prevalecer até quarta-feira (1) em todo o Paraná. A partir de quinta (2) o tempo volta a ficar mais estável.



29/09/2014 10h28 - Atualizado em 29/09/2014 11h06

Com chuvas, vazão das Cataratas do Iguaçu fica 3 vezes acima do normal

Volume de água na manhã desta segunda (29) passou de 5,5 milhões de l/s.
Em todo estado, temporais prejudicaram 1.429 pessoas em 18 municípios.

Do G1 PR, em Foz do Iguaçu
A vazão nas Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, amanheceu três vezes acima do normal nesta segunda-feira (29) por conta das chuvas que atingem o estado desde quarta-feira (24). De acordo com o monitoramento hidrológico do Rio Iguaçu feito pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), no início da manhã o volume de água no atrativo, que é de 1,5 milhão de litros de água por segundo em média, passou de 5,5 milhões l/s.
As chuvas também causaram estragos em pelo menos 18 municípios do Paraná. Até as 9h desta segunda, os temporais haviam prejudicado 1.429 pessoas, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil. O mau tempo danificou 153 residências e ao menos 38 pessoas permaneciam desalojadas, ou seja continuam abrigadas na casa de amigos ou parentes.  Cascavel, no oeste - com 270 pessoas atingidas -, Nova Tebas, no norte – outras 258 - e Nova Cantu, na região central – com mais 200 – são as cidades mais atingidas pelo mau tempo.
A previsão para os próximos dias, conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), é de mais chuvas, principalmente no sul, oeste e sudoeste do estado, em especial nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina.
A sequência e o acumulado de chuvas, alerta, aumenta o risco de enchentes e deslizamentos de terra nestas regiões. No norte, os dias serão abafados, com chuvas isoladas à tarde. O tempo só volta a melhorar a partir de quinta-feira (2).



  PELA MetSul Meteorologia FACEBOOK
HOJE NO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL

ONIBUS É ARRASTADO PELAS ÁGUAS NO NOROESTE DO ESTADO |
 Um ônibus de linha regular da empresa Unigal foi arrastado pelas águas no interior do município de Santo Cristo, perto da divisa com Cândido Godoy, devido à cheia do Rio Amandau. O prefeito de Santo Cristo informou por telefone à MetSul Meteorologia que as oito pessoas a bordo do ônibus foram resgatadas sem ferimentos. Choveu mais de 250 mm na cidade desde domingo. A Prefeitura faz levantamento dos danos em estradas e pontes do município para avaliar a decretação de emergência.



SITUAÇÃO CRÍTICA NO NOROESTE DO ESTADO | Os volumes de chuva desde o domingo superam 300 mm, sendo mais de 200 mm apenas nesta terça, em várias cidades do Noroeste do Rio Grande do Sul. Rios, arroios e córregos saíram do leito e muitas comunidades enfrentam enchente. A chuva vai persistir no restante desta terça e ainda no começo da quarta, devendo ser localmente forte a torrencial em alguns momentos. A chuva extrema confirma alerta feito por dias seguidos de que a região poderia acumular volumes extremamente elevados de precipitação com potencial de cheias de rios e outros problemas para a população. Está em uma cidade atingida e tem fotos ou informações? Publique as informações nos comentários abaixo e nos envie as imagens da enchente.

CHUVA EXTREMA TRAZ EMERGÊNCIA EM SANTA ROSA | A chuva acumulada só entre a meia-noite e meio-dia de hoje (12 horas) foi de 234 mm no bairro Planalto, em Santa Rosa. O acumulado desde domingo até o meio-dia chegava a 311 mm, o que trouxe graves inundações na cidade (imagens de reprodução da Rede Globo). A estação automática do Inmet no município anotou 146 mm apenas entre 2h da madrugada e 10h da manhã.



 NA ARGENTINA
metra-noticias.blogspot.com.ar

TORMENTAS INTENSAS Y DESTROZOS

Semana muy inestable en el norte del Litoral, inclusive desde el fin de semana.Por efecto de un frente cálido, se fueron regenerando tormentas aisladas en Chaco, Corrientes, Formosa y Misiones.

