Seguidores

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SUPER TUFÃO HAIYAN NAS FILIPINAS


Reuters Brasil

Filipinas esvaziam áreas costeiras por aproximação de tufão

quarta-feira, 6 de novembro de 2013 08:55 BRST
[-] Texto [+]
MANILA, 6 nov (Reuters) - As Filipinas esvaziaram áreas costeiras e colocaram equipes de emergência em alerta nesta quarta-feira, enquanto uma tempestade que deve crescer e virar um supertufão seguia em direção às ilhas, que ainda se recuperam de um terremoto do mês passado.
O tufão Haiyan, com ventos de até 185 km/h, estava se movendo sobre o mar a 30 km/h e pode chegar ao continente no meio do dia de sexta-feira nas ilhas centrais de Samar e Leyte, disse o secretário de Tecnologia e Ciência, Mario Montejo.
"Estamos aconselhando as pessoas a reforçarem suas casas porque estamos esperando um tufão potente, um supertufão", disse Montejo.
"Ainda está no Pacífico, mas ganhou velocidade e pode entrar em nossa área de responsabilidade até amanhã (quinta-feira)".
Autoridades nas áreas centrais de Cebu, Bohol e Albay fecharam escolas, prepararam os abrigos de emergência e alimentos e colocaram as equipes de emergência em alerta.
"Nosso objetivo é ter zero vítimas, então enviamos anúncios para as agências de desastre para que comecem a evacuar as pessoas das áreas baixas e costeiras, assim como das áreas que podem sofrer deslizamentos de terra", disse Flor Gaviola, funcionária regional de enfrentamento a desastres.
Milhares de pessoas na ilha Bohol ainda estão em abrigos depois que suas casas foram destruídas por um terremoto em 15 de outubro, que matou mais de 200 pessoas.
Cerca de 20 tufões atingem as Filipinas todos os anos.
O tufão Bopha, a mais forte tempestade no ano passado, arrasou três cidades costeiras na ilha de Mindanao, no sul, matando 1.100 pessoas, e destruiu colheitas, propriedades e infraestrutura no valor de 1,04 bilhão de dólares.
(Reportagem de Manuel Mogato)



           Imagens do dia 07 de novembro
             do SUPER TUFÃO HAIYAN


JN

http://www.jn.pt/


Filipinas preparam chegada de tufão com ventos de 330 km/h

Publicado às 09.34




Sobreviventes do terramoto de outubro nas Filipinas abandonaram, esta quinta-feira, os seus abrigos temporários integrando as deslocações em massa no país devido à aproximação do super tufão Haiyan com ventos de cerca de 330 quilómetros por hora.
foto CHARISM Z. SAYAT/AFP
Filipinas preparam chegada de tufão com ventos de 330 km/h

As autoridades do país estão receosas com a força da tempestade que deverá atingir a costa na sexta-feira influenciando o estado do tempo no centro e no sul das Filipinas, áreas ainda em recuperação do sismo de outubro que atingiu uma magnitude de 7,1.
"Esta tempestade é muito perigosa, as autoridades locais sabem disso e estão a deslocar as pessoas, a dar indicações para que possam estar em maior segurança", explicou Glaiza Escullar, dos serviços de meteorologia locais, em declarações à agência AFP.
Por outro lado, disse, a zona de impacto em terra do tufão não tem montanhas que desviem a tempestade ou a força do seu impacto o que a torna ainda mais perigosa".
Os ventos médios da tempestade estavam avaliados em 278 quilómetros por hora com rajadas de 330 quilómetros por hora, de acordo com as autoridades do centro de alerta de tufões da marinha norte-americana.
Anualmente as Filipinas são atingidas por cerca de 20 tempestades tropicais, na maioria das quais são registadas vítimas, mas a força do tufão Haiyan é a maior de 2013.



PARA VER O TUFÃO EM TEMPO REAL CLIC NO LINK:
http://filosofiaclimatica.blogspot.com.br/2013/11/super-tufao-haiyan-em-tempo-real.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário