Seguidores

segunda-feira, 29 de abril de 2013

NEVE NA ARÁBIA SAUDITA






Tempestade de neve no deserto árabe surpreende sauditas


Portal Terra



Uma onda incomum de frio provocou uma tempestade de neve na cidade de Hael, no nordeste da Arábia Saudita, durante este domingo. A região fica no Deserto Árabe e, apesar das habituais quedas de temperatura durante a noite, o fenômeno surpreendeu a população local.
Segundo a Al Arabya, aulas e serviços comerciais foram suspensos em cinco províncias da Arábia Saudita por questões climáticas.
Além da surpreendente neve no nordeste do país, áreas do sul enfrentam chuvas igualmente incomuns para a região - que provocaram enchentes e deixaram centenas de desabrigados.

 


A neve e as baixas temperaturas que alcançaram os 5 graus negativos não impediram os cidadãos de Tabuk no norte da Arábia Saudita de sair para desfrutar uma atmosfera muito rara.

 
As tempestade de neve e as baixas temperaturas permaneceram na Arábia Saudita por alguns dias na ultima semana, e, apesar de ser um senário surpreendente para muitos, não é tão rara a incidência de neves nessa região norte do país, um dos mais quentes das arábias.
  

Na imagem animada abaixo, vemos muitas nuvens sobre a Arábia Saudita vindas do centro do África, que é uma região quente e úmida, com clima equatorial.

 Na imagem do Google Earth, vemos essas nuvens sobre a Arábia Saudita e as temperaturas no norte são menores que no sul.

Ainda como possível causa dessas chuvas e nevasca na Arábia Saudita, pode ser pela evaporação do Mar Vermelho, onde a temperatura está mais alta como se vê no mapa abaixo feito por satélite em relação ao Mediterrâneo que está mais frio:
 


   
Neve na Arábia Saudita


Neve na Arábia Saudita

3 comentários:

  1. É a ultima região onde eu imaginaria neve num lugar onde a unica coisa que vem a mente é muita areia e um sol de rachar mamona.

    ResponderExcluir
  2. É a ultima região onde eu imaginaria neve num lugar onde a unica coisa que vem a mente é muita areia e um sol de rachar mamona.

    ResponderExcluir
  3. Realmente um fato que nos alerta que o planeta terra esta totalmente mudado fora do normal

    ResponderExcluir