Seguidores

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

FRIO AUMENTA

Vaga de frio árctico no Canadá

Temperaturas podem descer até aos 45 graus negativos

Actualizado ontem, às 19:38



Fonte: Lusa

  

Os dirigentes das principais cidades canadianas estão a alertar a população para se precaverem para a chegada de temperaturas árticas, que podem chegar aos 36 graus negativos em metrópoles como Montreal, noticia a agência Efe.
Em Toronto, a maior cidade do país, a temperatura caiu hoje para os 25 graus negativos, o que levou as autoridades a emitir um alerta de frio extremo, que permite aumentar a assistência aos sem-abrigo.
Com temperaturas inferiores a 20 graus negativos, a pele, exposta à inclemência dos elementos, pode congelar em 10 minutos, avisaram os meteorologistas.
Mas estas temperaturas de Toronto e Montreal nem são as mais baixas.
O Serviço Meteorológico do Canadá avisou para a descida dos termómetros até aos 45 graus negativos, em resultado de fortes ventos no Lago Huron e em outros locais das províncias de Ontário e Quebeque, se bem que a sensação térmica causada pelo vento chegará aos 55 graus negativos.
Estas temperaturas são inéditas num país acostumado ao Inverno.
Por exemplo, em Montreal a temperatura mais baixa registada em 22 de Janeiro foi de 28,3 graus negativos em 1976.
Em Hamilton, a cidade mais a Sul do Canadá, o dia amanheceu com 17 graus negativos no termómetro e uma sensação térmica, causada pelo vento, de menos 29 graus.
Na capital, Otava, as autoridades municipais esperam que as temperaturas desçam hoje à noite até aos 28 graus negativos.
Os meteorologistas avisaram hoje que a vaga de frio ártico continuará a afetar as grandes áreas do país até ao fim de semana.

101 mortos na Polónia vítimas do frio

por Inês Silva, editado por Ricardo Simões Ferreira
A neve é limpa das ruas de Torun, na polónia
A neve é limpa das ruas de Torun, na polónia Fotografia © REUTERS/ Mikolaj Kuras/Agencia Gazeta 

O frio fez mais 4 vítimas, neste último fim-de-semana, elevando para 101 o número de vítimas do mau tempo na Polónia, desde o início do Inverno, consequência das temperaturas demasiado baixas.
O Ministério do Interior voltou a apelar, esta terça-feira, para que as pessoas tivessem o máximo de cuidado possível com as crianças, idosos e sem- abrigos, adianta a AFP.
A polícia afirma que, desde o início deste novo ano, 19 pessoas morreram de frio na Polónia. A este número acrescentam-se 62 pessoas que morreram em dezembro e ainda outras 20 que não resistiram a uma das primeiras ondas de baixas temperaturas, em outubro e novembro. 
No inverno anterior, cerca de 200 pessoas morreram de hipotermia neste país de 38 milhões de habitantes, sendo a maioria das vítimas sem-abrigos.  
O mau tempo tem também afetado as operações do aeroporto de Frankfurt na Alemanha, o maior de toda a Europa. Segundo a Lusa, apesar de a situação estar a normalizar-se, os voos têm sido cancelados e estão a afetar o funcionamento das companhias aéreas.  
Um porta-voz do aeroporto disse hoje, citado pela agência Efe, que na segunda-feira foram cancelados 543 dos 1190 voos agendados, devido aos novos nevões.  

 




22 Janeiro, 2013 - 09:48

Frio mata 17 afegãos em campos de deslocados 
 

A Amnistia Internacional denunciou que, desde o início do ano, pelo menos 17 afegãos morreram devido ao frio intenso em campos de deslocados no país.


Num comunicado, a Amnistia Internacional indica que 13 afegãos faleceram devido ao frio intenso nos campos de Cabul e mais quatro morreram da mesma causa em Herat, cidade de grandes dimensões no oeste do Afeganistão, onde está concentrada a maioria dos cerca de 450 mil deslocados afegãos.



http://noticias.portugalmail.pt/artigo/20130122/frio-mata-17-afegaos-em-campos-de-deslocados


Nenhum comentário:

Postar um comentário