Seguidores

quinta-feira, 26 de março de 2015

INTENSAS TORMENTAS E VULCÃO NO CHILE




VÍDEO MOSTRA AS TORMENTAS NO CHILE





Imagem das 07h de 26.03.2015, mostra Vórtice Ciclônico sobre o Chile, frente fria sobre o sul do Brasil e Ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul.

 biobiochile.cl
Martes 24 marzo 2015 | 8:44 · Actualizado: 9:48

Intensas lluvias y tormentas eléctricas afectan a gran parte del país

Discover Chile (C) | Flickr  

La madrugada de este martes se registró una tormenta eléctrica que afectó al país desde la región de Atacama hasta la Región Metropolitana.
A raíz de esta situación y de las intensas precipitaciones que se registraron en la zona norte, se decretó suspensión de clases para la provincia de Copiapó y Tierra Amarilla, según informó el Comité Regional de Emergencia que estuvo reunido desde las 05:00 horas de la madrugada.
La Intendencia de Atacama, en base a la información entregada por la Conaf en coordinación con la dirección regional de la Onemi, declaró Alerta Amarilla Regional por evento Hidrometeorológico vigente.
Debido a las tormentas eléctricas hubo cortes del suministro de energía eléctrica y personal de la empresa Emelat trabaja en la reposición del servicio. Y también personal municipal de Copiapó, Tierra Amarilla y Caldera.
La tormenta eléctrica también afectó a la región de Coquimbo y a la región de Valparaíso, específicamente en las comunas de Valparaíso, Limache, Quillota, Villa Alemana y Quilpué.
Asimismo, en la Región Metropolitana también se registraron lluvias, relámpagos y truenos.
Se debe consignar que se suspendió el servicio de la Línea 2 del Metro y fueron evacuadas las estaciones de Toesca, Franklin, Rondizzoni y Parque O’Higgins. Sin embargo hace pocos minutos fue restablecido  y se encuentra en proceso de normalización.

Fuente: BioBioChile http://www.biobiochile.cl/2015/03/24/intensas-lluvias-y-tormentas-electricas-afectan-a-gran-parte-del-pais.shtml

e de fibra ótica que está afetando as comunicações nas regiões do norte do Chile".

 

Rio transborda em Copiapo depois de forte temporal que afetou a região norte do Chile (Foto: REUTERS/Stringer)Rio transborda em Copiapo depois de forte temporal que afetou a região norte do Chile (Foto: REUTERS/Stringer)

 

Homem atravessa rua inundada por um rio de Copiapo, depois de forte temporal que afetou a região norte do Chile (Foto: AFP PHOTO/ALEX FUENTES)Homem atravessa rua inundada por um rio de Copiapó, depois de forte temporal que afetou a região norte do Chile (Foto: AFP PHOTO/ALEX FUENTES)

 

France Presse 21/03/2015 20h28 - Atualizado em 21/03/2015 20h28

Incêndios florestais provocam desastre ecológico no sul do Chile

Cerca de 3.700 hectares são afetados; 25 incêndios estão ativos.
Parque nacional Conguillío está ameaçado.

Da AFP
Fumaça provocada por incêndio é vista neste sábado (21) entre as montanhas do parque nacional Conguillo, no Chile (Foto: AFP PHOTO / STR)Fumaça provocada por incêndio é vista neste sábado (21) entre as montanhas do parque nacional Conguillo, no Chile (Foto: AFP PHOTO / STR)
 
Cinzas de árvores centenárias espalhadas ao longo de milhares de hectares podem ser vistas na região chilena de Araucania (sul) neste sábado (21), onde incêndios florestais arrasaram grande parte de uma reserva natural e ameaçam um parque nacional.
"O incêndio florestal do parque nacional Conguillío está contido após atingir 79 hetares de área protegida, enquanto na China Morta (reserva natural a 760 quilômetros ao sul de Santiago) trabalham mais de 11 brigadas florestais, corpo de bombeiros, técnicos, e são contabilizados aproximadamente 3.700 hectares afetados pelas chamas", afirmou a Corporação Nacional Florestal (Conaf) em um comunicado.
O órgão nacional de emergência (Onemi) informou em seu primeiro comunicado neste sábado que são 25 os incêndios ativos "que afetam uma superfície de 11.428,2 hectares de vegetação no sul do país.
À tarde as autoridades anunciaram que um incêndio foi detectado em San Juan de la Costa, gerando alerta máximo, já que o fogo pode se propagar a madeireiras próximas de setores habitados.
Na sexta-feira, as autoridades chilenas informaram que quase 11 mil hectares de vegetação foram consumidos por incêndios que continuam em atividade ao longo do país.
As condições territoriais extremas dificultam a tarefa de mais de 150 brigadistas que apoiados por helicópteros e maquinaria pesada combatem o fogo, que começou dias atrás.
Fortes ventos e baixa umidade complicam a luta contra o fogo, que matou centenas de espécies nativas e ameaçam a fauna do lugar.
"Estamos diante de uma catástrofe ecológica de grande magnitude. Trata-se de uma perda praticamente irreparável do ponto de vista da vida das atuais gerações", disse à agência France Presse, do México, Luis Mariano Rendón, coordenador da Ação Ecológica.
Depois de destruir milhares de araucárias - uma árvore típica da região -, as chamas chegaram ao vizinho parque nacional Conguilló, despertando grande preocupação entre habitantes e autoridades.


03/03/2015 07h34 - Atualizado em 03/03/2015 10h09

Vulcão Villarrica entra em erupção e mais de 3 mil deixam casas no Chile

Autoridades locais decretaram alerta vermelho na região.
Presidente chilena convocou reunião de emergência.

O vulcão Villarica entra em erupção na madrugada desta terça-feira (3) em Pucon, no Chile (Foto: Lautaro Salinas/AP)

 O vulcão Villarica entra em erupção na madrugada desta terça-feira (3) em Pucon, no Chile (Foto: Lautaro Salinas/AP)

O vulcão Villarrica, na região sul do Chile e um dos mais ativos do país, entrou em erupção na madrugada desta terça-feira (3), provocando a retirada de quase 3.000 pessoas de áreas próximas, informou o Escritório Nacional de Emergências (Onemi).
Antes das 3h, as autoridades elevaram o nível de alerta para vermelho e determinaram a retirada de quase 3 mil pessoas, assim como a suspensão das aulas.
Neste horário, as autoridades soaram as sirenes e era possível observar lava na cratera do vulcão, que fica perto da cidade de Temuco, 800 km ao sul de Santiago.
Várias horas depois do início da erupção, o vulcão não mostrava sinais evidentes de atividade.
Em Santiago, a presidente Michelle Bachelet pediu calma à população.

s/AP)
Foto mostra o vulcão Villarica em erupção na madrugada desta terça-feira (3) em Pucon, no Chile (Foto: Ariel Marinkovic/AFP) 
Foto mostra o vulcão Villarica em erupção na
madrugada desta terça-feira (3) em Pucon, no
Chile (Foto: Ariel Marinkovic/AFP)

Foto mostra o vulcão Villarica em erupção na madrugada desta terça-feira (3) em Pucon, no Chile (Foto: Ariel Marinkovic/AFP)Foto mostra o vulcão Villarica em erupção na madrugada desta terça-feira (3) em Pucon, no Chile (Foto: Ariel Marinkovic/AFP)

 

 


FRENTE FRIA NO SUL DO BRASIL


Imagem das 07h de 26.03.2015 mostra intensa instabilidade formada pela frente fria no sul do Brasil, onde causa chuva com trovoadas e rajadas de vento em Uruguaiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário