Seguidores

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

FENÔMENO RARO EM PORTUGAL

Mau tempo de sábado foi causado por fenómeno raro em Portugal

21.01.2013  Publicado às 12.28

 1093 40 0
O mau tempo que causou dezenas de desalojados e a queda de centenas de árvores, no sábado, foi um fenómeno raro de inverno, que provocou ventos de 140 km/h e elevou o nível do mar.
foto Henriques da Cunha / Global Imagens
Mau tempo de sábado foi causado por fenómeno raro em Portugal
Registraram-se quedas de árvores em várias zonas do país
Em declarações à agência Lusa, Nuno Reira, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantou ter-se tratado de uma depressão muito cavada e muito rápida, cuja incidência em Portugal é invulgar.
"O que aconteceu na madrugada de sexta-feira para sábado foi a passagem de uma depressão muito cavada pelo norte do território do continente", afirmou, acrescentando que "esta depressão o cavou muito rapidamente" num processo que os meteorologistas designam tecnicamente por "ciclogénese explosiva".
A pressão no centro do fenómeno meteorológico, que "entrou junto à costa de Viana do Castelo e Porto", atingiu "valores muito baixos", originando ventos muito fortes.
"As rajadas atingiram os 140 km/h no Cabo Carvoeiro", disse Nuno Moreira, sublinhando tratar-se ainda de um dado preliminar e lembrando que, quando as previsões apontam para ventos com mais de 130 km/h, o IPMA aciona um aviso de risco extremo.
A descida rápida da pressão provoca também uma elevação do nível médio do mar, explicou o meteorologista, acrescentando que isso pode ter levado a inundações costeiras. 

Previsão de ondas de sete metros coloca seis distritos em aviso vermelho

Previsão de ondas de sete metros coloca seis distritos em aviso vermelhoJosé Coelho / Lusa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, hoje de manhã, seis distritos da zona Norte do país em aviso vermelho, a situação meteorológica de maior risco, devido a agitação marítima.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria são os distritos onde o estado do mar provoca maiores preocupações, estando previstas ondas de sete a oito metros até às 15:00 de hoje.
Os mesmos distritos estão também em aviso laranja, o segundo mais grave da escala, já que o IPMA espera que as ondas diminuam um pouco no final do dia e durante a noite, mantendo-se, no entanto, nos cinco a sete metros.
Outros 10 distritos de Portugal continental e a zona norte da Madeira foram colocados em aviso amarelo, com uma situação de risco apenas para determinadas atividades devido ao vento forte e à neve.
No caso dos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja, Faro e na Madeira a causa para o aviso amarelo é a agitação marítima, mas em Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, castelo Branco e Portalegre, o risco deve-se às previsões de vento e de neve.
Para hoje, o Instituto prevê, para o norte e centro, períodos de céu muito nublado e aguaceiros fracos mas a aumentar de intensidade ao longo do dia, podendo ser por vezes fortes e de granizo no litoral a norte do Cabo Mondego no final do dia.
As previsões apontam para queda de neve acima dos 400/600 metros, subindo a cota para os 800 metros a partir do final da manhã de hoje, e espera-se uma descida da temperatura para o final do dia.
No sul, a previsão é de períodos de céu muito nublado, diminuindo nebulosidade nas regiões do interior a partir do meio da tarde.
No litoral, poderá haver aguaceiros fracos, mas também queda de neve nos pontos mais altos da serra de São Mamede.
O mar deverá ter ondas de 4 a 5 metros na costa ocidental a norte do Cabo Raso e de 2,5 a 3,5 no sul.
As temperaturas máximas previstas rondam os 12 graus Celsius no Porto, os 13º em Lisboa e os 14º em Faro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário