Seguidores

terça-feira, 23 de setembro de 2014

CÚPULA DO CLIMA DA ONU EM NOVA YORK


France Presse 22/09/2014 12h37 - Atualizado em 22/09/2014 17h14

ONU faz nesta terça cúpula do clima com mais de 120 chefes de estado

Encontro vai relançar ações para lutar contra o aquecimento global.
Objetivo é alinhar discurso para se chegar a um acordo concreto em 2015.

Da France Presse e G1
 
Mais de 120 chefes de Estado e de governo participarão nesta terça-feira (23), em Nova York, de uma cúpula das Nações Unidas que busca dar um novo impulso às negociações internacionais para limitar o aquecimento global, antes da conferência crucial de Paris, em 2015.
Está previsto que nesta reunião anúncios de compromissos que facilitarão finalmente a obtenção de um acordo concreto na conferência de 2015, algo que não aconteceu em Copenhague-2009.
Segundo a ONU, trata-se da maior concentração de líderes já realizada sobre este tema. "É preciso agir urgentemente: quanto mais esperarmos, mais pagaremos em vidas humanas e em dinheiro perdido", considera o secretário-geral, Ban Ki-moon.
O objetivo das negociações é limitar o aquecimento global a dois graus Celsius com relação à era pré-industrial.
No entanto, muitos cientistas afirmam que, diante dos níveis de emissões de gases de efeito estufa, as temperaturas terão aumentado ao fim do século XXI em mais de quatro graus em relação à era pré-industrial.
Caso seja alcançado um acordo em Paris, ele entrará em vigor até 2020.
"Nova York é uma oportunidade única para medir a vontade de uns e outros de agir", explicou a responsável em clima da ONU, Christiana Figueres.
Figueres não espera que muitos países coloquem sobre a mesa compromissos com números, mas ressalta que todos os atores importantes estarão presentes: governos, municípios, empresas, companhias financeiras e ONGs.
A atenção se concentrará nos grandes países emergentes, em primeiro lugar China e Índia, que são, junto com os Estados Unidos, os maiores emissores de gases de efeito estufa.
Pequim e Nova Délhi resistem em reduzir suas emissões porque não querem desacelerar seu crescimento, e insistem para que as nações mais industrializadas paguem a maior parte da conta.
Enquanto o presidente americano, Barack Obama, confirmou sua presença em Nova York, a China enviará apenas um vice-primeiro-ministro, Zhang Gaoli, e a Índia seu ministro da Ecologia.
Os erros de Copenhague
Mary Robinson, enviada especial da ONU para a luta contra as mudanças climáticas, destacou, no entanto, que Zhang Gaoli 'é o terceiro responsável em importância do Estado e a mais alta autoridade em clima e desenvolvimento'.
Robinson convoca a mudar a direção para resolver o problema mais urgente do planeta e espera na cúpula compromissos políticos e iniciativas concretas, assim como uma declaração sobre tarifas para o dióxido de carbono ou parcerias na agricultura e nas obrigações ecológicas.
Para Robert Orr, secretário-geral adjunto da ONU encarregado de preparar o encontro, Nova York não repetirá os erros da cúpula de Copenhague em 2009, na qual os chefes de Estado e de governo só foram convocados no último minuto.
Orr também celebrou a presença maciça de responsáveis de empresas que 'já lançaram a corrida dos investimentos'. Haverá 250 presidentes de companhias em Nova York.
A ONU prevê três sessões plenárias paralelas. Ban Ki-moon fará um resumo ao fim da tarde com os resultados obtidos, que serão integrados nas próximas reuniões, em dezembro em Lima e depois em Paris.
Wall Street
Homem vestido de urso polar participa do protesto 'Inunde a Wall Street', em Nova York, nos Estados Unidos. Manifestação ocorre na véspera do encontro da Cúpula do Clima da ONU, que deve reunir mais de 120 chefes de estado (Foto: Timothy A. Clary/AFP)Homem vestido de urso polar participa do protesto 'Inunde a Wall Street', em Nova York, nos Estados Unidos. Manifestação ocorre na véspera do encontro da Cúpula do Clima da ONU, que deve reunir mais de 120 chefes de estado (Foto: Timothy A. Clary/AFP)
Nesta segunda (22), centenas de ativistas protestaram sobre o papel que atribuem a Wall Street na crise climática. Vestidos principalmente de azul, eles marcharam pelo distrito financeiro de Manhattan carregando cartazes, cantando e se sentando em locais com grandes concentrações de turistas.
Marcha em Nova York
O ator Leonardo DiCaprio marcha com manifestantes pró-sustentabilidade com uma placa de '100% para planeta' na Marcha Popular pelo Clima em Nova York (Foto: Eduardo Muñoz/Reuters)O ator Leonardo DiCaprio marcha com manifestantes pró-sustentabilidade com uma placa de '100% para planeta' na Marcha Popular pelo Clima em Nova York (Foto: Eduardo Muñoz/Reuters)
A cúpula foi precedida no domingo por mobilizações em várias cidades do mundo, entre elas Nova York, onde uma passeata histórica reuniu 310 mil manifestantes, segundo os organizadores.
Ao som de bandas e exibindo flores gigantes, astros de Hollywood, políticos, ativistas e estudantes participaram na cidade americana da Marcha do Povo pelo Clima, que se tornou a maior da História, afirmou a organização.
Um Leonardo Di Caprio de barba espessa, óculos de sol e boina foi o astro do protesto em Manhattan, do qual também participaram o ex-vice-presidente americano Al Gore, Ban Ki-Moon e o prefeito de Nova York, Bill de Blasio.
No total, 2.808 eventos aconteceram em 166 países, entre eles mobilizações simultâneas organizadas em Londres, Paris, Berlim, Rio de Janeiro, Istambul e Bogotá.


23/09/2014 09h52 - Atualizado em 23/09/2014 11h30

Secretário da ONU pede 'novo rumo' para o planeta na Cúpula do Clima

Ban Ki-moon discursou na inauguração do encontro, em Nova York.
A presidente Dilma Rousseff também falou no evento desta terça-feira.

Do G1, em São Paulo
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, abriu a Cúpula do Clima das Nações Unidas nesta terça-feira (23), em Nova York (Foto: Timothy A. Clary/AFP)O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, abriu a Cúpula do Clima das Nações Unidas nesta terça-feira (23), em Nova York (Foto: Timothy A. Clary/AFP)
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta terça-feira (23) aos líderes mundiais para estabelecer um "novo rumo" diante dos perigos do aquecimento global.
Ele discursou na abertura da Cúpula do Clima das Nações Unidas, em Nova York, que conta com a participação de mais de 120 chefes de Estado e de Governo. A presidente Dilma Rousseff também falou durante o evento (leia abaixo).
"A mudança climática é a questão crucial de nossa era. Está definindo nosso presente. Nossa resposta definirá nosso futuro", afirmou Ban no discurso de abertura da reunião em Nova York, onde são esperados anúncios de compromissos que facilitem a conclusão de um acordo na conferência internacional de 2015 em Paris.
O ator Leonardo DiCaprio, que foi nomeado mensageiro da paz da ONU, pediu aos governantes que é preciso acabar com a poluição e que a "mudança climática é a nossa maior ameaça de segurança". "Eu era um dos 400 mil que marcharam em Nova York pela ação climática", disse ele, referindo-se à passeata que aconteceu neste domingo (21) em diversas cidades do mundo.
Enfrentamento não se limita à Amazônia
A presidente Dilma Rousseff durante discurso na Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas, nesta terça-feira (23) (Foto: Mike Segar/Reuters)A presidente Dilma Rousseff durante discurso na Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas, nesta terça-feira (23) (Foto: Mike Segar/Reuters)
A presidente Dilma Rousseff destacou medidas adotadas pelo governo brasileiro nos últimos anos para reduzir o desmatamento não somente na região amazônica, mas também no Cerrado. Segundo ela, o país tem contribuído para o aumento da produção de energias renováveis.

"Nossa determinação em enfrentar a mudança do clima não se limita à Amazônia brasileira. Estamos cooperando com os países da bacia amazônica em ações de monitoramento e combate ao desmatamento", disse a chefe de Estado brasileira.
Um dia antes, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse em entrevista à agência Associated Press que o Brasil não vai endossar uma iniciativa global antidesmatamento que deve ser anunciada na Cúpula. Segundo ela, o país “não foi convidado a se engajar no processo de preparação” da declaração. Em vez disso, o governo recebeu uma cópia do texto da ONU, que pediu para aprová-lo sem a permissão de sugerir qualquer alteração.
“Infelizmente, não fomos consultados. Mas eu acho que é impossível pensar que pode ter uma iniciativa global para florestas sem o Brasil dentro. Não faz sentido”, disse ela, em entrevista concedida à Associated Press nesta segunda-feira (22).
Charles McNeill, conselheiro-sênior de política ambiental do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) disse que “houve esforços para chegar às pessoas do governo brasileiro, mas não houve resposta”
Trabalhos e promessas
O objetivo da cúpula é compartilhar experiências aplicadas em cada país para reduzir os fatores que provocam as alterações climáticas e definir os passos que irão tomar nas áreas mais críticas para que a temperatura do mundo suba menos de 2°C. O encontro servirá ainda como prévia da Assembleia-Geral da ONU, que será realizada nesta quarta-feira (24).
Durante todo o dia, os líderes dos países, inclusive o Brasil, vão apresentar seus trabalhos em discursos de até quatro minutos, para anunciar novas ações que estejam implementando em nível nacional, especialmente nas áreas de financiamento; eficiência energética; energias renováveis; adaptação; redução do risco de desastres e resiliência; florestas; agricultura; transporte; poluentes climáticos de curta duração; e cidades.
O ator Leonardo Di Caprio, nomeado mensageiro da Paz pela ONU, também alertou aos representantes de governos sobre os perigos da mudança climática (Foto: Timothy A. Clary/AFP)O ator Leonardo DiCaprio, nomeado mensageiro da Paz pela ONU, também alertou aos representantes de governos sobre os perigos da mudança climática (Foto: Timothy A. Clary/AFP)

2 comentários:

  1. PAUSA PARA UM ALERTA GERAL:
    (AP.2.12) ESTAS COUSAS DIZ AQUELE QUE TEM A FACA AFIADA DE DOIS GUMES: (JZ.6.8) EU É QUE VOS FIZ SUBIR DO EGITO, E VOS TIREI DA CASA DA SERVIDÃO, (SL.33.19) PARA LIVRAR-LHES A ALMA DA MORTE, E, NO TEMPO DA FOME, PRESERVAR-LES A VIDA; (LC.12.23) PORQUE A VIDA É MAIS DO QUE O ALIMENTO, E O CORPO NÃO MAIS DO QUE AS VESTES:
    (PV.8.14) MEU É O CONSELHO E A VERDADEIRA SABEDORIA, EU SOU O ENTENDIMENTO, MINHA É A FORTALEZA: (2CO.13.1) ESTA É A TERCEIRA VEZ QUE VENHO TER CONVOSCO: POR BOCA DE DUAS OU TRES TESTEMUNHAS, TODA A QUESTÃO SERÁ DECIDIDA; (JÓ.3.23) POR QUE SE CONCEDE LUZ AO HOMEM, CUJO CAMINHO É OCULTO, E A QUEM DEUS CERCOU DE TOFOS OS LADOS! (LC.6.27) DIGO-VOS, PORÉM, A VÓS OUTROS QUE ME OUVIS:
    (1JB.3.10) NISTO SÃO MANIFESTOS OS FILHOS DE DEUS E OS FILHOS DO DIABO: Caso os manipuladores da mídia mundial à partir do Brasil; persistam em ignorar a Augusta Presença de Deus entre nós; em esconder e boicotar a Santa Obra da criação do seu reino na terra; eis que, simplesmente, EU ME CALAREI!
    (PV.1.31) PORTANTO, cOMERÃO DO FRUTO DO SEU PROCEDIMENTO, E DOS SEUS PRÓPRIOS CONSELHOS SE FARTARÃO: (LC.6.25) AI DE VÓS, OS QUE AGORA RIDS! PORQIE HAVEIS DE LAMENTAR E DE CHORAR; (JB.6.38) PORQUE EU DESCI DO CÉU, NÃO PARA FAZER A MINHA PRÓPRIA VONTADE, E SIM A VONTADE DAQIELE QUE ME ENVIOU; (RM.2.6) QUE RETRIBUIRÁ A CADA UM SEGUNDO O SEU PROCEDIMENTO:
    Desta vez, porém, Eu não lavarei os pés de ninguém, e quem quiser morrer de alma suja, dispõe do pleno livre-arbitrio: Antes, já penso até em lavar as minhas mãos, como Pilatos, e tirar o meu time de campo: (AT.4.19) JULGAI SE É JUSTO, DIANTE DE DEUS, OUVIR-VOS ANTES A VÓS OUTROS, DO QUE A DEUS? (MC.8.36) QUE APROVEITA AO HOMEM GANHAR O MUNDO NTEIRO E PERDER A SUA ALMA? (EZ.18.4) EIS QUE TODAS AS ALMAS SÃO MINHAS, COMO A ALMA DO PAI, TAMBÉM A ALMA DO FILHO É MINHA: (EZ.18.20) A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ; O FILHO NÃO LEVARÀ A INIQUIDADE DO PAI, NEM O PAI A INIQUIDADE DO FILHO; A JUSTIÇA DO JUSTO FICARÁ SOBRE ELE, E A PERVERSIDADE DO PERVERSO CAIRÁ SOBRE ESTE: (MT.20.15) PORVENTURA, NÃO ME É LICITO FAZER O QUE QUERO COM O QIE É MEU? (LC21.19) É NA VOSSA PERSEVERANÇA QUE GANHAREIS A VOSSA ALMA.
    Arnaldo ou Israel





    ResponderExcluir
  2. PAUSA PARA UM ALERTA GERAL:
    (AP.2.12) ESTAS COUSAS DIZ AQUELE QUE TEM A FACA AFIADA DE DOIS GUMES: (JZ.6.8) EU É QUE VOS FIZ SUBIR DO EGITO, E VOS TIREI DA CASA DA SERVIDÃO, (SL.33.19) PARA LIVRAR-LHES A ALMA DA MORTE, E, NO TEMPO DA FOME, PRESERVAR-LES A VIDA; (LC.12.23) PORQUE A VIDA É MAIS DO QUE O ALIMENTO, E O CORPO NÃO MAIS DO QUE AS VESTES:
    (PV.8.14) MEU É O CONSELHO E A VERDADEIRA SABEDORIA, EU SOU O ENTENDIMENTO, MINHA É A FORTALEZA: (2CO.13.1) ESTA É A TERCEIRA VEZ QUE VENHO TER CONVOSCO: POR BOCA DE DUAS OU TRES TESTEMUNHAS, TODA A QUESTÃO SERÁ DECIDIDA; (JÓ.3.23) POR QUE SE CONCEDE LUZ AO HOMEM, CUJO CAMINHO É OCULTO, E A QUEM DEUS CERCOU DE TOFOS OS LADOS! (LC.6.27) DIGO-VOS, PORÉM, A VÓS OUTROS QUE ME OUVIS:
    (1JB.3.10) NISTO SÃO MANIFESTOS OS FILHOS DE DEUS E OS FILHOS DO DIABO: Caso os manipuladores da mídia mundial à partir do Brasil; persistam em ignorar a Augusta Presença de Deus entre nós; em esconder e boicotar a Santa Obra da criação do seu reino na terra; eis que, simplesmente, EU ME CALAREI!
    (PV.1.31) PORTANTO, cOMERÃO DO FRUTO DO SEU PROCEDIMENTO, E DOS SEUS PRÓPRIOS CONSELHOS SE FARTARÃO: (LC.6.25) AI DE VÓS, OS QUE AGORA RIDS! PORQIE HAVEIS DE LAMENTAR E DE CHORAR; (JB.6.38) PORQUE EU DESCI DO CÉU, NÃO PARA FAZER A MINHA PRÓPRIA VONTADE, E SIM A VONTADE DAQIELE QUE ME ENVIOU; (RM.2.6) QUE RETRIBUIRÁ A CADA UM SEGUNDO O SEU PROCEDIMENTO:
    Desta vez, porém, Eu não lavarei os pés de ninguém, e quem quiser morrer de alma suja, dispõe do pleno livre-arbitrio: Antes, já penso até em lavar as minhas mãos, como Pilatos, e tirar o meu time de campo: (AT.4.19) JULGAI SE É JUSTO, DIANTE DE DEUS, OUVIR-VOS ANTES A VÓS OUTROS, DO QUE A DEUS? (MC.8.36) QUE APROVEITA AO HOMEM GANHAR O MUNDO NTEIRO E PERDER A SUA ALMA? (EZ.18.4) EIS QUE TODAS AS ALMAS SÃO MINHAS, COMO A ALMA DO PAI, TAMBÉM A ALMA DO FILHO É MINHA: (EZ.18.20) A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ; O FILHO NÃO LEVARÀ A INIQUIDADE DO PAI, NEM O PAI A INIQUIDADE DO FILHO; A JUSTIÇA DO JUSTO FICARÁ SOBRE ELE, E A PERVERSIDADE DO PERVERSO CAIRÁ SOBRE ESTE: (MT.20.15) PORVENTURA, NÃO ME É LICITO FAZER O QUE QUERO COM O QIE É MEU? (LC21.19) É NA VOSSA PERSEVERANÇA QUE GANHAREIS A VOSSA ALMA.
    Arnaldo ou Israel





    ResponderExcluir