Seguidores

domingo, 20 de janeiro de 2013

POR QUE NEVA TANTO NO HEMISFÉRIO NORTE?



Como vemos no mapa acima feita por satélite, as temperaturas dos oceanos são diferentes. No Hemisfério Norte, predomina águas frias. Onde é mais vermelho é mais quente e consequentemente, evapora mais. Esse vapor é levado pelos ventos em altitude para locais onde a temperatura do ar é mais fria e ocorre a condensação e até o congelamento dessa umidade. Nos ciclones, essa concentração de umidade é MAIOR.
 
 Como vemos na animação acima, ocorre GRANDE evaporação na região equatorial (Região do El Niño) e são levados pelos ventos (correntes de jato) para os Estados Unidos e Europa em forma de frentes frias com ciclones extratropicais. Junta-se a estes também a evaporação que ocorre entre o Brasil e a África na região equatorial, onde o oceano também está aquecido. 
E como vemos no mapa abaixo, já ocorre o RESFRIAMENTO do Oceano Pacífico, de tanta evaporação que já ocorreu. 
 
 Toda essa dinâmica de evaporação e movimentação das massas de ar, tende a AUMENTAR com o Aquecimento Global.
 
Mas há o que eu chamo de um "efeito gangorra". Quanto maior o aquecimento, maior o resfriamento. Assim como faz calor demais no Brasil e Austrália, também faz frio demais na América do Norte, Ásia e Europa. Assim como faz seca no Nordeste do Brasil, faz muita chuva no Sul e Sudeste do Brasil. A Atmosfera, tende ao equilíbrio térmico, ou seja, ela busca eliminar o excesso de calor. Dentro deste processo, ocorre o excesso de chuva , excesso de neve e o excesso de vento.
É bom lembrar ainda, que mesmo no verão, ocorre NEVE na Antártida e com o aumento dessas evaporações, a calota Polar está aumentando de tamanho e espessura também. Isso causará mais resfriamentos nos oceanos. E resfriamentos significa falta de chuvas.
 

3 comentários:

  1. Gostei muito desse artigo me tirou muimui duvidas obrigado

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Vou usar seu artigo como referência num livro, mas não encontrei meios de dar créditos mais precisos. Rola de me mandar um e-mail? O meu é kauty.s@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Mas o aquecimento então está fazendo que as temperaturas caiam mais?

    ResponderExcluir