Seguidores

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

FORMA-SE A PRIMEIRA ZCAS NO SUDESTE


Imagem das  11h de 20.10.2014 mostra  a primeira formação de uma ZCAS(Zona de Convergência do Atlântico Sul) que se manterá hoje e amanhã causando chuvas no sudeste do Brasil. Na Argentina, nova frente fria se aproxima do Brasil.

Abaixo, temos a imagem do dia 19.10.2014 às 20h onde mostra a instabilidade em rosa e azul sobre São Paulo, onde causou chuvas e trovoadas.




19/10/2014 21h37 - Atualizado em 19/10/2014 21h53

São Paulo registra chuva neste domingo após tarde de calor intenso

Precipitação é efeito da chegada de uma frente fria à região Sudeste.
Previsão é que haja ocorrência de chuvas ao longo da semana, diz Inmet.

Do G1, em São Paulo
Chuva em São Paulo durante a noite deste domingo (19). Previsão é de garoa e frio nesta segunda-feira para a capital paulista (Foto: G1)Chuva em São Paulo durante a noite deste domingo (19).
Previsão é de garoa e frio nesta segunda-feira para a
capital paulista (Foto: G1)
Depois de os termômetros marcarem 35,8ºC na tarde deste domingo (19), pontos das regiões Sul e Oeste de São Paulo sentiram o refresco da chuva à noite. A precipitação é resultante da chegada de uma frente fria.

De acordo com a Climatempo, a partir desta segunda-feira (20) a atmosfera deve ficar mais úmida e o ar quente e seco, que prevaleceu ao longo deste fim de semana no Sudeste e parte do Sul do país, perde força.
A tendência é que novas frentes frias estacionem sobre essas regiões e provoquem chuvas, mas sem grandes acumulados de precipitação.
Entre segunda e sábado, a previsão é que chova na Grande São Paulo entre 10 milímetros e 20 milímetros.
Nesta segunda, a previsão é de garoa o dia todo na capital paulista, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet. A mínima fica em 17ºC e a máxima não deve passar de 24ºC.
Para outubro, a meteorologia espera que o nível de chuva seja menor ou igual a 127 mm, média do mês em anos anteriores.
O total, segundo Vitor Kratz, meteorologista da Climatempo, não será suficiente para encher os níveis do reservatórios que formam o Sistema Cantareira, que opera com 3,6% da capacidade de abastecimento, segundo balanço divulgado pela Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp) deste domingo.
Chuva é registrada na região do Morumbi, Zona Sul de São Paulo, por volta das 21h30 deste domingo (19) (Foto: Eduardo Carvalho/G1)Chuva é registrada na região do Morumbi, Zona Sul de São Paulo, por volta das 21h30 deste domingo (19) (Foto: Eduardo Carvalho/G1)


oficinadanet.com.br 

Cometa passa raspando por Marte, informa pesquisadores e astrônomos

9 Equipe Oficina da Net (@oficinadanet)
 
Siding Spring registrado pelo astrofotógrafo Damian Peach, algumas horas antes da aproximação. Percebam a diferença gritante de brilho entre os dois objetos.
Siding Spring registrado pelo astrofotógrafo Damian Peach, algumas horas antes da aproximação. Percebam a diferença gritante de brilho entre os dois objetos

O corpo celeste denominado de C/2013 A1, que foi descoberto por cientistas em janeiro de 2013, passou muito próximo neste último domingo, 19 de outubro, do planeta vermelho; claro que estou me referindo a Marte.
Segundo o pesquisador da Universidade Federal de São Carlos, Gustavo Rojas, o cometa também denominado de Siding Spring, passou a 139.500 quilômetros de Marte, sendo essa distância a metade entre a Terra e a Lua e dez vezes menor do que a de qualquer cometa já registrado que possa ter passado pela Terra.
Apesar do registro muito “próximo” da passagem do corpo celeste por Marte, astrônomos da missão da sonda Maven em Marte, entre eles Nick Schneider, comemoraram a sua passagem, pois para eles essa é uma chance única de poder analisar a influência do mesmo na atmosfera marciana, sendo que Schneider ainda declara dizendo que: “Essa poderá ser uma oportunidade única de aprendizado”, comemorou.
Já o pesquisador Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos, disse que a passagem do Siding Spring poderá ajudar a testar a hipótese de que material orgânico tenha surgido em regiões muito afastadas do Sistema Solar e chegado a Terra na carona de cometas e asteroides.
O corpo celeste descoberto em janeiro de 2013, foi encontrado por Robert McNaught no observatório australiano que leva o mesmo nome do cometa, “Siding Spring”; segundo a NASA, o cometa ou corpo celeste, Siding Spring, pode ter se originado a bilhões de anos atrás, na Nuvem de Oort, região essa distante no espaço.
Imagem ilustrativa, não real do cometa em Marte

Ainda de acordo com os pesquisadores, o cometa pode ter viajado a mais de um milhão de anos para realizar esta primeira passagem por Marte e só irá retornar novamente ao planeta vermelho, dentro de mais ou menos um milhão de anos, assim que completar uma volta ao redor do Sol.

Por precaução a passagem do corpo celeste, a NASA reposicionou seus satélites Maven, MRO e Odyssey, que estão localizados na órbita de Marte, atrás do planeta, evitando assim danos causados por fragmentos sólidos que podiam se desprender do cometa. As manobras destes satélites foram feitas durante o período mais arriscado da aproximação máxima do corpo celeste com o planeta vermelho; período este que transcorreu há 90 minutos após a máxima aproximação do Siding Spring e por onde Marte atravessou a nuvem de resíduos.

Imagens divulgadas pela Nasa da passagem do cometa Siding Spring
Imagens divulgadas pela Nasa da passagem do cometa Siding Spring (Nasa/Reuters)


Cometa
Cometa C/2013 A1 Siding Spring registrado do Southpansberg Observatory, África do Sul, 40 minutos antes do rasante




Imagem registrada a partir da Espanha pelo Optical Ground Station, da Agência Espacial Europeia, duas horas após a aproximação máxima.
Imagem registrada a partir da Espanha pelo Optical Ground Station, da Agência Espacial Europeia, duas horas após a aproximação máxima. - Clique para ampliar


Cometa Siding Spring registrado durante a aproximação máxima a partir do observatório SONEAR, instalado na cidade de Oliveiras, MG.
Cometa Siding Spring registrado durante a aproximação máxima a partir do observatório SONEAR, instalado na cidade de Oliveiras, MG. - Clique para ampliar







Where is the Comet Now?
Simulation of the Comet Siding SpringBrought to you by the Near-Earth Object (NEO) office at NASA's Jet Propulsion Laboratory. See simulation >>



 

Views of Mars and Comet Siding Spring


 

Decepcionantes primeras imágenes del cometa Siding Spring desde Marte

2014 octubre 20
por Manu Arregi Biziola


¿Cometa Siding Spring? Opportunity Rover, Sol 3817, 19 de octubre de 2014. Crédito: NASA / JPL-Caltech

Se acaban de publicar las primeras imágenes del cometa Siding Spring tomadas en Marte. Si tenemos en cuenta las expectativas creadas, solo cabe calificarlas de muy decepcionantes. Como tantas veces, hemos visto, en días pasados, cantidad de gráficos y representaciones artísticas de lo que sería en encuentro. Lo primero que vemos es esa imagen que abre el artículo, tomada por el rover Opportunity y que acaba de publicar Universe Today, que ni siquiera se atreve a asegurar que sea el cometa.
Hay publicadas otras dos fotos, a cada cual más decepcionante. Esta otra de Opportunity, con lo que parece ser el cometa:
¿Cometa Siding Spring?, Opportunity Rover, Sol 3817, 19 de octubre de 2014. Crédito: NASA / JPL-Caltech

En estas otras dos fotos tomadas por el rover Curiousity, con mucho ruido, ni si quiera se intuye rastro alguno del cometa. Veremos que se sigue publicando y si depurando estas imágenes, se puede ver algo más. Pero, lamentablemente, parace que tendrán razón los que opinaban que poco se iba a ver, por ser el come pequeño y haber bajado de actividad las últimas semanas. Al menos, afortunadamente, parece que ninguna de las misiones operativas en Marte han sufrido daño alguno.
Curiousity NavCam 19 de octubre de 2014. la silueta del borde es el crater Gale. Crédito: NASA / JPL-Caltech


Curiousity NavCam 19 de octubre de 2014. la silueta del borde es el crater Gale. Crédito: NASA / JPL-Caltech

Nenhum comentário:

Postar um comentário