Seguidores

domingo, 21 de setembro de 2014

PRIMAVERA COM INFLUÊNCIA DO EL NIÑO

Imagens animadas no período da tarde e noite do dia 20.09.2014 mostram intensa convecção (formação de nuvens cumulonimbus(Cb) na Amazônia e centro-oeste do Brasil, onde formam um canal de umidade até a região sudeste do Brasil. Essa é a característica da Primavera-Verão onde o calor e a alta umidade fazem formar as nuvens cúmulos, que aumentam para cumulonimbus(Cb), causando os temporais e tempestades. Vemos um "clarão" no nordeste onde agora, por influência do fenômeno El Niño, vai impedir a formação dessas nuvens convectivas causando a seca, que como vemos nas imagens animadas, ficam restritas à Amazônia.

Big Cumulonimbus.JPG 

 

FENÔMENO EL NIÑO CONTINUARÁ INFLUENCIANDO O REGIME DE CHUVA SOBRE O BRASIL

A previsão por consenso para o trimestre setembro a novembro de 2014 (SON/2014), baseada na análise das condições diagnósticas oceânicas e atmosféricas e de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal, indica a maior probabilidade de ocorrência de totais pluviométricos na categoria abaixo da normal para o norte da Região Norte, com distribuição de probabilidades igual a 20%, 35% e 45% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Já para a área que inclui o centro-sul do Mato Grosso do Sul e grande parte da Região Sul, a previsão indicou maior probabilidade das chuvas se situarem na categoria acima da faixa normal, com distribuição de probabilidades: 45%, 35% e 20%, para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal, respectivamente. Esta previsão também refletiu o resultado da maioria dos modelos de previsão climática, que indicam o estabelecimento da condição de El Niño, com intensidade fraca a moderada, no decorrer do trimestre SON/2014. Para as demais áreas do Brasil, a previsão indica igual probabilidade para as três categorias. A previsão por consenso também indicou temperaturas variando entre valores normais e acima da normal climatológica no norte Brasil. Nas Regiões Sul e Sudeste e setor centro-sul da Região Centro-Oeste, a previsão indicou maior probabilidade de temperatura do ar acima da normal climatológica, especialmente as mínimas. 
fonte: CPTEC/INPE 

http://img0.cptec.inpe.br/~rclima/enso/tsm/mensal/tsmmov_grande.gif 

redenoticia.com.br 

Primavera traz o retorno das chuvas para o Sudeste e Centro-Oeste

A primavera é a estação das flores mas, para os meteorologistas, é a época do retorno dos temporais. A nova estação começa na próxima segunda-feira. De acordo com os meteorologistas da Somar, as chuvas retornam para o Centro-Oeste, Sudeste e interior do Nordeste a partir de agora.
“As chuvas vão ficar dentro do normal previsto ou um pouco acima da média nestes três meses de primavera na região Sul, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul e também no interior do Nordeste e norte do Tocantins” – comenta a técnica em meteorologia, Patrícia Vieira da Somar. As chuvas ficam abaixo do normal para o período no Rio de Janeiro, Espírito Santo, boa parte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e boa parte da Região Norte.
Os dias ficam mais longos já que a radiação solar começa a ficar mais intensa no Hemisfério Sul. Com maior energia na atmosfera, a Floresta Amazônica entra em maior atividade e distribuí mais umidade pelo País. Esta umidade associada ao calor gera instabilidades com nuvens carregadas, temporais e queda de granizo principalmente no fim do dia em grande parte do centro e sul do país. Já sobre o faixa norte do Nordeste e da região Norte, as chuvas começam a diminuir.
Em relação as temperaturas, as mínimas (registradas entre a madrugada e a manhã) ficam dentro da média no País nesta estação. Já as máximas (registradas à tarde) ficam ligeiramente abaixo da média no leste mineiro e Espírito Santo e acima da média entre o Pará, Amapá, Tocantins e Maranhão.
A nova estação começa na próxima segunda-feira (22) às 23h29. Esta data tem a ver com a posição da Terra em relação ao Sol. Será justamente neste horário que os dois hemisférios da Terra recebem a mesma quantidade de energia proveniente do Sol. Daí também o nome de Equinócio da Primavera (Equi=Igual). A estação marca um período de transição no Brasil e algumas características tanto de inverno como de verão podem ser observadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário