Seguidores

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O AVANÇO DA INSTABILIDADE PARA O SUDESTE

 
Imagem das 20h de 02.09.2014 mostra a forte instabilidade sobre o Paraná onde causou temporal.

02/09/2014 17h38 - Atualizado em 02/09/2014 19h56

Temporal atinge Curitiba e cidades do centro-sul e do oeste do Paraná

Segundo a Copel, 39 mil consumidores estão sem eletricidade na RMC.
Simepar diz que houve ventos de 65 km/h em Cascavel, além de granizo.

Do G1 PR
Nuvem negra anuncia o início da chuva em Curitiba (Foto: Karolyne Ongaro Gonçalves/Arquivo Pessoal)Nuvem negra anuncia o início da chuva em Curitiba (Foto: Karolyne Ongaro Gonçalves/Arquivo Pessoal)
Uma tempestade atinge diversas cidades do centro-sul do Paraná na tarde desta terça-feira (2). De acordo com o Instituto Simepar, houve registros de ventos fortes e chuva de granizo em várias cidades. Em Cascavel, os ventos atingiram 65 km/h. Em outros municípios, como a Lapa, o vento chegou a 60 km/h.
Granizo foi registrado em Campo Bonito, no oeste do estado (Foto: Irineu Calicchio Junior/Arquivo Pessoal)Granizo foi registrado em Campo Bonito, no oeste
do estado (Foto: Irineu Calicchio Junior/Arquivo
Pessoal)
Em Curitiba, por volta das 17h30, uma nuvem negra, anunciando o início da chuva, se aproximou da região central. Conforme o Simepar, é esperado que a tempestade dure cerca de uma hora. A partir daí, a chuva deve ficar mais moderada e permanecer durante a noite. No Facebook, a Prefeitura de Curitiba emitiu um alerta, pedindo para que as pessoas não fiquem na rua. Em caso de emergência, a orientação é ligar para a Defesa Civil, no número 199.
A previsão é de que a chuva se estenda para a região norte do estado e atinja cidades como Londrina e Maringá nas próximas horas.
Ao G1, a Defesa Civil estadual informou que foram registrados problemas também nos municípios de Francisco Beltrão, Marmeleiro e Reserva do Iguaçu, no sudoeste do Paraná. Em algumas cidades, equipes já começaram a entregar lonas para moradores que foram atingidos pelo granizo. Um boletim preliminar do órgão aponta que pelo menos 200 casas foram danificadas, atingindo 420 pessoas ao todo. Desse total, 20 pessoas estão desalojadas, no município de Laranjal.
Sem energia
O temporal também deixou cerca de 39 mil consumidores sem energia na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com a Copel, as cidades mais atingidas foram São José dos Pinhais, Agudos do Sul, Tijucas do Sul, Mandirituba e Quitandinha. Em Curitiba, quatro bairros também ficaram sem energia elétrica.
AInda conforme a Copel, cerca de 100 equipes de técnicos foram mobilizados para tentar restabelecer o fornecimento de eletricidade. Até as 19h, a empresa já havia recebido cerca de 300 chamados dos consumidores.
Sudoeste
A região sudoeste do estado foi atingida por volta das 15h pelo temporal. Segundo o Simepar, em Francisco Beltrão os ventos chegaram a 70 km/h. Em Marmeleiro e Renascença, choveu granizo.
Granizo que caiu em Marmeleiro deixou milhares de casas destelhadas (Foto: Michelli Arenza/ RPC TV)Granizo que caiu em Marmeleiro deixou milhares de
casas destelhadas (Foto: Michelli Arenza/ RPC TV)
De acordo com o Corpo de Bombeiros, em Marmeleiro 2 mil imóveis foram destelhados. As aulas nas escolas tiveram que ser suspensas. Em Renascença, foram 240 imóveis e em Francisco Beltrão foram registrados nove destelhamentos.
Equipes do Corpo de Bombeiros estão distribuindo lonas em Marmeleiro e Renascença. Os moradores de Francisco Beltrão estão sendo orientados a buscar as lonas no batalhão dos bombeiros.
Centro e Campos Gerais
No município de Reserva do Iguaçu, na região central do estado, a forte chuva de granizo que caiu na tarde desta terça-feira deixou aproximadamente 600 famílias desabrigadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, choveu granizo por cerca de 20 minutos no município. A prefeitura informou que as pessoas atingidas estão sendo levadas para abrigos improvisados.
Em Tibagi, nos Campos Gerais, o Corpo de Bombeiros afirmou que o estrago foi maior na área rural. Entretanto, ainda não há um balanço oficial com o número de casas atingidas na cidade, pois os bombeiros ainda estão atendendo aos chamados. Além disso, o Corpo de Bombeiros informou que chegou a cair pedras de gelo do tamanho de ovos no município.
Temporal atinge Curitiba e cidades do centro-sul e do oeste do Paraná (Foto: Juliano Justino / Arquivo Pessoal)Bombeiros afirmam que área rural de Tibagi foi a mais atingida pela chuva de granizo (Foto: Juliano Justino / Arquivo Pessoal)

 Imagem mostra o avanço da instabilidade que se formou no sul do Brasil e avançou até o sudeste e centro-oeste. Abaixo, as descargas elétricas na manhã do dia 03.09.2014.


02/09/2014 20h41 - Atualizado em 03/09/2014 08h33

Chuva acompanhada de granizo provoca transtornos em Bauru

Mais de 15 mil clientes ficam sem energia elétrica, diz concessionária.
Temperatura caiu de 33ºC para 18ºC em apenas uma hora, informa IPMet.

Ana Carolina Levorato Do G1 Bauru e Marília
Morador chegou a afundar o pé no gelo (Foto: Vitor Lopes/ Arquivo Pessoal)Morador chegou a afundar o pé no gelo (Foto: Vitor Lopes/ Arquivo Pessoal)
Depois do forte calor durante o dia, um temporal atingiu Bauru (SP) na noite desta terça-feira (2). A chuva de granizo assustou os moradores da zona sul da cidade e, de acordo com a concessionária de energia elétrica, mais de 15 mil clientes ficaram sem luz. Não há informações de vítimas ou congestionamentos nas principais avenidas, de acordo com a Defesa Civil.
Parte do teto de gesso de um shopping localizado na Vila Universitária caiu. Em nota, o Bauru Shopping informou que as equipes de segurança e limpeza foram prontamente mobilizadas para isolar o local e fazer os reparos. "Por conta de um vazamento de água, e para assegurar a integridade de funcionários e clientes, o expediente foi encerrado por volta das 20h30. Nesta quarta-feira, 3, o shopping volta a funcionar normalmente, das 10h às 22h", relata a nota.
Nações Unidas teve vários pontos de alagamento (Foto: Reprodução / TV TEM)Nações Unidas teve vários pontos de alagamento
(Foto: Reprodução / TV TEM)
Equipes da Defesa Civil foram acionadas para atender diversas ocorrências de queda de árvores e destelhamentos de casas e comércios, principalmente na zona sul. Um toten de uma concessionária desabou e uma árvore, que foi arrancada do canteiro central, acabou ficando no meio da rua.
Outras árvores foram arrancadas. Cercas  e dois outdoors ficaram destruídos. Um tapume de construção caiu em um carro. Foram registrados pontos de alagamento na avenida Nações Unidas.
De acordo com a moradora do Jardim Europa, Dolores Lima, a chuva acompanhada de vento forte e granizo começou por volta das 19h e durou em torno de 20 minutos, tempo suficiente para causar estragos. A quantidade de gelo no quintal também impressionou. “Foi muito rápido. O gelo entupiu a calha e causou goteiras dentro de casa”, conta a bancária.
A temperatura que bateu a casa dos 33ºC graus caiu para 18ºC em menos de uma hora. Segundo os radares do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp de Bauru (IPMet), há previsão de chuvas moderadas a fortes nas regiões sul, oeste e central do estado de São Paulo.
O IPMet destaca também a possibilidade de chuva forte com granizo nas cidades de Bariri, Bocaina, Jaú e Itapuí, além de possibilidade de tempestade em Botucatu, Bauru, Bofete, Anhembi, Piratininga. Segundo o IPMet, a chuva intensa que atingiu a região por cerca de 30 minutos registrou o acumulado de 29mm. Já os ventos chegaram a atingir 70 km/h.
Conforme informações da concessionária de energia elétrica, equipes já iniciaram os trabalhos para restabelecer o serviço aos moradores e a previsão é que o abastecimento seja normalizado; a previsão para normalização do sistema elétrico é de até três horas.
Outdoor caiu com o vento  (Foto: Reprodução / TV TEM)Outdoor caiu com o vento (Foto: Reprodução / TV TEM)
Gelo impressionou morador de Bauru (Foto: Vitor Lopes/ Arquivo Pessoal)Gelo impressionou morador de Bauru (Foto: Vitor Lopes/ Arquivo Pessoal)
Chuva causou estragos em Bauru (Foto: Dolores Lima/ Arquivo Pessoal)Chuva causou estragos em Bauru (Foto: Dolores Lima/ Arquivo Pessoal)
  •  
Quantidade de gelo chamou atenção de moradora (Foto: Dolores Lima/ Arquivo Pessoal)Quantidade de gelo chamou atenção de moradora (Foto: Dolores Lima/ Arquivo Pessoal)
 





otempo.com.br
Ventania provoca quedas de árvores na capital e destelhamento na RMBH
Ventos chegaram a 113km/h na região Oeste da capital; aeroportos de Confins e Pampulha operam por instrumentos no início da manhã

CLIMA





PUBLICADO EM 03/09/14 - 06h08
Uma forte ventania e chuva de fraca intensidade atingem alguns bairros de Belo Horizonte, Contagem, Betim e Ibirité, cidades da região metropolitana da capital, no começo da manhã desta quarta-feira (3). O corpo de Bombeiros registrou quedas de árvores e até um destelhamento de um prédio. Na região Oeste de BH, os ventos atingiram 113 km/h.


Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, as chuvas fracas e as rajadas de vento são ocasionadas pela área de instabilidade, que vão atingir os três municípios pelas próximas duas horas.
Em BH, a chuva atinge bairros da região Noroeste, como Bonfim, Padre Eustáquio e Caiçara. Na área central também foram registrados os primeiros chuviscos.
Nos bairros Cidade Industrial, Eldorado e Nacional, em Contagem, a chuva começou por volta de 5h30. Já os moradores dos bairros Petrópolis, Jardim Piemont, Icaivera também foram surpreendidos com a chuva fraca.
Segundo o meteorologista  do Centro de Climatologia Tempo Clima - PUC Minas, Eriberto Anjos, além da capital e da região metropolitana, o Triângulo Mineiro, a Zona da Mata, Sul de Minas e Campos das Vertentes também foram atingidos pela ventania.
"Começou por volta de 5h por causa da instabilidade. Não há previsão de nova ventania durante o dia", disse Anjos.
Quedas de árvores e destelhamento
De acordo com o Corpo de Bombeiros, até as 07h20, foram registradas quedas de árvores na rua João Antônio Cardoso, no bairro Ouro Preto, na região da Pampulha, e na rua Buenos Aires, no bairro Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Em Contagem, uma árvore caiu na rua Mantiqueira, no bairro Novo Riacho. Em todos os casos, as vias foram obstruídas e não há feridos.
No bairro Marilândia, em Ibirité, na Grande BH, o vento provocou o destelhamento de um prédio na rua José Tavares Filho. Não há feridos.
Sem luz
Moradores do bairro Jardim Laguna, em Contagem, ficaram  sem energia elétrica durante a ventania. De acordo com a assessoria de imprensa da Cemig, uma equipe da empresa trabalha para o restabelecimento do serviço.
Algumas ruas do bairro Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, estão sem energia elétrica, desde a madrugada. Segundo a Cemig, a ventania provocou os desligamentos e não há previsão para o restabelecimento do serviço, devido a alta demanda.
Aeroportos operam por instrumentos
Por causa do mau tempo nesta manhã, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, e o aeroporto da Pampulha operam por instrumentos. Apesar da ventania e da chuva, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), não foi registrado atraso nos voos.
Previsão do tempo
Conforme informações do Climatempo, a previsão para essa quarta é de aumento de nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Em Belo Horizonte, por volta de 5h, foi registrado 22º.
A mínima marcada pelos termômetros foi de 16º e a máxima pode chegar a 30º.
Confira o vídeo da ventania no bairro Independência, na região do Barreiro, em BH, que foi enviado pelo leito José Welligton Pereira.
Publicado em 03 de Setembro de 2014, ás 09h08min Chuva forte afeta quase 10 mil pessoas no Paraná FolhaPress, em Tribuna do Norte Texto MARTHA ALVES SÃO PAULO, SP - Quase 10 mil pessoas foram afetadas pela chuva que atingiu o Paraná na terça-feira (2), de acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado. O levamento do órgão também mostrou que ao menos 2.642 casas foram danificadas pelo temporal, mas não houve feridos. A cidade mais afetada foi Marmeleiro, que teve 2.000 casas danificadas e 8.000 pessoas prejudicadas pela chuva. No entanto, não houve desabrigados nem desalojados. Em Renascença, também foram registrados danos em 240 casas e 960 pessoas foram afetadas pela chuva. Também não houve desabrigados nem desalojados. Na cidade de Mangueirinha, o temporal desalojou 20 pessoas e deixou 150 desabrigadas. No total, 60 casas foram danificadas pela chuva. Já no municípios de Campo Bonito e Reserva de Iguaçu, o temporal causou danos a cem casas e prejudicou 400 pessoas, em cada uma das cidades. Também foram atingidas por queda de granizo as cidades de Campo Mourão, Francisco Beltrão, Goioxim, Ibema, Laranjal, Mangueirinha, Pinhão, Reserva e Tibagi. Os municípios de Ponta Grossa e Rio Negro tiveram chuvas intensas acompanhadas de vendaval.

- Leia a matéria completa em: http://tnonline.com.br/noticias/geral/58,287995,03,09,chuva-forte-afeta-quase-10-mil-pessoas-no-parana.shtml
Copyright © 2014 Tribuna do Norte (TNOnline)

Nenhum comentário:

Postar um comentário