Algunas de estas tormentas tornaron características severas, dejando importantes acumulados de precipitación, ráfagas y granizo, especialmente en Corrientes y Misiones.En el caso de Posadas (Misiones), en el transcurso del Lunes y Martes precipitaron entre 100 y 150 mm. Paraguay y el sur de Brasil también afectados por este evento que inclusive permanecerá hasta el Miércoles (01/10).Lo que vale destacar, es los importantes destrozos que hubo en localidades como Santa María, donde los barrios más castigados fueron: San Fernando, Cerro Costa, Itacurubí, San Juan Bermans.


LLUVIA
 CALLE ANEGADA EN POSADAS | Foto - Misiones Online 

domingo, 28 de setembro de 2014

TEMPESTADE TROPICAL KAMMURI SE AFASTA DO JAPÃO


IMAGENS DO DIA 28.09.2014 mostram tempestade tropical Kammuri se afastando do Japão no Pacífico Oeste.
Aqui carta sinótica do dia 28.09.2014 mostra que tempestade tem pressão atmosférica de 990hPa. 
 
Last Updated28/09/2014, 09:00:00 (Hora oficial do Brasil)
Location31.4N 215.7E MovementNE at 12 mph
Wind85KPH



CLIMATEMPO

Kammuri afasta e permite visualizar a erupção vulcânica

28 de setembro de 2014 às 06:27 por Paulo Takeshi

Forte vento em altitude faz deslocar a trajetória da tempestade tropical Kammuri no Pacífico afastando-a da costa leste do Japão, permitindo os satélites de órbita polar Acqua e Terra captarem a erupção vulcânica do Monte Ontake, entre as províncias de Nagano e Gifu na região central do arquipélago. A primeira da sequência de duas imagens é do Aqua no dia 27  e ainda mostra muitas nuvens e nuvem de cinzas deslocando para leste.



Na segunda imagem, inferior, do dia 28, a nebulosidade diminui e ainda é possível observar a erupção que continua em intensidade menor, sendo levado para sudeste. 31 montanhistas foram encontrados parcialmente soterrados em cinzas e atingidos pelas rochas vulcânicas, com parada cardiorrespiratória, num abrigo no topo da montanha.



sábado, 27 de setembro de 2014

FURACÃO RACHEL CATEGORIA 1 NO MÉXICO

 Imagem visível do dia 27.09.2014 mostra furacão Rachel na costa do México.



 

Last Updated27/09/2014, 18:00:00 (Hora oficial do Brasil)
Location20.3N 116.5W MovementNNW at 8 mph
Wind120KPH Pressure: 989 MB
 

exame.abril.com.br 
25/09/2014 04:48
 

Tempestade tropical Rachel se forma no litoral do México

A tempestade tropical se formou a partir de uma depressão tropical na costa mexicana do Oceano Pacífico

AFP
Imagem de tempestade tropical: Rachel tem ventos máximos sustentados de 65 km/h
Cidade do México - A tempestade tropical "Rachel" se formou nesta quarta-feira a partir de uma depressão tropical na costa mexicana do Oceano Pacífico, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), que estabeleceu uma zona de vigilância nos estados de Guerrero, Michoacán, Colima e Jalisco.

O SMN indicou em boletim que "Rachel" se formou às 22h locais (0h de Brasília), com ventos máximos sustentados de 65 km/h, sequências de até 85km/h e deslocamento ao oeste a 19 km/h.
A tempestade se localiza a 525 quilômetros ao sudoeste de Manzanillo, Colima, e a 885 quilômetros ao sul-sudeste de Cabo San Lucas, em Baja California Sur.
"A circulação do sistema favorece o aumento de umidade nos estados do ocidente e, em combinação com uma zona de instabilidade, favorecerá chuvas fortes (25 a 50 milímetros) em áreas de Guerrero, Michoacán, Colima e Jalisco", afirmou o SMN.
O organismo recomendou à população desses estados e à navegação marítima nas imediações do sistema manter precauções e atender as recomendações emitidas pelas autoridades do Sistema Nacional de Defesa Civil.
A nova tempestade se formou enquanto o estado de Baja California Sur tenta recuperar-se dos estragos causados na semana passada pelo furacão "Odile".
Com ventos superiores a 200 km/h, "Odile" chegou na madrugada da segunda-feira da semana passada como furacão de categoria 3 na região de Los Cabos.
Os fortes ventos e intensas chuvas provocaram danos importantes à infraestrutura urbana, elétrica, de telecomunicações e aeroportuária, assim como em hotéis e casas.
O mais recente relatório oficial informa que seis pessoas morreram como consequência direta do furacão.

accuweather.com

Rachel to Spare Baja California


By Brian Lada, Meteorologist
September 27, 2014; 1:58 PM ET

Rachel, which became a hurricane Saturday evening, is slowly gaining strength off the west coast of Mexico and will slowly near Baja California over the next several days.
Even though Rachel will track closer to the Mexican state over the coming days, it is forecast to stay well out to sea, having minimal impacts to land.
This is good news for those still cleaning up from the devastating Hurricane Odile after it made landfall directly over the southern tip of Baja California earlier in the month.

Although the center of Rachel and its associated rainfall will stay over the open waters of the Pacific, the western coast of Baja California Sur should still expect some impacts in the form of rough seas.
Residents and vacationers heading to the ocean along the west coast of the state should expect larger waves and a heightened risk of rip currents.
These impacts will pale in comparison to what was brought by Hurricane Odile earlier in September. When Odile made landfall on Sept. 14, it tied the record as the strongest hurricane to make landfall in Baja California Sur during the satellite era.
The impacts from Rachel will lessen heading into the upcoming week as the system weakens. After Monday, Rachel is forecast to stop its northward movement and slowly begin to drift to the south and west.

Rachel is currently the only organized tropical system in either the eastern Pacific and the Atlantic Ocean, but may be joined by another system in the eastern Pacific.
An area of disturbed weather just off the southwest coast of Mexico is being monitored for tropical development and may become a tropical storm or depression as soon as the start of this week.
Even if this disturbance does not develop, it may still deliver heavy rain to areas near the coast of Mexico, including the cities of Acapulco, Tecpan and Zihuatanejo.

FORTES INSTABILIDADES NO CONE SUL


Imagem das 10h de 27.09.2014 mostra ainda muitas instabilidades se formando sobre o Paraguai e sul do Brasil onde causam chuvas e trovoadas e alguma queda de granizo>

  CLIMATEMPO

Granizada na Grande Buenos Aires e em Montevideo

25 de setembro de 2014 às 17:05 por César Soares
Fortes áreas de instabilidade associadas a passagem de uma nova frente fria sobre a Argentina provocou temporais com granizo na Grande Buenos Aires.

As imagens do satélite meteorológico mostram a formação de grandes nuvens, em tons de azul. Algumas destas nuvens ficaram muito profundas, com grande desenvolvimento vertical e gerando granizo no seu interior.





O radar meteorológico de Ezeiza, na Argentina, também mostra chuva forte com risco de granizo em tons de vermelho.



O site tormentas argentinas conseguiu imagens do granizo na região de Tigre.



Fotos cedidas pelo site www.tormentasargentinas.com.ar






Fotos cedidas pelo site www.tormentasargentinas.com.ar




Fotos cedidas pelo site www.tormentasargentinas.com.ar




Montevideo: granizo e alagamentos

A passagem das áreas de instabilidade da frente fria sobre Montevideo, capital do Uruguai, também provocou tempestades com granizo. Muitas ruas ficaram alagadas e o granizo destruiu vidro dos carros.

O granizo ocorreu também sobre o aeroporto de Montevideo e foi notificado no informe METAR das 18h. O granizo é o “GR”. “TS” indica trovoadas, raios e o “RA” chuva moderada



A ventania casou prejuízos.

Daniela Nola (@la_nola7) nos cedeu o vídeo que mostra a chuva torrencial que caiu sobre Montevideu nesta quinta-feira, onde se houve claramente o barulho do impacto das pedras de gelo.



A frente fria avança para o Sul do Brasil e intensifica as áreas de instabilidade que voltaram a se formar sobre a Região nesta quinta-feira, 25. Há previsão de temporais e risco de granizo também sobre o Rio Grande do Sul,  Santa Catarina e Paraná nas próximas 48 horas.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

TORNADO NO MATO GROSSO DO SUL


Imagem das 18h de 24.09.2014 mostram em lilás  a forte supercélula que pode ter causado o tornado que virou o barco no Rio Paraguai no MS.  

ocorreionews.com.br    Quinta, 25 Setembro 2014 09:16

Tornado atinge Porto Murtinho e barco hotel virou com 27 pessoas

Escrito por  campograndenews

Foi identificado como Sidnei Romano, que era agrônomo e morava em Sabaudia, no Paraná, o turista encontrado morto no Rio Paraguai nesta quarta-feira (24). Ele estava no barco-hotel Sueño do Pantanal, que virou no rio, em meio ao tornado que atingiu Porto Murtinho, município a 431 quilômetros de Campo Grande. Também foi resgatado o corpo do dono da embarcação, Luiz Penayo. Ainda há 10 turistas e três tripulantes da embarcação desaparecidos.

Por volta das 20h30, as buscas foram suspensas por falta de visibilidade. As informações foram repassadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Porto Murtinho. As buscas serão retomadas nesta quinta-feira (25), por volta das 6 horas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Dourados está sendo deslocada para Porto Murtinho para ajudar nos trabalhos.
Segundo a Polícia Militar, na embarcação estavam 27 pessoas, entre elas 16 turistas. Cinco deles conseguiram se salvar. Dez estão desaparecidos e um foi encontrado morto no Rio Paraguai. A embarcação contava com 11 tripulantes entre piloteiros, cozinheiros, camareiros. Dos tripulantes oito se salvarão e três ainda estão desaparecidos.
As treze pessoas que conseguiram se salvar do naufrágio tiveram que enfrentar as correntezas do Rio Paraguai a nado para chegar até às margens, onde foram socorridas por populares. Hoje era o último dia de pescaria do grupo que estava no barco-hotel.
Identificação- Cinco das 13 pessoas que se salvaram do naufrágio eram turistas. São eles Marcio Ferreira Garmeira, residente em Alvorada do Sul; Kesley Roger Souza, de Londrina; José Ribeiro da Silva Filho, de Alvorada do Sul;Valdecir Fernandes Freitas, de Alvorada do Sul, e Francisco Carlos Paulineli, também de Alvorada do Sul.
O estado de saúde dels é estável e eles estão neste momento hospedados em uma pousada em Porto Murtinho.
Tempestade - O naufrágio foi provocado por um tornado, com ventos superiores a 93 quilômetros, que atingiu a cidade e provocou destruição. O prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda, informou que seria decretado estado de calamidade. 
Segundo ele, casas foram destelhadas e pelo menos cem árvores foram derrubadas pelo temporal. Os prejuízos estão sendo levantados e equipes da prefeitura percorrem a cidade para dar auxílio às famílias atingidas. 


Notícias de Campo Grande e Mato Grosso do Sul
24/09/2014 19:25

Tornado já atingiu cidade antes; episódio anterior foi em 2010

Liana Feitosa

O barco de turismo de pesca que naufragou hoje (24) em foto de divulgação. (Foto: Reprodução Facebook)O barco de turismo de pesca que naufragou hoje (24) em foto de divulgação. (Foto: Reprodução Facebook)
Não é a primeira vez que um tornado atinge a cidade de Porto Murtinho, distante 431 km de Campo Grande. Em outubro de 2010 o mesmo fenômeno atingiu - em uma madrugada - uma chalana que estava no Rio Paraguai, perto do encontro com o Rio Apa, a 70 km da cidade.

Na ocasião, parte da embarcação ficou destruída, causando sérios prejuízos em equipamentos e televisores que ficavam nos quartos da chalana. Além disso, embarcações de apoio afundaram, como botes com motores que estavam atrelados.
Apesar de ter durado apenas um minuto, o tornado de 2010 causou pânico em um grupo de 13 empresários douradenses estavam na chalana.
Um empresário acabou ferido na perna e na cabeça e outro teve que ser removido em uma lancha de apoio até o Hospital de Porto Murtinho. Segundo o jornal Dourados Informa, no momento do episódio, os tripulantes disseram que o vento pode ter sido de mais de 100 km/hora.
Hoje - No tornado registrado nesta tarde (24), os ventos chegaram a 93km/h. Esse tipo de ocorrência só é formado quando há um tipo específico de nuvem, conhecida popularmente como funil de nuvem.
O tornado tem, geralmente, cerca de 100 metros de espessura e se caracteriza pela formação de um corredor que não abrange quilômetros de extensão, mas causa muitos estragos.
Por causa do fenômeno, um barco-hotel com 27 pessoas a bordo virou, também no Rio Paraguai. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros na cidade, tenente Landis Dorneles Pereira, até o momento uma foi encontrada morta.


24/09/2014 10h59 - Atualizado em 24/09/2014 15h16

Meteorologista não descarta novo tornado em Taquarituba, SP

Em setembro de 2013, fenômeno climático devastou parte do município.
Especialista ressalta que região é favorável à formação.

Do G1 Itapetininga e Região
Parque Industrial foi uma das áreas mais atingidas (Foto: Jéssica Pimentel / G1)Tornado devastou parte da cidade em setembro de 2013 (Foto: Jéssica Pimentel / G1)
O tornado que atingiu Taquarituba (SP) em 2013 pode voltar a ocorrer. A hipótese foi levantada pelo professor de meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Rio Grande do Sul, Ernani de Lima Nascimento, especialista em tempestades. Os ventos de mais de 200 quilômetros por hora devastaram parte da cidade e provocaram duas mortes em 22 de setembro daquele ano. Mais de 800 casas foram danificadas, além de empresas, prédios públicos e carros que ficaram destruídos. Após um ano, muitos moradores dizem que vivem com medo de um novo tornado. Segundo o professor, a região é favorável à ocorrência desse tipo de fenômeno.
O professor ressalta que todo o Estado de São Paulo reúne condições climáticas para a formação de tornado. “São Paulo, assim como o sul do Brasil e o Estado de Mato Grosso, encontra-se em uma região da América do Sul favorável à formação de tornados. Essa região do continente compartilha algumas características semelhantes ao que se observa na região central dos Estados Unidos. É improvável que Taquarituba seja atingida de novo por um tornado, mas toda região do interior paulista é uma região favorável a tornados e não podemos descartar que a cidade volte a ser atingida por um”, explica.
Professor da UFSM explica sobre a formação dos tornados (Foto: Reprodução / TV TEM)Professor da UFSM explica sobre a formação dos
tornados (Foto: Reprodução / TV TEM)
O professor da UFSM explica que o tornado se forma quando uma tempestade, que apresenta rotação, gira em torno do seu próprio eixo, apresentando como se fosse um redemoinho dentro dela. “À medida que ocorre a chuva, o redemoinho é trazido próximo à superfície. Quando isso acontece, ele ganha velocidade e fica mais intenso, podendo formar um funil. Se essa rotação atingir até a superfície ocorre a formação do tornado”, afirma.
Ainda de acordo com ele, o período mais favorável ao tornado são as estações do outono e primavera. “Nessas estações do ano, nessa região, ocorre o encontro de massas de ar diferentes”, afirma.


MUITO GRANIZO NO CENTRO DA ARGENTINA 25.09.2014 | O avanço de ar quente de Norte instabiliza o tempo no Centro da Argentina com temporais de granizo nesta tarde (foto via Metra). Nas próximas horas, o tempo se instabiliza também no Sul do Brasil com chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Podem ocorrer temporais isolados com raios e granizo. Aqui no Estado RS, o tempo muda já hoje nas Metades Norte e Oeste com a chuva alcançando a maioria das regiões na madrugada e manhã desta sexta-feira.
FONTE: METSUL FACEBOOK

ANOMALIAS DE TEMPERATURAS COMPROVAM AQUECIMENTO GLOBAL

Augusta, Maine Annual Temperature Graph

TEMPERATURAS  ATUAIS


Current World Surface Temperatures

Observem no mapa acima as anomalias em verde e amarelo(mais quentes) são maioria no planeta até mesmo na Antártida, onde já em início de primavera, chega a estar até 15°C mais quente que o normal para essa época do ano.
Enquanto isso, o oceano Pacifico norte se aquece muito, intensificando os ciclone extratropicais e o Atlântico se resfria com o derretimento do Ártico, impedindo a formação de furacões.
 Abaixo vemos imagem do Pacífico Norte onde se movimentava um forte ciclone extratropical no dia 23.09.2014 em direção ao Canadá.

 Aqui vemos o porquê desses ciclones extratropicais estarem mais fortes no Pacífico Norte. A causa é a temperatura da superfície do mar que chega a estar até 04°C acima do normal para essa época do ano visível aqui em vermelho escuro. Enquanto isso, a região do El Niño ainda permanece fraca. Parece que as águas quentes do El Niño foram desviadas para o Pacífico Norte.


Aqui vemos as anomalias das temperaturas do ar, e observa-se que no Canadá, onde no dia 10.09.2014 estava nevando, agora está até 05°C acima do normal para essa época do ano. Perceba também, que a maioria das regiões está com temperaturas acima da média normal para essa época do ano.



Compare aqui com a imagem do dia 10.09.2014:

Veja mais detalhes aqui:
http://filosofiaclimatica.blogspot.com.br/2014/09/ja-esta-nevando-muito-no-canada-neste.html 



cubadebate.cu 

Temporada ciclónica atlántica por debajo del promedio

Publicado en: Crónicas del Tiempo
En este artículo: Ciclones, Océano Atlántico
22 septiembre 2014 | 13
ciclónAcaba de ocurrir el Equinoccio de Otoño en el Hemisferio Norte de La Tierra este 21 de septiembre, con lo cual entramos, astronómicamente, en esta estación de otoño, antecedente al invierno. Ello trae como consecuencia meteorológica que los ciclones tropicales tendrán en lo adelante como zona más favorable de formación el mar Caribe, disminuyendo gradualmente la importancia de la zona de formación del este del Atlántico.
Creo que cabe en este momento hacer una valoración de lo que ha ocurrido hasta ahora en la presente Temporada Ciclónica o de Huracanes del 2014 en la cuenca del Atlántico, habiendo ya transcurrido la etapa más activa de una temporada, estadísticamente, que es el lapso comprendido entre el 15 de agosto y el 15 de septiembre.
Ante todo hay que decir que hasta esta fecha, la del 2014 ha sido una temporada ligeramente menos activa que el promedio. Hasta el presente han ocurrido 5 ciclones tropicales con nombre, es decir que al menos han obtenido la clasificación de Tormenta Tropical. De estos 5 sistemas ciclónicos tropicales, 3 llegaron a la clasificación de Huracán, y uno de ellos fue Huracán de Gran Intensidad Categoría 3. Recordemos que en una Temporada promedio se hubieran producido para esta fecha 6 ciclones tropicales con nombre, 3 huracanes y uno de Gran Intensidad. Con respecto a los clasificados como huracán, para la fecha se iguala incluso el promedio.
Veamos cuáles han sido los ciclones tropicales de la cuenca atlántica hasta la fecha en este 2014. El Huracán ARTHUR (1 – 5 julio) llegó a los EE.UU., a Carolina del Norte, como Huracán Categoría 2 y después azotó a las provincias marítimas del este de Canadá como una fuerte tormenta extratropical, con daños de 14 millones de USD, principalmente en Canadá. El Huracán BERTHA (1 – 6 agosto) ocasionó dos muertes en la costa oriental de los EE.UU. debido a las marejadas, pero recurvó hacia el mar abierto y los daños fueron poco significativos.
Igualmente, el Huracán CRISTOBAL (23 – 29 agosto) ocasionó poco daño material, pero produjo un total de 7 muertes, tres de ellos personas que nadaban en la costa en los EE.UU., presumiblemente haciendo caso omiso de las advertencias; y otras personas fueron víctimas por inundación, dos en Haití , y una en la República Dominicana y en las islas Turcos y Caicos. La Tormenta Tropical DOLLY, tocó tierra en el nordeste de México el 2 de septiembre con lluvias intensas, el saldo de un fallecido y millones de dólares en daños materiales. Por último, el Huracán EDOUARD, que alcanzó Gran Intensidad con Categoría 3 de la escala de Saffir-Simpson, el primer huracán de Gran Intensidad de la cuenca atlántica desde que SANDY la alcanzara al entrar al oriente de Cuba en octubre de 2012.
Afortunadamente, EDOUARD pasó todo su desarrollo en pleno Atlántico norte sin afectar a tierra alguna. La única afectación indirecta ocurrió por las fuertes marejadas, por mar de leva, en la costa oriental de los EE.UU. Hay que destacar que el único sistema ciclónico, hasta ahora en la temporada, en penetrar ligeramente por el nordeste del mar Caribe, fue BERTHA, cuando era Tormenta Tropical, tangente su trayectoria al nordeste de la República Dominicana en su avance a las Bahamas orientales y al Atlántico.
En el océano Pacífico oriental las cosas no han sido tranquilas. Ha sido hasta ahora una temporada extremadamente activa. Hasta ahora ha habido 16 ciclones tropicales con nombre, 10 de ellos han sido huracanes y 7 han sido huracanes intensos. Una Temporada de Huracanes promedio en el Pacífico oriental tiene 15 ciclones con nombre, 8 huracanes y 3 huracanes de gran intensidad en toda la temporada (la del 2014 por supuesto que no ha terminado), y se está a punto de igualar el récord de 8 huracanes de Gran Intensidad establecido en 1992. Observen que más del 50 % de los ciclones tropicales que se han formado han alcanzado Gran Intensidad, lo que llama poderosamente nuestra atención.
El nordeste del Pacífico ha tenido temperaturas superficiales del agua de 0.6 °C por encima de lo normal y la cizalladura vertical del viento, grosso modo la diferencia entre el viento superficial y a alturas de 10 a 12 kilómetros, ha sido alrededor del 20 % por debajo de lo normal, lo que ha favorecido grandemente la actividad ciclónica.
A pesar de que el evento EL NIÑO no se ha producido, contrario a lo que señalaban la mayoría de los modelos de los centros meteorológicos especializados desde abril-mayo de este año, las condiciones atmosféricas y oceánicas en el Atlántico no han sido en realidad favorables a la actividad ciclónica. Ello es así por varios factores que confluyeron en el área atlántica generadora de huracanes, como fueron la fuerte a moderada cizalladura vertical del viento, predominio de estabilidad atmosférica en el área y aire seco (recordar la fuerte influencia del polvo del Sahara en los meses de junio, julio y agosto), así como movimientos del aire descendentes y fuertes vientos Alisios en el área generadora de huracanes. Entre otras causas, las temperaturas oceánicas han estado de manera general por debajo o cerca de lo normal, lo que tampoco ha contribuido mucho al desarrollo ciclónico en esta área. Sin embargo, más hacia el Atlántico norte, los sistemas ya formados, han obtenido condiciones mejores que favorecieron el desarrollo varios de ellos en huracanes.
La diferencia entre lo que ha ocurrido con la actividad ciclónica entre las cuencas del Atlántico y el nordeste del Pacífico no es nada raro. Usualmente cuando una cuenca es activa la otra es poco activa, y ello ocurre por la circulación del aire a gran escala, que cuando hay aire ascendente y bajas presiones en una de las cuencas, en la otra, como un mecanismo compensatorio, hay altas presiones y aire seco y descendente, lo que disminuye la actividad ciclónica.
Cabe recordar que los centros de pronósticos de El Niño y los modelos que para ello se emplean, aún señalan la posibilidad de que se desarrolle un evento El Niño, aunque débil, para el otoño temprano. El Niño usualmente suprime la actividad ciclónica en la cuenca del Atlántico. Incrementando la cizalladura, la estabilidad atmosférica y los movimientos descendentes del aire. Falta por ver si estos pronósticos se cumplen.
Por otra parte, queda todavía octubre y, en menor medida, noviembre, meses en los cuales los ciclones tropicales tienen una marcada tendencia a formarse en nuestro mar Caribe. Recuerdo cercano es el ya mencionado, e intenso, huracán SANDY de 2012, el peor ciclón de esa temporada, que no se formó hasta la tercera semana de octubre.
Así que, ojalá nos libremos de un ciclón tropical en lo que queda de esta temporada, son estos los mejores deseos, aunque hasta que no termine la misma no deberemos respirar tranquilos. Desde ahora, hay que observar a nuestro mar Caribe.
Trayectorias de los Ciclones Tropicales con clasificación de Tormenta Tropical y Huracán en la cuenca del Atlántico, mar Caribe y golfo de México en la Temporada Ciclónica o de Huracanes 2014 (hasta el 21 de septiembre de 2014).
Trayectorias de los Ciclones Tropicales con clasificación de Tormenta Tropical y Huracán en la cuenca del Atlántico, mar Caribe y golfo de México en la Temporada Ciclónica o de Huracanes 2014 (hasta el 21 de septiembre de 2014).
Temperatura Superficial del mar procesada a partir de los datos del satélite GOES para la semana del 10 al 16 de septiembre de 2014. Se muestran las zonas más favorables para la formación de huracanes, según la temperatura oceánica. Tomada de esl.lsu.edu
Temperatura Superficial del mar procesada a partir de los datos del satélite GOES para la semana del 10 al 16 de septiembre de 2014. Se muestran las zonas más favorables para la formación de huracanes, según la temperatura oceánica. Tomada de esl.lsu.edu