Seguidores

terça-feira, 30 de outubro de 2012

NOVA YORK NO CAOS

Notícias


   IMAGEM DOS EUA EM TEMPO REAL



Virgínia Oriental recebe uma camada de neve decorrente da tempestade Sandy que se aproxima do local. (Foto: Robert Ray/ AP)



 

Sandy provoca alerta de nevasca em Virgínia Ocidental

O alerta decorre da presença de neve e dos vendavais sobre os Montes Apalaches, causada pelo encontro de Sandy com um outro sistema meteorológico sobre o nordeste dos EUA.
Virgínia Ocidental registrou precipitação de pelo menos 30 centímetros de neve nesta terça-feira, mas em alguns pontos, a neve já atingia 60 centímetros.
A tempestade Sandy deixou pelo menos 128.000 imóveis sem luz em Virgínia Ocidental e forçou o fechamento de mais de 70 quilômetros da rodovia interestadual 68, que liga o Estado a Maryland. As informações são da Associated Press.


Sandy 
Passagem de Sandy

Sandy chegou a Atlantic City, com ventos violentos de 130 km/h e deslocando-se a 37 km/h, segundo boletim especial emitido pelo Centro Nacional de Furacões (CNH), mas perdia força nas primeiras horas da manhã desta terça (30) e se deslocava para o sul do estado da Pensilvânia com ventos de 105 km/h.

Em Nova Jersey, as águas romperam um dique e ameaçavam três localidades do condado de Bergen, a poucos quilômetros de Nova York. Também em Nova Jersey, a central nuclear de Oyster Creek, no condado de Ocean, ao norte de Atlantic City, declarou alerta depois que a água superou o nível permitido na passagem da tempestade, mas, segundo as autoridades, não representa perigo

Ao menos 15 pessoas morreram nos Estados Unidos e uma no Canadá. Estas vítimas se somam aos 67 mortos que Sandy deixou em sua passsagem pelo Caribe.

Obama decretou estado de emergência em todo o estado de Nova York, o que permitirá acesso a fundos federais para os afetados, informou a Casa Branca. O estado de catástrofe também foi declarado em Nova Jersey e Long Island.

Segundo estimativas da empresa Eqecat, a tempestade pode afetar 60 milhões de americanos e provocar danos de até 20 bilhões de dólares. Quase 15.000 voos foram canceldos até o momento na região. Sete túneis do metrô ficaram inundados por causa da elevação das águas provocada pelo ciclone. As águas subiram 4,15 metros acima de seu nível habitual, coincidindo com as marés altas da lua cheia.

Nesta última madrugada, um incêndio destruiu 50 casas numa localidade afastada do centro do bairro do Queens, de acordo com o corpo de bombeiros. Até o momento, sete milhões de pessoas estão sem energia elétrica.

Com informações  da AFP

Lua ajuda “Sandy” a submergir Nova Iorque

30/10 11:53 CET




A tempestade “Sandy” mergulhou a cidade de Nova Iorque num verdadeiro caos.
As ruas da baixa de Manhattan estão inundadas e a energia foi cortada.

Ventos fortes, de 150 quilómetros por hora, fustigaram a cidade, provocando a queda de árvores e de um guindaste de arranha-céus de 90 andares.
Com as marés no seu ponto mais elevado, devido ao fenómeno da Lua cheia, a água do mar precipitou-se nas margens dos rios East e Hudson, devido à tempestade “Sandy”. 

As águas arrastaram carros em Brooklyn e inundaram as ruas de Manhattan.
Mais a sul, no Battery Park, a água irrompeu chegando mesmo a ultrapassar os 4 metros e quinze, o nível mais alto registado desde 1960.
Com as águas a tomarem conta das ruas, sete túneis do metro nova-iorquino ficaram inundados, algo que os populares nunca imaginaram.
“Nunca pensei que isto acontecesse em Nova Iorque por isso o melhor é não entrar em pânico. A polícia da cidade está a fazer o que pode. Existem muitos carros patrulha em cada quarteirão. As pessoas têm de manter-se civilizadas,” diz um nova-iorquino.
Devido aos cortes de energia, o Hospital Universitário Tisch de Nova Iorque teve de ser evacuado, sendo necessário transferir, para outros hospitais da cidade, mais de 200 pacientes.

Na sequência da tempestade “Sandy” pelo menos 50 casas, no bairro de Queens, ficaram destruídas, devido a um incêndio.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decretou já o Estado de Emergência para o Estado de Nova Iorque.
Depois da tempestade “Sandy”, Nova Iorque, a cidade que nunca dorme, foi obrigada a desligar as luzes e esperar que com a manhã venha a bonança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário