Seguidores

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico Sul

 Nesta imagem das 16h, vemos já o vórtice fechando-se sobre o oceano Atlântico, a sudeste do Chui, com um centro que lembra um furacão. Ventos muito fortes que devem ultrapassar os 100km/h.



Neste momento, 14h do dia 23 de outubro de 2012, os ventos atingem as velocidades máximas em torno dos 100 km/h no Uruguai e no Rio Grande do Sul. Conforme se vê nas imagens do satélite GOES 12 a imagem visível mostra muitas nuvens girando em torno do centro do Ciclone. Ventos agitam o mar, impossibilitando a navegação no momento.
O motivo desses ciclones estarem mais frequentes e intensos, pode ser porque está bastante quente na Região Norte e Nordeste do Brasil. Com temperaturas frequentes de 39 e 40ºC. Isso faz com que a pressão atmosférica diminua. Quando uma massa de ar mais fria, vinda da Argentina, que tem por isso pressão mais alta, essas diferenças aumentam de intensidade. São como montanhas perto de vales profundos. O ar frio todo desse em direção aos ciclones.





IMAGEM DA AMÉRICA DO SUL onde se nota intensa movimentação do ar e formação de nuvens cumulunimbus descendo da Bolívia e Paraguai em direção a Região Sul do Brasil. Causam com isso muitos temporais na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário