Seguidores

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

AR ÚMIDO DO PACÍFICO SUL

 Imagens das 09h de 01.08.2014 mostram instabilidades que se formaram na fronteira com o Uruguai, com o avanço de umidade vinda do Pacífico Sul através de uma frente fria no sul do Chile e Argentina.

Aqui as descargas elétricas(raios) causados pelas instabilidades:

01/08/2014 07h11 - Atualizado em 01/08/2014 08h29

Temporal atinge parte do Rio Grande do Sul e há alerta para granizo

Chuva entre Bagé e Chuí deve se espalhar pelo estado ao longo do dia.
Previsão é que os acumulados cheguem a 14 mm, no Sul do estado.

Do G1 RS
Aqui imagem do sul de Porto Alegre ao amanhecer do dia 01.08.2014

Um temporal atinge parte do Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira (1). O mau tempo é registrado em uma área entre Bagé, na Região da Campanha, e Chuí, no Extremo Sul. A chuva deve se espalhar por todo o estado ao longo do dia, e há alerta de granizo.
Ainda durante a manhã, o mau tempo deve chegar à região de Rio Grande e Pelotas, também no Sul. Apesar da chuva forte no estado, não deve haver alagamentos. A previsão é que os maiores acumulados sejam de 11 mm na Fronteira Oeste e 14 mm no Sul.
Em Porto Alegre, o dia começa com tempo seco e temperatura de 18°C, mas deve chover ao longo do dia. A máxima deve chegar a 25°C.
No sábado (2), o tempo segue instável em Porto Alegre, com máxima prevista de 26°C. No Norte do estado, na divisa com Santa Catarina, e na fronteira com a Argentina não deve chover. Outros pontos ao Norte terão chuva fraca e o sol aparece durante longos períodos no dia. A chuva deve continuar no Sul e Leste.
Já no domingo, uma nova frente fria começa a chegar ao estado, provocando chuva e queda das temperaturas no Sul do estado. Já na Metade Norte, o sistema deve chegar apenas no fim do dia, deixando o domingo de sol e calor.

CLIMATEMPO

Temporais no Rio Grande do Sul

1 de agosto de 2014 às 10:36 por César Soares

Áreas de instabilidade se aproximaram do Rio Grande do Sul na sexta-feira (01) e provocaram fortes pancadas de chuva principalmente sobre o  centro-sul. A nebulosidade ganhou força por conta das temperaturas um pouco mais elevadas que persistiam sobre a Região Sul.

O satélite meteorológico mostra a evolução das áreas de nebulosidade mais densas que são organizadas pela presença de uma frente fria no oceano.




Nas imagens do radar meteorológico, as áreas em vermelho indicam chuva forte, as em amarelo chuva moderada e por fim as verdes e azuladas mostram chuva fraca.


Radar Meteorológico do Canguçu-RS 8h16 (horário local) - Fonte: REDEMET




Radar Meteorológico de Santiago-RS às 9h56 (horário local) - Fonte: REDEMET

A chuva veio acompanhada de rajadas de vento de até 40km/h segundo informações da estação meteorológica do INMET no Canguçu.

Informações do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, mostram a presença de chuva moderada e rajadas de até 75 km/h.

No sábado (02) a chuva enfraquece e ocorrem com menos frequência ao longo do dia. O sol consegue aparecer mesmo que acompanhado de muitas nuvens. No extremo oeste gaúcho, o sol já aparece com força. No domingo (03) uma nova frente fria se desloca pelo oceano e vai organizar instabilidade por todo o centro-sul do Rio Grande do Sul. Há previsão de temporais que podem ocorrem ao longo de todo o dia. O ar seco só retorna ao Estado gaúcho na próxima terça-feira (05), quando não há mais previsão de chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário