Tempestade de neve no deserto árabe surpreende sauditas
Uma onda incomum de frio provocou uma tempestade de neve na cidade de Hael, no nordeste da Arábia Saudita, durante este domingo. A região fica no Deserto Árabe e, apesar das habituais quedas de temperatura durante a noite, o fenômeno surpreendeu a população local.
Segundo a Al Arabya, aulas e serviços comerciais foram suspensos em cinco províncias da Arábia Saudita por questões climáticas.
Além da surpreendente neve no nordeste do país, áreas do sul enfrentam chuvas igualmente incomuns para a região - que provocaram enchentes e deixaram centenas de desabrigados.
A neve e as baixas temperaturas que alcançaram os 5 graus negativos não impediram os cidadãos de Tabuk no norte da Arábia Saudita de sair para desfrutar uma atmosfera muito rara.
As tempestade de neve e as baixas temperaturas permaneceram na Arábia Saudita por alguns dias na ultima semana, e, apesar de ser um senário surpreendente para muitos, não é tão rara a incidência de neves nessa região norte do país, um dos mais quentes das arábias.
Na imagem animada abaixo, vemos muitas nuvens sobre a Arábia Saudita vindas do centro do África, que é uma região quente e úmida, com clima equatorial.
Na imagem do Google Earth, vemos essas nuvens sobre a Arábia Saudita e as temperaturas no norte são menores que no sul.
Ainda como possível causa dessas chuvas e nevasca na Arábia Saudita, pode ser pela evaporação do Mar Vermelho, onde a temperatura está mais alta como se vê no mapa abaixo feito por satélite em relação ao Mediterrâneo que está mais frio:
É a ultima região onde eu imaginaria neve num lugar onde a unica coisa que vem a mente é muita areia e um sol de rachar mamona.
ResponderExcluirÉ a ultima região onde eu imaginaria neve num lugar onde a unica coisa que vem a mente é muita areia e um sol de rachar mamona.
ResponderExcluirRealmente um fato que nos alerta que o planeta terra esta totalmente mudado fora do normal
ResponderExcluir