Seguidores

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

AUMENTAM CHUVAS EM SÃO PAULO


 Boas previsões de chuvas para SP. Abaixo vemos as nuvens mais carregadas sobre o sul de SP onde causam chuvas e algumas trovoadas.


SP tem mais chuva hoje

1 de setembro de 2014 às 08:21 por Josélia Pegorim

Áreas de instabilidade de uma frente fria ainda são observadas sobre o Estado de São Paulo deixando grande quantidade de nuvens e chuva em muitas regiões paulistas. Às 8 horas, radares meteorológicos detectavam chuva em muitas cidades no centro, sul e leste do Estado. Chovia até com moderada intensidade na região ente Bauru, Tarumã (na divisa com o Paraná), Taquarituba, , Ourinhos, Angatuba, Tietê, Campinas, Itapira e São Pedro.









O tempo continua instável no decorrer desta segunda-feira e há previsão de mais chuva. Pela manhã, as cidades do oeste e norte ainda terão predomínio de sol, com previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. Mas nas outras regiões paulistas, incluindo a Grande São Paulo, há condições para chuva também pela manhã.

Há possibilidade de pancadas de chuva moderadas a fortes, com raios e rajadas de vento em todas as regiões do Estado de São Paulo.



Semana úmida

Esta primeira semana de setembro será marcada por muita umidade em São Paulo. Pelo menos até a quarta-feira, há condições para a chuva para a maioria das regiões do Estado. Confira a previsão para a Região Sudeste.

01/09/2014 07h25 - Atualizado em 01/09/2014 10h40

Imagens mostram ventania que deixou 13 pessoas feridas em SP

Ventos quase chegaram a 100 km/h em Guarujá, no litoral de São Paulo.
Climatologista diz que não é normal a velocidade alcançada pelas rajadas.



Rodrigo Martins Do G1 Santos
 
A forte ventania que atingiu a Baixada Santista neste domingo (31) causou nervosismo em muitas pessoas que transitavam pelas vias da região no momento do incidente. Em imagens conseguidas pelo G1, é possível observar que algumas pessoas ficaram desesperadas e chegaram a correr pelas ruas para tentar se proteger. Em Guarujá, no litoral de São Paulo, os ventos chegaram a 93 km/h. Já em Santos, também no litoral paulista, onde os ventos alcançaram 70 km/h, segundo a Base Aérea, 13 pessoas ficaram feridas. Algumas das vítimas se feriram durante a 'Cãominhada', na orla de Santos.
  •  
Mulher fica ferida durante ventania em Santos (Foto: Filipe Rosa / VC no G1)Mulher fica ferida durante ventania em Santos (Foto: Filipe Rosa / VC no G1)
O climatologista Rodolfo Bonafim, da ONG Amigos da Água, destaca que é incomum que ventos na região atinjam essa velocidade. “Apesar de estarmos em uma localidade à beira-mar, onde é normal a intensidade de ventos, realmente não é muito comum o que aconteceu neste domingo. Foram 93 km/h no Guarujá, 70 km/h em Santos, fora os ventos fortes registrados em outras cidades da região. Esse é um fato que nos chama a atenção, mas que na verdade ocorreu por causa de uma área de instabilidade e de baixa pressão, que atingiu o litoral de São Paulo depois de passar pelo Sul do Brasil e pelo Vale do Ribeira”, explica.
Segundo o climatologista, porém, esse fato não possui ligação com a chegada de uma eventual frente fria no litoral paulista. “Não tem relação com frente fria. Essa é a quinta ventania em apenas 43 dias na região. Os ventos ficam mais fortes nessa época do ano, quando começa a transição do inverno para a primavera”, completa Bonafim.
Locais atingidos
Em Santos, no Morro do São Bento, o muro de uma construção acabou desabando, mas não deixou feridos. Parte de um prédio em obras na Avenida Floriano Peixoto também caiu, assim como uma árvore na Avenida Afonso Pena.
Segundo o Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros, dois rapazes que estavam em uma embarcação a vela, na altura do Canal 4, tiveram dificuldades para voltar à terra, precisando ser rebocados pela equipe da corporação. Uma árvore também caiu em Peruíbe, no litoral paulista, mas não houve feridos. Em Guarujá, outra árvore atingiu um bar no bairro Prainha, sem registro de vítimas.
  •  
Moradores e banhistas correm e buscam abrigo durante ventania (Foto: Filipe Rosa / VC no G1)Moradores e banhistas correm e buscam abrigo durante ventania (Foto: Filipe Rosa / VC no G1)
Vítimas em Santos
Segundo a Polícia Militar, algumas pessoas ficaram feridas ao serem atingidas por telhas que se desprenderam de prédios e casas e por galhos de árvores, nas proximidades do Canal 6. Outras áreas também registraram feridos.

Das 13 vítimas, algumas delas foram atendidas e liberadas logo em seguida. No entanto, quatro pessoas ainda ficaram internadas, todas no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santos. Dentre elas, um menino de cinco anos, que teve escoriações e uma ruptura no baço. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa e pode ser submetido à uma cirurgia para a retirada do baço. Um homem, que sofreu uma fratura exposta na coxa, também pode ser operado nesta segunda-feira (1º).
Ventania surpreende banhistas em praia de Santos, SP (Foto: Reprodução / TV Tribuna)Ventania surpreende banhistas em praia de Santos, SP (Foto: Reprodução / TV Tribuna)
  •  
Galhos ficaram espalhados em ruas da cidade (Foto: Alexandre Lopes/G1)Galhos ficaram espalhados em ruas da cidade (Foto: Alexandre Lopes/ G1)




26/08/2014 14h35 - Atualizado em 26/08/2014 19h56

Alckmin dá 'graças a Deus' após SP ter chuva com chegada de frente fria

Governador exibiu movimentação de frente fria em tablet a jornalistas.
Tucano disse está tomando medidas necessárias para impedir falta d’água.

Tatiana Santiago Do G1 São Paulo
Um dia após São Paulo ficar em estado de alerta devido ao tempo seco, a cidade foi atingida por uma chuva de intensidade moderada no início da tarde desta terça-feira (26). Apesar da chuva ser passageira, foi motivo de comemoração para o governador Geraldo Alckmin (PSDB) que agradeceu a Deus o fim do período da seca.
  
“Não é tão forte, mas sempre ajuda. É uma frente fria”, afirmou o governador. “Nós estamos terminando a seca, graças a Deus”, comemorou Alckmin após comentar um velho ditado do seu pai que só chove  nos meses que tem a letra ‘r’, ou seja, se a crença do tucano se concretizar deve chover com mais frequência a partir da próxima semana, no mês de setembro.
A declaração foi dada após uma visita a um centro de reabilitação para deficientes físicos da Rede Lucy Montouro no Campo Limpo, na Zona Sul da capital.
Alckmin voltou a agradecer a população que aderiu ao programa de bonificação e economizou água nos últimos meses. Além disso, ele disse que as medidas necessárias para combater a mais severa crise hídrica do estado estão sendo tomadas pelo governo.
“Acho que as coisas estão caminhando, vamos ter agora em setembro mais 0,8 metros cúbicos por segundo do Guaratuba para a Fonte Nova no Alto Tietê. Em outubro vamos ter mais 1 metro cúbico por segundo do Guarapiranga substituindo o Cantareira. Todas as medidas estão sendo tomadas dentro do prazo”, afirmou.
O tucano fez questão de ressaltar que as obras de emergência realizadas para a retirada do volume morto do fundo das represas foi feita rapidamente. “Em 74 dias foram feitas sacadeiras, tubulações, geradores, motores, bombas de alta frequência e tudo funcionou”.
Após o termino da coletiva de imprensa, Alckmin pegou seu tablet e mostrou aos jornalistas a previsão do tempo através do radar de um site especializado em meteorologia. De forma didática, ele explicou aos jornalistas toda a movimentação da frente fria, desde o momento que chego ao sul do país e até a possibilidade de ela se desfazer no oceano antes de atingir a região das represas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário