Acima vemos em azul escuro, onde chega a estar até 8°C mais frio que a média para essa época do ano, a massa de ar polar sobre Argentina, Uruguai, sul do Brasil e Paraguai onde causa geadas.
Abaixo vemos na imagem em IR animada o afastamento do ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul causando agitação marítima e o avanço da massa de ar polar vinda do Pacífico.
clicrbs.com.br
Frio com geada
27 de agosto de 2014O frio forte já trouxe imagens típicas de inverno. Abaixo a geada que apareceu em São Joaquim hoje cedo:
CLIMATEMPO
Ar polar provoca geada no Sul
27 de agosto de 2014 às 01:47 por César Soares
Atualizado em 27/08/2014 às 10h15
Após a passagem da frente fria, o ar polar começou a entrar de uma forma mais efetiva sobre a Região Sul. As temperaturas caíram bastante ao longo da madrugada, devido o ar mais frio e o tempo aberto.
A cidade de São Joaquim, na serra catarinense, registrou temperatura mínima de -1,3°C
na estação automática do INMET, o que favorece o fenômeno de geada.
Algumas áreas de geada foram registradas por Mycchel Legnaghi do São
Joaquim Online.
A Climatempo já havia alertado sobre o
risco de geada na Região Sul do Brasil durante esta semana. A madrugada
de quarta-feira (27) para quinta-feira (28) terá novamente grandes
chances para a ocorrência do fenômeno. As temperaturas caem ainda mais e
há o risco de geada forte principalmente sobre as serras gaúcha e catarinense, planalto sul de Santa Catarina, Região da Campanha no Rio Grande do Sul.
Com o aumento da temperatura durante a sexta-feira (29) e o sábado (30), o risco de geada diminui. No entanto, áreas de instabilidade se organizam e provocam pancadas de chuva a partir do próximo domingo (31).
Nenhum comentário:
Postar um comentário