Seguidores

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

EUA MAIOR VÍTIMA DO CLIMA EM 2012

Estados Unidos foram o país das catástrofes naturais em 2012

Furacão Sandy, tornados e a seca no "cinturão do milho" fizeram dos EUA o país em que os desastres causaram mais prejuízos.
 
Os Estados Unidos foram o principal protagonista das catástrofes naturais em 2012, segundo o balanço anual da resseguradora internacional Munich Re.
Dois terços (67%) dos prejuízos causados em todo o mundo e 90% dos danos cobertos por seguros estão relacionados com eventos – sobretudo climáticos – ocorridos em solo norte-americano.
Segundo a Munich Re, o ano de 2012 fechou com um saldo de mortos relativamente contido – cerca de 9500, contra uma média de 106.000 nos últimos dez anos. Os prejuízos totais – equivalentes a 121.000 milhões de euros – estiveram próximos da média decenal de 125.000 milhões.
Cerca de 31% de todos os prejuízos foram provocados pelo furacão Sandy, que varreu a costa Oeste dos Estados Unidos no final de Outubro. O pior da tempestade veio do mar, e não da chuva ou do vento. Coincidindo com uma maré de Lua cheia, o furacão provocou uma sobrelevação de mais de três metros do nível do mar, numa extensa área, causando inundações históricas.
Também cabe aos Estados Unidos a segunda catástrofe mais onerosa do ano: a seca que afectou parte do país entre Junho e Setembro, com prejuízos equivalentes a 15.000 milhões de euros, relacionados com a perda de culturas no "cinturão do milho", na região do Midwest.
O tufão Bopha, no princípio de Dezembro nas Filipinas, causou o maior número de vítimas, com mais de mil mortos.
Em 2011, o saldo global das catástrofes naturais tinha sido mais dramático, com 27.200 mortos e cerca de 300.000 milhões de euros de prejuízos. Grande parte deste resultado deveu-se ao sismo e tsunami de Março de 2011 no Japão.
 
 
G1
 
0/01/2013 17h54 - Atualizado em 30/01/2013 17h55

Tornados matam pelo menos dois nos EUA

Tornados foram registrados em Mississippi, Georgia, Indiana e Tennessee.
Fenômeno é raro em janeiro nas regiões.

Do G1, em São Paulo

Vários tornados atingiram quatro estados norte-americanos na noite de terça-feira (29) e nesta quarta (30), matando pelo menos duas pessoas, já que uma frente fria do Ártico entrou em choque com ar quente, produzindo um clima severo sobre uma ampla faixa do país.
Tornados foram registrados em Mississippi, Georgia, Indiana e Tennessee, algo raro para janeiro, quando o foco provável é mais sobre neve e gelo.
O Serviço Nacional de Meteorologia disse que tornados atingiram Sardis, no Mississippi, e danificaram casas seriamente em Solsberry, Indiana, cortando a energia elétrica em áreas vizinhas. Três tornados foram confirmados no Tennessee e um possível tornado atingiu o sudeste de Arkansas.
Na Georgia, um homem morreu quando um tornado atingiu sua casa móvel na manhã desta quarta-feira, disse o administrador do Condado Bartow, Pete Olson.
Destruição provocada por passagem de tornado em Coble, no estado americano do Tennessee, nesta quarta-feira (30) (Foto: AP)Destruição provocada por passagem de tornado em Coble, no estado americano do Tennessee, nesta quarta-feira (30) (Foto: AP)
A rodovia interestadual 75 ficou bloqueada em ambas as direções próximo à região.
No norte de Nashville, um homem morreu quando uma árvore caiu sobre a garagem de sua casa, de acordo com o porta-voz da Agência de Gestão de Emergência do Tennessee, Jeremy Heidt.
"Temos árvores caídas por todo o lugar", disse a meteorologista Brittney Coleman em Nashville.
Os meteorologistas dizem que o mau tempo deve avançar para leste ao longo do dia, levando ventos de até 113 quilômetros por hora, granizo e possivelmente mais tornados.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário