Seguidores

terça-feira, 24 de março de 2015

VÓRTICE CICLÔNICO SOBRE PORTUGAL


Imagem do dia 24.03.2015 mostra um VCAN ao sul de Portugal, no estreito de Gibraltar, em direção ao deserto do Saara, Argélia.



Logo Observador
´PORTUGAL

Boletim meteorológico

Meteorologia: Céu nublado, aguaceiros e ventos fortes

Muito vento. E também céu muito nublado e aguaceiros. É esta a previsão para esta terça-feira, com temperaturas entre os 10 e 16 graus Celsius em Lisboa, e entre 8 e 17 graus no Porto.



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta terça-feira períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde, aguaceiros, diminuindo de intensidade e de frequência a partir do meio da tarde, queda de neve acima de 800/1000 metros, subindo a cota para 1500 metros durante a tarde e possibilidade de ocorrência de trovoada.
Está previsto também vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte com rajadas da ordem de 90 quilómetros/hora nas terras altas até meio da tarde e da ordem de 80 quilómetros/hora na faixa costeira ocidental e pequena subida de temperatura nas regiões norte e centro.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 10 e 16 graus Celsius, no Porto entre 8 e 17, em Vila Real entre 5 e 14, em Viseu entre 4 e 14, em Bragança entre 3 e 14, na Guarda entre 0 e 8, em Castelo Branco entre 6 e 15, em Évora entre 6 e 16, em Beja entre 7 e 16 e em Faro entre 9 e 16.
O IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja, Faro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora, podendo atingir os 90 quilómetros por hora nas terras altas, entre a 01:00 desta terça-feira e as 00:00 de quarta-feira.
O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
De acordo com o IPMA, os distritos de Aveiro, Leiria, Coimbra e Lisboa vão estar sob aviso laranja entre as 03h00 e as 23h59 desta terça-feira, devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir os 10 metros de altura máxima. O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Estes quatro distritos vão passar depois, entre as 00h00 e as 06h00 de quarta-feira a aviso amarelo, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
A barra de São Martinho do Porto está esta terça-feira fechada a toda a navegação e outras quatro estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.
O arquipélago da Madeira também está sob aviso amarelo, entre as 21h00 desta terça-feira e as 09h00 de quarta-feira, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário