Seguidores

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Após passagem do Ciclone extratropical


 DE NOVO ACONTECEU AGORA EM 23.10.2012

O dia que a praia se foi...

Pelotas, 19 de setembro de 2012.

Ciclone extratropical passa pela costa gaúcha provocando vento superior a 90 km/h na Praia do Laranjal. Com o vento oeste terral a lagoa recuou umas centenas de metros mudando o cartão postal da cidade.
Praia do Laranjal - Pelotas/RS

Do Jornal Diário Popular

23-10-2012 | 20h31min


Região

Ventos causam transtornos em Pelotas e Rio Grande


Foto: Marcus Maciel


Em Rio Grande as rajadas de vento chegaram a 115 quilômetros por hora no período entre 11h30min e 13h30min

Por: Mariana Santos e Osiris Reis
Os reflexos do ciclone extratropical formado na costa do Uruguai e da Argentina causaram transtornos nos municípios da região. Em Rio Grande as rajadas de vento chegaram a 115 quilômetros por hora no período entre 11h30min e 13h30min desta terça-feira (23) e um navio fundeado na área Golfo 3 no canal de acesso ao Porto do Rio Grande foi deslocado pela força dos ventos e colidiu com o píer de atracação em São José do Norte. Em Pelotas os bombeiros registraram inúmeros cortes e podas de árvores, principalmente no bairro Areal. A Lagoa dos Patos também sofreu com as consequências. Os ventos que atingiram 86 quilômetros por hora fizeram a lagoa recuar cerca de cem metros no Laranjal.

> Clique no ícone ao lado e confira imagens das consequências da ventania em Rio Grande
e São José do Norte

De acordo com a Praticagem da Barra em Rio Grande, a partir das 11h30min as atividades foram suspensas devido às condições climáticas. A realização das manobras se torna desaconselhável por uma questão de segurança. A intensidade da correnteza também contribuiu.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Norberto Marques, não foram registradas ocorrências de maior gravidade com feridos ou mesmo danos materiais. Bombeiros, Secretaria de Obras e Viação (Smov), Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) continuam em alerta e agindo de forma integrada conforme a demanda.


A empresa que realiza a travessia de carros para São José do Norte através da balsa fez somente uma viagem no início da manhã e cancelou o serviço devido ao vento. A dificuldade que encontrou durante o trajeto permaneceu mesmo com o auxílio de um rebocador além do normal. As atividades devem retornar somente na manhã de quarta com a melhora das condições.


Durante a manhã desta terça o navio MV Marcos Dias, que estava fundeado na área Golfo 3 no canal de acesso ao Porto do Rio Grande, foi deslocado pela força dos ventos e colidiu com o píer de atracação em São José do Norte. Após a colisão na cabeceira norte do píer o comandante da Guarda Portuária, Rafael Paranhos, afirmou ter sido constatado que foram arrancados o parâmetro lateral do cais e a escada, assim como ocorreram algumas possíveis fissuras e deformações. Uma nova inspeção será realizada em condições meteorológicas normais. A SUPRG acionou a agência responsável pelo navio, que deve apresentar um laudo técnico para avaliar os danos ocorridos no local para posteriores reparos. Enquanto isso ficaram suspensas as atracações no local.


Ventos fazem lagoa recuar

Um fenômeno que chamou a atenção das pessoas que passavam pela praia do Laranjal na tarde desta terça foi o recuo de aproximadamente cem metros da Lagoa dos Patos. De acordo com o meteorologista da Atmosfera Meteorologia, Ricardo Reinke, os ventos de 86 quilômetros por hora registrados na região foram os responsáveis pelo recuo.

Reinke explica que o responsável pelos fortes ventos que também causaram transtornos na cidade de Rio Grande é o ciclone extratropical formado na costa do Uruguai e da Argentina.


As rajadas em Pelotas foram registradas por volta das 8h30min na Estação Agroclimatológica. Em
Canguçu foram registados 82,4, Jaguarão, 78,1 e Bagé, 75,6 km/h.


Neste momento, 11h do dia 24 de outubro, algumas nuvens altas e médias ainda seguem o ciclone extratropical que já está longe da costa do Atlântico Sul americano, indo em direção à Africa do Sul. Aqui, imagem visível das nuvens sobre a Região Sul do Brasil:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário