Seguidores

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Instabilidades e Ciclone extratropical na Região Sul do Brasil

 

Ciclone extratropical deve causar novos temporais no Sul

30 de outubro de 2012 05h00 


Um sistema de baixa pressão se forma entre a Argentina, o sul do Paraguai e o Sul do Brasil e ao longo desta terça-feira forma nuvens bastante carregadas. Há risco de temporais principalmente no oeste da região Sul do país. Massa de ar quente predomina sobre o Sudeste e Centro-Oeste e mantém a temperatura bastante elevada. O tempo segue quente e seco em grande parte do Nordeste. No Norte do país, nuvens tropicais formadas pelo calor provocam pancadas de chuva em grande parte da região. Confira a previsão:
Saiba como se calcula a sensação térmica
Região Sul
Uma frente fria se forma no Sul do Brasil, com um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Há risco temporais. Chove várias vezes longo do dia no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, no oeste e sul do Paraná. As outras áreas paranaenses têm chuva à tarde e à noite.

Região Sudeste
O centro-norte e nordeste de Minas Gerais e Espírito Santo têm outro dia com muito sol, calor e sem chuva. As outras áreas têm um dia quente, com sol e pancadas de chuva à tarde e à noite. Uma frente fria se aproxima de São Paulo e há risco de temporal no Estado.

Região Centro-Oeste
O sol aparece forte e o calor é intenso na região. Ainda não chove em Distrito Federal e no leste de Mato Grosso. Em Goiás, pode chover rápido só no sul do Estado. As outras áreas têm sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Região Nordeste
Dia com muito sol, calor e sem condições para chuva em quase todo o Nordeste. O ar muito seco que predomina sobre a região impede a ocorrência de chuva em quase todas as áreas. Previsão de pancadas de chuva apenas para o Maranhão.

Região Norte
Na terça-feira, quase todo o Norte do país tem um dia com sol forte, aumento de nuvens no decorrer do dia, muito calor e pancadas de chuva à tarde e à noite. No Tocantins só chove no extremo norte do Estado. 


Imagem das 13h do dia 30.10.2012
Mostra raios no noroeste do RS e Oeste de SC e PR..
http://150.163.133.69/repositorio/goes_rindat/dg_eletrica/dg_eletrica_su_gif/2012/10/S11592211_201210301415.gif  



Nove cidades decretam emergência no RS; rajadas de vento superaram os 100 km/h


Temporal causa estragos e deixa 110 mil sem luz no RS

TERRA 30/10/2012 07h45
Um forte temporal atingiu o Rio Grande do Sul no início da noite desta segunda-feira (29) e causou estragos na Serra. Segundo o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul, a maior cidade da região, há registros de casas destelhadas e árvores e postes derrubados pelo vento. Até o momento as autoridades não confirmaram vítimas.

A chuva chegou acompanhada de ventania e granizo em algumas cidades perto das 20h. A Defesa Civil Estadual ainda não tem um balanço, mas a coordenação regional da Serra está avaliando os estragos.
Uma torre de iluminação do estádio Centenário, em Caxias do Sul, caiu com a força do vento e derrubou parte de um muro. De acordo com os bombeiros que atenderam o chamado, algumas pessoas estavam perto na hora da queda, mas todas escaparam ilesas.

O temporal também deixou pelo menos 110 mil pessoas sem energia elétrica em cidades da Serra. Segundo a concessionária RGE, responsável pela região, estão sem luz consumidores dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.
A queda foi causada pelo desligamento da linha de transmissão Farroupilha-Garibaldi, de responsabilidade da Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee). Segundo a RGE, a ocorrência afeta a distribuição de 11 alimentadores desde 20h40 de hoje.
A Ceee informou que uma equipe está trabalhando no local, mas ainda não sabe o ponto exato onde ocorreu o problema. Não há previsão para o retorno da energia elétrica nas regiões atingidas.



 Vemos nas Imagens abaixo, das 08h da manhã do satélite GOES 12, que há instabilidades isoladas na Colômbia e região do Canal do Panamá, causando chuvas e trovoadas. O que é comum, pois é uma região Equatorial.  Estas áreas aumentam durante a tarde no Peru.
No sul do continente, na Argentina e sul do Chile já há atividade de uma frente fria causando chuvas. Instabilidade no norte da Argentina. 
 No  Brasil, choverá em formas de pancadas no oeste do PI, centro-sul do MA, e no RJ, sul do ES e em grande parte do estado de MG. O calor e a alta umidade do ar favorecerão a ocorrência de pancadas de chuva isoladas na Região Norte do Brasil que poderão ser fortes, principalmente, entre o oeste do AM e AC. Na faixa leste e litorânea do nordeste haverá sol e pouca nebulosidade. O dia será com predomínio de sol nas demais áreas do país. Na Região Sul do Brasil, veremos após essa imagem.


  
   
     Ocorrência de chuvas ontem na América do Sul (em mm):



  
Áreas de instabilidade deixarão o dia com pancadas de chuva no norte e oeste do RS, SC, sul do PR e a partir da tarde no centro e leste do PR e de SP. Estas áreas de instabilidades estão dentro de um centro de baixa pressão que poderá transformar-se num Ciclone sobre o Oceano Atlântico Sul.
Imagens abaixo, das 08h da manhã já mostra estas áreas de instalibidade atuando sobre a Região Sul com chuvas e trovoadas.

 

 Imagem realçadas dos topos de nuvens mais altas.




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário