Seguidores

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O TEMPO NO BRASIL HOJE

Imagem do satélite GOES 12 das 15h de hoje na Região Sul, mostra poucas nuvens e ar seco.


Aqui na Grande Porto Alegre e em grande parte da Região Sul do Brasil o tempo está assim, céu com poucas nuvens. Temperatura de 34°C agora às 15h. Umidade relativa do ar baixa, 41%.
Imagem pela webcam é essa:

 Tempo no litoral norte do RS
do JORNAL VS

Sol forte e calor dão as boas vindas aos banhistas nesta quarta-feira

O vento fraco e a água morna, embora um pouco suja, complementam o cenário


Marcelo Kervalt




Foto: Marcelo Kervalt/ GES-Especial

Imbé  - O céu azul brinda os veranistas que estão no litoral norte nesta manhã de quarta-feira. O sol forte e o calor dão as boas vindas aos banhistas que fazem da areia uma extensão do seu quintal. “Eu gosto de tomar banho de sol. Não há como não ficar animada com um dia como hoje”, diz Paula Santos, 22 anos. Deitada na areia de Imbé, a moradora de Novo Hamburgo aproveita o sol para bronzear o corpo. O vento fraco e a água morna, embora um pouco suja, complementam o cenário. A bandeira é amarela em Imbé.

Aqui em São Leopoldo RS, Faz duas semans que não cai uma boa chuva. Rio dos Sinos baixo preocupa:
 
Novo Hamburgo - 30/01/2013 15h51
Atualizado em 30/01/2013 15h53

Secretaria do Meio Ambiente realiza vistoria no Rio dos Sinos

Nível da água em 0,9 metros ainda preocupa


Da Redação

Foto: Deivid Poncio/ PMNH
Equipes da SEMAM realizaram o primeiro monitoramento do rio neste ano
Equipes da SEMAM realizaram o primeiro monitoramento do rio neste ano

Novo Hamburgo  - Com o objetivo de fiscalizar e monitorar a qualidade da água, a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) realizou uma vistoria nesta quarta-feira (30), no Rio dos Sinos, na área que compreende Novo Hamburgo.
Entre os resultados, o nível da água estava em 0,90 metros, o que preocupou os ambientalistas, não apenas por ser um número baixo (o ideal para esta época seria em torno de 1,5 metro), mas pelas altas temperaturas, que diminuem a capacidade de retenção de oxigênio. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Antônio Bonatto, novas idas ao rio estão previstas para os próximos dias, promovendo um monitoramento constante.
A análise da qualidade da água é feita com a sonda multiparamétrica. Entre outros dados obtidos, a concentração de oxigênio dissolvido estava satisfatória se for levado em conta as condições do rio, em torno de 3,5 miligramas por litro (o ideal seria 4 e uma situação crítica abaixo de 2).
A condutividade, parâmetro que serve como indicativo de poluição, estava em 90 uS/cm (unidade usada para este tipo de medição). De acordo com a Semam, este número vem se mantendo nas últimas vistorias e não é tão grave, mas ainda preocupa, pois o ideal seria menos de 60 uS/cm. Quanto à fiscalização da pesca, na vistoria não foi encontrada nenhuma rede.
Esta foi a primeira vistoria do ano. Além das equipes de monitoramento, a ação contou com a presença dos diretores de Licenciamento Ambiental, Luciane Maria, e de Fiscalização Ambiental, Volnei Campagnoni. O monitoramento é importante nesta época do ano devido à escassez de chuvas e ao aumento das temperaturas, que fazem com que o rio comece a sofrer com as estiagens e as consequentes baixas no nível da água. Estas condições podem causar acidentes ambientas e resultar em mortandades de peixes. Com o descarte de efluentes no rio e o acúmulo de lixo, estes riscos se tornam maiores.
  

G1
Edição do dia 30/01/2013
30/01/2013 08h59 - Atualizado em 30/01/2013 08h59

Nuvens carregadas levam chuva forte para área entre Norte e Sudeste

Nas áreas que incluem o Maranhão e o oeste do Piauí e da Bahia, também pode chover forte; a diferença é que o sol aparece.

A chuva está provocando estragos em Minas Gerais, e nesta quarta-feira (30) deve chover muito de leste a oeste do estado, onde os moradores já enfrentam problemas.
Em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, o córrego Pirapitinga subiu quatro metros e a enchente arrancou 50 metros da tubulação de esgoto. A prefeitura estima um prejuízo de R$ 5 milhões.
Em Tumiritinga, no leste de Minas, o temporal destruiu quatro pontes e deixou 40 famílias isoladas. O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra em Minas por conta das condições do tempo.
No Rio de Janeiro, o dia também vai ficar bastante chuvoso. Em São Paulo pode chover fraco no leste e no norte do estado. Só na região Sul e no Nordeste é que vai fazer mais sol.
Um fenômeno chamado de Zona de Convergência de Umidade deixa as nuvens carregadas entre o Norte e o Sudeste. Nas áreas que incluem o Maranhão e o oeste do Piauí e da Bahia, também pode chover forte; a diferença é que o sol aparece.
O tempo só vai ficar aberto o dia todo do Rio Grande do Sul ao centro de Mato Grosso do Sul, do centro da Bahia até o Ceará e no norte de Roraima. Máxima de 25°C em São Paulo e de 34°C em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário