Seguidores

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

El Niño deve impulsionar safra brasileira no verão 2012/2013

Sudeste e Centro-sul devem ter safra de verão com sol, calor e pancadas de chuvas

por Globo Rural On-line
Ernesto de Souza
A soja está entre as culturas que mais sofreram queda no último verão, com redução na produção de 6,58 milhões de toneladas
A safra brasileira do verão 2012/2013 deve ser impulsionada pela ação do fenômeno climático El Niño, em especial nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Após uma temporada em que houve queda de 3,1% na produção de grãos – que passou de 162,84 milhões de toneladas para 157,81 milhões –, a expectativa é que os resultados voltem a ser positivos na próxima estação, de acordo com a Climatempo Meteorologia.

Segundo a empresa, o clima será favorável nas regiões do Sudeste e Centro-sul para a safra de verão, que deve ter sol, calor e pancadas de chuva em níveis apropriados ao cultivo.

De acordo com o levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), as culturas que sofreram maior queda no último verão foram a soja (decréscimo de 6,58 milhões de toneladas) e arroz (diminuição de 2,35 milhões de toneladas). O estudo afirma que o principal fator que causou estes resultados foi o clima não favorável durante a estação, principalmente entre 15 de novembro do ano passado e 15 de janeiro deste ano.
“No Sul, previsão é de chuva bem acima do normal. Uma situação completamente diferente do ano passado quando a chuva caiu de forma irregular no período da safra de verão”, diz o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento.
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI317635-18077,00-EL+NINO+DEVE+IMPULSIONAR+SAFRA+BRASILEIRA+NO+VERAO.html


Según la “Perspectiva agroclimática” presentada por la Unidad de Gestión de Riesgos (UGR) del Ministerio de Agricultura y Ganadería (MAG), la temporada 2012/2013 exhibió, desde temprano, síntomas claros de que estaba en desarrollo un episodio de “El Niño”, lo cual ya es considerado un hecho cierto por parte de la mayoría de los centros internacionales de pronóstico climático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário