Seguidores

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

MUITA CHUVA EM MOÇAMBIQUE

Chuvas já mataram 35 pessoas em Moçambique

Número de todos os casos ocorridos desde Outubro. Subida das águas no Limpopo ameaça cinco distritos da província de Gaza.
Inundações são frequentes em Moçambique Grant Neuenburg /Reuters (Arquivo)
 
As chuvas provocaram a morte de 35 pessoas desde Outubro em Moçambique, onde a previsão de agravamento da situação atmosférica faz temer a subida das águas do rio Limpopo em zonas ribeirinhas de cinco distritos da província de Gaza, no sul do país.
Os distritos de Mabalane, Guijá, Chókwè, Chibuto e Xai Xai são os mais ameaçados, segundo informações da Direcção Nacional de Águas, citada pela imprensa moçambicana.
Treze das mortes registadas desde o início da época das chuvas ocorreram já em Janeiro, segundo dados do Conselho Coordenador de Gestão de Calamidades, citados pela agência AIM.  
A maior parte foram provocadas por arrastamento, principalmente de crianças, afogamento na travessia de rios, desabamento de casas, electrocução, descargas eléctricas e ataques de crocodilos, segundo a ministra da administração estatal, Carmelita Namachulua. O mau tempo deixou já centenas de pessoas desalojadas e o número total de afectados ronda os 37 mil – segundo um balanço divulgado pelo correspondente da RDP África.
A subida das águas do Limpopo está a ser provocada por chuvas, nalguns casos fortes, que se registam em países a montante. Informações divulgadas pela Rádio Moçambique indicam que um sistema de baixas pressões está a causar chuvas moderadas a fortes, principalmente na África do Sul, mas também no Sul do Zimbabwé, na Suazilândia e nas províncias moçambicanas de Maputo, Gaza e no sul de Inhambane. Os rios Save, Zambeze e Púnguè também são motivo de preocupação.
“A situação poderá ser alarmante se não nos precavermos, mas também é controlável, se continuarmos em prontidão, para que menos gente seja afectada. Neste momento, todos as instituições do Estado estão em prontidão”, afirmou Carmelita Namachulua, que é também vice-presidente do Conselho Coordenador de Gestão de Calamidades , citada pela estação moçambicana.
As inundações são uma situação frequente em Moçambique. Os seus efeitos são por vezes agravados devido a problemas de ordenamento do território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário