Seguidores

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Para lembrar

 TROMBA D'ÁGUA

Em 15 Dez 2011


Tromba d'água é registrada em Rio Grande

Mateus Rocha
Tromba d'água é registrada em Rio Grande
Fenômeno comum, de acordo com meteorologistas
Um fenômeno comum, de acordo com meteorologistas, mas um tanto assustador para leigos aconteceu na Lagoa dos Patos essa semana. Na tarde de quarta-feira, 14, uma tromba d'água foi registrada na altura da Ilha dos Marinheiros, sendo facilmente avistada por quem estava próximo ao cais do Porto Velho. De acordo com informações da MetSul Meteorologia, a ocorrência já estava prevista desde o início da semana. "Isso é resultado do vórtice de um ciclone extra-tropical, que está na região costeira do estado, mas que deve começar a deslocar para leste já nesta sexta-feira, 16. Com o ar quente e úmido, e a baixa pressão atmosférica, fica favorecido o fenômeno", declarou a MetSul.
De acordo com a empresa de climatologia, esse tipo de ocorrência pode ser problema para as embarcações, já que acontece sobre a água, em lagoas e mares, mas não há registro de danos. Não é descartada a possibilidade de novas trombas ainda nesta sexta-feira, já que o ciclone começa a se afastar da costa no final de semana. A partir de segunda-feira, 19, uma forte onda de calor deve aumentar a temperatura, elevando os termômetros para até 34º. Mas, o final de semana de Natal não deve ter tempo quente, já que a previsão para os dias 23 e 24 de dezembro é a entrada de uma frente fria, que traz chuva forte e temporais.

Por Anelize Kosinski
15 Dez 2011
Tromba d’água é registrada na Lagoa dos Patos, RS

'Entrei na cidade e vi aquilo dentro d’água', diz morador.

Segundo meteorologia, fenômeno é resultado de zona de baixa pressão.
Uma tromba d’água foi registrada na quarta-feira (14) na Lagoa dos Patos, na cidade de Arambaré, no Rio Grande do Sul.
O fenômeno foi fotografado pelo médico Fábio Raphaelli, que mora em Tapes e trabalha em Arambaré, cidade vizinha. Segundo ele, as fotos foram feitas por volta das 8h. Foram dois tornados, que duraram cerca de 20 minutos.
“Quando estava chegando, vi aquelas nuvens negras. Entrei na cidade e vi aquilo dentro d’água. Foram duas simultâneas. Depois veio um vento forte com tempestade e com granizo, e o tornado se inclinou”, afirmou.
Segundo a meteorologista Naiane Araújo, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), a tromba d’água é um tornado de pequena categoria, mas que acontece na água. “São semelhantes aos tornados, com extensão bem menor”, afirma.
“No Sul, estamos com uma área de baixa pressão que gira no sentido horário, o que favorece esse fenômeno. As trombas d’água não são raras. Elas são consequência dessas áreas de instabilidade que estão naquela região”, explica.
Fonte: G1; Foto: Fábio Raphaelli/Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário