Seguidores

quarta-feira, 3 de abril de 2013

INUNDAÇÃO HISTÓRICA EM BUENOS AIRES



  NOTÍCIAS TERRA

Ao menos seis pessoas morreram em decorrência do forte temporal que atingiu a cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, durante a última madrugada. Segundo o Serviço de Emergência Metropolitano, a cidade está em estado de alerta. De acordo com o titular do órgão, Alberto Crescenti, os mortos são um funcionário do metrô da cidade, três idosos e um homem que morreu na zona de Villa del Parque. Veja, a seguir, imagens dos danos causados pela tempestade na capital argentina
  

IMAGEM ONTEM AS 18H:



atualizado às 10h28

Inundação histórica deixa 50% de cidade argentina debaixo d'água

Uma pessoa morreu e outras 2.200 tiveram de ser evacuadas em La Plata, sul de Buenos Aires, em uma inundação histórica que chegou a cobrir na quarta-feira 50% da cidade, capital do principal distrito do país, informaram as autoridades.


"Temos um morto confirmado pela polícia, mas esta catástrofe permite supor que há circunstâncias muito graves e pode haver outras. Mais de 50% da cidade ficou sob as águas, que começam a baixar, e temos 2.200 evacuados", informou o chefe de gabinete da prefeitura de La Plata, Santiago Martorelli, falando ao canal C5N.

Martorelli admitiu que há vítimas fatais, mas que, por ora, não pode confirmar nenhuma informação.

O temporal que também atingiu a capital deixou 8 mortos e atingiu 350.000 pessoas, e depois se deslocou para o sul, atingindo em cheio a cidade de La Plata, onde caíram 400 milímetros de água em duas horas.

"Isso jamais aconteceu em La Plata. Estávamos esperando o amanhecer para fazer os primeiros resgates. Meia cidade está sem luz. Há pessoas sobre telhados, árvores, à espera de que as socorremos", afirmou o secretário argentino de Segurança, Sergio Berni.

Bombeiros, Defesa Civil, Exército, Prefeitura e da Policía metropolitana, estão trabalhando na zona.

A chuva de terça-feira foi um recorde histórico para abril em Buenos Aires, com mais de 155 milímetros acumulados em menos de sete horas, segundo um comunicado do Observatório Central de Buenos Aires (OCBA).

A inundação de ruas e casas atingiu com maior força os bairros da zona norte da capital, onde tem crescido nos últimos 10 anos a construção de edifícios, sem ser compensada com obras de infraestrutura hídrica para o deságue, segundo entidades ambientalistas.

As inundações acontecem na capital argentina pela existência de antigos cursos d'água, agora debaixo da terra, que obstruem um deságue normal para o Rio da Prata.

AFP 
Imagem mostra a avenida Libertador, no bairro de Núñez, inundada
 
 
 
 
 
 
 


 
3/4/2013 às 14h30

Chuvas torrenciais deixam ao menos 25 mortos na Argentina


Reuters
BUENOS AIRES, 3 Abr (Reuters) - Pelo menos 25 pessoas morreram na capital da província de Buenos Aires e seus arredores depois de chuvas torrenciais que deixaram centenas de desabrigados, disse o governador do distrito nesta quarta-feira.
A tempestade, uma das mais fortes já registradas na região, deixou pelo menos cinco pessoas mortas na terça-feira em sua passagem pela cidade de Buenos Aires.
"No momento, podemos confirmar ao menos 25 mortes. (Os corpos) foram, infelizmente, aparecendo conforme a água baixava", disse a repórteres o governador de Buenos Aires, Daniel Scioli.
A imprensa argentina informou que caiu entre 300 e 400 milímetros de chuva em apenas duas horas durante a tarde de domingo, inundando ruas e casas em La Plata, capital da província.

Imagem de domingo(31.03.2013) a tarde, mostra a forte instabilidade sobre Buenos Aires: 

"É um desastre climático único na história da cidade de La Plata", disse a repórteres o ministro da Justiça e Segurança do distrito, Ricardo Casal.
Dezenas de pessoas tiveram de ficar por horas sobre os telhados de suas casas à espera do resgate, conforme a água arrastava todos os veículos em seu caminho.
"A tarefa mais difícil foi à noite, quando a água atingiu níveis muito elevados na madrugada e não havia possibilidade de sobrevoar ou oferecer auxílio aéreo", explicou Casal, acrescentando que havia cerca de 1.500 desabrigados.
La Plata está localizada a cerca de 60 quilômetros ao sul da cidade de Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário