Como a gente observa no mapa acima, choveu pouco na Argentina e Região Sul e chove mais no Norte da América do Sul. Isso porque, como é outono há mais calor no norte e consequentemente mais evaporação e mais chuva.
Vemos na imagem de satélite de 25.04.2013 das 11h, que há poucas instabilidades, ficando mais no norte e Região Amazônica.
Comparando os dois mapas de temperatura da superfície do mar, dos dias 04 e 24 de abril, vemos que as temperaturas também estão baixando, o que impede a evaporação e consequentemente as chuvas.
Já no Nordeste, a permanência de águas mais aquecidas, garantiu a continuidade das chuvas ainda.
25/04/2013 07h31
- Atualizado em
25/04/2013 07h31
Tempo permanece seco em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta
Previsão indica mais uma tarde de temperaturas elevadas.
Chuva deve chegar ao estado no sábado (27), pela fronteira.
A previsão do Inmet é que a instabilidade chegue pela Fronteira Oeste e também em áreas do Sul no sábado (27), com pancadas de chuva. No domingo (28) a chuva deve se espalhar para outras regiões. Mas, antes disso, a sexta-feira (26) também será de tempo seco e variação de temperaturas.
Nesta quinta-feira as máximas devem chegar aos 28°C em Porto Alegre, 29°C em Santa Maria, na Região Central, e por volta dos 30°C em São Gabriel, na Campanha. Apenas na Serra os termômetros sobem menos, marcando por volta de 22°C.
24/04/2013 21h22
- Atualizado em
24/04/2013 21h56
Presença massa de ar frio e seco justifica dias de sol consecutivos
Segundo Epagri Ciram, recorde foi de 12 dias de sol no Oeste e Sul de SC.
Massa de ar frio também causou temperaturas negativas entre dias 14 e 19.
Na Grande Florianópolis foram registrados 10 dias consecutivos de sol (Foto: Luíza Fregapani/G1 SC)
Com a chegada de uma frente-fria em Santa Catarina no fim da primeira
quinzena de abril, a Epagri Ciram registrou sete dias consecutivos de
temperaturas baixas, sendo que quatro foram de temperaturas negativas,
as mais baixas do ano registradas até esta quarta-feira (24). Além
disso, foram registrados 10 dias consecutivos de sol em algumas regiões,
como a Grande Florianópolis.O recorde foi de 12 dias no Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Na Grande Florianópolis foram 10 dias. No Planalto Norte e no Vale do Itajaí foram seis dias intercalados com dias de céu com nuvens. Já o Litoral Norte teve o menor registro, de cinco dias.
A conta levou em consideração os dias sem chuva com mais de 10 horas de registro de sol, entre 13 e 24 de abril. Segundo a Epagri, vale ressaltar que neste período o IUV (índice ultravioleta) continua elevado, e em dias ensolarados, a pele requer a mesma proteção da estação do verão.
Por causa da mesma massa de ar frio e seco, quatro dias de temperaturas negativas foram registradas entre domingo (14) e sexta-feira (19). A madrugada de domingo (14) registrou as menores temperaturas do ano. Segundo estações meteorológicas monitoradas pela Epagri/Ciram, em Urupema, na Serra, foi registrado -2,3ºC e em São Joaquim, na mesma região, -0,2°C.
Termômetros registraram 0ºC ao amanhecer no
dia 14 (Foto: Alan Pedro/Divulgação)
Já na segunda-feira (15), em Urupema, por volta das 6h, os termômetros
registravam -2,3ºC, conforme a Epagri/Ciram. A mesma temperatura
registrada na madrugada de domingo (14). Em Bom Jardim da Serra,
a temperatura era de -0,5ºC no mesmo horário. Em São Joaquim, os
termômetros chegaram a registrar 1,9ºC no início desta segunda-feira
(15), em Papanduva, 3,5ºC e 2,1ºC em Caçador.dia 14 (Foto: Alan Pedro/Divulgação)
Na terça-feira (16) houve formação de geada em algumas regiões de Santa Catarina, mas não houve temperaturas negativas. Conforme a Epagri/Ciram, em Rio Negrinho, no Norte do Estado, os termômetros marcaram 4,5ºC e em Caçador, 4,7ºC, onde foram registradas as temperaturas mais baixas, conforme os meteorologistas.
Na quarta-feira (17), o dia amanheceu gelado com temperaturas abaixo de 0ºC em algumas regiões do estado. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, foi registrado -1,2ºC em Urupema e -0,1ºC em Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense. São Joaquim marcou 1,5ºC e em Lages a temperatura mais baixa foi de 4,8ºC.
Na quinta-feira (18), Urupema, na Serra, registrou 0ºC ao amanhecer. Já a sexta-feira (19) iniciou com baixas temperaturas em várias regiões do estado. Na Serra catarinense, os termômetros marcaram -0,8ºC em Urupema, segundo o meteorologista Leandro Puchalski. Conforme a Epagri/Ciram, em algumas regiões, o dia iniciou com nevoeiros e geada.
24/04/2013
Clima seco começa a preocupar produtores com a safrinha no Centro-Oeste
Em MT, volta a chover pouco ainda esta semana, mas em GO não há previsões
por Globo Rural On-line
Chuvas começam a chegar em parte do país esta semana (Foto: Shutterstock)
Não há previsões de chuvas para o Estado até, pelo menos, o dia 3 de maio. Já em Mato Grosso, deve chover pouco ainda esta semana, dando trégua no sábado e domingo, e retomando as chuvas a partir da segunda-feira (29/4).
A partir do domingo, deve voltar a chover também no Rio Grande do Sul, após quase 15 dias sem chuvas. A frente fria que se desloca pelo Estado deve estacionar no centro-sul do país. "Aí teremos um período de chuvas prolongadas no sul e partes do sudeste e centro-oeste. Mas as chuvas serão mais intensas entre o Rio Grande do Sul e Santa Cartarina. Já no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, tendência de chuvas mais leves", afirma.
Com o andamento da colheita de cana-de-açúcar no centro-sul do país, é possível que as chuvas interrompam parte dos trabalhos das usinas no Paraná e Mato Grosso do Sul.
Também tem início, a partir de maio, a colheita do café. No entanto, de acordo com o meteorologista, ainda não há motivos para preocupação com relação à interferência do clima nos trabalhos dos cafeicultores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário