Seguidores

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ATIVIDADE SOLAR



 Para saber mais sobre o SOL, acesse o link:
http://www.apolo11.com/atividade_solar.php?disp=c2

 
  Imagens do Sol

Imagens  em tempo real. Observe  as explosões solares que causam o vento solar.

 
imagem do site  APOLO 11

O projeto Solar Heliospheric Observatory (SOHO) é um esforço cooperativo entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a NASA. O SOHO foi projetado para estudar a estrutura interna do Sol, sua atmosfera  exterior e a origem do vento solar, isto é, o fluxo de gás altamente ionizado que sopra continuamente para fora do Sol através do Sistema Solar.
Nave Espacial SOHO
Nave Espacial SOHO
O SOHO foi lançado em 02 de dezembro de 1995. A nave espacial SOHO foi construída na Europa por uma equipe liderada pela Matra, e os instrumentos foram fornecidos por cientistas europeus e americanos. A NASA foi responsável pelo lançamento e agora é responsável pelas operações da missão. Grandes antenas  de rádio ao redor do mundo formam a Rede de Espaço Profundo da NASA (figura abaixo) e são usados para controlar a nave espacial para além da órbita da Terra. O controle da missão é baseado em Goddard Space Flight Center em Maryland.
Rede antenas de Espaço Profundo da NASA
Rede antenas de Espaço Profundo da NASA

A nave espacial Soho é um observatório em posição privilegiada. Ficará atenta especialmente às ondas gigantes (ejeção de massa coronal) que agitam a superfície solar. É um meio indireto mas engenhoso de saber o que está se passando nas regiões interiores do Sol. O Soho também fará medições constantes do chamado vento solar, uma corrente de plasma que está constantemente se desgarrando do Sol e indo para todo siatema solar. As observações feitas a partir das naves da missão SOHO são usadas para testar várias teorias. As teorias distribuem-se em duas categorias: 1- modelos de stresse, nos quais a energia é extraída de campos magnéticos que rodeiam a coroa, 2- modelos de ondas, nos quais a energia é depositada por ondas que se propagam de baixo para cima. Atualmente, crê-se que a energia provém de campos magnéticos que são constantemente agitados e desviados, mas a investigação continua.

 FONTE: http://bussoladeplasma.wordpress.com/2013/01/21/soho-observatorio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário