Na imagem acima, vemos, que junto ao Furacão SADY, há ao norte um CICLONE EXTRATROPICAL que estão mais intensos, por causa do aquecimento anormal das águas do Atlântico Norte.
O furacão SANDY, se juntou a uma frente fria que estava sobre os EUA, já causando chuvas e neve.
A principal causa da intensa atividade do Furacão SANDY é a temperatura do oceano Atlântico Norte que se encontra em alta, chegando aos 30°C. A corrente quente marítima do Golfo, chega até perto de NOVA YORK.
Abaixo, vemos anomalias de temperaturas nos oceanos. Na região do Atlãntico Norte, onde atuou o Furacão SANDY, encontra-se COM 4° GRAUS ACIMA DO NORMAL. Vemos ai, que o percurso do Furacão, foi exatamente sobre essa região de águas mais quentes, mantendo a sua intensidade e aumentando onde há a anomalia de 4°C acima da média de temperatura. O Sandy, formou-se na região do Canal do Panamá e tomou rumo norte, SEM IR PARA O GOLFO DO MÉXICO, o que seria o comum.
Vemos ainda, que a maior parte na região do Pólo Norte, está com temperatura do mar acima do normal, causando o derretimento da calota polar. Ou seja, tudo isso é consequencia do AQUECIMENTO GLOBAL.
Aqui no litoral do Rio Grande do Sul, também há anomalia de temperatura do mar. Inclusive, já causou em 2004 a formação do PRIMEIRO FURACÃO DO ATLÂNTICO SUL: o Catarina. Vemos na imagem abaixo, que aqui a temperatura do mar está até 2°C acima do normal. Se no final do Verão (em Março), atingir 26 ou 27°C, pode ocorrer um NOVO CATARINA. Os recentes ciclones extratropicais estão fortes por causa disso.
Aquele azulzinho(1°C a menos que o normal) alí perto da Região Nordeste do Brasil, é refriamento das águas o que causa menos evaporação, e consequentemente, aumenta A SECA NO NORDESTE DO BRASIL.
Então pelo que eu entendi, para um furação se formar, as águas do ocenano devem estar de 26ºC pra acima?
ResponderExcluirSim! Porque causam maior evaporação e mantém o ar úmido e instável na região do Furacão. Quando ele chega em águas mais frias ou em terra firme, diminui a evaporação dissipando-se aa nuvens.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir