Seguidores

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

FORTE FRENTE FRIA SOBRE A REGIÃO SUL

Imagem das 08h de hoje 08;01.2013, mosttra frente fria com forte atividade sobre a Região Sul  com muita chuva e trovoadas.
 

http://150.163.133.62/repositorio/goes_rindat/dg_eletrica/dg_eletrica_su_gif/2013/01/S11592211_201301080915.gif 

RADAR MOSTRA MUITA ÁGUA NO PARANÁ
 

A imagem visível das 09h de hoje, mostra muitas nuvens sobre o Sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e parte da Argentina.

 

As 11h, forma-se um pequeno vórtice de um ciclone, conforme se vê no quadro amarelo nas imagens abaixo:




As 18h, pequeno vórtice estava no litoral norte do RS. Não deve ter dado ventos fortes no litoral. Isso só aparece na imagem visível do satélite GOES 12.
 
 




08/01/2013 02h29 - Atualizado em 08/01/2013 02h29

Chuva em Porto Alegre ultrapassa 50% da média do mês de janeiro

Em cerca de seis horas choveu 56 milímetros na capital, segundo Inmet.
Grande volume de água trouxe transtornos e pode ter causado uma morte.

Do G1 RS

Poucos carros se arriscaram a enfrentar as poças de água após a chuva em Porto Alegre (Foto: Jeronimo Silvello/RBS TV)Avenida Assis Brasil, na Zona Norte, foi tomada pela água (Foto: Jeronimo Silvello/RBS TV)
Porto Alegre anoiteceu debaixo d'água nesta segunda-feira (07). Em cerca de seis horas, choveu mais de 50% do volume previsto para todo o mês de janeiro na capital gaúcha, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Conforme os dados da estação automática do Inmet, o volume de chuva na capital gaúcha somou 56 milímetros entre as 19h de segunda-feira e a 1h de terça (8). A média histórica para janeiro em Porto Alegre é de 100,10 milímetros.
A chuva atingiu maior intensidade entre as 20h e 22h de segunda-feira. Nesse intervalo de duas horas, a estação automática do Inmet captou 38 milímetros de precipitação. Os dados ainda não são consolidados.
O grande volume de água gerou transtornos aos porto-alegrenses e pode ter causado a morte de uma mulher na Zona Norte da cidade. A argentina Norma Adriana Gonzales, 47 anos, morreu ao sofrer uma descarga elétrica ao descer de um táxi em uma rua alagada, na porta do prédio onde residia, na Avenida Andaraí. 
Argentina morre após levar choque em Porto ALegre (Foto: Félix Zucco/Agência RBS) 
Uma mulher de 47 anos morreu na Zona Norte
após levar choque em uma rua alagada
(Foto: Félix Zucco/Agência RBS)
Vários pontos de alagamento nas vias da cidade foram registrados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Alguns em avenidas de grande movimento, como Assis Brasil, Ipiranga, Nilo Peçanha e Sertório. A Padre Cacique chegou a ter o fluxo bloqueado no sentido centro-bairro, nas imediações do Estádio Beira-Rio, depois de ficar intransitável.  
Alguns veículos que tentaram desafiar as poças da água ficaram pelo caminho, com panes mecânicas ou elétricas. Os motoristas também tiveram que lidar com a lentidão no trânsito e com a confusão causada pelo desligamento de diversos semáforos em alguns cruzamentos.
A água também invadiu residências em diversos pontos da capital e Região Metropolitana. Moradores relataram alagamentos nos bairros Jardim Carvalho, na Zona Leste, no Belém Novo, na Zona Sul, e no Humaitá, na Zona Norte. Em alguns desses locais o nível da água ficou a cerca de 50 centímetros do solo. 
Outro problema causado pela chuva foi a interrupção no fornecimento de energia elétrica. A falta de luz atingiu bairros da Zona Sul e também cidades da Região Metropolitana, como Viamão e Alvorada. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), no entanto, informou que tratam-se de casos isolados.
Segundo os meteorologistas, a previsão é de mais chuva nesta terça-feira em todo o estado e alerta de temporais em todas as regiões, com ventos de até 90km/h. Os volumes de chuva podem passar dos 60 milímetros nas regiões Sul e Noroeste. Pode chover mais 45 milímetros na Região Metropolitana e 25 milímetros no Litoral Norte.
Alagamento José de Alencar Porto Alegre (Foto: Leonardo Ferreira/RBS TV)Na José de Alencar, água da chuva tomou conta de avenida e da calçada (Foto: Leonardo Ferreira/RBS TV)




Debaixo d'água  07/01/2013 | 20h44Atualizada em 08/01/2013 | 06h16

Chuva provoca transtornos no trânsito de Porto Alegre

No início da noite, mais de 10 pontos de alagamento foram registrados



Chuva provoca transtornos no trânsito de Porto Alegre Ricardo Duarte/Agencia RBS
Motoristas enfrentaram dificuldades para transitar pelas ruas da Capital no início da noite Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS
A chuva que chegou a Região Metropolitana no início da noite desta segunda-feira causou transtornos em diversos pontos de Porto Alegre. Na Avenida Padre Cacique, o tráfego está bloqueado no sentido centro-bairro após o estádio Beira-Rio por causa dos alagamentos. Agentes de trânsito orientavam os motoristas sobre desvios.

Pelo menos outros 10 pontos de alagamento foram registrados, segundo a  Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Houve problemas entre as avenidas Ipiranga e Silva Só; ruas Farrapos e Santo Antônio; Farrapos e Ceará; no Túnel da Conceição; entre a Nilo Pençanha e a Teixeira Mendes; Assis Brasil e Carneiro da Fontoura; Ceará e Dona Margarida; Setembrina e Osvaldo Aranha; Conceição e Farrapos.

Leitores de Zero Hora informaram outros locais críticos, como a Avenida Protásio Alves, próximo ao viaduto da Silva Só, onde o alagamento obstrui uma das faixas do corredor de ônibus. Também houve relatos de acúmulo de água na Rua Adda Mascarenhas de Moraes, no bairro Jardim Planalto, na Avenida Sertório; na Rua Liberal, no bairro Tristeza; Sezefredo Ignácio Oliveira, no bairro Chácara das Pedras; e na Rua Santa Fé, no bairro Passo das Pedras.

No bairro Jardim Carvalho, na Zona Leste, na Vila Farrapos, na Zona Norte, casas foram inundadas. No bairro Medianeira, três famílias foram retiradas de casa após a queda de uma árvore, informaram os bombeiros.

Morte na Zona Norte
Na zona norte da Capital, uma turista argentina morreu depois de levar um choque elétrico na Avenida Andaraí, próximo à Avenida Plínio Brasil Milano. De acordo com testemunhas, Norma Adriana Gonzales, 47 anos, estava chegando de táxi em um prédio quando caiu na calçada, que estava alagada por causa da chuva.

A hipótese inicial é de que mulher natural de Buenos Aires tenha levado um choque no portão do edifício. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil foram deslocados para a região.


JORNAL ZERO HORA
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário