Imagem das 11h de 23.05.2014 mostra frente fria puxando muito umidade da Amazônia.
Abaixo mostra mapa com chuvas ocorridas ontem e vemos a forte chuva que caiu em Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.
Aqui vemos em azul a massa de ar frio sobre o sul do Brasil, Argentina e Uruguai, chegando ao Paraguai e vai subir até Rondônia.
clicrbs.com.br/
Geral
| 22/05/2014 18h43min
Massa de ar frio derruba as temperaturas em Santa Catarina a partir de sexta-feira
Fim de semana tem chance de geada no Planalto Oeste e Serra
A chuva que passou pelo Estado nesta quinta-feira ainda deixa o tempo instável na madrugada de amanhã — mais concentrada no Norte de SC. Entre o fim da tarde e noite, o tempo melhora a partir do Oeste e Sul do Estado, com o avanço da massa de ar seco e frio pela Argentina e RS.
Fim de semanaSábado será de tempo seco e frio com sol entre algumas nuvens em SC. As temperaturas ficam entre 0ºC e 6ºC nas áreas altas do Estado, com condições de geada especialmente no Planalto Sul e Meio Oeste.
No domingo, o dia começa com presença de sol e temperaturas baixas. Há também chance de geada especialmente nas áreas altas do Meio Oeste e Planalto Sul. Segundo informações da Epagri/Ciram, a partir da tarde, um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera intensifica áreas de instabilidade no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, provocando temporais isolados com trovoadas e possibilidade de granizo. A chuva atinge as demais regiões no decorrer da noite.
NavegaçãoUm ciclone extratropical deve atingir o Sul do Brasil na sexta-feira. O resultado será ventos fortes e mar agitado, inclusive no fim de semana.
Mar ficará mais agitado a partir de sexta-feira em Florianópolis.
Foto: Charles Guerra/ Agência RBS
A orientação é para tomar cuidados com a navegação. Mesmo o ciclone atuando afastado da costa, na altura do Uruguai, vai trazer forte ondulação Sul para o Litoral de Santa Catarina, explica Puchalski.
São esperadas ondas de 1,5 a 2,5 metros na costa e de 3 a 4 metros mais afastado na sexta-feira. Já no fim de semana há leve melhora, com 1 a 2 metros na costa e 3 a 4 metros mais afastado.
21/05/2014 23h14 - Atualizado em 21/05/2014 23h48
Volume de chuva ultrapassa a média do mês no Noroeste do RS
Estado tem avanço de frio e chance de granizo nesta quinta-feira.
Declínio das temperaturas será ainda maior a partir de sexta-feira.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul monitora Ibirubá, Cruz Alta e Santa Rosa, cidades onde há risco de alagamento. Até pouco antes da 0h, não havia informações de transtornos.
A instabilidade se deve a uma área de baixa pressão, que dá origem a um ciclone extratropical na costa do estado e a uma frente fria sobre toda a Região Sul do país. Para esta quinta (22), o cenário deve se repetir no Norte, Noroeste e na Serra. A chuva, porém, deverá ser mais forte durante a manhã desta quinta nos Vales do Taquari e Jacuí, Serra, Litoral Norte e Alto Uruguai.
Já no Oeste e Sul do estado, o tempo deve permanecer seco, mas nublado. O ciclone ainda irá provocar ventos com rajadas entre 60km/h e 90km/h em todo o litoral e em parte do sul, da Campanha e da Fronteira Oeste.
De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quinta poderá começar com sensação térmica agradável em alguns municípios, mas terminará com temperaturas extremamente baixas, por conta dos ventos fortes.
Em Porto Alegre, a previsão é de chuva pela manhã e sol entre nuvens à tarde. Ao longo da tarde, a projeção é de aumento da sensação de frio devido ao vento. A mínima deverá ser de 15°C à noite e a máxima deve alcançar a marca de 22°C.
Na sexta-feira (23), o frio aumenta consideravelmente com mínimas em torno dos 5°C na Campanha e entre 5°C e 10°C no Norte gaúcho. A temperatura máxima também ficará baixa. A tarde poderá ser a mais fria do ano em alguns municípios. Em algumas cidades, a máxima não deve chegar aos 15°C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário