Seguidores

sábado, 27 de outubro de 2012

Furacão Sandy chega na Flórida

 

Furacão Sandy perde força mas ameaça leste dos EUA

As autoridades americanas estão em estado de emergência

Publicado em 27/10/2012 às 11h42: atualizado em: 27/10/2012 às 11h44
Do R7, com AFP e Fala Brasil
REUTERS/Steve Nesius Homem observada as ondas causadas pelos ventos do furacão Sandy, na praia de St. Augustine, na Flórida
Os fortes ventos do furacão Sandy, que já deixou cerca de 40 mortos no Caribe, ameaçam a costa leste dos Estados Unidos. As autoridades americanas estão em estado de emergência, estima-se que uma tempestade chegue a Florida na próxima semana.
Após deixar a ilha Gran Abaco, nas Bahamas e seguir rumo a nordeste, o furacão está ameaçando a costa da Flórida (sudeste dos EUA) com ventos de 120 km/h. Segundo o Centro Nacional de Furacões (CNH), em Miami, às 22H00 (Brasília) Sandy estava 120 km ao norte de Gran Abaco e 645 km a sul-sudeste de Charleston, na Carolina do Sul, deslocando-se a 11 km/h.
Furacão Sandy deixa rastro de morte e destruição no Caribe
Furacão "Sandy" deixa 34 mortos no Caribe e faz Romney cancelar eventos na Virgínia
"Sandy é um furacão de categoria um na escala de cinco níveis Saffir Simpson, mas se prevê um enfraquecimento em um ou dois dias", informou o CNH, ao acrescentar que a força dos ventos se estendiam a 55 km de seu centro, enquanto os ventos com força de tempestade tropical alcançam até os 445 km de extensão. Meteorologistas também afirmaram que a tempestade começou a se fundir com uma massa de ar polar, o que pode transformá-la em uma super –tempestade, uma das piores em décadas.
Apesar de perder força na sexta-feira (26), o CNH emitiu advertências de tempestade tropical ao norte da costa leste da Flórida até zonas costeiras da Carolina do Norte, onde se teme que o furacão chegue no começo da próxima semana como um potente fenômeno carregado de chuvas intensas e fortes ventos, que se podiam sentir em vários estados do leste e do norte do país. Por causa do furacão, o candidato republicano Mitt Romney teve de cancelar um comício marcado para amanhã.
O furacão Sandy deixou 11 mortos em Cuba, 26 no Haiti, dois na República Dominicana e um na Jamaica, além de danificar milhares de casas, inundar cultivos e derrubar árvores com chuvas torrenciais e ventos que chegaram ao máximo de 165 km/h ao passar por estas ilhas do Caribe como furacão de categoria 2.
Nas províncias cubanas de Santiago de Cuba, Guantánamo e Holguín, por onde Sandy passou na madrugada de quinta-feira com ventos de até 165 km/h, as autoridades trabalhavam para fornecer à população gêneros de primeira necessidade e "restabelecer os principais serviços afetados, em particular a eletricidade", informou a TV estatal.
Diante dos danos provocados pelo furacão e das intensas chuvas que persistem, especialmente na região central da Ilha, a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) decidiu suspender o segundo turno das eleições municipais, previsto para o próximo domingo.
Na sexta-feira, meteorologistas americanos disseram aguardar a chegada de Sandy na costa do sudeste e do leste dos Estados Unidos entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça, onde deve se chocar com uma frente fria do norte, causando um fenômeno muito violento que afetaria Richmond (Virgínia), Washington DC e Nova York.
"Em comparação ao furacão Irene, esperamos um impacto muito mais amplo. A mesma coisa com o vento", disse James Franklin, chefe do CNF.
Em agosto de 2011, o furacão Irene atingiu áreas na Carolina do Norte, Virgínia, Nova Jersey e Vermont deixando 47 mortos e 10 bilhões de dólares em prejuízos.
Segundo Franklin, ao encontrar a frente fria, Sandy formaria uma "área muito, muito ampla com um campo de vento uniforme" e forte.
Para Craig Fugate, diretor do bureau de emergência federal (Fema), pode se formar "uma grande tormenta com impacto muito além de seu centro", afetando Atlanta, Filadélfia, Nova York e Boston.
O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou que a cidade já se prepara diante da possível chegada de Sandy, tal como ocorreu com Irene em agosto de 2011, quando 370 mil pessoas foram retiradas de forma preventiva do sul de Manhattan.
A Marinha americana decidiu enviar ao alto mar cerca de 20 navios atracados na base naval de Norfolk (Virgínia), para evitar o furacão, que deve atingir a região em 48 horas.


Imagem atual mostra que Furacão Sandy está na Flórida e indo para o norte.
Am. Central/Caribe - Imag. Satelite

Nenhum comentário:

Postar um comentário