Seguidores

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

FOTOS DE MAMATOCUMULUS EM PELOTAS


 Meu amigo Luiz Alberto Moralles, tirou essas duas fotos com celular de uma  NUVEM MAMATOCUMULUS em Pelotas no final da tarde do dia 31.12.2012. É uma nuvem considerada rara, que aparece onde tem forte instabilidade e nos EUA são comuns quando aparecem os Tornados. Aqui, deve-se a passagem da forte Frente Fria que atigiu a Região Sul.
 





Mammatus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Formação de nuvem Mammatus em Minnesota no ano de 2005
Mammatus (também referenciado por mamma ou mammatocumulus) é um termo da meteorologia aplicado ao padrão de "bolsas" que se formam na base de uma nuvem. O termo "mammatus" deriva do mamma, devido à associação ao formato de mamas ou seios.
Formam-se em ar descendente, em contraste com a maioria das nuvens que formam-se em ar ascendente. Frequentemente, nuvens mammatus formam-se sob a bigorna associada a uma nuvem cumulonimbus, e são observadas geralmente depois da passagem de uma tempestade severa.

Características das nuvens Mammatus

A formação das nuvens Mammatus é rara e na maioria das vezes está associada à formação de nuvens do tipo cumulonimbus, mas também podem ocorrer na alta atmosfera associadas a stratocumulus, altocumulus, altostratus, cirrus e cirrocumulus. Também podem ocorrer em "trilhas de condensação" (nuvens artificiais provocadas por aviões) e em nuvens de poeira vulcânicas. Nuvens do tipo Mammatus, quando associadas a um cumulonimbus são indicadoras de tempo severo, mas em muitos casos indica que a tempestade está perdendo força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário