Seguidores

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

AUMENTA NEVE NA SIBÉRIA

 Diário da Rússia

 Aquecimento global aumenta neve na Sibéria

Área coberta é a maior já registrada na região


A Sibéria é mundialmente famosa por seus longos e intensos invernos. Os índices de queda de neve nessa região já estão entre os mais elevados do planeta, mas podem se acentuar. De acordo com a avaliação do pesquisador da Academia Russa de Ciências Geográficas, Vladimir Kotliakov, há uma boa chance de que o clima no local fique ainda mais inóspito com o aquecimento global.
Vladimir Kotliakov explica que há um grande paradoxo nas mudanças climáticas que estamos vivenciando. Ele conta que o aumento da temperatura da Terra já vem afetando as condições naturais no território siberiano, que hoje apresenta níveis de neve maiores do que os de uma ou duas décadas atrás.
Três milhões de metros quadrados de gelo cobrem o hemisfério norte
Esse fenômeno já é conhecido pelos cientistas desde os anos 1960, quando começaram a ser realizadas as observações via satélite. De maneira simples, Kotliakov explica que o aquecimento do ar leva ao crescimento da umidade, o que, por sua vez, provoca mais queda de neve.
Em dezembro, a área coberta por flocos de gelo no hemisfério norte atingiu três milhões de metros quadrados, a maior marca dos últimos 130 anos, 200 mil quilômetros a mais que o recorde anterior, registrado em 1985. Em média, segundo especialistas norte-americanos, o tamanho da área coberta por neve no hemisfério setentrional tem aumentado a uma taxa de 0,1% por década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário