Seguidores

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

TORNADO NO MATO GROSSO DO SUL


Imagem das 18h de 24.09.2014 mostram em lilás  a forte supercélula que pode ter causado o tornado que virou o barco no Rio Paraguai no MS.  

ocorreionews.com.br    Quinta, 25 Setembro 2014 09:16

Tornado atinge Porto Murtinho e barco hotel virou com 27 pessoas

Escrito por  campograndenews

Foi identificado como Sidnei Romano, que era agrônomo e morava em Sabaudia, no Paraná, o turista encontrado morto no Rio Paraguai nesta quarta-feira (24). Ele estava no barco-hotel Sueño do Pantanal, que virou no rio, em meio ao tornado que atingiu Porto Murtinho, município a 431 quilômetros de Campo Grande. Também foi resgatado o corpo do dono da embarcação, Luiz Penayo. Ainda há 10 turistas e três tripulantes da embarcação desaparecidos.

Por volta das 20h30, as buscas foram suspensas por falta de visibilidade. As informações foram repassadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Porto Murtinho. As buscas serão retomadas nesta quinta-feira (25), por volta das 6 horas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Dourados está sendo deslocada para Porto Murtinho para ajudar nos trabalhos.
Segundo a Polícia Militar, na embarcação estavam 27 pessoas, entre elas 16 turistas. Cinco deles conseguiram se salvar. Dez estão desaparecidos e um foi encontrado morto no Rio Paraguai. A embarcação contava com 11 tripulantes entre piloteiros, cozinheiros, camareiros. Dos tripulantes oito se salvarão e três ainda estão desaparecidos.
As treze pessoas que conseguiram se salvar do naufrágio tiveram que enfrentar as correntezas do Rio Paraguai a nado para chegar até às margens, onde foram socorridas por populares. Hoje era o último dia de pescaria do grupo que estava no barco-hotel.
Identificação- Cinco das 13 pessoas que se salvaram do naufrágio eram turistas. São eles Marcio Ferreira Garmeira, residente em Alvorada do Sul; Kesley Roger Souza, de Londrina; José Ribeiro da Silva Filho, de Alvorada do Sul;Valdecir Fernandes Freitas, de Alvorada do Sul, e Francisco Carlos Paulineli, também de Alvorada do Sul.
O estado de saúde dels é estável e eles estão neste momento hospedados em uma pousada em Porto Murtinho.
Tempestade - O naufrágio foi provocado por um tornado, com ventos superiores a 93 quilômetros, que atingiu a cidade e provocou destruição. O prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda, informou que seria decretado estado de calamidade. 
Segundo ele, casas foram destelhadas e pelo menos cem árvores foram derrubadas pelo temporal. Os prejuízos estão sendo levantados e equipes da prefeitura percorrem a cidade para dar auxílio às famílias atingidas. 


Notícias de Campo Grande e Mato Grosso do Sul
24/09/2014 19:25

Tornado já atingiu cidade antes; episódio anterior foi em 2010

Liana Feitosa

O barco de turismo de pesca que naufragou hoje (24) em foto de divulgação. (Foto: Reprodução Facebook)O barco de turismo de pesca que naufragou hoje (24) em foto de divulgação. (Foto: Reprodução Facebook)
Não é a primeira vez que um tornado atinge a cidade de Porto Murtinho, distante 431 km de Campo Grande. Em outubro de 2010 o mesmo fenômeno atingiu - em uma madrugada - uma chalana que estava no Rio Paraguai, perto do encontro com o Rio Apa, a 70 km da cidade.

Na ocasião, parte da embarcação ficou destruída, causando sérios prejuízos em equipamentos e televisores que ficavam nos quartos da chalana. Além disso, embarcações de apoio afundaram, como botes com motores que estavam atrelados.
Apesar de ter durado apenas um minuto, o tornado de 2010 causou pânico em um grupo de 13 empresários douradenses estavam na chalana.
Um empresário acabou ferido na perna e na cabeça e outro teve que ser removido em uma lancha de apoio até o Hospital de Porto Murtinho. Segundo o jornal Dourados Informa, no momento do episódio, os tripulantes disseram que o vento pode ter sido de mais de 100 km/hora.
Hoje - No tornado registrado nesta tarde (24), os ventos chegaram a 93km/h. Esse tipo de ocorrência só é formado quando há um tipo específico de nuvem, conhecida popularmente como funil de nuvem.
O tornado tem, geralmente, cerca de 100 metros de espessura e se caracteriza pela formação de um corredor que não abrange quilômetros de extensão, mas causa muitos estragos.
Por causa do fenômeno, um barco-hotel com 27 pessoas a bordo virou, também no Rio Paraguai. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros na cidade, tenente Landis Dorneles Pereira, até o momento uma foi encontrada morta.


24/09/2014 10h59 - Atualizado em 24/09/2014 15h16

Meteorologista não descarta novo tornado em Taquarituba, SP

Em setembro de 2013, fenômeno climático devastou parte do município.
Especialista ressalta que região é favorável à formação.

Do G1 Itapetininga e Região
Parque Industrial foi uma das áreas mais atingidas (Foto: Jéssica Pimentel / G1)Tornado devastou parte da cidade em setembro de 2013 (Foto: Jéssica Pimentel / G1)
O tornado que atingiu Taquarituba (SP) em 2013 pode voltar a ocorrer. A hipótese foi levantada pelo professor de meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Rio Grande do Sul, Ernani de Lima Nascimento, especialista em tempestades. Os ventos de mais de 200 quilômetros por hora devastaram parte da cidade e provocaram duas mortes em 22 de setembro daquele ano. Mais de 800 casas foram danificadas, além de empresas, prédios públicos e carros que ficaram destruídos. Após um ano, muitos moradores dizem que vivem com medo de um novo tornado. Segundo o professor, a região é favorável à ocorrência desse tipo de fenômeno.
O professor ressalta que todo o Estado de São Paulo reúne condições climáticas para a formação de tornado. “São Paulo, assim como o sul do Brasil e o Estado de Mato Grosso, encontra-se em uma região da América do Sul favorável à formação de tornados. Essa região do continente compartilha algumas características semelhantes ao que se observa na região central dos Estados Unidos. É improvável que Taquarituba seja atingida de novo por um tornado, mas toda região do interior paulista é uma região favorável a tornados e não podemos descartar que a cidade volte a ser atingida por um”, explica.
Professor da UFSM explica sobre a formação dos tornados (Foto: Reprodução / TV TEM)Professor da UFSM explica sobre a formação dos
tornados (Foto: Reprodução / TV TEM)
O professor da UFSM explica que o tornado se forma quando uma tempestade, que apresenta rotação, gira em torno do seu próprio eixo, apresentando como se fosse um redemoinho dentro dela. “À medida que ocorre a chuva, o redemoinho é trazido próximo à superfície. Quando isso acontece, ele ganha velocidade e fica mais intenso, podendo formar um funil. Se essa rotação atingir até a superfície ocorre a formação do tornado”, afirma.
Ainda de acordo com ele, o período mais favorável ao tornado são as estações do outono e primavera. “Nessas estações do ano, nessa região, ocorre o encontro de massas de ar diferentes”, afirma.


MUITO GRANIZO NO CENTRO DA ARGENTINA 25.09.2014 | O avanço de ar quente de Norte instabiliza o tempo no Centro da Argentina com temporais de granizo nesta tarde (foto via Metra). Nas próximas horas, o tempo se instabiliza também no Sul do Brasil com chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Podem ocorrer temporais isolados com raios e granizo. Aqui no Estado RS, o tempo muda já hoje nas Metades Norte e Oeste com a chuva alcançando a maioria das regiões na madrugada e manhã desta sexta-feira.
FONTE: METSUL FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário