Seguidores

terça-feira, 26 de novembro de 2013

MUITA CHUVA NO SUDESTE NO BRASIL

Imagem pelo Meteosat das 14h de 26 de novembro, vemos um vórtice ciclônico de altos níveis(VCAN) sobre o sudeste do Brasil e oceano Atlântico onde causa muita chuva. Grandes instabilidades na Amazônia e uma frente fria ao sul do Paraguai, nordeste da Argentina e fronteira Brasil/Uruguai onde causa chuvas e trovoadas.


Chuvas deixam dez cidades do Rio de Janeiro em alerta

Frente fria atinge o Estado desde o fim de semana; no domingo, homem foi levado pela correnteza e morreu em Nova Iguaçu

26 de novembro de 2013 | 11h 26

    Thaise Constancio - O Estado de S. Paulo
    RIO -  O Rio Capivari, na Baixada Fluminense, deixa as cidades de Belford Roxo e Duque de Caxias em estado de alerta para possíveis cheias nesta terça-feira, 26. Outras oito cidades da Baixada Fluminense e da Região Serrana do Rio permanecem em estado de atenção devido à frente fria que está sobre o Estado desde o fim de semana.
    No domingo, 24, Antônio Rocha do Nascimento, de 42 anos, foi arrastado no Rio Iguaçu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ele tentava atravessar uma ponte que não tinha mureta de proteção e acabou sendo levado pela correnteza. O corpo de Nascimento só foi encontrado na segunda-feira, 25, a cerca de dois quilômetros do local da queda.


    26/11/2013 12h50 - Atualizado em 26/11/2013 12h50

    Macaé, RJ, está em estágio de atenção por causa das chuvas

    Inmet também fez o alerta a quatro municípios da Região Serrana.
    Existe a possibilidade de aumento do nível dos rios.

    Do G1 Região dos Lagos
    O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou que cinco minicípios do interior do estado do Rio estão em estágio de atenção por causa da chuva. Existe a possibilidade de aumento do nível dos rios nas cidades de Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Bom Jardim.
    Em Macaé, a previsão é que a ressaca dure até a próxima quinta-feira (28) com ondas podendo chegar a até dois metros e meio de altura. Na orla do bairro Fronteira a água invadiu a barreira de pedras. A Defesa Civil informou que está monitorando a área, assim como outros pontos críticos da cidade como os bairros Sol e Mar, Visconde de Araújo e Campo Doeste. A população pode acionar a  Defesa Civil através do telefone 199.
    A Prefeitura da cidade informa que, por conta da forte chuva que atinge o município desde a madrugada desta terça-feira (26), o prefeito, Dr. Aluízio, o secretário de obras, Antônio Nunes pires, e o secretário de limpeza pública, Célio Chapeta, estão desde às 5h da manhã  acompanhando os pontos de alagamento na cidade.

    No bairro Imboassica, o trecho em que está sendo feita a obra de macrodrenagem é o ponto mais crítico de alagamento. Outros locais como Linha Verde, Linha Azul e alguns pontos da RJ-106, apresentam retensão de água. No momento o índice pluviométrico é de 69 mm e a maré está cheia. A orientação para os motoristas é que redobrem a atenção, reduzam a velocidade e mantenham os faróis acessos.


    26/11/2013 17h28 - Atualizado em 26/11/2013 17h54

    Defesa Civil divulga número de desabrigados pela chuva no ES

    Em Vila Velha, há nove pessoas desabrigadas.
    Em Domingos Martins, 32 pessoas estão desalojadas.

    Do G1 ES
    Mais alagamentos foram registrados no bairro Cobilândia, em Vila Velha. (Foto: Matheus Henrique/VC no G1)Mais alagamentos foram registrados no bairro Cobilândia, em Vila Velha. (Foto: Matheus Henrique/VC no G1)
     

     
     
    A Defesa Civil Estadual do Espírito Santo divulgou durante a tarde desta terça-feira (26) o balanço com o número de pessoas atingidas pela chuva. Há nove pessoas desabrigadas e cinco desalojadas no município de Vila Velha,  32 desalojados no município de Domingos Martins e 2 desalojados em Cariacica. Já a Defesa Civil Municipal de Cariacica registrou 36 desalojados. As principais ocorrências registradas por moradores são relacionadas a alagamentos, sendo os municípios de Vila Velha, Cariacica, Vitória, Serra e Viana os mais afetados. Mantém-se o alerta de chuva volumosa para a região.
    De acordo com a Defesa Civil estadual, 21 edificações foram danificadas em Vila Velha. Nove residências também estão alagadas no município, sendo seis apenas no bairro Barramares. O Plano de Contingência já foi acionado pela Defesa Civil municipal.
    Além disso, deslizamentos ocorreram nos bairros Jardim Tropical e Planalto Serrano, na Serra, também na Grande Vitória. Há alagamento no bairro José de Anchieta II, no município.
    Há alerta de risco de movimento de massa para os municípios de Bom Jesus do Norte, no Sul do estado, e para Serra, Vitória, Cariacica e Vila Velha. Com isso, mantém-se o alerta de chuva volumosa, conforme informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
    Volume de chuva
    De acordo com os meteorologistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nas últimas 24 horas, choveu mais da metade do que o esperado para novembro, em Viana, na Grande Vitória, e 39% do esperado para Vitória, para o mesmo mês.

    O Incaper informou que o volume previsto para chover em novembro, em todo o estado, é de 219,5 milímetros, mas já atingiu a marca de 209,6 milímetros, nesta terça-feira. Na Grande Vitória, até o momento choveu um total de 147mm nas últimas 24 horas, também segundo o Instituto.

    O meteorologista Bruce Pontes disse que a chuva vai continuar no decorrer do dia variando de intensidade em toda Grande Vitória, São Mateus, Alfredo Chaves, Presidente Kennedy, Anchieta, Rio Novo do Sul e em toda região Serrana.

    Peixes em avenida alagada
    Três peixes foram capturados no meio da rua, durante alagamentos provocados pelas chuvas no bairro Barramares, em Vila Velha, na Grande Vitória, na manhã desta terça-feira. A comerciante Diva da Silva, de 51 anos, contou ao G1 que pescou um dos peixes com as mãos. Os moradores reclamam dos constantes alagamentos em todo o bairro. A Prefeitura de Vila Velha informou que iniciou neste mês as obras de macrodrenagem para a acabar com as constantes enchentes que causam transtornos aos moradores da região.

    Diva da Silva contou que duas amigas passavam pela avenida Primavera quando viram o peixe se debatendo. “Eu estava na minha padaria e fui ver. Um dos peixes que estava perto do esgoto eu consegui pegar com a mão mesmo. Todas as vezes que chove, nosso bairro fica prejudicado. Foi uma surpresa encontrar peixe assim por que aqui no nosso bairro não tem rio”, contou Diva.
    Segundo os moradores, cada peixe pesa aproximadamente 3 kg. Os animais foram colocados em baldes para que outros moradores pudessem.

    Ambulância para de funcionar
    Uma ambulância parou de funcionar enquanto tentava passar por uma área alagada na Avenida Carlos Moreira Lima, no bairro Bento Ferreira, em Vitória, na manhã desta terça-feira. Veículo estava indo buscar um paciente. Um motorista que passava próximo ao local foi quem guinchou a ambulância com uma corda. Por conta das chuvas que atingem a Grande Vitória, desde esta segunda-feira (25), vários pontos também tiveram alagamentos e outros condutores também reclamaram que tiveram problemas nos motores dos veículos.

    A ambulância estava indo até o Hospital São Lucas, na capital, para buscar um paciente que precisava realizar um exame. "Infelizmente não tínhamos o que fazer. O carro ficou ilhado mesmo, agradeci ao Teodoro por ter ajudado a gente, mas por conta do nosso atraso, o exame do paciente precisou ser remarcado para o dia seguinte", disse o socorrista Victor Miguel.
    Ambulância ficou presa em alagamento, em Vitória (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Ambulância ficou presa em alagamento, em Vitória (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
     
    Buraco na Norte Sul
    Um buraco no meio da Avenida Norte Sul, na Serra, tem causado muitos transtornos a motoristas. O asfalto cedeu por causa da chuva, nesta segunda-feira (25). Na última noite, o carro de um estudante acabou caindo no local. A prefeitura informou que vai enviar uma equipe, nesta terça-feira, para sinalizar o buraco e tentar resolver o problema o mais rápido possível.

    O trecho da avenida onde está o buraco passou recentemente por uma obra da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), ocasião que o asfalto precisou ser refeito. Com a chuva, o trecho começou a dar problemas e o carro de um estudante acabou caindo no buraco. Apenas com o auxílio de um guincho ele foi retirado do local.
    Asfalto cedeu na Avenida Norte Sul e formou um grande buraco (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Asfalto cedeu na Avenida Norte Sul e formou um grande buraco (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário