28/06/2013 10h00
- Atualizado em
28/06/2013 11h17
Com trégua da chuva, níveis dos rios Paraná e Iguaçu começam a baixar
Na região da Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, rio já baixou 1,5 metro.
Apesar do recuo da água, áreas afetadas devem continuar alagadas.
Apesar da redução, a situação ainda é de alerta, principalmente nas comunidades ribeirinhas da margem paraguaia do rio. Como o reservatório da hidrelétrica continua recebendo uma grande quantidade de água das regiões que o abastecem, os bairros San Rafael e Remansito, em Ciudad del Este, deverão permanecer alagados pelos próximos dias. Ao menos 300 famílias foram afetadas. Segundo a usina, duas das três calhas do vertedouro estão sendo mantidas abertas desde segunda-feira (24) para escoar o excedente de água não usada na produção de energia elétrica.
saiba mais
Em Foz do Iguaçu,
as instalações do Iate Clube Cataratas e algumas casas da Vila
Bancária, comunidade que fica às margens do Rio Paraná, próximo da
confluência com o Rio Iguaçu ainda ficarão debaixo d’água por mais
alguns dias. No outro lado da fronteira, em Presidente Franco, a aduana
do porto de balsas também foi atingida. Na terça-feira (25), o nível no
encontro dos dois rios ultrapassou a marca de 33 milhões de litros por
segundo (l/s). A cheia já é o maior dos últimos 15 anos.recolocadas (Foto: Cataratas do Iguaçu S.A. / Divulgação)
Por medida de segurança, as passarelas que levam à Garganta do Diabo estão interditadas desde terça-feira. Técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) começaram a recolocar as grades da passarela na manhã desta sexta e o acesso pode ser liberado nas próximas horas.
Prejuízos
De acordo a Defesa Civil Estadual, até as 18h de quinta-feira (27), 78.191 pessoas haviam sido afetadas pela chuva que atinge o Paraná desde o dia 19 de junho. Dessas, 12.881 ficaram desalojadas e 1.230 continuavam em casa de parentes ou amigos. Setenta e cinco cidades foram atingidas e onze municípios decretaram situação de emergência: Bituruna, Dois Vizinhos, Imbituva, Irati, Itapejara d'Oeste, Laranjeiras do Sul, Ortigueira, São João, Santa Tereza do Oeste, Sulina e Teixeira Soares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário