Seguidores

terça-feira, 2 de setembro de 2014

NOVA INSTABILIDADE SOBRE O RIO GRANDE DO SUL

Imagens das 09h30min de 02.09.2014 mostram instabilidade deslocando-se para o norte do Rio Grande do Sul onde causa chuvas e trovoadas com alguma queda de granizo. Afeta também o tempo em Santa catarina, Paraná, sul de São Paulo e parte do Uruguai.
Aqui mostram as descargas elétrícas(raios) no momento das imagens:






JORNAL ZERO HORA
Instabilidade

Chuva atinge quase todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira

Dia amanheceu com temporal e granizo em Santiago, no centro do Estado

02/09/2014 | 06h52
A terça-feira será marcada pelo avanço da chuva por quase todo o Rio Grande do Sul. O dia já amanheceu com chuva forte na Fronteira Oeste e granizo em municípios como Santiago, na Região Central. Não deve chover somente no extremo sul do Estado, onde o tempo nublado permanece.

A mínima de 8ºC foi registrada em municípios da Serra durante o amanhecer desta terça-feira. Nas demais regiões, as temperaturas registradas durante o início do dia ficaram entre 13ºC e 15ºC. As máximas no Estado não devem ser superiores aos 22ºC.

Em Porto Alegre, a terça-feira se iniciou com temperaturas próximas aos 14ºC. A chuva deve chegar à Capital e Região Metropolitana durante a tarde. Para o Alto Uruguai, estão previstos temporal e chuva de granizo.


A instabilidade e a sensação de abafameto devem continuar pelos próximos dias no Rio Grande do Sul. As temperaturas não devem sofrer quedas consideráveis e a nebulosidade deve ser característica dos dias que seguem.


CLIMATEMPO

Ventania no Sul

2 de setembro de 2014 às 11:10 por Josélia Pegorim

Fortes rajadas de vento ocorreram sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na manhã desta terça-feira por causa de nuvens muito carregadas que se espalharam sobre estes Estados.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, no Rio Grande do Sul, uma rajada chegou aos 88 km/h em São Borja, às 9 horas. Em Santa Rosa ventou com 68 km/h, às 10 horas e em Canguçu, uma rajada chegou aos 65 km/h, às 10 horas.

Em Santa Catarina, as maiores rajadas observadas até às 10 horas alcançaram 60 km/h em Xanxerê e 59 km/h em Novo Horizonte.







Pela Escala Beaufort, rajadas de vento com 88 km/h podem causar pequenos danos em edificações e arrancar telhas. Ventos entre 62 km/h e 74 km/h podem quebrar galhos de árvores.

Chuva forte

Além da ventania, as nuvens carregadas que estão se espalhando sobre o Sul do Brasil também provocam chuva forte e volumosa. Em Uruguaiana choveu 46,2 mm entre 6 e 9 horas. Santiago (RS) acumulou 27 mm entre 5 e 10 horas. Em Quaraí já havia chovido 25 mm até às 10 horas.

Temporais à tarde e à noite

As áreas de instabilidade que se espalham sobre o Sul do Brasil vão deixar as nuvens mais carregadas na tarde e noite de hoje em grande parte da Região. Estas nuvens podem provocar ventania e chuva forte. Há risco também de muitos raios e granizo. Em regiões montanhosas, as rajadas de vento podem alcançar marcas da ordem de 100 km/h.

Vento chega a 150 km/h na serra gaúcha

2 de setembro de 2014 às 16:39 por Josélia Pegorim

Nuvens muito carregadas passaram sobre a serra gaúcha causando temporais com muita chuva e ventania nesta terça-feira. Às 14 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada de vento com 150 km/h em Vacaria, na serra gaúcha. Esta velocidade é extremamente elevada e é compatível com a ocorrência de tornado. Uma rajada é um vento de curta duração e com velocidade acima da média que vinha ocorrendo num dado período.

A análise das imagens do radar meteorológico do Morro da Igreja, operado pela Aeronáutica, mostrou áreas de chuva muito intensa (representadas pelos tons de vermelho) que passaram sobre o norte e nordeste do Rio Grande do Sul, atingindo a serra gaúcha, e avançando sobre a serra de Santa Catarina e outras áreas do interior deste estado.









Confira as maiores rajadas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia até 14 horas

Vacaria (RS): 150 km/h – 14h

Lagoa Vermelha (RS): 98 km/h – 14h

Xanxerê (SC): 84 km/h – 14h

Canguçu (RS): 74 km/h – 12h


Nesta quarta-feira, as áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Sul, mas ainda vão deixar muitas nuvens sobre a Região. Pancadas de chuva voltam a ocorrer sobre Santa Catarina e Paraná, mas sem a ocorrência de ventania.

Porém, a população gaúcha deve ficar atenta pois uma nova frente fria vai influenciar o Rio Grande do Sul no sábado e a ventania deve voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário