Seguidores

quarta-feira, 3 de outubro de 2012


CondiÇÕes Atuais

MODELOS CLIMÁTICOS INDICAM ESTABELECIMENTO DO EL NIÑO DURANTE O TRIMESTRE DE OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2012

Durante o mês de agosto, observou-se a persistência da condição de neutralidade do fenômeno El Niño Oscilação Sul (ENOS). Por outro lado, foi observada a persistência do aquecimento das águas superficiais ao longo do Oceano Pacífico equatorial, que vinha sendo observado em meses anteriores. Notou-se, durante o mês de agosto, a migração de águas mais quentes localizadas na porção leste do Oceano Pacífico, que haviam sido observadas em julho, em direção à porção central e oeste deste Oceano. Anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) da ordem de 0,5°C a 1,5°C acima do padrão climatológico foram registradas na região central do Pacífico. Nas proximidades do Equador, na costa oeste da América do Sul, houve uma evolução para condições variando entre próximas à neutralidade a ligeiramente mais frias do que o normal. Durante as primeiras semanas de setembro, o Oceano Pacífico leste voltou a aquecer, sendo observadas anomalias de TSM da ordem de 0,5°C a 2°C acima do normal.
Em camadas oceânicas subsuperficiais, o padrão de anomalias de temperatura durante o final do mês de julho até a primeira quinzena de agosto era de predominância de águas anomalamente mais quentes se estendendo desde o setor oeste do Oceano Pacífico, entre 100 m a 250 m de profundidade, até a região leste do Pacífico, entre a superfície até 300 m. Este padrão apresentou uma desintensificação no final do mês de agosto, quando se observou a redução das anomalias de temperaturas subsuperficiais. Na primeira quinzena de setembro, houve a divisão da grande área de águas subsuperficiais mais aquecidas em duas áreas do Pacífico equatorial, uma localizada na porção oeste e outra na porção leste do oceano, mais próxima à superficie.

Em termos de circulação atmosférica, em agosto ainda foram identificados alguns padrões característicos remanescentes do fenômeno La Niña, particularmente na circulação atmosférica de baixos níveis sobre a região do Oceano Pacífico oeste, que apresentou anomalias de vento de leste. Entretanto, notou-se de julho para agosto o enfraquecimento deste padrão. Esta alteração no padrão de circulação pode vir a contribuir para o estabelecimento de condições atmosféricas associadas à fase quente do fenômeno ENOS, denominado El Niño, resultando em alterações do regime de precipitação principalmente das Regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil.

De acordo com os modelos de previsão climática, a previsão é de que as águas superficiais do Oceano Pacífico tropical continuem com um padrão anomalamente mais aquecido, dando indicação da evolução de condições de neutralidade para condições típicas de um fenômeno El Niño durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2012 (OND/2012).

Texto atualizado em 21/09/2012
El NiÑo
El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.
Últimas Ocorrências


Efeitos Globais

Dezembro Janeiro Fevereiro

Junho Julho Agosto

La NiÑa
La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas ao EL Niño, e que caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. Alguns dos impactos de La Niña tendem a ser opostos aos de El Niño, mas nem sempre uma região afetada pelo El Niño apresenta impactos significativos no tempo e clima devido à La Niña.
Últimas Ocorrências

Efeitos Globais

Dezembro Janeiro Fevereiro

Junho Julho Agosto
Impactos no Brasil



Precipitação Acumulada - Estações
Copyright ©
Comentários e/ou sugestões:

satelite@cptec.inpe.br





  • Previsão de Consenso

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário