Seguidores

quinta-feira, 19 de março de 2015

CICLONE TROPICAL NATHAN




Last Updated19/03/2015, 03:00:00 (Hora oficial do Brasil)
Location-14.7N 213.1E MovementW at 6 mph
Wind165KPH





EXAME.com

19/03/2015 10:12

Austrália se prepara para poderoso ciclone 

Divulgação
Foto de satélite da NASA mostra ciclone tropical no sul da Índia, no dia 30 de janeiro de 2015
Foto de satélite de ciclone: ciclone entrou em um ambiente climático em que pode rapidamente ter a sua força intensificada. 

James Regan, da REUTERS
 
Sydney - A população costeira do nordeste da Austrália foi orientada nesta quinta-feira a se preparar para marés altas e perigosas ao longo da Grande Barreira de Coral, e não sair de casa durante a passagem de um poderoso ciclone tropical.
O ciclone Nathan estava a 300 quilômetros a leste-nordeste da estância turística de Cooktown, seguindo a 8 quilômetros por hora e ganhando força ao se aproximar da terra. A previsão é que chegará à costa na sexta-feira.
"Ninguém está por perto", disse David Smith, proprietário da escola de mergulho ScubaDave. "Todo mundo que veio mergulhar no recife já partiu e não voltará antes da passagem do Nathan."
Um mês atrás, o ciclone Marcia atravessou a parte sul da mesma costa, causando bilhões de dólares em prejuízos e deixando milhares de pessoas desabrigadas ou sem eletricidade.
Os meteorologistas preveem que o Nathan provoque ventos de até 300 quilômetros por hora a partir da noite desta quinta-feira.
O nível do mar pode aumentar de forma constante até bem acima da maré normal, com ondas nocivas e alagamento de algumas áreas de baixa altitude, o que pode afetar também algumas regiões mais interioranas”, disse o órgão de meteorologia.
Funcionários da defesa civil disseram que foram removidos centenas de moradores, além de trabalhadores de uma mina de sílica e pessoas que estavam no resort Lizard Island na Grande Barreira de Coral.
A primeira-ministra do Estado australiano de Queensland, Annastacia Palaszczuk, disse que cerca de 9.000 pessoas poderiam estar diretamente no caminho do ciclone no momento em que alcançar a categoria quatro, a segunda mais alta.
"A categoria quatro é muito grave", disse ela a jornalistas. "Para ficar em segurança, vocês precisam permanecer em suas casas." O diretor regional da defesa civil e da corporação dos bombeiros, Wayne Coutts, afirmou que os moradores tiveram pouco tempo para se adequar e precisam estar preparados para a falta de energia e água.
Segundo meteorologistas, o ciclone é pequeno em termos de área, mas entrou em um ambiente climático em que pode rapidamente ter a sua força intensificada.
A nação-arquipélago de Vanuatu sofreu grande destruição na semana passada com a chegada do ciclone Pam, uma das piores tempestades a atingir o Pacífico Sul. (Reportagem de Robert Birsel)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário