Seguidores

sábado, 19 de janeiro de 2013

INVERNO RIGOROSO

 Ciclone Extratropical causa mau tempo com ventos fortes, chuva e neve em Portugal e Espanha hoje conforme imagem abaixo:
Imagem Satelite 

CICLONE EXTRATROPICAL DE NOME GONG

  Tempestade GONG em Portugal

Imagem de Satélite às 10h00
* * *
"CopyRight Eumetsat 2013"
==================
A tempestade Gong estava centrada, às 10h00, na região de Viseu; o seu deslocamento prossegue para sueste e deverá abandonar o território nacional ao início da tarde.

O estado do tempo continuará a ser muito instável, com a rotação do vento para noroeste, continuando forte a muito forte durante a tarde de hoje, com rajadas excepcionais, em especial no litoral oeste e nas terras altas, enfraquecendo para a noite.


Os períodos de chuva passarão a regime de aguaceiros, pontualmente fortes e acompanhados de trovoada/granizo. A temperatura do ar descerá significativamente, sobretudo nas regiões do interior, levando a uma diminuição da cota de neve.
 Fonte: Blog português Gerotempo
                          



HOJE às 10:03   actualizada às 11:09

Mau tempo: 12 voos com destino a Lisboa desviados para Faro e Madrid devido ao vento forte

Doze voos com destino a Lisboa, entre as 4:30 e as 09:00 de hoje, foram desviados para Faro e Madrid devido às más condições climatéricas, afirmou à Lusa uma fonte da ANA.

Os 12 voos foram desviados para os aeroportos de Faro e de Madrid, adiantou a fonte, referindo que as partidas estão a ser feitas normalmente, eventualmente com ligeiros atrasos.
Referindo que o «pior já passou», a fonte da ANA referiu que a situação tende a normalizar-se ao longo da manhã.
Diário Digital / Lusa

Voos para Lisboa desviados para Faro e Madrid


Doze voos com destino a Lisboa, entre as 4h30 e as 9h de hoje, foram desviados para Faro e Madrid devido às más condições climatéricas.
A ANA, empresa que gere os aeroportos nacionais, adianta que o mau tempo está a provocar restrições na Portela. Por isso, os voos foram desviados, oito para Faro e quatro para Madrid.
Notícia relacionada:
Aviso vermelho até às 12h devido ao mau tempo


México já conta 26 mortos por baixas temperaturas




México, 18 jan (EFE).- Pelo menos 26 pessoas morreram desde o fim de dezembro no norte do México por motivos relacionados às baixas temperaturas na atual temporada de frio, informou nesta sexta-feira a Secretaria de Saúde do Governo.
A maioria das mortes aconteceu no estado de Chihuahua, onde faleceram 16 pessoas. Delas, oito morreram por hipotermia, seis por intoxicação com monóxido de carbono e duas por queimaduras.
"Em alguns locais, as pessoas fecham tudo, janelas e portas, e pegam no sono. É quando acontece a intoxicação", explicou à Agência Efe Carlos González, porta-voz da Procuradoria de Chihuahua.
Algumas zonas da serra chegaram a marcar 17 graus negativos, mas as temperaturas mais baixas foram registradas no estado de Durango, onde na comunidade de La Rosilla, município de Guanaceví, os termômetros marcaram 20,5 graus abaixo de zero.
Nesse estado morreu uma pessoa, da mesma forma que em Coahuila, Tamaulipas, Baixa Califórnia e Zacatecas, todos no norte do país. Na mesma região, o estado de Sonora contou cinco mortos por intoxicação.
Segundo a previsão do Serviço Meteorológico Nacional, persistirá nos próximos dias o frio na maior parte do México e haverá ainda chuvas na Península de Iucatã e no leste do país. EFE

Frío mata a 29 personas en México

Por Noticieros Televisa | Fuente: Noticieros Televisa | 2013-01-19
Frío en Chihuahua

Las bajas temperaturas que se sienten en al menos 22 estados del país han causado la muerte de al menos 29 personas, informó la Segob




CIUDAD DE MÉXICO, México, ene. 18, 2013.- Las bajas temperaturas siguen sintiéndose en gran parte del país, pero lo peor está ocurriendo en la Sierra de Durango, en La Rosilla, donde los termómetros registraron 20 grados bajo cero.
La Secretaría de Gobernación confirmó este viernes que son 29 los muertos por esta onda polar.
Por lo menos en 22 entidades del país se resienten temperaturas menores a 5 grados centígrados y se espera para la noche la caída de agua nieve en las sierras de Durango, Sonora, Chihuahua y Zacatecas.
Durango, está convertido en un congelador, el termómetro superó los 20 grados bajo cero en La Rosilla. Otros municipios como Pueblo Nuevo, soportaron menos 10 grados.
En 60 de los 67 municipios, de Chihuahua, la temperatura es extrema. En Temosachic y Matachic, el termómetro registro 9 grados bajo cero y en la capital menos 3 grados. Hasta ahora, el frio ya cobró la vida de 18 personas en Chihuahua.
En algunas regiones de Coahuila, el frio se mantiene bajo cero. La mañana de este viernes Saltillo amaneció a menos 3 grados, pero la sensación térmica llegó a los siete bajo cero.
Por el frio algunas operaciones en el Aeropuerto de Ramos Arizpe, se vieron afectadas. Un avión no pudo despegar por presentar hielo en las alas del fuselaje.
Para soportar el frio que se siente en Monterrey, Nuevo León, algunas personas prenden fogatas en la vía pública.
Durante las últimas horas, en la mayor parte de Zacatecas, se registraron lluvias, nublados y temperaturas de hasta 5 bajo cero.
En Aguascalientes la temperatura más baja es de 3 grados centígrados pero la sensación es de menos 1 grado.
En municipios del Norte Oriente y Poniente de Tlaxcala, soportan temperaturas igual que en la capital del estado de 3 bajo cero.
El frio ya provocó los primeros daños en los cultivos del ciclo otoño invierno en Sinaloa.
El evento del Norte, en Veracruz, provocó además de fuertes vientos y alto oleaje, bajas temperaturas, de hasta 4 grados bajo cero en la región del Cofre de Perote.
El Puerto de Salina Cruz, Oaxaca se mantiene cerrado a todo tipo de embarcaciones por los fuertes vientos.
Cientos de transportistas permanecen varados sobre la Carretera Panamericana, en su tramo la Venta-La Ventosa.
Las fuertes lluvias de las últimas horas, causaron daños en viviendas y cultivos del municipio de Ixil, Yucatán.
El clima seguirá congelante en estados del norte pero mejorará en el resto del país.
CON INFORMACIÓN DE CORRESPONSALES NACIONALES DE NOTICIEROS TELEVISA



HOJE às 14:38   actualizada às 15:39

Mau tempo: Aviso vermelho até ao final da tarde de sábado

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até às 18:00 o aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, em seis distritos de Portugal Continental.

Dos 15 distritos que estavam com aviso vermelho, o IPMA decidiu prolongar o aviso em cinco: Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu e Castelo Branco.
Aquele instituto decidiu ainda colocar o distrito de Portalegre, que estava em aviso laranja (o segundo mais grave), em aviso vermelho.
Os restantes distritos que o IPMA colocou na sexta-feira em aviso vermelho - Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Beja - estão agora com aviso laranja.

O IPMA colocou também toda a costa portuguesa com aviso vermelho devido à agitação marítima, cujas ondas podem atingir entre sete a nove metros.

Desde as oito horas da manhã de sexta-feira até ao meio-dia deste sábado, a Protecção Civil registou 3888 ocorrências em todo o país. Destas, 2589 são quedas de árvores. Os distritos mais afectados são Lisboa, Coimbra e Porto.
Diário Digital com Lusa
Relacionadas





Nenhum comentário:

Postar um comentário