Seguidores

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

FURACÃO JULIO




 
07.08.2014  Furacão Julio
Ventos de 160 km/h e deslocamento no sentido oeste-noroeste a 10 km/h EM DIREÇÃO AO HAVAÍ.
 

06.08.2014  Furacão Julio
Ventos de 120 km/h e deslocamento no sentido oeste-noroeste a 10 km/h TAMBÉM EM DIREÇÃO AO HAVAI.



Logo Portal O POVO Online 
06/08/2014 - 16h50

Tempestade Julio ganha força e se torna furacão



A tempestade tropical Julio se aproximou do furacão Iselle, que atingiria o Havaí na quinta-feira, e ganhou força o suficiente para ser elevado nesta quarta-feira à categoria de furacão. O Centro Nacional de Tempestades classificou o furacão Julio como categoria 1, com ventos máximos sustentados de 120 km/h.
O furacão só deveria ter ganhado força gradativamente nos próximos dias. Segundo o cientista Lixion Avlia, do centro de estudos, a tempestade está há cerca de 2.600 quilômetros a leste da região de Hilo e deverá passar pelo norte do Havaí em três ou quatro dias.
O furacão Julio está logo atrás do Iselle, que poderia trazer chuvas fortes, altas ondas e ventos fortes à Grande Ilha do Havaí nesta quinta-feira. O olho do tornado Iselle estava há cerca de 1.500 quilômetros de Honolulu na manhã desta quarta-feira.
A maior parte do Havaí está sob alerta de ciclones. Os moradores da ilha se preparam para o pior, estocando recursos essenciais. Autoridades envolvidas com a observação do clima pediram que o Estado como um todo se prepare para inundações.
O Estado norte-americano foi atingido por furacões apenas três vezes nos últimos 60 anos, mas 147 ciclones tropicais já passaram pela região. Os agrupamentos de tempestades são raros, mas já são esperados em anos de formação do El Niño, um fenômeno de mudança na temperatura das águas do oceano que tem a capacidade de alterar o clima no mundo.   Fonte: Associated Press.
Agência Estado

 
nbcnews.com

Hawaii Braces for Hurricanes Iselle and Julio

Hawaii Faces Possible ‘Double Whammy’ of Storms

Nightly News  
Tropical Storm Julio strengthened into a hurricane early Wednesday, chasing Hurricane Iselle toward the Hawaiian islands. The islands' emergency management agency said the rare threat of two major storms in such close proximity was "a call to prepare." Julio packed maximum sustained winds of 75 mph as it became the fifth hurricane of the season.
It trailed shortly behind Iselle - a strong Category 2 hurricane - less than 900 miles from the island of Hilo early Wednesday. Iselle carried maximum sustained winds of around 100 miles per hour, along with bigger gusts. While Iselle is expected to weaken this week, The Weather Channel reported that it could could still reach the Hawaiian Islands as a strong tropical storm or even a hurricane late Thursday. Hawaiians raced to stock up on supplies, with stores re-stocking shelves of bottled water, baby supplies and canned meat as soon as they emptied, according to The Associated Press.


08/08/2014 06h39 - Atualizado em 08/08/2014 06h39

Furacão Iselle chega ao Havaí, mas enfraquece e vira tempestade tropical

Iselle é o primeiro furacão a chegar ao arquipélago havaiano em 22 anos.
Por enquanto, fenômeno não causou grandes danos.

Da EFE
O furacão Iselle, de categoria 1, tocou o solo na noite desta quinta-feira (7) no litoral do Havaí, nos Estados Unidos, com ventos que alcançaram 120 km/h, informou o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.
Logo depois de tocar o solo do arquipélago, o Iselle enfraqueceu e voltou a ser classificado como tempestade tropical, com ventos máximos de 110 km/h
Iselle foi o primeiro furacão a chegar ao arquipélago havaiano em 22 anos, e o mesmo é seguido por outro ciclone, o Julio, que durante as últimas horas passou da categoria 2 para a 3 e deve atingir o Havaí, onde vivem 1,4 milhão de pessoas, em algum momento deste fim de semana.
De acordo com as previsões, os dois sistemas - que trazem consigo fortes ventos, chuvas e ondulações marítimas - não representam grandes perigos, devem apenas provocar alguns danos materiais. O Iselle causou, por enquanto, apenas quedas de árvores.
Imagem composta a partir de fotos de satélite feitas na terça-feira (5) mostra do espaço os furacões Iselle (centro) e Julio (dir.), que seguem em direção ao Havaí. Espera-se que o Iselle atinja as ilhas havaianas nesta quinta-feira (7) (Foto: AFP/Nasa Earth Observatory)Imagem composta a partir de fotos de satélite feitas na terça-feira (5) mostra do espaço os furacões Iselle (centro) e Julio (dir.), que seguem em direção ao Havaí. Espera-se que o Iselle atinja as ilhas havaianas nesta quinta-feira (7) (Foto: AFP/Nasa Earth Observatory)
O governador do Havaí, Neil Abercrombie, assinou uma proclamação de emergência e pediu que os cidadãos do arquipélago se preparassem para a chegada dos dois fenômenos.
A imprensa local informou que os havaianos lotaram lojas e supermercados com o objetivo de estocar água engarrafada e outras provisões.
As escolas e os edifícios do governo permaneceram fechados durante toda a quinta-feira e os moradores ergueram proteções com sacos de areia em frente às suas propriedades.
Além disso, na manhã de quinta, horas antes da chegada do furacão Iselle, um tremor de magnitude 4,5 sacudiu a Ilha Maior do Havaí, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Às 6h24 locais (13h24 de Brasília), o terremoto com epicentro na zona noroeste da maior ilha do arquipélago havaiano abalou a maior parte do território insular (a exceção de algumas áreas do litoral leste).


07 de agosto de 2014 • 17h23 • atualizado às 17h32

Tremor atinge Havaí antes da possível chegada de furacões

Não houve relatos de danos; estima-se que o arquipélago seja atingido ainda esta noite pelo furacão Iselle


Foto tirada por um satélite da Nasa mostra os furacões Iselle e Julio se movendo em direção ao Havaí em 5 de agosto
Foto: Nasa / Reuters
Um tremor de 4,5 graus de magnitude atingiu nesta quinta-feira a Ilha Maior do Havaí, arquipélago do Pacífico que nas próximas horas pode receber o furacão de categoria 1 "Iselle".
O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que às 06h24 (local, 13h24 em Brasília) a maior parte da ilha tremeu, sem que até agora tenham sido relatados danos.
Para esta noite é esperada a chegada ao Havaí do furacão "Iselle", de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, e as previsões indicam que ao longo do fim de semana ou no início da próxima também pode passar pelo arquipélago "Julio", de categoria 2.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos informou que "Iselle" avança para as ilhas com ventos constantes de 145 km/h, enquanto "Julio" tem ventos máximos constantes de 155 km/h e sequências de até 193.
Os ciclones ganharam força nas últimas horas. "Julio" passou de categoria 1 a 2, enquanto "Iselle", embora tenha se fortalecido, continuou na categoria 1.
Se, como preveem os meteorologistas, chegarem a atingir as ilhas do Havaí, "Iselle" e "Julio" serão os primeiros furacões a alcançar o arquipélago em 22 anos.
O governador do Havaí, Neil Abercrombie, assinou um alerta de emergência e pediu que os moradores se previnam para a chegada dois furacões.
publicidade
A imprensa local publicou que os hawaianos foram em massa às lojas para se abastecerem com água engarrafada e alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário