Seguidores

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

CHUVAS NO NORDESTE DO BRASIL

14/01/2013 14h38 - Atualizado em 14/01/2013 14h38

No interior do CE, chuva forte causa transtorno e deixa desabrigados

Chuva de 137 milímetros encheu as ruas de Jardim de lama.
Três famílias ficaram desabrigadas e centenas sofrem prejuízos.

Do G1 CE

Uma chuva de 137 milímetros trouxe transtorno para a cidade de Jardim, no interior do Ceará, nesta segunda-feira (14). As ruas da cidade ficaram cobertas de lama, e o trânsito ficou lento. “Nunca vi tanto caos na cidade de Jardim, tanta lama e tanto acidente no mesmo local”, diz o metalúrgico morador da cidade Anselmo Pereira.
Segundo a secretária de Ação Social da Cidade, Antônia Campos, três famílias estão desabrigadas. Elas foram levadas a um abrigo temporário enquanto procuram um hotel social para as pessoas.
A chuva destruiu plantações, prejudicou os serviços de saúde, educação e coleta de lixo, além de ter fechado parte do comércio local. Em várias casas e lojas a água invadiu os prédios. “A parte de móveis vai dar para salvar, mas outra parte da mercadoria está perdida. Um grande prejuízo”, diz a comerciante Jéssica Joana.
Em outra rua, moradores perderam quase todos os móveis. “A gente ficou sem nada, só com a vida e o documento e as crianças”, lamenta a dona de casa Patrícia Maria Eduardo. Na casa do pedreiro Ismael da Silva, a força da água destruiu parte da porta e uma parede. “Foi um desespero. A gente perdeu tudo, o pouco que tem”, diz o Ismael.
Jardim e outras 183 cidades do Ceará decretaram estado de emergência em 2012 por conta da estiagem. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ainda não divulgou previsão oficial. Nesta segunda-feira (14) e terça-feira (15) a previsão é de tempo nublado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário