Seguidores

segunda-feira, 23 de março de 2015

EL NIÑO FORTALECE FRENTES FRIAS NESSE OUTONO


 Imagem das 08h de 23.03.2015, mostra a formação de uma frente fria sobre o Chile com umidade vinda do El Niño que aquece o litoral do Peru onde as águas agora chegam aos 27 e 28°C, provocando evaporação. Esse vapor, em contato com a massa de ar polar sobre a Argentina, forma a frente fria.

Aqui vemos o cavado de baixa pressão sobre o Chile, formando a frente fria, antes da chegada da grande frente fria sobre o Pacífico. Alta Polar no sul do Chile.
  

Temos aqui a anomalia de TSM na costa peruana onde se vê que a temperatura do mar chega a estar até 04°C acima da média para essa época do ano, configurando o El Niño.


 Abaixo, as temperaturas reais da superfície do mar no dia 21.03.2015 nas costas peruana e equatoriana.




 Gráfico mostra que temperatura na região do El Niño voltou a subir e chegou agora à 0,57°C acima de media normal para essa época do ano.

EL NIÑO CAUSA TEMPESTADES DE GRANIZO NA COLÔMBIA

 elcolombiano.com

Lluvia y bolas de granizo afectaron Bogotá 

La granizada en Bogotá dejó por lo menos 500 viviendas averiadas y varias vías colapsadas. FOTO bomberos bogotá

La granizada en Bogotá dejó por lo menos 500 viviendas averiadas y varias vías colapsadas. FOTO bomberos bogotá
 
Techos y árboles caídos, viviendas afectadas, vías colapsadas y postes de energía destruidos, fueron los estragos dejados ayer por la fuerte granizada que azotó algunos barrios de Bogotá e infartó sus principales vías del sur.
En la tarde del domingo se registró un fuerte aguacero, acompañado de granizo, en gran parte de Bogotá. FOTO COLPRENSA
 El cuerpo oficial de Bomberos de Bogotá informó que las precipitaciones “generaron láminas de agua de entre 15 y 20 centímetros acompañadas de capas de hielo”. Sin embargo, no se presentaron casos de gravedad.
Las precipitaciones provocaron emergencias por inundaciones, principalmente en los barrios El Restrepo, La Fragua, Santa Isabel y El Dorado. FOTO COLPRENSA
Uno de los sectores más afectados fue el sur, en especial el barrio La Fragua. Para conocer los daños, los organismos de socorro realizaron un barrido. Los primeros censos arrojaron por lo menos 500 casas afectadas.

En el barrio El Dorado, en el centro- occidente de la ciudad, el techo de un parqueadero se vino abajo. FOTO COLPRENSA

Las autoridades realizaron un barrido para conocer con exactitud los daños causados por la fuerte lluvia. FOTO COLPRENSA
Hasta altas horas de la noche, las máquinas retroexcavadoras trabajaron en las calles para retirar el hielo. Entre los hechos más graves se presentó en un parqueadero donde el techo se desplomó y quedaron atrapados cuatro adultos y tres menores que fueron auxiliados por bomberos.
 


Vemos abaixo, que apesar do Fenômeno El Niño, chove bastante no Nordeste do Brasil ainda, em verde escuro.



22/03/2015 09h00 - Atualizado em 22/03/2015 09h00

Cidades do Sertão de PE têm chuva e previsão da Apac é até quinta (26)

No sábado (21), chuva chegou à Petrolina, Parnamirim e Araripina.
Apac aponta chuva na região

Amanda Franco Do G1 Petrolina
Chuva Petrolina neste domingo (22) (Foto: Amanda Franco/ G1)Chuva em Petrolina neste domingo (22) (Foto: Amanda Franco/ G1)
A população das cidades do Sertão pernambucano como Petrolina, Parnamirim, Araripina e Ouricuri passaram parte do sábado (21) sob chuva. O fenômeno já estava previsto pelos laboratórios de meteorologia ainda no início da semana.

Céu nublado em Petrolina (Foto: Amanda Franco/ G1)Céu nublado em Petrolina
(Foto: Amanda Franco/ G1)
Em Petrolina, o céu amanheceu nublado no sábado e a precipitação foi fina nas primeiras horas da manhã. Durante todo o dia, o calor excessivo à tarde e os relâmpagos e trovões na chegada da noite anunciavam mais chuva durante a madrugada. Mas não foi preciso esperar muito. Por volta das 20h a chuva começou e estendeu-se até a manhã do domingo (22), com pequenos chuviscos e céu com muitas nuvens.
De acordo com o Boletim Pluviométrico Diário Parcial da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), no município de Petrolina o índice de chuva foi de 20,6 mm. Outros municípios também apresentaram registros de precipitação. A cidade com mair índice pluviométrico no Sertão foi Parnamirim, com 53,2 mm na Plataforma de Coleta de Dados (PCD) de Entremontes. Em Ouricuri, na PCD de Algodões, o registro foi de 48,2 mm e em Araripina de 41,8 mm.
Enquanto em Cabrobó, o índice pluviométrico foi de 37,8 mm, em Salgueiro o nível de chuva não ultrapassou 7mm. A previsão da Apac para as cidades do Sertão neste domingo é de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite de intensidade moderada a forte. A previsão é de chuva, pelo menos, até a quinta-feira (26).

Manhã do domingo (22) ainda é de chuva em Petrolina (Foto: Amanda Franco/ G1)Manhã do domingo (22) ainda é de chuva em Petrolina (Foto: Amanda Franco/ G1)


Nenhum comentário:

Postar um comentário